sábado, 3 de setembro de 2016

PARA BREVE: Entradas pagas na ALLPIAGRA onde a libra vai ser a moeda corrente


“A globalização tem destas coisas: uma demonstração gastronómica ou uma prova de vinhos (tradução livre) são agora “show cooking” e “show drinking”; e até a Alpiagra não foge a estes anglicismos com que somos assaltados todos os dias. Para um programa de nove dias de festa contamos 13 iniciativas destas que nos deixam a interrogação: é só para inglês ver ou os “tugas” também podem comer e beber? Qualquer dia a Alpiagra transforma-se em Allpiagrae a  libra a moeda corrente”.
( O Mirante)


Recepção ao maire Dominique Adenot


Recepção ao maire Dominique Adenot e à comitiva de Champigny-sur-Marne (cidade francesa geminada com Alpiarça), que chegou ontem em visita ao nosso concelho, a convite do Município. 
Sejam bem-vindos os nossos amigos franceses e seja proveitosa para as nossas comunidades a desejável colaboração que se desenvolve.






«Texto e fotos de Mário Pereira»

'Uma política de vergonha, feita por gente sem vergonha.'

«Postagem de: Anabela Melão»

Concelhia do PS com nova página no Facebook

Foi criada uma nova página oficial da  concelhia do Partido Socialista no Facebook


Assim os amigos, camaradas, simpatizantes do PS/Alpiarça já podem seguir os comunicados oficiais da concelhia 
Para quem quiser dar o "gosto" e poder seguir passo a passo o movimento da Concelhia basta visitar a página em:

«De Cláudia Hortelão»



quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Deslocações do Presidente da Câmara

Passagem pelo piquenique de final do OTL de Verão 2016, no Parque do Carril, e pelos trabalhos de implantação da Alpiagra 2016 -- XXXIV Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, que decorrem a bom ritmo.


«Texto e fotos de Mário Pereira»

De almas sinceras a união sincera



Por: Filomena Frazão


De almas sinceras a união sincera 
Nada há que impeça: amor não é amor 
Se quando encontra obstáculos se altera, 
Ou se vacila ao mínimo temor. 
Amor é um marco eterno, dominante, 
Que encara a tempestade com bravura; 
É astro que norteia a vela errante, 
Cujo valor se ignora, lá na altura
Das nossas rugas de expressão
Mas nunca se entristeça
O amor
O amor. 
Amor não teme o tempo, muito embora 
Seu alfange não poupe a mocidade; 
Amor não se transforma de hora em hora, 
Antes se afirma para a eternidade.
Será?
Se isso é falso, e que é falso alguém provou, 
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou. 
Nunca!

OS PORTUGUESES... AGUENTAM...AGUENTAM!

L.I./NA
A partir da demissão de António Guterres que se queixava do país num pantanal e do Cherne que dizia que estávamos de tanga e bazou para a CE. Os nossos governantes deviam ter aproveitado para melhorarem este país, mas não, ao invés disso: entregaram a Pátria a uma seita mafiosa e corrupta comandada por banqueiros energúmenos, encostados ao pessoal do avental e a políticos no activo ou fora dele que roubam biliões e que nada lhes acontece, a não ser ficarem menos tempo presos que o mendigo que rouba uma peça de fruta num qualquer supermercado, para matar a fome.
Fazem-se manchetes de cada vez que os nossos governantes poupam uns míseros milhões quando apanham uns quantos de baixa indevidamente, ou neste caso quando vão gastar a quantia de 173 milhões para aumentar as pensões de quem ganha até uns miseráveis 600 e poucos euros. A partir deste montante é tudo rico. 


Portugal: Finanças vão espreitar 570 mil contas bancárias

O acesso às contas bancárias por parte das finanças continua a ser um tema quente mas ainda com falta de muitos esclarecimentos.
O Governo revelou que afinal só quer saber de contas bancárias que tenham um saldo acima dos 50 mil euros o que significa que deverá ter acesso a cerca de 570 mil contas bancárias.
O acesso às contas bancárias por parte do fisco é uma medida que faz parte de um novo diploma que foi aprovado em conselho de ministros e que prevê que a banca envie, até Julho de 2017, os dados sobre todas as poupanças dos contribuinte.
Depois da CNPD referir que o acesso às contas bancárias em Portugal é ilegal e representa uma restrição desnecessária e excessiva dos direitos fundamentais e à reserva da vida privada, o Governo anunciou em Agosto que apenas vai controlar as contas superiores a 50 mil euros. Sabe-se também que os Saldos dos PPR ficam de fora.

