quinta-feira, 16 de março de 2017

Reunião com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de José Relvas


Reunião com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de José Relvas, para apresentação da nova direcção e restantes órgãos sociais recentemente eleitos e empossados, no final da tarde de hoje.
«Mário Pereira».

terça-feira, 14 de março de 2017

100 "pinheiros mansos" para a Zona Industrial de Alpiarça



Amanhã, dia 15 de Março, pelas 15 horas vai ser levado a efeito  a plantação de 100 árvores ​da espécie "Pinheiro Manso", uma acção  integrada num projecto a que a autarquia se candidatou através do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal.
Esta actividade pretende assinalar também o inicio das comemorações do dia da árvore bem como do ​início da ​P​rimavera.
A plantação das árvores será realizada na Entrada da Zona industrial de Alpiarça e conta com a presença da ANEFA, alunos de escolas de Alpiarça e Lisboa e outras entidades importantes na defesa e manutenção das florestas portuguesas

"Investimento nas economias locais para a coesão territorial e o emprego"


Apresentação do programa "Investimento nas economias locais para a coesão territorial e o emprego", em Évora, na CCDR-A, com a presença do primeiro-ministro.
«Mário Pereira»

E TUDO PORQUE: Francisco Cunha perdeu em todas as frentes de combate


O Tribunal da Relação de Évora confirma a absolvição do chefe de gabinete do presidente da Câmara de Alpiarça, que chamou ladrão ao vereador da oposição, Francisco Cunha (PSD/MPT). Os juízes decidiram manter a decisão do Tribunal de Almeirim que absolveu o político do PCP do crime de difamação e do pagamento de uma indemnização de 7500 euros, pedidos pelo vereador, que recentemente anunciou que não vai recandidatar-se nas próximas autárquicas.
Leia mais em:

segunda-feira, 13 de março de 2017

CASA DOS PATUDOS


 


No passado Sábado, dia 11 de Março tivemos o prazer de receber os nossos amigos da Biblioteca Municipal de Benavente.

A actividade "Com pozinhos de perlim…pim…pim… no 2.º sábado de cada mês a História será assim…”. A hora do Conto trouxe até nós a História do "Coelhinho Branco" de Óscar Villán e Xosé Ballesteros, Prémio Nacional de Ilustração em 1999 (Espanha).
Este conto popular português relata a história de um minúsculo animal que vence uma cabra terrível.
Foi um prazer recebê-los na Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça.
Voltem sempre.
Um agradecimento muito especial à Dra Sandra Ferreira, colega e amiga por estes momentos tão especiais.
Ficam algumas imagens.
«CMA»

domingo, 12 de março de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: Em defesa da igualdade

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça

Em defesa da igualdade
Muitas vezes durante a nossa vida tentamos fazer parte de algo e sentir que crescemos dentro desse algo, e não se entenda crescimento, exclusivamente, com aumento do grau de importância ou subida na hierarquia, mas também com melhoria das nossas competências, já para não falar sobre a sensação de pertencer a algo que acreditamos achar que melhora o mundo. Dentro do PS, tal como na JS, existem pessoas que não gosto, que não gosto mesmo nada e em quem não me revejo minimamente, mas a média é claramente positiva e a actual liderança nacional mais positiva é. Enquanto representante da JS marquei presença na última Comissão Nacional do PS que se realizou na cidade do Porto, e saí de lá com a convicção de que não me enganei quando preenchi a minha ficha de militante. A JS voltou mais uma vez a ter uma posição central nos trabalhos, fazendo aprovar moções em defesa da igualdade, indo ao encontro dos problemas, assumindo que eles existem e mesmo não tendo por vezes resposta para eles, chamamos pelo menos esses temas para a discussão apressando a sua resolução e não deixando nenhuma causa cair na gaveta. É essa a matriz da JS, não nos escondemos, somos incómodos e teimosos, mas se não for agora quando o seremos? Há políticos que evitam mostrar e às vezes até ter opinião sobre determinados assuntos, outros obrigatoriamente têm sempre de ter opinião, são estilos e cada um com o seu. Mas mais concretamente a JS marcou a Comissão Nacional do PS por ter apresentado e feito aprovar as suas moções, “regulamentação da prostituição”, a “limitação proporcional dos salários em Portugal”, a “legalização e regulamentação da produção e consumo das drogas leves”, bem como a necessidade de um programa para a “defesa dos jovens do interior”. Se a defesa dos jovens do interior e a limitação proporcional dos ordenados são temáticas que, pelo menos, a quem é de esquerda fazem todo o sentido, a regulamentação da prostituição e a legalização e regulamentação da produção e consumo das drogas leves são temáticas que ainda hoje fazem muitos olhar para o lado e fingir que nada se passa. A prostituição é uma das mais antigas profissões do mundo e continuamos a fazer de conta que não existe? Que não é um problema? É preciso criar condições para que essa prática seja o mais transparente e o menos perigosa possível para profissionais e clientes. E as drogas leves, cuja própria legislação tem dificuldade em enquadrar? Não será preferível controlar o seu consumo e qualidade através da liberalização? Para além de que a tributação e produção da mesma poderiam ser uma mais-valia financeira. Muitas opiniões e argumentos foram esgrimidos durante a comissão nacional, algumas trocas de argumentos chegaram, por vezes, a serem acesas mas no fim as diferenças são aceites porque é dentro dos órgãos que se discutem os assuntos, é assim que um partido deve trabalhar.
Para terminar não poderia deixar de lembrar o Dia Internacional da Mulher. Muitas pessoas, inclusive mulheres, acham que este dia não faz sentido, outras pessoas por via da onda consumista criada à conta deste dia, acham que é um dia para as mulheres serem apaparicadas, mas a realidade é outra, este dia existe porque ainda hoje existe uma diferença significativa nas oportunidades concedidas às mulheres, chegando ao ponto de em determinadas zonas do globo as mulheres serem tratadas como um bem transacionável. Mas desengane-se quem acha que as diferenças não existem na Europa e em Portugal, mais concretamente, e aqui ficam dois dados só para ajudar a pensar, em média as mulheres europeias ganham menos 16% que os homens, as mulheres portuguesas trabalham em média mais 61 dias por ano sem remuneração em relação aos homens.