sábado, 13 de abril de 2019

INAUGURADO O PRIMEIRO LABORATÓRIO MÓVEL DE INOVAÇÃO E APRENDIZAGENS PELA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA DO PAÍS




Realizou-se no passado dia 12 de Abril a cerimónia oficial de inauguração do primeiro Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) em Portugal, nas instalações da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), em Santarém.
O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), consiste num autocarro transformado, no qual serão desenvolvidas atividades e experiências inovadoras, planificadas e dinamizadas pelos Professores, tendo como público alvo crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário. O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM irá circular pelos 19 Agrupamentos de Escolas integrados no PIICIE LT.
Neste laboratório de aprendizagem, os alunos irão encontrar diversas áreas de trabalho, tais como ciências, robótica, fabricação digital – impressora3D, drones, mecânica, realidade aumentada, entre outras. Através da experimentação pretende-se fomentar a inovação e criatividade, aliando as tecnologias às ciências.
Deste modo, pretende-se incentivar as aprendizagens por meio de experiências práticas e promover o desenvolvimento de capacidades para o século XXI, tais como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo.

Saiba mais sobre o PIICIE LT - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo em http://www.cimlt.eu/…/plano-integrado-e-inovador-de-combate….
CIMLT/CMA

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA REALIZADA NO DIA 12 DE ABRIL DE 2019 NO AUDITÓRIO DOS PAÇOS DO CONCELHO

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA 


O Presidente da Câmara e os Vereadores abordaram diversos assuntos de interesse municipal.


PERÍODO DA ORDEM DO DIA

Ponto 1 – Ata para apreciação e votação.
Proposta de Ata n.º 06/2019 - Reunião realizada no dia 29/03/2019
Aprovada por unanimidade.

Ponto 2 – Bombeiros DECIR – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
Município de Alpiarça
Para Conhecimento: Foi dado conhecimento.

Ponto 3 – Proposta - Aprovação das Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas
(EMAAC).
Aprovado por unanimidade. 
Remeter à Assembleia Municipal

Ponto 4 – Proposta de Coordenadora Técnica – Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4ª Geração (CLDS-4G).
Aprovado por maioria, com a abstenção dos vereadores do PS.

Ponto 5 – Protocolo de Colaboração entre o Município de Alpiarça e a Freguesia de Alpiarça –
Instalação da CPCJ.
Aprovado por unanimidade.

Câmara Municipal de Alpiarça 
13 de Abril de 2019

Estiveram presentes: Mário Pereira, Presidente; Carlos Pereira, João Arraiolos, Alzira Agostinho (em substituição de Sónia Sanfona) e António Moreira, Vereadores.

NOVO GABINETE DE ESTETICISTA E ESTILISTA DE UNHAS




Abriu hoje um novo gabinete de esteticismo e estilismo de unhas


Situado  na Rua Luís de Camões n.º 64, em Alpiarça, o  "Sandrine Estétika e Estilista de Unhas"  está pronto para pintar as unhas de cores diferentes se for este o desejo da cliente.

Um gabinete com novas técnicas na  aplicação de unhas de gel ou extensões onde poderá mudar a qualquer  altura o design das suas unhas e com manutenção  simples.



O gabinete  "Sandrine Estétika e Estilista de Unhas"  usa as técnicas mais inovadoras do mercado para que possa  satisfazer  o gosto de todas as clientes.

Vá até ao novo gabinete onde Sandrine Alves terá todo o prazer em recebê-la com novas novidades.

Saliente-se que a Empresária teve durante alguns anos um gabinete em funcionamento  na Rua Dr. Queiroz Vaz Guedes.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Programa 25 de Abril 2019 Município de Alpiarça


ESTATUTO DO ANTIGO COMBATENTE

Por:
Manuel da Costa


Mais de 40 anos depois (!) fomos finalmente ouvidos pelos políticos que nos abandonaram. Faltando, no entanto, resolver a trapalhada da "esmola", complemento de guerra que foi atribuído de forma confusa, injusta e desordenada que ninguém entende. Sobretudo aqueles que estiveram no mesmo palco de guerra cumprindo o mesmo tempo de serviço 

(em zona 100% de mato) e com complementos diferenciados de: 50, 70, 100, 150 Euros no mês de Outubro de cada ano, sendo que outros NADA recebem!
Orgulho-me de pertencer às muitas vozes que se ergueram ao longo de anos, nesta reivindicação justa e patriótica dos ex-combatentes. Vou de certo modo, dormir um pouco mais descansado. Espero que tudo isto, não venha sub-repticiamente a ter o habitual aproveitamento político do costume.