De acordo com o Jornal de Negócios, tendo em conta o relatório do Fundo de Garantia de Depósitos relativo a 2014, em Portugal há 3,5% do número total de depósitos (2,3% de depósitos entre 50 mil e 100 mil euros e 1,2% corresponde a depósitos superiores a 100 mil euros) o que significa cerca de 570 mil contas bancárias.
«Público»

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Detidos por suspeita de contrafação e condução ilegal

Militares do Posto Territorial de Alpiarça detiveram ontem, dia 30 de agosto, dois homens de 21 anos, por suspeita de contrafação e por condução ilegal, em Alpiarça.
Após várias denúncias relativas à venda de artigos contrafeitos, e no decorrer da investigação, foi abordado um veículo, no qual seguiam os suspeitos.
Durante a fiscalização foi apreendido 24 artigos contrafeitos avaliados em cerca de mil euros, tendo-se apurado que o condutor não tinha habilitação legal para conduzir o veículo.
Os detidos foram constituídos arguidos e foi-lhes aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

Agrupamento José Relvas

INICIO DAS ATIVIDADES LETIVAS



Informam-se todos os alunos e encarregados de educação que o inicio das atividades letivas ocorrerá de acordo com a seguinte calendarização:´

Dia 14 de setembro:

9:00 - Receção às crianças e encarregados de educação do ensino pré-escolar nos respetivos Jardins-de-Infância;

Dia 15 de setembro

9:00 - Receção aos alunos e encarregados de educação do 1º ciclo nas respetivas escolas;
11:00 - Receção aos alunos e encarregados de educação do 5º ano. Estes alunos serão recebidos no auditório da escola sede pelos diretores de turma e direção executiva;
14:30 - Receção aos restantes alunos e encarregados de educação da escola sede. Estes alunos serão recebidos pelos respetivos diretores de turma.

Continuação de boas férias!!!
Até já.
A Diretora
Isabel Silva

Partilhar o Livro Escolar


Intermarché marca presença na Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça

O Intermarché vai divulgar o Programa Origens na Alpiagra, a feira que se realiza anualmente no concelho de Alpiarça.

 O Intermarché vai marcar presença na Alpiagra, no ano em que assinala os 25 anos da sua presença em Portugal, divulgando os produtos associados do Programa Origens – o programa da insígnia de apoio à produção nacional - que permite o acesso dos clientes das lojas Intermarché a produtos genuinamente portugueses, de elevada qualidade e a preços acessíveis.
 O Programa Origens do Intermarché conta com 170 produtores que abastecem diariamente as lojas, fornecendo mais de 230 produtos provenientes dos mais de 11 mil hectares. Este programa tem vindo a revelar-se, desde o seu lançamento em 1999, uma importante aposta na produção nacional e no desenvolvimento das economias regionais.
 A 34ª edição da Alpiagra, a Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, decorre de 3 a 11 de setembro, sendo considerada a grande montra do concelho de Alpiarça, atraindo todos os anos um elevado número de visitantes à vila. No seu interior, a feira apresenta zonas de tasquinhas e de restauração nas quais, nos últimos anos, a Câmara Municipal de Alpiarça tem feito uma enorme aposta na valorização e divulgação dos produtos locais.
«http://www.entroncamentoonline.pt»





ALTERAÇÃO DE DATA DA REUNIÃO DE CÂMARA

CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA

EDITAL N.º 60/2016
ALTERAÇÃO DE DATA DA REUNIÃO DE CÂMARA

Mário Fernando A. Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, torna público, para os devidos efeitos, que a data da reunião de Câmara, anteriormente pré agendada para o dia 02 de Setembro de 2016, foi remarcada para o dia 05 de Setembro de 2016, mantendo-se o mesmo horário, às 15h, no mesmo local, auditório da Câmara Municipal.
Paços do Município de Alpiarça, aos trinta dias do mês de Agosto de dois mil e dezasseis
O Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça
Mário Fernando A. Pereira

