sábado, 10 de dezembro de 2016

40 anos do Poder Local democrático



Convenção Nacional da ANMP evocativa do 40° aniversário das eleições autárquicas de 1976 e do Poder Local democrático saldo do 25 de Abril, uma das mais importantes conquistas, pelas suas realizações efectivas, da nossa revolução democrática.
A decorrer em Coimbra, com a presença do Presidente da República e do 1° Ministro.
«De: Mário Pereira»

ORDEM DE TRABALHOS DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 12-12-2016


Lançamento de um Caderno Cultural sobre doçaria tradicional



Integrado na iniciativa ArteNatal, promovida pela Câmara Municipal de Alpiarça, vai realizar-se o lançamento do Caderno Cultural Nº19 dedicado à doçaria tradicional de Alpiarça e à procura das raízes de uma tradição.
Será no dia 11 de Dezembro (domingo) às 18 horas, no Mercado Municipal de Alpiarça.
Serão publicados os testemunhos de vida de discípulas da antiga doceira Idalina Fidalgo e Silva, assim como as 61 receitas (a totalidade) do livro familiar que legou.
Está convidado  um vasto conjunto de pessoas, principalmente mulheres, que entretanto confeccionaram as receitas que são publicadas no livro.
No dia 1 de dezembro passado todas se encontraram na cozinha tradicional da Casa-Museu dos Patudos para conhecer os trabalhos produzidos e trocar experiências de como se confeccionam bolos e doces cuja memória já se tinha perdido ( foto de baixo), numa experiência social e cultural inolvidável.

HERANÇA DE FIDEL CASTRO AVALIADA EM 900 MILHÕES




 A revista norte-americana garante que a fortuna acumulada pelo líder cubano, que morreu no dia 25 de Novembro, ascende a 900 milhões de dólares


A revista americana Forbes avaliou esta sexta-feira, 2 de Dezembro, a fortuna de Fidel Castro em quase 900 milhões de euros. Já numa entrevista publicada pela SÁBADO, o antigo guarda-costas do ditador tinha revelado, a propósito da publicação do seu livro La Vie Cachée de Fidel Castro (A vida oculta de Fidel Castro), que "possuía mais de 20 casas, tinha à disposição um iate e passava o Verão numa ilha secreta com heliporto, tartarugas e golfinhos".
A herança do antigo dirigente de Cuba, que se assumia como marxista-leninista, será maior do que a de muitos reis e, de acordo com a Forbes terá aumentado substancialmente nos últimos anos. Em 2003 a revista atribuía-lhe uma fortuna de 110 milhões de dólares, mas em 2012, já tinha sido multiplicada por oito, devido a intervenções em empresas do Estado, o que fazia dele um homem mais rico do que a rainha de Inglaterra.
Cuba negou sempre os valores adiantados pela Forbes e Fidel chegou a desafiar: "Provem-no (...) Se eles provarem que tenho no exterior uma conta de 900 milhões, de um milhão, de 500 mil, de 100 mil, de 10 mil, de um dólar, eu renuncio do cargo e das funções que desempenho".
A Forbes justifica a fortuna acumulada por Castro com mais-valias provenientes de empresas estatais, como a Cimex, que tinha como principal negócio o transporte marítimo e a Medicuba, ligada ao ministério da Saúde e a produtos médicos.
Num trabalho intitulado Na vida extravagante de Fidel Castro, a Forbes diz que foi para a propriedade Punto Cero, com 30 hectares, situada num condomínio fechado de luxo com campo de golfe, que o ex-governante se retirou quando deixou de liderar Cuba, embora sempre tenha dito que apenas possuía uma cabana de pescador.
Além dessa casa, o ditador terá outras três mansões, diz a Forbes, uma delas tem até uma marina privada. Um estilo de vida que se associa ao capitalismo e não ao socialismo que defendia.
Longe da imagem de sacrifício que apregoava publicamente, o homem que gostava de ser visto como o pai da revolução cubana, levava, de acordo com o que o seu antigo guarda-costas, Juán Reinaldo Sánchez, disse à SÁBADO, uma vida luxuosa. Viajava para a ilha privada onde passava férias, Cayo Piedra, em iate privado; em sua casa trabalhavam "três cozinheiros e as refeições eram à la carte, feitas em função do que cada membro da família desejava comer".
«Sábado»

