sábado, 17 de setembro de 2016

"O projecto autárquico da CDU"


Sessão pública "O projecto autárquico da CDU", a decorrer em Tomar, no salão da JF de S. Maria dos Olivais, em que participo com os meus camaradas e colegas presidentes das câmaras de Constância e Benavente, Júlia Amorim e Carlos Coutinho, e de Paulo Macedo e António Ferreira.
Uma tarde de discussão sobre problemas actuais do Poder Local, da região e de cada uma das autarquias e a implementação dos valores e práticas do projecto do PCP e da CDU para as autarquias locais e para as populações.

«Texto e fotos de Mário Pereira»

TPA e Francisco Cunha politicamente são iguais a ZERO

Por: V.R.V.
Acabei de ser alertado pelo responsável do “Noticias de Alpiarça” que me aconselhou a ler de imediato a última noticia aqui publicada já que o meu “escrito” tinha acabado de sofrer um  rude golpe  e a minha “opinião perdido uma certa credibilidade”.

Assim fiz e na qualidade de autor do noticia “‘TPA’ NÃO QUER FAZER NENHUMA COLIGAÇÃO COM O PS/ALPIARÇA”  reconheço que  toda a minha teoria cai por terra pois não sabia da situação do Francisco Cunha e sempre pensei de que o mesmo estava bem com a vida.

Desconhecia por completo  que  o vereador tinha às “costas” um processo de insolvência.

Quando escrevi o texto parti  do pressuposto que a vida empresarial  de Francisco Cunha continuava a “rodar sobre rodas”.

Com a publicação da “insolvência” na verdade cai por terra os meus argumentos e pouco mais tenho para  argumentar

Curioso que quando falei com o eleito do TPA ele não me relatou  esta situação e até me deu a entender que o "Cunha não tinha problemas alguns e estava bem na vida."

Agora com a publicação da notícia da insolvência resta-me dizer que o TPA e Francisco Cunha politicamente são iguais a ZERO

Noutras palavras: o TPA morreu.

Lastimo a situação do  Francisco mas não posso fazer nada.

Resta-nos saber que tudo vai continuar na mesma.

Apenas temos para a luta autárquica a CDU e o PS.

Mas por um lado fico contente pela dissolução ou “morte” do TPA porque desde a sua primeira candidatura já havia indícios de que o “TPA” iria ter  vida curta e se ganhou os votos que ganhou foi pela ilusão que o povo tinha em querer mudar algo na nossa terra mas que acabou por  apostar na “carta errada.

Saiu a sorte grande à CDU ou ao PS.

A Vida é assim: uns ganham outros perdem

A anotação feita no ‘ O Mirante’ é que me está a dar que pensar:

Francisco Cunha, ao pagar a dívida e deixar de estar na situação de insolvente, livra-se da perda de mandato e da impossibilidade de concorrer às próximas eleições. Recorde-se que a legislação considera inelegíveis para cargos autárquicos quem estiver em situação de insolvência.

Recorde-se que num caso idêntico com um autarca de freguesia no Porto, o Tribunal Administrativo dizia que "o que a lei dispõe, em suma, é que quem não dispõe de capacidade para gerir o seu próprio património, também não reúne condições para gerir o património público".


Ora fazendo um acordo de pagamento da dívida ao Banco Comercial Português, que tinha requerido a insolvência” já tem condições para gerir o património público?

Ora aqui está algo “manhoso”.

Tenho que me aconselhar com um  entendido nestas "trocas e baldrocas"

Vereador de Alpiarça com processo de insolvência


Francisco Cunha já fez um acordo de pagamento evitando assim a perda de mandato

O vereador da coligação Todos Por Alpiarça (PSD/MPT), Francisco Cunha, foi declarado insolvente pelo juiz da Secção de Comércio de Santarém. A sentença da insolvência pessoal do vereador na oposição, o mais crítico à gestão da maioria CDU, foi proferida no dia 18 de Agosto e entretanto o autarca já veio, segundo garantiu a O MIRANTE, fazer um acordo de pagamento da dívida ao Banco Comercial Português, que tinha requerido a insolvência.