PCP defende manutenção de isenção de IMI a partidos e outras entidades

Os responsáveis do PCP defenderam hoje a manutenção das isenções de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) existentes, quer para partidos políticos, quer para outras entidades, como a Igreja Católica.
O Ministério das Finanças esclareceu na véspera que as isenções no âmbito de aplicação da Concordata “não sofreram recentemente qualquer alteração, nem foram objeto de alteração das orientações interpretativas”, após pedido de esclarecimento do PSD.
Entretanto, a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu a cobrança de IMI a edifícios da Igreja Católica desrespeita a Concordata e questionou porque o Governo não tributa o património dos partidos
“O papel reconhecido constitucionalmente aos partidos e sua atividade política deve continuar a ter expressão no regime tributário. O PCP considera que a sua atividade e objetivos inteiramente postos ao serviço dos trabalhadores e do povo justificam esse reconhecimento. O juízo que outros partidos façam da sua própria intervenção a eles dirá respeito”, lê-se em comunicado dos comunistas.
O texto do PCP esclarece que “os partidos políticos só beneficiam de isenção de IMI nas instalações de sua propriedade destinadas à atividade partidária” e “todo o restante património dos partidos é tributado”, adiantando que o partido pagou 29 mil euros pagos de IMI em 2014.“Qualquer revisão ao regime de isenções de IMI deve ser considerada no quadro do universo das cerca de duas dezenas de categorias de instituições e entidades que dela beneficiam, rejeitando linhas discriminatórias ou persecutórias”, continuam os dirigentes do PCP, acrescentando, sobre a Igreja Católica, que “devem ser respeitados os termos da Lei de liberdade religiosa e da Concordata com as isenções que comportam”.
«Lusa»

84 MILHÕES € PARA APOIAR REESTRUTURAÇÃO DA VINHA

O Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha, o programa VITIS, vai apoiar o setor ao longo da campanha 2016/2017com mais de 84 milhões de euros, a aplicar numa área (a reestruturar) de 6.836 hectares distribuídos por 3.039 produtores. Para o Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação “o programa VITIS confirma o seu estatuto de programa-estrela da agricultura portuguesa, e da viticultura em particular”. Luís Vieira congratulou-se “com o elevado índice de adesão dos viticultores ao programa”, considerando que “esta é a prova de que o setor está com uma dinâmica excecional, disponível para continuar o caminho de modernização que tem acrescentado qualidade e valor à produção”.O período para apresentação de candidaturas esteve aberto entre os dias 15 de novembro de 2015 e 08 de janeiro de 2016. A taxa de aprovação para esta campanha ultrapassou os 98%, tendo em conta que foram apresentadas 3.095 candidaturas.
«Lusa»

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Biblioteca Municipal de Alpiarça - Novidades

 
Paula McLain, autora do bestseller Madame Hemingway, regressa com o seu muito aguardado novo romance, levando os leitores para o Quénia colonial dos anos 20. Ainda adolescente, Beryl Markham acompanhou os pais quando se mudaram de Inglaterra para o Quénia em busca de uma vida melhor. Para a mãe, este sonho depressa se tornou amargo, e preferiu regressar a casa. Beryl foi educada pelo pai, entre a indulgência e o autoritarismo. Com dezasseis anos, já tinha sido forçada a um casamento desastroso, mas foi justamente a fuga a essa realidade que a fez tomar as rédeas da sua própria vida.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

" O AMOR"



Por: Filomena Frazão

De almas sinceras a união sincera 

Nada há que impeça: amor não é amor 
Se quando encontra obstáculos se altera, 
Ou se vacila ao mínimo temor. 
Amor é um marco eterno, dominante, 
Que encara a tempestade com bravura; 
É astro que norteia a vela errante, 
Cujo valor se ignora, lá na altura
Das nossas rugas de expressão
Mas nunca se entristeça
O amor
O amor. 
Amor não teme o tempo, muito embora 
Seu alfange não poupe a mocidade; 
Amor não se transforma de hora em hora, 
Antes se afirma para a eternidade.
Será?
Se isso é falso, e que é falso alguém provou, 
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou. 
Nunca!

Algumas das muitas razões que justificam a sua visita à Alpiagra

Este ano, entre os dias 3 e 11 de setembro realiza-e a 34ª edição da Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, repleta de muitas novidades. 

Entre algumas alterações, de destacar o layout do recinto, que este ano recebe os carros de choque, carrosseis e outras diversões no interior do recinto da feira, dando lhe mais cor e animação. 

A outra alteração é a ocupação da nave desportiva, que em edições anteriores tem recebido as atividades económicas e que este ano irá ser ocupado pelo Salão Automóvel, onde estarão representadas as mais variadas e prestigiadas marcas automóvel.