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Já começou a ArteNatal 2016



Já começou a ArteNatal 2016, a V mostra de artesanato local e III mostra de doçaria tradicional de Alpiarça, que irá decorrer até ao próximo Domingo, dia 11 de Dezembro. 
Passem pelo mercado municipal e contribuam para o comércio local.
«Mário Pereira»

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Imposição de Bruxelas: Portugal tem dois meses para adotar regras sobre contadores domésticos

A Comissão Europeia deu dois meses a Portugal para adotar na totalidade a legislação europeia sobre calibragem de contadores domésticos e taxímetros, sob pena de recorrer a tribunal.
Em causa está a falha na transposição para a legislação nacional das diretivas (leis europeias) que ditam as regras que permitem a calibragem uniforme em toda a UE dos instrumentos de medição, desde instrumentos de pesagem a contadores domésticos de água, gás, eletricidade e calor, a taxímetros.
As quatro diretivas deviam ter sido integralmente transpostas para a legislação nacional dos Estados-Membros (até 19 de abril de 2016 as Diretivas 2014/31/UE, 2014/32/UE e 2015/13, e até 30 de novembro de 2015 a Diretiva 2011/17/UE), mas Portugal e outros cinco Estados-membros ainda não notificaram Bruxelas sobre a transposição.
Estes países têm um prazo de dois meses para notificar à Comissão a transposição plena das diretivas, caso contrário, a Comissão Europeia poderá decidir instaurar ações no Tribunal de Justiça da União Europeia (UE).
«JE»

A Grande Confusão de Lixos e Competências

Será que "Código de Conduta" (ética ou quejandos) em que as pessoas "cumprem ou não cumprem", como é dito aqui pelo responsável dos Serviços Urbanos e Limpeza, Fiscalização e Ambiente do Município de Alpiarça, tem alguma coisa a ver, portuguesmente falando, com "Código de Posturas Municipais"? Responda quem souber.
«Por. X. Frade»



quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

6ª edição "Quartel Aberto" Bombeiros Municipais Santarém


Os Bombeiros Municipais de Santarém na quarta-feira, dia 21 de Dezembro, entre as 9h00 e as 16h00, vão realizar a 6ª edição do seu "Quartel Aberto", no Jardim da Liberdade. O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer a atividade diária do corpo de bombeiros, neste dia todos meios os vão estar em exposição no Jardim da Liberdade em Santarém, sendo o despacho para ocorrências efetuado a partir do local.
Durante este dia vai ser possível observar várias desmonstrações de diversas áreas relacionadas com o socorro às populações. O veículo escada vai estar no local para possibilitar uma subida dos mais corajosos aos 30 metros de altura e assim disfrutar de uma visão magnífica da Cidade de Santarém.

LANÇAMENTO DO LIVRO "A PROCURA DAS ORIGENS DE UMA TRADIÇÃO"



Alargamento do horário de funcionamento


Atendendo a que se verificou um aumento da frequência de utentes aos serviços de saúde, informa o Agrupamento de Centros de Saúde da Leziria que procedeu a um alargamento do horário de funcionamento das seguintes Unidades: 
• Atendimento Complementar de Santarém: dias úteis das 20h00 às 22h00; fins-de-semana das 09h00 às14h00; 
• Atendimento Complementar do Cartaxo: dias úteis das 20h00 às 22h00; fins-de-semana das 09h00 às 19h00; 
• Atendimento Complementar de Rio Maior: dias úteis das 19h00 às 23h00; fins-de-semana das 09h00 às 21h00;
 • Serviço de Atendimento Permanente de Coruche: aberto durante as 24h00 em todos os dias da semana. 
Com esta medida, espera o Agrupamento de Centros de Saúde da Leziria conseguir responder eficazmente às necessidades da população em geral. 

