quinta-feira, 27 de setembro de 2018

EXPOSIÇÃO "GENTES DA NOSSA TERRA" | «PRAIAS & PAISAGENS PORTUGUESAS», de Kurt



'Gentes da nossa terra' é um ciclo de exposições, completamente dedicado a artistas locais, numa tentativa não só de os dar conhecer, mas também de lhes proporcionar a merecida visibilidade.

«Praias & Paisagens Portuguesas» de Kurt, é a exposição que estará patente de 6 a 31 de Outubro, no Pólo Enoturístico da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça.

A abertura da Exposição e a habitual conversa com o autor, terá lugar no dia 6 pelas 16h00.

QUANDO UM ALTO RESPONSÁVEL DA CÂMARA ESCONDIA AS CHAVES DAS MÁQUINAS PARA QUE A BARRAGEM DOS PATUDOS NÃO FOSSE FEITA




Em 27 de Setembro de 2017, Leonel Piscalho, escreveu este texto:


  

“Que posso dizer: já são 47 anos que levo de profissão e nunca fiz obras a pensar num reconhecimento formal. Neste caso, jamais pedi ou insinuei que queria o meu nome ligado à barragem que projectei e ajudei a construir, incluindo a condução de algumas máquinas (que alguém, com responsabilidades no elenco de então, mandava esvaziar o combustível ou esconder as chaves).

Em finais de Março, o presidente Mário Pereira informou-me da decisão camarária de atribuírem o meu nome à praceta frontal que agradeci naturalmente mas, devido à impossibilidade da minha deslocação a 2 de Abril e por não aceitarem poder ser representado por um dos meus filhos(as) tal acto ficaria para Agosto, o que não aconteceu apesar de termos falado pessoalmente na semana anterior à Alpiagra.
Não quis antes admitir essa quebra do compromisso por razões políticas, hipótese essa então levantada pelo vereador Francisco Cunha mas que, a ser verdadeira, dará uma grave machadada numa das palavras de ordem da CDU "trabalho, honestidade, competência".

Concluindo: se quiserem pôr lá o meu nome em consonância com a decisão que foi tomada por unanimidade (embora não cumprida), sejam verticais e assumam o vosso compromisso e respeitem o voto dos vereadores da oposição.

Reforço que não mando ou vos dou ordens nesse sentido, pois não tenho quaisquer meios legais para o fazer, nem tão pouco tenho propensão para a prepotência ou qualquer complexo narcísico ou de autossuficiência ideológica.

Se estão à espera de o atribuírem a outrem que escolham ao menos alguém que ali tivesse trabalhado ou arriscado uma carreira em luta com as burocracias e más vontades ao invés de algum antifascista, desertor revolucionário ou objector de consciência... porque continuo a acreditar que o povo de Alpiarça merece algo mais do que tem recebido da classe política, aceitei ser candidato por um programa que considero mais ambicioso e transparente."


Hoje 27 de Setembro de 2018 tudo continua na mesma.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Apresentação do livro "Tudo o que sempre quis" de Ana Rita Correia


     Dia 29 de setembro, sábado, pelas 18h00, à conversa com a autora.
A Ana Rita disponibiliza para leitura/empréstimo alguns exemplares do livro na Biblioteca Municipal, oferecendo aos leitores a possibilidade de conhecerem a obra e sobre ela partirem à conversa no dia 29 de setembro.

Sábados a Contar



Sábados a Contar | setembro

Corre corre cabacinha
Não vi velha nem velhinha,
nem velhinha nem velhão.
Corre corre, cabacinha.
Corre corre, cabação!,
 
respondia a cabaça, enquanto ia rodando pelo caminho,
perante o olhar estupefacto do lobo, do urso e do leão.
Quem estará dentro dela, enganando as três feras?
 