 De realçar também a relocalização do espaço das garraiadas, que ficará junto ao espaço jovem, dando-lhe mais visibilidade.

 Este ano houve uma maior aposta no cartaz da Alpiagra, que só foi possível graças ao apoio dos patrocínios que este ano contribuíram, grandemente para a melhoria deste certame e do espaço da feira. 

Assim a destacar do programa temos os artistas David Carreira, que fará o espetáculo de abertura, no domingo a já tradicional Revista à Portuguesa, Bagunçada à Portuguesa, a noite de fados com Casimira Alves, David Antunes que marcará novamente presença neste certame, Lucky Duckies e Quim Barreiros, que fará o encerramento 
tame.
 De ressalvar também a noite dedicado aos mais jovens, que será no dia 5 de setembro com uma passagem de modelos pelas lojas Napité, Casa Leonor e Benetton, que farão a apresentação das coleções Outono-Inverno.

 Nessa noite poderá assistir a momentos de dança pela equipa de dança do desporto escolar da Escola EB 2,3/S de José Relvas, Alpiarça, grupo de danças de salão New Start Dance -Clube de Santarém, e a animação garantida com o Dj's Paninho, que fará desfilar com as melhores músicas os modelitos destas lojas.

 O folclore marcará presença no dia 4 de setembro com uma mostra pelo recinto da feira assim como o já habitual encontro de ranchos na noite do dia 10 de setembro.

 Outra das novidades para este ano é o espaço showcooking, que receberá ao longo do certame alguns chefs de restaurantes bem conhecidos de todos, como Restaurante Taberna Ó Balcão, Tascá, Taverna Petisco da Moruças, de Santarém, Casa da Emília de Alpiarça e os alunos do IEFP, que confecionarão alguns pratos tradicionais da região e do concelho de Alpiarça, com produtos da época, como vinho, melão de Alpiarça – Melão Manuel António, tomate, entre outros. 

Para harmonizar a boa gastronomia existirá também as iniciativas de showdrinking, com algumas adegas do concelho, como Casa Agrícola Paciência, Ardus, Pinhal da Torre, Lagoalva, AgroAlpiarça, e a Quinta da Lapa da Azambuja. 

Á semelhança das edições anteriores não faltarão as habituais provas desportivas, desde pesca, petanca, corrida nocturna, passeios de cicloturismo, provas de rally, BTT e muito mais. 

São estas algumas das muitas razões que justificam a sua visita à Alpiagra 

domingo, 28 de agosto de 2016

Vendeu o carro e o comprador não o mudou de nome? Podes fazê-lo sozinho(a)!

Vendeu um carro e o comprador não o mudou de nome, e agora está a receber contas para pagar e pior… já nem tem o contacto da pessoa que o comprou…

Imensa gente que já vendeu automóveis já passou por esse problema pelo menos uma vez na vida, e como é de calcular os problemas que isso acarreta podem ser os mais diversos, desde simples multas ou portagens por pagar, a crimes cometidos com o carro, o qual é sua pertença e pelo qual responde em tribunal!

O comprador tem até 60 dias para efectuar a transferência de titularidade do registo do automóvel, registando para esse efeito o seu nome no Registo de Propriedade Automóvel. O problema começa quando muitas pessoas por desleixe, porque não lhes dá jeito pagar o valor da transferência, ou até porque lhes “dá jeito” continuam a circular com o carro no nome da pessoa a quem o compraram, bem para lá do prazo dos 60 dias, e assim evita responsabilidades resultantes de desrespeito pelas regras do Código de Estrada, Código Civil, Criminal e Fiscal.

Se está a passar por uma situação semelhante fique a saber que pode transferir unilateralmente o veículo para o nome da pessoa a quem o vendeu, sem precisar do consentimento da outra pessoa, desde que tenha consigo o documento da venda, vulgarmente chamado de “Declaração de Compra e Venda”.

Caso não tenha consigo toda a documentação necessária – imagine que lhe falta a morada do comprador – o diploma que permite que a transferência de propriedade seja feita apenas pelo actual proprietário também ressalva essa situação, citando “o pedido de averbamento no Registo de Propriedade Automóvel, pode ainda ter por base declaração prestada pelo vendedor, em que se indique o maior número possível de elementos”. Excluídos deste diploma estão os “Stands” de automóveis, os quais não podem proceder à transferência de titularidade por esta via.

