terça-feira, 24 de março de 2020

CÂMARA DE ALPIARÇA ISENTA PAGAMENTO DE RENDAS EM HABITAÇÕES MUNICIPAIS E RENDAS E TAXAS DE ESPAÇOS COMERCIAIS PROPRIEDADE DA AUTARQUIA


 Medidas de apoio à população e ao comércio local

Na sequência de outras medidas de apoio à população do concelho de Alpiarça já implementadas no decurso da situação de emergência que vivemos, a Câmara Municipal de Alpiarça decidiu um conjunto de novas medidas:
. ISENTAR O PAGAMENTO DE RENDAS MENSAIS DE HABITAÇÕES PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO no concelho;
. ISENTAR O PAGAMENTO DE RENDAS MENSAIS DOS ESPAÇOS COMERCIAIS PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO;
. ISENTAR O PAGAMENTO DE RENDAS MENSAIS DOS ESPAÇOS CONCESSIONADOS pelo Município;
. ISENTAR O PAGAMENTO DAS TAXAS DE UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PARA ESPLANADAS (proposta para a Assembleia Municipal);
. ISENTAR O PAGAMENTO DE BANCAS E LOJAS no MERCADO MUNICIPAL (proposta para a Assembleia Municipal).

As isenções irão VIGORAR POR UM PERÍODO DE 60 DIAS, sem prejuízo de vir a ser prorrogado, de acordo com a avaliação da situação do momento.
«CMA»

Reunião do Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social de Alpiarça



Reuniu ontem, 23 de Março, o Núcleo Executivo do CLAS com a coordenação da Câmara Municipal de Alpiarça e participação de todos os seus parceiros, Junta de Freguesia de Alpiarça, Segurança Social, Saúde (UCC Alpiarça), CPCJ, Equipa de RSI, Agrupamento de Escolas, ARPICA e Fundação José Relvas.
Foi feito o balanço da situação social decorrente da pandemia de COVID 19, onde cada um dos parceiros deu nota dos procedimentos que tem desenvolvido no âmbito da ação social.
Foram definidas estratégias de ação para eventuais problemas que possam surgir nos próximos tempos no sentido de assegurar uma articulação entre todos os parceiros na resposta às necessidades da população mais vulnerável aos efeitos da pandemia.
«CMA»

segunda-feira, 23 de março de 2020

Hortas Ribatejanas...


Por: Manuel Dacosta

Porventura, uma velha forma de reagir a uma crise inevitável.
Prezados amigos, não vou enveredar aqui por repetir aqueles conselhos e chavões que já todos conhecem. Como todos também sabemos, a prevenção continua a ser a forma mais eficaz de combater qualquer mal. Este é invisível, o que requer uma maior atenção da nossa parte. Cuidado com a (des)informação que sempre aparece em momentos como este. Cuidado com o aproveitamento económico e político de alguns aventureiros, parasitas e vigaristas que vêem nestes momentos de "fragilidade social" uma oportunidade para fazer valer os seus mais secretos intentos. Vamos seguir à risca as medidas impostas pelas autoridades sanitárias e técnicos de saúde. Vamos respeitar as autoridades que protegem os nossos bens e as nossas gentes. Nada de pânico, nada de medo, mas sejamos diligentes e precavidos! Vamos agir com calma e serenidade no mais estrito bom senso, aquele que sempre caracterizou o Povo Lusitano. Só assim venceremos este inimigo comum.
Um grande abraço virtual a todos vós.

Post Scriptum: Se não me virem por aqui e por aí, estarei com certeza a cumprir a minha parte. Quiçá, a ajudar a D. Branca a tratar da horta.
Cuidem-se! Não facilitem o inimigo. Obrigado a todos.