"Aprovada proposta de lei relativa ao Estatuto do Antigo Combatente

Foi hoje aprovada (11/04/2019) em Conselho de Ministros a proposta de lei relativa ao Estatuto do Antigo Combatente que consubstancia o reconhecimento do Estado Português aos militares que combateram ao serviço de Portugal, fornecendo o enquadramento jurídico que lhes é aplicável e reunindo numa só peça legislativa o conjunto de direitos consagrados pela Lei aos ex-militares ao longo do tempo.
O dia 11 de novembro - data do armistício que pôs fim à I Guerra Mundial - é definido como o Dia Nacional do Antigo Combatente.
O Estatuto do Antigo Combatente cria novos instrumentos, como o Plano de Apoio aos Antigos Combatentes em situação de sem-abrigo, destinado a apoiar o envelhecimento digno e acompanhado daqueles que serviram o país em teatros de guerra e incorpora instrumentos já existentes de apoio económico e sociais desenvolvidos pelo Ministério da Defesa Nacional com resultados comprovados, como a Rede Nacional de Apoio, o Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares e o Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar.
O diploma estabelece ainda a criação de uma Unidade Técnica Interministerial para os Antigos Combatentes - que tem como missão coordenar a implementação do Estatuto - assim como o Cartão do Antigo Combatente, um documento pessoal e vitalício que, além do carácter simbólico, constitui um instrumento de simplificação do acesso a direitos sociais e económicos consagrados na legislação portuguesa.
O universo de Antigos Combatentes – definido pela Lei 9/2002 (alterado em 2004 e 2009) – é actualmente de cerca de 485 mil cidadãos, com uma média de idades de 72 

7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL | EDIÇÃO 2019








O Município de Alpiarça submeteu duas candidaturas de doces tradicionais de Alpiarça ao concurso das "7 Maravilhas Doces de Portugal".
Vamos enaltecer as nossas origens, destacar a nossa doçaria e mostrar que preservamos a qualidade e autenticidade dos nossos produtos. A doçaria de Alpiarça é merecedora de toda a nossa dedicação.
Anunciamos aqui os nossos doces nomeados:
> Na categoria "Doce de Colher e Doce à Fatia" - PATUDOS
> Na categoria "Biscoitos e Bolos Secos" - ESSES DE AMÊNDOA
Fique atento às novidades...
7 Maravilhas Doces de Portugal:
https://7maravilhas.pt/
«CMA»

quinta-feira, 11 de abril de 2019

ISTO É: ALPIARÇA NO SEU PIOR





DESLEIXO;

ESQUECIMENTO;

ABANDONO...

Chamem-lhes   os nomes que quiserem mas..

É puro desleixo da autarquia que continua a mostrar uma certa incapacidade para cuidar da limpeza  dos passeios alpiarcenses.

Como o  desleixo continua a existir na limpeza dos passeios;

Quanto a limpeza nos passeios  os Serviços Camarários deixa muito a desejar;

Ou então o responsável pelos serviços de Higiene e Salubridade não deve andar pelas ruas de Alpiarça.

Que os eleitos não se esqueçam que esta Urbanização é muito frequentada por crianças que brincam nos passeios,
.
Também não se esqueçam do perigo das carraças para com as crianças 



Local: Urbanização do Casal dos Gagos

#BiblioCiberCode



quarta-feira, 10 de abril de 2019

Estudantes de Alpiarça visitaram instituições europeias




Dois alunos e uma professora do Clube Europeu da Escola José Relvas, em Alpiarça, estiveram em Bruxelas entre os dias 3 e 5 de abril, no âmbito de uma visita às instituições europeias promovida pelo Centro Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo.



A professora que coordena o clube, Virgínia Esteves, e os alunos Bernardo Lázaro e Afonso Graça, dos 8º e 9º anos, respetivamente, estiveram integrados num grupo de 30 participantes, entre outros professores e alunos, coordenadoras de bibliotecas escolares e municipais, e ainda jornalistas, que visitou os locais mais emblemáticos da União Europeia na capital da Bélgica.
Durante os três dias, o grupo visitou a Casa da História Europeia, a Comissão Europeia, onde assistiram a várias sessões e participaram num almoço onde esteve o Comissário Europeu Carlos Moedas, e o Parlamento Europeu, onde assistiram a uma apresentação sobre esta instituição e conheceram deputada Marisa Matias.
Os alunos alpiarcenses “tiveram a oportunidade de conhecer a realidade das instituições europeias, passando do virtual para o real, uma aprendizagem sobre o funcionamento e o poder de cada uma das instituições visitadas, uma experiência única pelos locais visitados, pela informação das sessões, pelo contacto com atores da realidade da União Europeia”, salienta Virgínia Esteves, que, enquanto professora, diz considerar “este tipo de atividades muito importantes”.
“Foram três dias intensos de aprendizagem sobre a União Europeia, contacto direto com a realidade belga, proporcionando excelentes momentos de convívios entre os participantes, visita ao centro histórico e locais turísticos desta bela cidade”, acrescenta ainda a docente da escola de Alpiarça, vila que esteve ainda representada neste grupo pelo coordenador interconcelhio das biblioteca municipais, Rui Gaspar, e pela coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, Filomena Rubio.
«Rede Regional»

segunda-feira, 8 de abril de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Famílias na vida política

Por:
Rodolfo Colhe

Famílias na vida política

Como é sabido da esmagadora maioria das pessoas que leem o que eu escrevo, o meu avô foi um reputado militante do PCP, reputado líder da classe operaria quando não era para todos, o meu pai um crónico possível candidato durante vários anos e em 2013 candidato a vereador, é este o mote para o meu artigo.