‘TPA’ NÃO QUER FAZER NENHUMA COLIGAÇÃO COM O PS/ALPIARÇA

‘TPA’




“Quer ir à luta sozinho”

Porque sabe que o PS/Alpiarça não tem hipótese alguma de vencer porque não tem nos seus “quadros” pessoas capazes e competentes para destronar a coligação  PCP/CDU e muito menos ganhar nas urnas o TPA.

Os responsáveis do TPA não têm dúvidas que avançando sozinho podem obter dois vereadores que estarão disponíveis para “infernizar a vida aos eleitos do PCP/CDU."

Eleitos este que não serão destronados em termos de maioria nas eleições de 2017 mas nas seguintes ganhará o TPA as eleições já que Mário Pereira não voltará a ser presidente porque está impedido por lei de poder-se candidatar. 

É neste momento que o Sol voltará a brilhar para o TPA ganhando a Câmara para ter como oposição um vereador do PS.

O PS/Alpiarça neste momento não mostra nem consegue mostrar “garra” suficiente para alinhar na luta contra o poder comunista e as desavenças internas agoiram que ainda ficará mais dividido do que está porque lhe faltam as pessoas capazes para  serem candidatos.


“MÁRIO PEREIRA QUE SE CUIDE”



É aqui que está o “trunfo” do TPA como nos disse um eleito do TPA: “ os eleitos, apoiantes e simpatizantes estão convencidos e acreditam na vitória” que nem sequer querem “conversas com os socialistas.

“Nós conhecemos e a população alpiarcense sabe que os socialistas nunca se entenderam nem se entendem” acrescentando-nos o eleito que como no passado o “PS/Alpiarça não terá pedalada para a corrida que se avizinha e quando chegarem ao fim já vamos nós na segunda volta


Para o responsável do TPAo povo não se esquece das traições que o PS/Alpiarça levou a efeito nas últimas eleições autárquicas” e duvida o TPA internamente que  “ a actual concelhia socialista seja capaz de apresentar alguém que tenha o consenso de todos”.
A ver vamos se assim será!
«Por: V.R.V


Rezas que asseguram a impunidade

Pelas mansas criticas que por aqui vejo quanto a alguns destes figurões só me resta concluir que estas rezas asseguram a impunidade | imunidade dos oradores.

«Por: Anabela Melão»

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA DE 2016-09-16

ÁGUAS DO RIBATEJO OFERECE ÁGUA DA REDE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS E EVENTOS


A AR COLOCOU MILHARES DE PESSOAS A BEBER ÁGUA DA TORNEIRA INSTALANDO DEZENAS DE MÁQUINAS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS E NAS FEIRAS E FESTAS DA REGIÃO. “MAIS SAUDÁVEL, MAIS ECONÓMICA E MAIS AMIGA DO AMBIENTE” É O LEMA DA CAMPANHA APOIADA PELA QUERCUS, DECO, APDA E DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE.

Milhares de pessoas beberam água da torneira nos espaços públicos dos sete municípios que integram a ÁGUAS DO RIBATEJO (AR) durante os primeiros seis meses da campanha de promoção da água da rede pública. A empresa municipal instalou mais de meia centena de fontes nas suas unidades de atendimento e nos edifícios das câmaras, centros de saúde, bibliotecas, centros culturais, quarteis de bombeiros e outros espaços do domínio das câmaras que integram a AR. As feiras e festas da região também ofereceram água da rede aos milhares de visitantes. Nos dias de maior calor chegaram a ser oferecidos mais de mil litros de água fresca aos visitantes através das fontes instaladas nos certames.

A campanha para a promoção do consumo da água da torneira por ser “mais saudável, mais económica e mais amiga do ambiente” arrancou a 22 de março, DIA MUNDIAL DA ÁGUA e foi pioneira no país. A iniciativa tem o apoio da QUERCUS, DECO, APDA, Municípios e da Direção Geral de Saúde.

