sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Reunião da Associação de Municípios do Vale do Tejo na Nazaré



Paulo Queimado, enquanto Presidente do Conselho Diretivo da AMVT, apresentou a proposta de projeto de requalificação do imóvel e convidou a Vice Presidente da Câmara da Chamusca, Claudia Moreira para apresentar o conceito de exploração da colónia. 
Presidentes de Câmara e Vereadores, fizeram a visita a este importante imóvel na Nazaré que é propriedade de 19 municípios e vai-se avançar de imediato com as especialidades do projeto para que esta seja uma realidade o mais brevemente possível.
«https://noticiasdoribatejo.blogs.sapo.pt»

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

DESPORTO


CARNAVAL EM ALPIARÇA


O município de Alpiarça, inicia os trabalhos de preparação para o Carnaval 2019.
Com o apoio da junta de freguesia e das associações do concelho bem como, de outras entidades que se queiram associar, pretende-se que o carnaval 2019 seja um marco no panorama carnavalesco do Ribatejo.
2018 foi um sucesso, com muita participação e animação e 2019 não será diferente!
O corso carnavalesco realizar-se-á no dia 03 de março, pelas 15h00 junto ao agrupamento de escolas e prevê a participação de mais de 300 foliões.

CIRCUITO DE TRAIL DO RIBATEJO ARRANCA ESTE ANO




As direções das provas do Santarém Trail, Trilho das Dores, Trilhos do Almourol, Torres Novas Night Trail, Nocturnos Zêzere Trail, Trail da Coruja, Cork Trail, Trail da Glória do Ribatejo, Corvus Trail, Trail Terras do Sardão, Trilhos dos Templários, Trail de Alpiarça, Trail de Fátima, Trail Ares do Pinhal e Trail do Padroeiro decidiram associar-se para organizar, no distrito de Santarém, um inédito Circuito de Trail que visa dar a conhecer a região e os espaços verdes envolventes, permitindo, em simultâneo, apoiar a promoção do exercício físico e de um espírito de vida saudável.

A ideia nasceu em maio de 2018, da vontade de se querer potenciar os diferentes eventos, chamando mais atletas ao distrito de Santarém através de um Circuito diferente, em vários aspetos, e inovador. Para participarem no Circuito bastará que os atletas estejam presentes em qualquer uma das provas, não havendo nenhum pagamento adicional.

Ao contrário do que é hábito assistir noutros Circuitos similares, as pontuações obtidas nas provas do Circuito de Trail do Ribatejo têm em conta os Kms, a altimetria positiva, a assiduidade dos participantes, entre outros fatores. Aqui, com maior ou menor distância, todas as provas são elegíveis para a classificação no Circuito.

Além das classificações para todos os escalões etários, a organização assegura ainda uma classificação coletiva e a atribuição de um prémio especial aos vencedores absolutos do Circuito.

Em nota de imprensa, a organização refere que a previsão do número de atletas para a 1ª edição do Circuito é “baseada nos números reais das provas realizadas no ano de 2018”, dando conta da “expectativa de conseguir um total aproximado a 10 000 (dez mil) participações, distribuídas quase por todo o distrito de Santarém”.

Realizar-se-ão duas provas no concelho de Coruche (“Cork Trail” e “Trail da Coruja”), duas provas no concelho de Santarém (“Santarém Trail” e “Trilho das Dores”, em Abitureiras) e duas provas no concelho Torres Novas (“Trail do Padroeiro”, em Riachos, e “Torres Novas Night Trail”).

As restantes provas serão os “Trilhos do Almourol”, no Entroncamento, o “Trail da Glória do Ribatejo” (concelho de Salvaterra de Magos) o “Corvus Trail”, em Abrantes, o “Trail Ares do Pinhal”, em Mação, o “Nocturnos Zêzere Trail”, em Ferreira do Zêzere, o “Trail Terras do Sardão”, no Sardoal, os “Trilhos dos Templários”, em Santa Cita (concelho de Tomar), o “Trail de Alpiarça”, em Alpiarça, e o “Trail de Fátima”, em Fátima (concelho de Ourém).
«MédioTejo»

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

"Sábados a contar"




Orelhas de Borboleta
.
Ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo... até a mais insignificante característica pode ser motivo de troça.
.
Conhecer e inclusive reivindicar a diferença nos fortalece, aceitando-nos como somos e reforçando a nossa personalidade. Esse é o primeiro passo para aprendermos a rir-nos de nós próprios...
Para os pais e para os filhos!
.
 Não faltem a mais este "Sábados a Contar" e vamos comprovar: aquilo que para os outros é um defeito, para a Mara é uma vantagem de que os outros carecem.