E este será o mote para o início da nova época dos "Sábados a Contar"
Para pais e para os filhos, não faltem!
Dia 29 de setembro, pelas 16h30

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Renasça sempre dos seus perfumes e da sua delicadeza

Por:
Filomena Frazão


Certas delicadezas são feitas de pétalas, que perfumam,encantam e ficam. Vive constantemente como se fosse sempre primavera.
O que importa mesmo, será o teu perfume, o teu amor e as tuas delicadezas.
E acordando sempre com um sol bem florido.
Há sempre uma delicadeza em cada mal-me-quer, ou seja, mal-me-quer, bem-me-quer.
Mas jamais algum dia deixe de florescer.
Que nem as suas delicadezas nem a luz da esperança,acabe dentro do seu coração
Renasça sempre dos seus perfumes e da sua delicadeza.

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO


segunda-feira, 24 de setembro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Muito bem Sr. Primeiro-ministro. Muito bem Sr. Presidente



Por:
Rodolfo Colhe


Numa semana marcada por tantos factos interessantes o seu início só poderia ser marcado naturalmente, pelas calças de ganga do Primeiro-Ministro, e pela falta de uma gravata claro. Diziam os especialistas que a falta de etiqueta do nosso Primeiro-Ministro só poderia conduzir a um total falhanço da viagem, mas eis que mais uma vez ficou provado que o atual governo não vai em viagem ao estrangeiro provar as iguarias da região e pousar para fotos, são reuniões de trabalho de onde sai sempre algo de palpável, onde os portugueses ficam a ganhar e Portugal fica melhor. Se a recente viagem aos Estados Unidas da América já colocou vários investidores a estudar a entrada no mercado nacional, a viagem a Angola para além da forte melhoria das relações entre os dois países já teve o mérito de levar o governo angolano a admitir que existem 90 milhões de dívida certificada e pelo menos 300 milhões de dívida não certificada a empresas portuguesas. Nem as calças de ganga conseguiram estragar a viagem, parece mentira.
Mas a semana fica marcada pela não renomeação de Joana Marques Vidal como Procuradora Geral da República, e pela nomeação de Lucília Gago para o lugar, um excelente trabalho de articulação entre o António Costa e o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, de quem sou crítico, mas que hoje felicito pela última aula que lecionou, dou-lhe também os parabéns por ter agido em conformidade com a sua opinião de muitos e largos anos, o mandato deve ser único. Pessoalmente, acho muito mau sinal quando alguém ligado ao Ministério Público é apelidado de “super juiz” ou similar porque isso cria grupos de apoio e grupos de antis, já o foi com Carlos Alexandre e tornou a ser com Joana Marques Vidal de quem claramente não sou fã, nem podia ser, apesar de não lhe tirar o mérito foi lamentável que os julgamentos passassem para a praça pública por via das constantes fugas de informação. O Correio da Manhã passou a principal motor para conduzir ao início de uma investigação e não há que esquecer casos como a Tecnoforma, Submarinos e Vistos Gold que andam em águas de bacalhau quando no caso da primeira há até tomadas de posição europeias sobre o que ocorreu, e no segundo há detidos em outros países por terem sido corrompidos e quem corrompeu escapa por entre os pingos da chuva. Quanto á nova PGR espero que tenha pulso não só para resolver todos os casos pendentes como consiga combater a corrupção nos tribunais e não na praça pública, mas espero principalmente que fazendo uso da sua experiência profissional consiga travar esta vaga de violadores e agressores libertos com base em princípios medievais, ás vezes até animais.
Outro ponto de destaque vai para a interrupção do enorme trabalho académico de Pedro Passos Coelho para vir criticar António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa colocando os seus majoretes com João Miguel Tavares á cabeça num nível tal de êxtase que já não se via há bastante tempo. O que o Professor Catedrático Pedro Passos Coelho conseguiu foi levantar uma enorme nuvem de suspeição sobre a acção de Joana Marques Vidal o que era desnecessário, mas os Portugueses sabem com o que podem contar de Pedro Passos Coelho.
Uma palavra para outro Pedro mas neste caso Pedro Santana Lopes, e para a sua Aliança que se tornou uma realidade durante esta semana, e que acabou por ver a sua notoriedade afetada pelas notícias já referidas, não deixando de ter algum destaque em plataformas digitais como o Eco e o Observador onde apesar de ainda faltar coragem para avançar com os resultados práticos deste novo partido la vão gabando as capacidades do seu líder.