“Tendo a região uma água de excelente qualidade e sistemas de abastecimento seguros, faz todo o sentido que as pessoas se habituem a beber a água da torneira. Esta campanha está a ter uma excelente adesão e acreditamos que através das crianças e jovens das escolas iremos sensibilizar as famílias para as vantagens destes bons hábitos”, refere Francisco Oliveira, Presidente do Conselho de Administração daÁGUAS DO RIBATEJO e Presidente da Câmara Municipal de CorucheOs municípios que integram a AR ofereceram uma garrafa personalizada a todos os alunos das escolas do 1º ciclo no Dia Mundial da Criança com o objetivo de estimular o hábito de levar a garrafa de água para a escola e para as atividades desportivas, culturais e lúdicas.

Francisco Oliveira garante que “ a água da rede é mais completa para a saúde, porque tem uma composição equilibrada de elementos que fazem falta ao organismo; é a mais económica (1000 litros custam menos que uma garrafa de 0,5 l) e é mais amiga do ambiente porque poupa a produção das embalagens e a recolha, seleção e tratamento dos resíduos”. Argumentos reforçados pelos parceiros da AR na campanha: QUERCUS, DECO, APDA e Direção Geral de Saúde. “São entidades credíveis e parceiros de excelência”, frisa o líder da AR.

AR colocou mais de meia centena de fontes na primeira fase da campanha, prevendo o alargamento a outras entidades públicas e privadas. “Estas fontes têm um custo de menos de metade dos sistemas utilizados atualmente, mas mais importante que a poupança financeira são as vantagens para a saúde e para o ambiente. Somos uma empresa com responsabilidade social e ambiental”, refere Francisco Oliveira.

A campanha visa também vincar a confiança na água que serve 150 mil consumidores integrados nos sistemas geridos pelaÁGUAS DO RIBATEJO numa área de mais de 3240 km2 e onde foi realizado um investimento de 40 ME na construção e requalificação de equipamentos e infraestruturas para melhorar a qualidade dos sistemas de abastecimento de água.

As fontes de água estão personalizadas com os logótipos da AR do Município anfitrião e dos parceiros da campanha(QUERCUS, DECO, APDA e Direção Geral de Saúde) e com frases incentivadoras do consumo da água como “Água de Confiança, com Toda a Segurança” ou “Água vinda do Cano, é boa todo o Ano”.

As ideias da campanha resultam de sugestões recolhidas nas escolas dos sete municípios durante ações de sensibilização sobre o Ciclo da Água e a “Importância da Água como bem precioso, mas finito”. As iniciativas dinamizadas pela QUERCUSeDECO, em parceria com a AR, contaram com o envolvimento de mais de 3000 alunos. 


Sobre a ÁGUAS DO RIBATEJO

Empresa municipal que é a entidade gestora dos sistemas de abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Tem 75 mil clientes e 150 mil consumidores numa área de 3240 km2.

Sobre a QUERCUS

Associação Nacional para a Conservação da Natureza é uma associação ambientalista. Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, com 30 anos de atividade. A QUERCUS é parceiro na AR na promoção da sensibilização, formação e educação ambiental nas questões do abastecimento de água e tratamento de águas residuais.

Sobre a DECO

Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) é a maior e mais antiga associação Portuguesa de Defesa do Consumidor com mais de 300 mil associados, presta apoio a mais de dois milhões de cidadãos.
A DECO é parceiro da AR nas ações de sensibilização, formação e educação para a poupança desde 2010.

Sobre a APDA

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) representa e defende os interesses dos agentes responsáveis pelos sistemas, de abastecimento de água e águas residuais. A APDA estimula o tratamento, investigação e desenvolvimento dos assuntos relacionados com a quantidade e qualidade das águas de abastecimento. A AR é membro daAPDA e o Presidente da AR integra os órgãos sociais da associação.