Caso a conservatória se negue a efectuar o registo por considerar que não existem dados suficientes – o que é raro – pode e deve o titular solicitar às autoridades competentes para promoverem a apreensão do veículo.



Se tudo correr dentro da normalidade cabe à conservatória notificar o “actual” dono (aquele que comprou o carro), que também tem o direito de se opor a essa transferência de titularidade, não se opondo à notificação, o carro passa então a deixar de ser sua propriedade e passa a ser da pessoa a quem você o vendeu, assim como todas as despesas como IUC, multas de trânsito, portagens, etc… deixarão de ser enviadas para a sua morada e passarão a ser enviadas para o “real dono” do carro.

O pedido de averbamento no Registo de Propridedade Automóvel tem um custo de 75 euros e pode também ser solicitado “online”, sendo que por essa via irá usufruir de um desconto de 15% do valor.

Mas a melhor forma de se precaver destas situações e de evitar sérios problemas é não facilitar! Se está prestes a vender o carro e até tem comprador para ele, mas na hora da verdade ele lhe diz “ah e tal não me dava jeito mudar de nome agora, era para colocar no nome da minha mulher, tio, sobrinho, etc… para não ficar com mais um registo”, por muito que lhe custe, não efectue negócio! Os stands também têm muito o hábito de proceder dessa forma.

Quem quer comprar um carro já sabe que tem de fazer o registo em seu nome, se a pessoa não demonstra interesse nisso é porque deve ter outras intenções, porque mais registo ou menos registo, em nada isso vai afectar o funcionamento do automóvel.

«http://www.altamente.org/vendeste-o-carro-e-o-comprador-nao-o-mudou-de-nome-podes-faze-lo-sozinhoa/»

O MELÃO: Eis a questão.....

Há quem diga que Alpiarça é a terra do melão mas também há quem afirme que Almeirim é que é a verdadeira "Terra do Melão"



"Com a chegada de setembro, regressa o Melao D'Almeirim. Uma iniciativa que temos vindo a levar a cabo com um objetivo último de divulgar esta fruta muito especial. Disponíveis no Festival da Sopa da Pedra e do Petisco.
«Texto e fotos de Pedro Miguel Ribeiro»