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Reunião da Comissão Intermunicipal



Reunião da Comissão Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CIMDFCI), que integra os concelhos de Alpiarça, Almeirim e Chamusca, realizada na manhã de hoje no auditório da Câmara de Alpiarça. 
O balanço da actividade realizado pelas diversas entidades representadas na Comissão considerou como muito positivos os resultados da intervenção durante a época de incêndios de 2016, com a redução global das áreas ardidas e dos focos de ignição, tendo existido articulação de meios e coordenação entre os intervenientes.
«Texto e fotos der Mário Pereira»

EM DEFESA DA SAÚDE NO DISTRITO DE SANTARÉM


Por:  Hugo Costa – Deputado do PS na Assembleia da República

A saúde é um tema que é unanimemente considerado o maior problema do distrito de Santarém e uma das principais preocupações na minha atividade parlamentar. Em Audição do Ministro da Saúde questionei sobre a reposição do internamento Medicina Interna em Tomar e Urgência em todos os pólos do Centro Hospitalar do Médio Tejo, objetivos já conseguidos e que colocam este Centro Hospitalar verdadeiramente ao serviço das populações. 
Intervim em plenário, no âmbito da Petição e Projectos de Resolução (PEV, PS, CDS-PP, PCP, BE) pela defesa de mais profissionais nos centros hospitalare , pela célere resolução dos bem identificados problemas da saúde no distrito, em particular a necessidade de obras urgentes no Hospital Distrital de Santarém e a contratação de mais médicos de família.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Associação quer soluções para melhor desempenho na reciclagem do lixo


A associação ambiental Zero vai organizar um debate na segunda-feira para discutir a melhor forma de Portugal melhorar o seu desempenho na reciclagem de resíduos urbanos, sublinhando que o país está "muito aquém" da meta de 2020.

Em comunicado ontem emitido, a Zero refere, citando a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e de Resíduos (ERSAR), que em 2015, "Portugal reciclou apenas 28% dos seus resíduos urbanos, quando a meta para 2020 é de 50%", o que representa "um desempenho muito aquém do que seria necessário no âmbito da gestão de resíduos sólidos urbanos".
A Zero acredita que "Portugal pode cumprir as metas se apostar em estratégias Zero Resíduos" e recomenda que se sigam os exemplos de várias regiões de Itália ou de Espanha.
Em concreto, a Zero sugere que Portugal aposte num "envolvimento muito próximo dos cidadãos e das empresas", em "facilitar ao máximo o processo de separação seletiva de resíduos", na promoção de "medidas de prevenção da produção de resíduos" e apelando a uma "clara liderança política a nível local/regional".
O evento, que terá lugar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a partir das 9:30 de segunda-feira, pretende assim "debater o potencial desta abordagem em Portugal", bem como "estimular o debate em torno do potencial deste tipo de abordagem para a realidade portuguesa".
A Zero destaca ainda que "em países do sul da Europa a implementação destas metodologias permitiu melhorar de forma muito significativa as taxas de reciclagem em curtos espaços de tempo" e propõe que profissionais e investigadores debatam e esclareçam as suas dúvidas sobre as potencialidades e sobre as dificuldades inerentes à aplicação de uma estratégia de zero resíduos.
O exemplo apontado pela Zero é o da cidade italiana de Parma, que tem mais de 190 mil habitantes, e que "em apenas quatro anos" conseguiu aumentar a taxa de recolha seletiva de resíduos de 48,5% para 72%, tendo ainda reduzido em 59% os resíduos depositados em aterros ou incinerados.
«Lusa/NM»