GNR Ribatejo Informa:

 
Sabia que... 
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, que veio revogar o Decreto-Lei n.º 544/99, de 16 de dezembro, a comprovação da realização da inspeção periódica passou a ser efetuada unicamente através da ficha de inspeção do veiculo.
Assim, a comprovação da inspeção periódica deixou de ser efetuada através da vinheta, a qual era afixada no interior do veículo no canto inferior do pára-brisas ou, na falta deste, noutro local bem visível, como impunha a Portaria n.º 56/95, de 25 de janeiro, que foi revogada tacitamente com a entrada em vigor referido diploma legal. No exercício da fiscalização apenas será exigido ao condutor a exibição da ficha de inspeção do veículo.
Relativamente à vinheta do seguro de responsabilidade civil, mantêm-se a obrigatoriedade da sua afixação, devendo em ato de fiscalização ser, simultaneamente, mostrada a carta verde

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

ALPIARÇA APRESENTA CRESCIMENTO NEGATIVO NA CRIAÇÃO DE EMPRESAS




Constância (5), Sardoal (5) e Alpiarça (9), foram em 2018, à semelhança de 2017, os concelhos onde foram criadas menos empresas. Houve ainda quem apresentasse, entre 2017 e 2018, crescimentos negativos no âmbito da criação de empresas. Foi o caso de Abrantes, Alpiarça, Chamusca, Constância, Golegã, Sardoal e Vila Nova da Barquinha.
Leia mais em:

ARTIGO DE OPINIÃO: Provar o próprio veneno

Por:
Rodolfo Colhe
Provar o próprio veneno

Não tenho problema nenhum em afirmar que adoro o meu país, não de uma forma nacionalista mas sim quase apaixonada de quem não vê razão alguma para não sermos uma potência em variadíssimas áreas, e um país de referência no que diz respeito aos valores mais importantes da humanidade.

Olho para Portugal e vejo a capital das ondas gigantes, vejo a capital mundial do turismo, vejo a capital mundial da produção de tomate, vejo a capital mundial dos vinhos de qualidade mas depois, infelizmente, vejo Portugal a capital mundial dos escândalos. Todas as semanas há uma grande manchete, um título que fica no ouvido trazido ao grande público pelo jornalismo de investigação que na realidade muitas vezes pouco mais é que ter um conjunto de estagiários, provavelmente, mal pagos a colocar nomes de políticos e familiares de políticos no base.gov.pt, a tentar achar alguma coisa, pois bem esse trabalho já é feito pelos políticos locais que se debatem nas Assembleias Municipais e de Freguesia onde lutam pela sua terra afincadamente. Não tenho muitas dúvidas que ser genro do líder do PCP abre muitas portas mas também as fecha. Eu, que no PS sou apenas um militante de base apesar de ser um militante ativo já senti os efeitos negativos e positivos dessa militância, quanto mais um familiar de um indivíduo que é há mais de 10 anos secretário-geral de um partido com assento na Assembleia da República.

As questões que se devem colocar são, o Dr. Bernardino Soares cometeu alguma ilegalidade na realização das adjudicações diretas? Não tendo cometido nenhuma ilegalidade, o Dr. Bernardino Soares lesou os contribuintes optando por um serviço mais dispendioso ou de menor qualidade? A justiça dos nossos tribunais deve funcionar se a resposta á primeira pergunta for sim, a justiça das urnas deve funcionar se a resposta á segunda pergunta for sim. Eu não digo, e quem seria eu para dizer, que estas situações não devem ser apresentadas na comunicação social, devem sim ser apresentadas de forma séria com o intuito de esclarecer, ou invés de serem preparadas de forma a criarem um clima de conflito e de novo escândalo. Acho que os autarcas do nosso país devem convidar as Anas Leais desta vida para falarem sobre os Municípios com ótimas políticas públicas, com contas em dia, que pagam aos fornecedores a tempo e horas e ainda criam condições para os seus cidadãos viverem com qualidade.