A Senda dos Lixos e Lixeiros

Por: M. Ramos
Não somos daqueles que dizem que tudo aquilo que foi feito em Alpiarça nestes últimos 7 anos de governação CDU nada vale em termos de progresso e bem-estar para as populações do concelho. Também mal andaria a política e os políticos se assim fosse. Reconhecemos que houve algum trabalho feito atendendo à fraca condição económica em que o munícipio se encontra desde há anos a esta parte e sem melhoras à vista. Todavia, não podemos deixar de reconhecer também que muito desse trabalho conseguido, foi à custa de uma atenção e crítica acutilante por parte de uma oposição que não tem deixado qualquer espaço à CDU para desculpas a seu jeito e conveniência. O confortável "rom-rom" e "deixa-andar" à conta da crise e do argumento da "terrível" herança económica deixada pelo PS parece já não pegar. A nota simpática ao trabalho desenvolvido, não pode deixar de registar também a muita politiquice sectária à mistura que acaba por defraudar as esperanças de muitos eleitores que votaram CDU nas eleições de 2009 e 2013, podendo até ter alguma influência negativa em desfechos menos felizes para a economia local, segundo alguns analistas.
Na realidade, há muitos problemas na nossa terra que todos nós conhecemos cuja resolução é de custo zero, ao contrário de outras resoluções só possíveis com as boas graças dos fundos comunitários. Basta apenas alguma boa vontade política e sentido de responsabilidade efectiva. Alguns são tão evidentes e tão simples, que só não vê mesmo quem por algum motivo não está interessado em ver. A verdade é que dêm as voltas que derem os problemas existentes só deixarão de o ser quando forem eficazmente resolvidos. 
Vereador Francisco Cunha/TPA
Basta dar como exemplo, esta de fazer vista grossa ao tal "senhor do lixo" tantas vezes aflorada nos vários canais de informação e comunicação da Internet, vulgo Redes Sociais, ao longo de vários anos. Realmente, ultrapassa  todos os limites pela gravosidade de um acto reiterado contra a saúde pública no município de Alpiarça. Os vereadores da oposição denunciaram o caso em sede de Reunião de Câmara, caso que é manifestamente lesivo do interesse público. Segundo alguns especialistas em Direito, esta prática diária e repetida durante anos por alguém, sem quaisquer carências económicas prementes, que usa uma camioneta para o efeito e que apenas quer sustentar "galinhas e outra criação" à custa da salubridade pública, poderá mesmo configurar um crime ambiental.  O assunto meteu denúncias com fotografias de munícipes, que chegaram ao  conhecimento do Presidente da Câmara de Alpiarça através do Vereador do PS Pedro Gaspar e Francisco Cunha Vereador do TPA que se interessaram pelo caso. O Vice-Presidente, responsável pelo pelouro dos lixos fugiu com o rabo à seringa de modo "inocente" para não dizer outra coisa, conforme se viu, embora tivesse reconhecido (porque isso convinha) que o problema já tem barbas e vem do tempo em que o PS governou a autarquia, concluindo até que havia alguém responsável do PS que chegava a telefonar para que o dito senhor do lixo fosse fazer recolha de "material" aos caixotes. Fizeram-se promessas no sentido de agir em conformidade. Gastaram-se dezenas de minutos com o tema dos lixos e dos lixeiros em várias reuniões de câmara, exigiram-se fotos para provar os factos que eles (vereação CDU) tão bem conheciam mas, a verdade, é que 6 meses depois dessas reuniões em que o assunto foi debatido de forma aparentemente séria, tudo continua na mesma como a lesma! 
Vereador Pedro Gaspar /PS
O senhor do lixo faz o que quer e bem lhe apetece em desobediência clara à Postura Municipal existente sobre os lixos públicos de Alpiarça. Marimbando-se mesmo para o "acordo" referido pelo Vice-Presidente e responsável pelo Pelouro de higiene e limpeza do município, que seria retirar-se definitavamente das "lides" clandestinas do lixo. Na Câmara já não se fala mais nisso. Parecem ser mais importantes as licenças de ruído e os processos de desobediência contra os pescadores desportivos da Barragem dos Patudos que não querem pescar integrados no clube do Águias de Alpiarça. A política tem destas coisas. Quem serão os verdadeiros culpados desta desobediência, consentida ou não, que no caso dos lixeiros, muitos alpiarcenses já dizem que o assunto cheira pior que os próprios contentores? É com estes políticos que vamos contar para governar a nossa terra no futuro?
É a pergunta que os alpiarcenses devem colocar.

Catarina arrependida ou teatro político?


 O dicionário diz que coerência é a "capacidade de apresentar um comportamento constante e um modo de pensar uniforme ou estável". Catarina Martins (foto) líder do Bloco de Esquerda, formada em Línguas e Literaturas Modernas, domina bem o dicionário. E por isso sofre. Foi a própria que admitiu em entrevista ao Público que todos os dias se arrepende de ter entrado para o barco da governação, rematando, ainda assim, que tal arrependimento faz parte. Obviamente que a direita e a esquerda lhe caíram em cima porque a sinceridade está para a maioria dos discursos políticos como um congelador para o deserto.Não se aguenta.
Catarina não tem o dom da ubiquidade. Não consegue, por isso, estar em vários locais (ideológicos) ao mesmo tempo. Apesar de tudo, tenta honrar as linhas mestras do discurso do Bloco e combater dentro da "geringonça" os ataques que vão contra essas mesmas linhas. Não se pode ser a favor dos trabalhadores e agir contra os trabalhadores (por exemplo no congelamento de salários da Função Pública), nem defender a transparência e depois engolir uma tentativa de alteração da lei que vai facilitar a opacidade – sim, estamos a falar da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e da manobra perigosa com que o Governo se prepara para driblar o chumbo do BCE a oito membros da nova administração do banco público, alegadamente devido à acumulação de cargos que lhes parecem excessivos e incompatíveis. E a muitos de nós também, não?
Catarina Martins e o Bloco não se coíbem de criticar o regime político de Angola. É natural, por isso, que o BE seja o único partido que não enviou nenhum representante ao congresso do MPLA. Até aqui, tudo em ordem. A questão é que se não estivesse dentro da "geringonça", o Bloco teria dedicado muitos minutos a criticar aquilo que definiria como mais uma amostra da subserviência transversal que mina a política portuguesa. Tem razão, pelo menos na transversalidade – lá foram todos a Luanda, do CDS ao PCP. O povo diz que quem cala consente. Catarina não dorme bem com estes consentimentos, é isso? E se assim for, até quando aguentará a insónia? 
O que seria se o Bloco não estivesse ao lado de António Costa e aparecesse um "petisco" da dimensão do caso "secretário de Estado dos Assuntos Fiscais vai à bola pago pela Galp"? O rol de questões fracturantes entre o BE e o PS poderia continuar por este texto abaixo, com uma referência obrigatória à restruturação da dívida pública, tema que, como Catarina reforça na entrevista ao Público, lhe parece tão determinante como o ar que respira. Por isso Catarina respira mal. E dorme mal. E arrepende-se. Teve a veleidade de o dizer em público. Vamos ver que preço paga ela, e pagamos nós, por esta fraqueza política, digamos assim. Ou será que não há aqui fraqueza nenhuma? Catarina também é actriz. 
Legítima defesa o quê?
 Eram dois contra um, ou melhor, três, se contarmos com o carro que terá atropelado o jovem de 15 anos de Ponte de Sor, que esteve em coma induzido no hospital de Santa Maria até segunda-feira, alegadamente espancado pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal. Venha o dicionário, desta vez o da lei, vulgo Código Civil: "Considera-se justificado o acto destinado a afastar qualquer agressão actual e contrária à lei contra a pessoa ou património do agente ou de terceiro, desde que não seja possível fazê-lo pelos meios normais e o prejuízo causado pelo acto não seja manifestamente superior ao que pode resultar da agressão." Rúben Cavaco está desfigurado.Nas imagens da entrevista que os filhos do embaixador do Iraque deram à SIC parece que nenhum deles sofreu um arranhão. Sobre proporção o assunto está encerrado, em matéria de justiça espera-se que não
«De: Dulce  Garcia/'Sábado')