Sobre a Direção Geral de Saúde (DGS)

Direção-Geral da Saúde (DGS) é um organismo central do Ministério da Saúde, integrado na administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa. ADGS é responsável pela orientação e desenvolvimento dos programas de saúde pública, pela coordenação da vigilância epidemiológica a nível nacional e pela promoção de estudos e divulgação de estatísticas. A DGS defende o uso da água da rede pública por ser a mais completa para o organismo e garante que o abastecimento público é seguro e de qualidade.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

TIC para Séniores




OUTUBRO - 1016
A Biblioteca Municipal de Alpiarça irá propocionar aos adultos seniores, maiores de 60 anos, a oportunidade de, uma vez mais, participarem em ações de formação focadas na utilização das novas tecnologias da informação e comunicação - TIC. Estas irão decorrer no espaço da Biblioteca, onde procuraremos fornecer os conhecimentos básicos para a utilização dos recursos disponíveis.
As ações de formação terão lugar à terça e quinta-feira, no período da manhã, entre as 10h30 e as 11h30.
Dadas as limitações do espaço, só serão aceites 5 inscrições por ação de formação.

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2016 CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA /CASA DOS PATUDOS - MUSEU DE ALPIARÇA


As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património.

Em 2016 as Jornadas Europeias do Património são subordinadas ao tema Comunidades e Culturas e terão lugar nos dias 23, 24 e 25 de Setembro.

Este tema, adoptado em 2016 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, tem como objectivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de carácter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, protecção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas. Compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.

Pela elevada importância do evento mais uma vez a Câmara Municipal de Alpiarça associa-se a esta iniciativa.

PROGRAMA
23 de Setembro
18h30 - Inauguração da Exposição de Desenho, de Daniel Neves "O Mito é o nada que é tudo" - Galeria de Exposições da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça.
25 de Setembro 
Ao longo do dia - Visitas Gratuitas à Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça.
18h30 - Conferência: Carlos de Loureiro Relvas: o filho desconhecido, pelo Dr. Carlos Céu e Silva
Auditório/Edifício Polivalente
Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça.


O regresso à Escola


De regresso à Escola -- ou às Escolas -- para uma visita na abertura do novo ano escolar. 
A todos os alunos e respectivas famílias e encarregados de educação, a professores e educadores, aos funcionários das escolas, o desejo de um bom ano lectivo 2016/17.

«Texto e fotos de Mário Pereira»

Lei polémica sobre imóveis vai render 200 milhões

O novo tributo terá um sistema de taxas progressivas (patrimónios de valor mais elevados pagam mais) e está a ser desenhado para render entre 150 a 200 milhões de euros. A medida, que integrará o próximo Orçamento do Estado, foi recebida com fortes críticas por parte dos partidos da Oposição e pelas associações de proprietários, construtores e imobiliárias.
«JN»

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

NERSANT explica como reduzir Pegada Hídrica no Setor Empresarial...

É já no próximo dia 28 de setembro que a NERSANT e a equipa do Projeto Save H2O vão realizar um seminário sobre o tema "A Pegada Hídrica no Setor Empresarial". Este seminário, que terá lugar na Startup Santarém, dia 28, pelas 17:00h, tem como objetivo principal proporcionar competências e conhecimentos necessários para a avaliação e redução da Pegada Hídrica empresarial, visando o aumento da sustentabilidade e da eficiência do uso da água.
No decurso do seminário serão dadas a conhecer várias ferramentas disponíveis online e que são orientadas para as Pequenas e Médias Empresas. Essas ferramentas destinam-se especialmente às indústrias têxtil, agroalimentar e metalúrgica/metalomecânica, podendo também ser utilizadas por gestores ou proprietários de PMEs, consultores e especialistas técnicos, entidades de formação ou organismos públicos.
... e promove esclarecimentos sobre incentivos às empresas
A NERSANT vai levar a efeito, nas próximas semanas um conjunto de seminários, onde serão disponibilizados às empresas informações pormenorizadas sobre os projetos em desenvolvimento pela Associação, bem como os incentivos (no âmbito do Portugal 2020)   a que as empresas se podem candidatar.
Serão, ao todo, doze sessões de esclarecimento que irão decorrer por  todo o distrito e nos diversos concelhos onde a NERSANT tem os seus núcleos empresariais.
O primeiro destes seminários será no dia 19 de Setembro, na sede da NERSANT, em Torres Novas, seguindo-se Santarém (20 Setembro), Coruche (21 de Setembro), Rio Maior e Abrantes (22 de Setembro), Alcanede (24 de Setembro), Almeirim (27 de Setembro), Benavente e Ourém (a 28 de Setembro) e Cartaxo (29 de Setembro). Este ciclo de seminários termina no dia 12 de outubro, em Mação.
Todos os seminários têm inscrição gratuita e uma duração prevista de 1h30.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PINTURA DE LINHAS DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL ESTRADA MUNICIPAL CASALINHO - FRADE DE CIMA