Neste caso que se criou sai muito mal também o secretário-geral do PCP e o partido em si pela sua reação que é no fundo o simples desenvolvimento daquela mensagem de super seriedade e de superioridade moral, e uma quase tentativa de viver á margem evitando tudo o que é exposição que não seja negativa. Para além disso, quantas vezes fez e vai fazer o PCP uso de peças jornalísticas deste tipo? Quantas vezes questionou ministros e presidentes de câmara com base em notícias de jornais e telejornais? Às vezes provamos o nosso próprio veneno e aí percebemos que é difícil digeri-lo.

domingo, 20 de janeiro de 2019

600,000 EUROS PARA A CONSTRUÇÃO DE RAIZ DO POSTO DA GNR DE ALPIARÇA



Criminalidade no distrito de Santarém com “tendência de descida” em 2018

A criminalidade no distrito de Santarém mostrou, em 2018, uma “tendência de descida” em relação a 2017, com a Lezíria a registar uma diminuição de 1,5% na criminalidade geral e de 3% na violenta e grave. 
Os números foram revelados hoje nas reuniões que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, realizou com os presidentes das câmaras municipais que integram as comunidades intermunicipais da Lezíria e do Médio Tejo, e nas quais participaram os secretários de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, da Proteção Civil, José Artur Neves, e das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
As reuniões no distrito de Santarém inauguraram o “Roteiro MAI”, que, até abril, vai levar a equipa do Ministério da Administração Interna a todas as 23 comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas do país, para debater com os autarcas temas como segurança interna, proteção civil e descentralização.
Segundo os dados hoje divulgados, no âmbito da segurança, a Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as forças e serviços de segurança prevê investimentos de perto de 2,8 milhões de eurosNa Lezíria, a maior fatia de investimento (799.500 euros) destina-se à adaptação de novas instalações para o posto territorial da GNR de Salvaterra de Magos, que tem estado a funcionar provisoriamente no edifício da Falcoaria Real, dada a degradação das instalações em que se encontrava.
Para o posto territorial de Alpiarça estão inscritos 600.000 euros, para a construção de raiz de novas instalações, enquanto o destacamento territorial de Coruche e o posto territorial de Benavente beneficiarão de uma reabilitação geral, tendo destinados 500.000 euros cada.
O plano inclui ainda a adaptação de um imóvel para a ativação do posto territorial de Alcanede (no concelho de Santarém), não existindo, contudo, uma estimativa de custos.
Segundo os dados disponibilizados pelo MAI, o comando distrital de Santarém da PSP tem inscrita uma verba de 360 mil euros para reabilitação das suas atuais instalações.
Já no Médio Tejo, a maior fatia de investimento destina-se a infraestruturas da PSP, sobretudo para reabilitação geral de vários edifícios da Escola Prática de Polícia, em Torres Novas (1,1 milhões de euros), estando já concluídas a pintura de fachadas do edifício principal (141,5 mil euros), a reparação de um muro e de caixilharias (122,3 mil euros) e a substituição de coberturas (177 mil euros).
Nesta região, estão ainda inscritos 400.000 euros das obras de adaptação de novas instalações para o posto territorial da GNR em Alcanena, já em curso.
No âmbito da proteção civil, o documento refere que foram identificados 682 “lugares prioritários ou de risco elevado de incêndio” no Médio Tejo (340 de primeira prioridade e 342 de segunda) e 133 na Lezíria do Tejo (66 de primeira prioridade e 67 de segunda).
No Médio Tejo, os concelhos de Tomar e Ourém são os que apresentam maior área de risco, sendo que apenas Constância e Entroncamento não apresentam áreas de risco elevado de incêndio.
Já na Lezíria, os locais de “maior risco” situam-se nos concelhos de Santarém e de Rio Maior.
Num balanço das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) existentes no distrito, a nota do MAI divulgada no final das reuniões afirma que no Médio Tejo existem 13 equipas e na Lezíria 11, sendo que apenas os concelhos com corpos de bombeiros profissionais não possuem estas equipas (Alpiarça, Cartaxo e Coruche, na Lezíria, e Sardoal e Tomar, no Médio Tejo).
«MédioTejo»