ARTIGO DE OPINIÃO: "A procura do Desporto em Alpiarça"

Por: Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça
Uma grande percentagem da população portuguesa interessa-se pelos acontecimentos desportivos e por tudo o que se passa à volta dos seus intervenientes, dos golos, dos novos carros dos atletas, contratações, passando pelas arbitragens e tanta coisa mais. O desporto e a actividade física marcam, de forma mais ou menos intensa, um lugar na nossa vida e na minha opinião é uma pena que a actividade física não ocupe um lugar mais dominante e entenda-se actividade física pela prática desportiva sem fim competitivo com objectivos lúdicos e de saúde.
Como em tudo, devemos olhar para dentro e perceber, qual o lugar ocupado pelo desporto no nosso concelho. Ao nível das infra-estruturas, o nosso concelho está bem servido, é um facto, apesar do seu grau de conservação estar longe de ser o melhor. O caso mais gritante é o estado dos balneários, tanto do Estádio Dr. Raul José das Neves como dos balneários do Complexo Desportivo uma vez que estes não reúnem as condições de higiene e conforto necessárias para além de que é uma péssima imagem de Alpiarça que passa para as equipas visitantes. Mais grave é o facto de esta questão já ter sido falada numa reunião da CMA, com a bola a ser chutada para canto pelo executivo em funções. Em relação ao relvado sintético, do estádio Dr. Raul José das Neves, compreendo as dificuldades monetárias mas parece-me não reunir totalmente as condições de segurança e deve sofrer uma vistoria técnica de forma a assegurar se está ou não em condições. Olho, neste momento, com apreensão para o início da época desportiva em Alpiarça, nomeadamente para a modalidade de futebol que se encontra com dificuldades não só a nível directivo como no número de atletas para poder ter equipas de futebol de 11 na formação, situação que tenho esperança que se possa resolver, pois era uma grande perda para o nosso concelho. Infelizmente mais uma época começa e o futebol sénior não volta a Alpiarça. Quem, como eu, ainda se lembra das centenas de pessoas que iam ao estádio apoiar e conviver ou até exclusivamente pelo convívio, percebem a falta que essa equipa nos faz. É com muita pena que me apercebo, que mais uma vez não existirá nenhuma modalidade colectiva feminina em Alpiarça, e nesse ponto culpo a CMA por não iniciar essa modalidade através dos seus técnicos em colaboração, caso possível, com os Professores do Desporto Escolar e AEC sendo depois essa modalidade transmitida para um clube ou associação.
Possuímos infra-estruturas desportivas artificiais e naturais, bons atletas, uma população entusiasta, então o que falta ao desporto em Alpiarça?