Está a decorrer a empreitada dos trabalhos de pintura das linhas de sinalização horizontal da Estrada Municipal 1371-1 que liga o Casalinho ao Frade Cima. Os trabalhos são realizados no quadro das disponibilidades financeiras da autarquia e têm como objectivo a melhoria das condições de circulação em segurança nesta via municipal e na Estrada Municipal 368, entre Alpiarça e a Tapada (limite com o concelho de Almeirim).
«CMA»

A Saga do Lixo...


"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."


Albert Einstein
 
 Enviado por X. Frade

Baile na Casalinho


terça-feira, 13 de setembro de 2016

A abstenção para as próximas eleições autarquicas vai ser arrasadora

Por: A.L.
A abstenção para as próximas eleições autarquicas vai ser arrasadora, o que pode trazer surpresas desagradáveis! Como é evidente, nas fotos publicadas no ‘NOTÍCIAS DE ALPIARÇA’ ( ler: ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: PS/Alpiarça pronto para derrotar o PCP/CDU) o grupo de que o atual presidente da câmara de Alpiarça se rodeia, continua a ser comandado pelas mesmas   pessoas e o mesmo grupo sectário e conservador que fez  com que a CDU perdesse as eleições em Alpiarça para o PS nos anos 90.

Há ali pessoas que impera afastar, mas como não se auto-afastam, nem ninguém tem a coragem de os mandar embora, continuam a estar presentes em tudo o que é almoço, festa, jantar e outras coisas que aconchegam o estômago, típico do PC para conquistar eleitorado.

Quanto às eleições autárquicas, sabemos que ainda falta um ano e como é natural o PS começa a deitar as unhas de fora, até porque apesar de todos os erros cometidos, quer reconquistar Santarém, quer reconquistar Alpiarça, quer conquistar Benavente e Mação, para ter o distrito de Santarém todo Rosa.

O que a propaganda CDU não diz


Foto: CDU/Alpiarça



Embora com uma maior votação do que o PS os ativistas da CDU são sempre os mesmos e cada vez menos. As caras que eram vistas no pior mandato da CDU em Alpiarça (Raúl Figueiredo) retomaram os seus lugares e continuaram a tomar conta de Alpiarça.

Notórias algumas ausências, que também já não estiveram presentes num jantar efectuado no ‘Da Silva.’

Algumas vozes dissonantes do ‘grupelho’ que quer tomar conta da Câmara, da Junta, da Arpica, dos Águias, da Música, dos Dadores de Sangue e que lança os seus tentáculos ao último reduto PS (leia-se Fundação Relvas) já foram corridos, isto porque o partido das amplas liberdades que educa os seus militantes (Jantar de activistas da CDU Alpiarça)

Desporto


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Dois carteiristas detidos


Militares do Posto Territorial de Alpiarça detiveram ontem, dia 11 de setembro,  dois indivíduos pela prática do crime de furto de telemóveis, carteiras e malas no recinto da feira anual “Alpiagra”, naquela localidade.

Após o alerta de furto de uma mala de senhora no recinto da festa, os militares encontraram o telemóvel furtado, através de localização GPS, no interior de uma galera de camião que fazia o transporte de material de diversão itinerante que atuava naquela feira. Era também utilizada como dormitório dos dois suspeitos de 24 e 41 anos, que laboravam em empresa de diversão itinerante, vulgarmente conhecida como “carrinhos de choque”.