Mais de três mil condutores multados por não saberem circular em rotundas


Alterações introduzidas em 2014 ao Código da Estrada estipulam que só se deve usar a faixa da direita quando se vai sair das rotundas
Desde 1 de janeiro de 2014, data em que entraram em vigor mais de 60 alterações ao Código da Estrada - uma delas estipulando que só se deve circular à direita numa rotunda antes de sair - foram multados 3195 condutores por circularem numa rotunda de forma incorreta. Os números, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, são avançados esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias. De acordo com as estatísticas, também foram multados 1909 recém-encartados ou profissionais que circulavam com uma taxa de álcool no sangue superior a 0,2 gramas por litros - a redução da taxa de álcool para recém-encartados e profissionais foi outra das medidas implementadas no "novo" Código da Estrada.
Logo no primeiro ano de vigência das novas regras, foram multados 1104 condutores por circulação incorreta nas rotundas, e o número subiu em 2015 para 1127. Em 2016, 964 condutores já foram "apanhados" a sair das rotundas utilizando a faixa errada.
Confrontado com estes números, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal, diz que "em Portugal continua a conduzir-se mal e a fiscalização, devido à falta de efetivo nas polícias, é má".
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária ainda não tem dados sobre os ciclistas, que tiveram direitos aumentados com as alterações de 2014, mas o JN adianta que terá havido, em 2014 e 2015, um aumento ligeiro do número de acidentes envolvendo velocípedes.
«DN»

Presidente da Câmara na Assembleia de República


Mário Pereira, presidente da Cãmara de Alpiarça na Assembleia da República

Participação na 'audição pública sobre a reposição de Freguesias', agendada pela Comissão do Poder Local, sob proposta do PCP, a decorrer, juntando deputados e várias centenas de eleitos das freguesias e municípios de todo o país.
«Texto e fotos de Mário Pereira»

OS INSONDÁVEIS PODERES DO APÓSTOLO SANTIAGO DA PATRACOLA?



OS INSONDÁVEIS PODERES DO APÓSTOLO SANTIAGO DA #PATRACOLA?


Mais do que na rua ou travessa da Patracola, existe em #Alpiarça, uma acérrima crítica política a alegados métodos eventualmente pouco democráticos dos comunistas locais que, por coerência vivenciada na prática, sou muitas vezes levado a concordar.
Mas afinal afigura-se que alguns desses críticos mais activos, alegados "campeões da democracia", não passarão de meras "prostitutas virgens" da política, também pouco ou nada democratas mas com poderes insondáveis, mesmo em redes sociais.
Actos de saneamento e afastamento num movimento supostamente democrático e independente (por acção de uns e omissão dos restantes), de alguém que apenas cometa o crime de pensar pela sua cabeça, por eventuais tendências radicais laranjas dentro desse movimento, parece não ser inédito.
Parece que nesta terra, porem-se os valores acima dos interesses, cria mais inimigos do se que imaginaria e também de onde menos se esperaria...
Mas um tal senhor deputado municipal, que mudou da cor política vermelha directamente para a laranja, desgostoso ou incomodado com um comentário-resposta meu (à provocação de um tal fictício "Pedro da Patracola"), meramente irónico mas sem mácula de desrespeito pessoal ou político, exarado no grupo "Alpiarça - Política Local", tentou coagir-me por mensagem e depois por telefonema, a retirar esse comentário e, perante a minha recusa, conseguiu (esse tal senhor deputado municipal), que o moderador daquele grupo (ou outro patracolense), retirasse esse meu comentário-resposta, a esse outro provocatório, do tal falso perfil "Pedro da Patracola", e ainda, a minha EXPULSÃO desse grupo "Alpiarça - Política local" de um tal "moderador" Paulo Silva (?) de que apenas se sabe (?) viver (?) em Alpiarça (?) e ter nascido (?) em 25Abr1974 (?).... É obra!
Mas não contente(s), ainda conseguiu (ou conseguiram) que esse tal moderador de perfil "Paulo Silva" (ou outra pessoa), BLOQUEASSE o meu acesso a esse grupo de debate político local, para evitar sequer também ler o que lá se escreva... Felizmente tenho as costas largas... Que saudável ambiente democrático... Meu Deus!
Imaginem se estivéssemos em Cuba ou na Coreia do Norte o que me teria acontecido!!! 
Aqui fica em baixo a publicidade desse muito democrático grupo de debate político local.
(Obs: Estou disponível para esclarecimentos complementares em privado a quem o desejar).
Por: Eduardo Costa