Dos muitos perigos que a democracia enfrenta, a demagogia e a tentativa de destruir o sistema político ou de pelo menos torná-lo o mais anárquico possível é dos mais perigosos, certamente isso serviria muito bem a vários interesses de vários interessados na falta de regulação.

Nas últimas semanas assistimos a um ataque quase sem precedentes, e só é quase porque já em 1992 o jornal “O Independente” dava conta das mulheres de ministros que ocupavam lugares de nomeação durante os mandatos de Aníbal Cavaco Silva, o mesmo senhor que hoje acha a prática “indecorosa”. Mais uma vez calado seria um poeta. (https://poligrafo.sapo.pt/politica/artigos/familygate-governo-de-cavaco-silva-tinha-15-mulheres-de-ministros-e-de-secretarios-de-estado)

Há que assumir algo muito concreto, os lugares de confiança política são exatamente aquilo que o nome diz, não são tachos para tios, primos, netos ou mulheres são locais onde os governantes querem pessoas em quem podem confiar vivamente tanto do ponto de vista técnico, como ideológico e da não divulgação de informação entre outros, e esses lugares podem ser ocupados por tios, primos, netos ou mulheres de algum outro governante se reunirem esses requisitos.

Há uma informação da qual talvez nem todas as pessoas estejam cientes, a subida na hierarquia política é tramada, são muitas horas, muitas noites sem dormir, muitas viagens e muito sapos engolidos e isso leva a que muitas relações comecem nas juventudes partidárias enquanto um vai puxando pelo outro até que um dia um chega lá e o cônjuge perde a sua oportunidade de estar na linha da frente restando-lhe o trabalho de bastidores, e olhem que nem sempre é o melhor que lá chega. Tal como muitas médicas casam com médicos, muitas atrizes com atores muitas políticas casam com políticos
.
A discussão que tem acontecido é pura demagogia sem interesse para a sociedade e muito menos para a democracia, a questão é outra, porque é tão difícil crescer dentro dos partidos? Porque estão os partidos tão fechados?
Essas questões devem sim ser respondidas para bem de uma mudança de paradigma que se impõem a bem dos princípios de abril. Estou certo que um dos principais passos será a intensificação do sentido de cidadania, mostrar o que seria o mundo sem políticos e políticas de ação, mostrar que isto de andar na política não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.

Voltando ao meu mote inicial deixo algumas questões, tenho eu menos legitimidade por o meu avô e pai serem reconhecidos pela sua atividade política? Se o meu avô tem exercido um cargo de Vereador ou Presidente de Câmara e têm nomeado o meu pai para um cargo de chefia (que ainda hoje é a sua carreira profissional sem que o seu pai tivesse feito por isso) ou de confiança política (que exerceu sem ajuda do seu pai) teria sido assim tão errado? E se um dia eu exercer um cargo de Vereador ou Presidente de Câmara e optar por colocar o meu pai como chefia ou em nomeá-lo, isso estaria assim tão errado? A maioria penso que responderia não a todas as questões pois conheciam o meu avô e conhecem o meu pai, então por favor não façam um raciocínio diferente só por não conhecerem as pessoas.

domingo, 7 de abril de 2019

WORKSHOP/FORMAÇÃO "CUIDADOS A TER COM O SOL"


Realizou-se no passado dia 5 de Abril no Auditório da Câmara Municipal de Alpiarça um workshop/formação "Monitores amigos do Sol", com relevo para a exposição solar das crianças em contexto de OTL e CAF, organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, que contou com a participação dos funcionários da Câmara que trabalham com crianças e os Escuteiros de Alpiarça..
«CMA»

VINHOS E PRODUTOS DE ALPIARÇA PROMOVIDOS EM ESPANHA PELOS ALUNOS E PROFESSORES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE JOSÉ RELVAS no âmbito do projecto ERASMUS+ " ATRÉVETE A EMPRENDER"




Este Projeto teve a primeira atividade com alunos o ano passado, em Portugal, e terminou agora no país coordenador que é a Espanha.

O Projeto tem como parceiros Croácia, Itália, Espanha, Grécia, Polónia e Portugal, tendo existido mobilidades com alunos em todos os países. 
Na semana em que foi dado por finalizado o trabalho, os diferentes países participaram numa Feira, na vila de Hellin, em que cada um divulgou o seu produto - o de Alpiarça foi o vinho. Nas malas todos os alunos levaram os produtos - vinhos, doçaria tradicional e artigos e folhetos promocionais - para serem divulgados na tenda de Alpiarça.

«CMA»