Comunicado PS Alpiarça


Caras e Caros Alpiarcenses,

1. Enfrentamos, por estes dias, uma das mais graves epidemias de que há memória. Nestes momentos, quem está ao serviço da política e da causa pública deve ser exemplar na sua atitude e disponibilidade.
2. Assim, em todas a dimensões da nossa vida, enquanto pessoas, pais ou mães, profissionais ou, neste caso, como representantes daqueles que nos elegeram, é nossa obrigação manter a calma e ter o bom senso de agir em conformidade com aquilo que for melhor para todos.
3. Enquanto eleitos pelos Alpiarcenses, os vereadores do PS, eleitos da Assembleia Municipal, e da Assembleia de Freguesia não se esquecem das suas obrigações no domínio público e no do bem-estar de todos aqueles que em si confiaram.
4. Razão pela qual, em mail enviado ao Sr. Presidente da Câmara de Alpiarça, se disponibilizaram para todas as tarefas que se considerem necessárias à garantia do bem-estar da população, bem como avançaram propostas e sugestões relativamente às medidas a adotar, que têm sido sempre bem recebidas e consideradas pela Câmara.
5. Neste momento da vida de todos nós e nos tempos que se avizinham, as lutas não são partidárias ou ideológicas, mas contra um inimigo comum. É muito maior aquilo que nos une do que aquilo que nos separa!
5. Os eleitos do PS estão solidários com todas as medidas que ao longo deste processo têm vindo a ser tomadas, dia a dia, consoante as necessidades, no Concelho de Alpiarça.
6. Para nós, é tempo de unir esforços e contribuir ativamente para que a tormenta que agora vivemos se ultrapasse com o menor número de perdas e para que possamos, no momento seguinte, ajudar a reerguer famílias e empresas.
7. Estamos ao vosso dispor para ajudar quem necessitar de fornecimento de bens ou serviços, sobretudo aos mais idosos e às pessoas com mobilidade reduzida.
Contactos:
Vereadora Sónia Sanfona – 917 667 427
Vereador António Moreira – 913 399 933

9 – Apelamos para que todos, sem exceção, assumam este desígnio de se protegerem e, dessa forma, protegerem os outros, ficando em casa e cumprindo as orientações das autoridades de saúde. Só assim venceremos este difícil desafio que nos está colocado.
O Partido Socialista de Alpiarça,

Município de Alpiarça - Informações sobre ações e medidas preventivas de contingência ao COVID-19




O Município de Alpiarça, vem por este meio disponibilizar links de conteúdos informativos sobre as ações e medidas que tem vindo a colocar em prática, como forma preventiva de contingência ao COVID-19.


- Informação de encerramento de serviços:

- Atendimento presencial ao público suspenso:

- Criação de linhas de apoio social a residentes no Concelho, a partir dos 65 anos e pessoas com doenças crónicas consideradas de risco.

- Sensibilização de ações responsáveis, com o apelo à gestão de resíduos domésticos, por uma questão de saúde pública

- O Município garante aos alunos do pré-escolar e 1º ensino básico com "escalão A" os apoios da ação social, fazendo a entrega das refeições escolares.

- Biblioteca Municipal desenvolve a actividade "Quarentena Lúdica" com transmissão de atividades através das redes sociais.

- Encontra-se também em fase de preparação, pelos responsáveis do gabinete de desporto do Município, o desenvolvimento de actividades desportivas com o tema "estás em casa? então mexe-te!", que irão funcionar no mesmo molde das atividades da Biblioteca Municipal, com a publicação periódica nas redes sociais, de exercícios promovendo a atividade física em casa durante esta fase de quarentena.

- Alpiarça desenvolve a primeira Ação de desinfeção do Concelho, num período noturno.

- Alpiarça desenvolve a segunda Ação de desinfeção do Concelho, durante a tarde de sábado do dia 21 de Março, Com a participação do Presidente da Câmara, Presidente da Junta de Freguesia e todos os seus Vereadores, numa ação conjunta com as equipas das autarquias, bem como, dos Bombeiros Municipais, População e Agricultores locais.

domingo, 22 de março de 2020

Presidente da República falou com o Presidente da Câmara de Alpiarça



Caros(as) amigos(as),
Acabei de receber uma chamada telefónica do Sr. PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, a quem tive a honra de informar da evolução da situação no nosso concelho e das medidas tomadas em Alpiarça, quer as que têm em vista a contenção do COVID-19 quer as de apoio social à população.
De entre estas foi com grande satisfação e orgulho que transmiti a forma CIVICAMENTE RESPONSÁVEL com que as pessoas têm respeitado as indicações relativas à prevenção e, acima de tudo, a RESPOSTA SOLIDÁRIA DA NOSSA COMUNIDADE às acções que têm sido desenvolvidas, com destaque para a DESINFECÇÃO dos espaços públicos em todo o concelho -- iniciativa esta que era já do conhecimento do Presidente da República e que mereceu o seu aplauso.

Aproveito ainda para vos informar que NÃO EXISTE NENHUMA SITUAÇÃO DE COVID-19 registada no concelho de Alpiarça, conforme informação que obtive há poucos minutos junto da Autoridade Pública de Saúde.
FIQUEM EM CASA !
Um abraço,
Mário Fernando Pereira