«Também pode ser lido em: 

https://www.facebook.com/profile.php?id=745088582&fref=ts

DOIS DETIDOS POR SITUAÇÃO ILEGAL NO PAÍS




Militares do Posto Territorial de Alpiarça detiveram, no dia 2 de dezembro, dois homens com 23 e 25 anos, por permanência ilegal no país.

Os suspeitos encontravam-se a formalizar contratos de energia elétrica a idosos, quando foram abordados pelos militares na localidade de Alpiarça.

Quando questionados sobre a sua identidade, os homens identificaram-se com um visto turístico espanhol emitido há vários meses, o que levantou suspeitas sobre a ilegalidade de permanência no país. De imediato e em contacto com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e com o Ministério Público, confirmou-se que os homens não tinham qualquer documento legal que permitisse a circulação e permanência em Portugal.

Face à situação os suspeitos foram constituídos arguidos, sujeitos a termos de identidade e residência e ainda obrigados a apresentarem-se no SEF de Santarém.

Associação de Estudantes já tomou posse


A Associação de Estudantes da Escola José Relvas eleita recentemente tomou posse, na passada sexta-feira, dia 2 de dezembro.
A sua composição é a seguinte:
Presidente: Diogo Rato;
Vice Presidente: Inês Lourenço;
Secretário: Miguel Moreira;
Tesoureira: Catarina Marques.
«Texto e foto de Isabel Silva»

AFINAL O VINHO TINTO NÃO FAZ ASSIM TÃO BEM À SAÚDE




Esta é a notícia perfeita para todos aqueles que aproveitaram esta fim de semana para um jantar sem preocupações e que não hesitaram em pedir a carta de vinhos para ‘aquecer’ a noite. Para quem não teve essa oportunidade, guarde as dicas para uma oportunidade futura.
Ora, imagine que abusa na quantidade de vinho ingerida e que amanhã acorda com uma forte dor de cabeça. Já se questionou por que é isso acontece?
Segundo a Time, existe uma substância no vinho – a tiramina – que causa essas pontadas na cabeça devido à influência que esta tem na pressão arterial. O vinho, especialmente o tinto, contém ainda histamínicos, que algumas pessoas não conseguem metabolizar.
Para evitar que isso aconteça, tomar um anti-histamínico antes de começar a beber pode ser uma solução.

A investigação conclui, ainda, que os taninos do vinho podem aumentar a produção de serotonina química no cérebro, e as mudanças de serotonina no cérebro podem provocar dores de cabeça. Para quem sofre regularmente de enxaquecas será, por isso, melhor trocar o vinho tinto pelo branco, uma vez que este tipo de químicos são removidos durante a produção do vinho branco.«NM»

domingo, 4 de dezembro de 2016

GRUPO DE TEATRO DA ASAL FOI A FÁTIMA


O grupo de teatro ASAL  foi a Fátima  apresentar um  espectáculo na 'Fundação Arca da Aliança', onde se encontra a residir a Drª Adília,  saudosa professora do Externato S. Paulo de Alpiarça
«Texto e fotos de Fernando Louro»

Jerónimo de Sousa reeleito secretário-geral do PCP por unanimidade


O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, foi hoje reeleito por unanimidade, aos 69 anos, pelo Comité Central comunista para o cargo que ocupa desde 2004, anunciou o partido no XX Congresso, em Almada.   
Os 146 elementos daquele órgão dirigente alargado entre congressos foram eleitos na noite de sábado, com 98,67% de votos favoráveis (1.116), 11 abstenções e quatro "chumbos".
O renovado elenco reuniu-se logo pela noite de sábado e madrugada de domingo, terceiro e último de dia de trabalhos no Complexo Desportivo "Cidade de Almada", para renovar a confiança, pela quarta vez seguida, em Jerónimo de Sousa.
O Comité Central, que conta com 22 caras novas, designou também a composição dos organismos executivos - Secretariado Nacional e Comissão Política - e da fiscalizadora Comissão Central de Controlo.
«NM»

ARTIGO DE OPINIÃO: Moralidade, falsa moralidade e o Natal

Por: Rodolfo Colhe
Presidente da
 Juventude Socialista de Alpiarça
A moralidade é talvez o factor mais importante da vida em sociedade e aquele que a mim mais me diz, sendo que moralidade e um velho livro bafiento de boas práticas e costumes não são propriamente a mesma coisa. Conversas sobre a moral e os bons costumes vieram ao de cima com a demissão dos administradores da CGD, por via da necessidade de entregarem a declaração de rendimentos quando isso não era a sua vontade (se o Tribunal Constitucional se pronunciou a favor da entrega então teriam de entregar e pronto). O que me incomoda em todo o processo, é a defesa da moral e dos bons princípios levada a cabo pelas diferentes áreas políticas inclusive alguns “socialistas-caviar”, de forma um pouco dissimulada e sem nunca existir preocupação com o verdadeiro problema que é realmente o estado da CGD. Mas o povo sabe bem quem lhe faz bem e as sondagens têm sido demonstrativas disso porque de falsos costumes estamos todos fartos. Irrita-me profundamente que alguém queira ser duas ou três pessoas ao mesmo tempo, somos grandes defensores dos bons princípios quando nos interessa mas em seguida despimos essa capa e somos apenas outra vez quem somos, se é que me faço entender. Muitas vezes os políticos esquecem-se desta máxima e tentam ser mais que uma pessoa ao mesmo tempo, o político é o político mas a mesma pessoa na função de empregador ou administrador já não é a mesma coisa, fazendo lembrar um pouco aquela frase usada de pais para os filhos “ faz aquilo que eu digo, não faças aquilo que eu faço”. Faz parte da vida aceitar superioridades intelectuais mesmo que não estejam comprovadas. Afinal de contas todos somos susceptíveis de sermos seduzidos pela conversa de outros, agora superioridades morais? Pessoalmente não as aceito de ninguém.
Mas dando um pouco a volta ao texto, uma época de bons princípios aproxima-se, o Natal vem aí apesar de em Alpiarça pouco se dar por isso, e não me refiro à falta de iluminações de Natal, que caso não existissem por impossibilidade monetária seria até de salutar o assumir dessa incapacidade e a sua não colocação. O problema está na falta de iniciativas, essencialmente as de solidariedade social que poderiam ser tanto de âmbito desportivo como associados aos muitos jantares que acontecem nesta fase e neste ponto há que dar os parabéns à CARITAS de Alpiarça por mais uma vez disponibilizarem o seu tempo para realizar uma venda de Natal para angariação de fundos e faço votos para que a população seja solidária e adquiram os artigos lá comercializados. A nível comercial teremos iniciativas de artesanato e de doçaria local, um projecto interessante mas que não tem sido desenvolvido com a qualidade devida. Pelo que sei, a CMA indicou aos comerciantes que decorassem as montras ao invés de promoverem um verdadeiro concurso de montras para que a população fosse envolvida no processo. Espero que pelo menos que Alpiarça não perca o espírito do Natal, que as famílias e os amigos se juntem em longos almoços e jantares bem comidos e bem bebidos de preferência com vinhos de Alpiarça.