Foi realizada uma busca no interior da galera, onde foram localizados mais 13 telemóveis, 15 carteiras e três malas de senhora.

Apurou-se ainda que um dos indivíduos não possuía qualquer contrato de trabalho, facto este que será comunicado à Autoridade para as Condições para o Trabalho (ACT), para instrução processual e que o outro encontrava-se em permanência irregular em Território Nacional, tendo sido notificado para comparecer no referido serviço.    

Foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.

BOMBEIROS DE ALPIARÇA: Apoiaram combates aos fogos


Os Bombeiros Municipais de Alpiarça deram apoio aos diversos incêndios que grassaram por todo o país neste verão quente. Estiveram integrados nos grupos de reforço de Combate a Incêndios Florestais.
Até ao final de Agosto deram apoio aos incêndios localizados em:  Almeirim; Caneiras; Santarém; Marinhais; Ponte de Lima; Gaviãozinho; Tomar; Charneca da Pralda; Cartaxo; Cercal; Ourem; Chamusca; Mação; Montargil; Foros do Arrão; Ferreira de Zêzere; Coruche; Azambuja; Alcanena  e Pernes.
Em alguns destes incêndios foram utilizados mais do que um veiculo 

"Portugal 2020: os fundos comunitários e as autarquias locais"

Seminário "Portugal 2020: os fundos comunitários e as autarquias locais" organizado pela Associação Nacional dos Municipios Portugueses, com a presença do Presidente da República, a decorrer em Aveiro.

«Mário Pereira»

As últimas imagens da Alpiagra/2016

PARA O PRÓXIMO ANO HÁ MAIS

«Fotos de Mário Pereira»

domingo, 11 de setembro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: Esta ”moda do lixo”, como Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, já apelidou em recente Reunião de Câmara, já não é de agora

Por: X. Frade

Esta ”moda do lixo”, como Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, já apelidou em recente Reunião de Câmara, já não é de agora.

Respiguemos o que dizia um alpiarcense atento à sua terra sobre este tema dos lixos, nomeadamente sobre um tal “catador do lixo” e que foi largamente difundido pelas redes sociais:

“…Fala-se na defesa do ambiente, na lavagem dos contentores etc. só que parece estar-se a omitir propositadamente algumas causas que contribuem a olhos vistos para o agravamento dos maus cheiros dos contentores públicos espalhados por Alpiarça. Apesar de muita gente contestar e o Jornal Alpiarcense ter abordado largas dezenas de vezes essa situação, a mesma parece ser tabú para os políticos locais...

Será um acto normal e de reconhecido asseio público que um cidadão, que é visto por centenas de outros cidadãos que vivem na Vila de Alpiarça, ande de contentor em contentor de máscara, com ganchos e forquilhas a remexer e a retirar do seu interior aquilo que outros cidadãos com consciência cívica lá colocaram com todo o cuidado? Vejamos esta cena prática e real: Uma família esteve a amanhar peixe, aves ou seja o que for, e colocou em saco hermeticamente fechado no contentor, as vísceras desse peixe ou aves, restos de comida etc. Se alguém (como é o caso do senhor Lixeiro-Mor) for romper propositadamente esse saco para ver se o produto é do seu agrado, o que acontecerá? Logicamente todo o seu conteúdo será derramado pelo contentor e, a possibilidade de os maus cheiros aumentarem é evidente para qualquer ser pensante. Se considerarmos que o acto foi praticado, por exemplo, a uma sexta-feira à tarde, é fácil imaginar o cheiro nauseabundo que os utentes têm de suportar até à nova recolha do lixo de segunda-feira (se as viaturas de recolha não estiverem avariadas, é claro!).

Senhor presidente da câmara, senhor vereador do pelouro dos Serviços Urbanos e Limpeza, senhores vereadores da oposição: Pedro Gaspar e Francisco Cunha, tenham a coragem pessoal e política de equacionar este PROBLEMA, que não é de hoje e está directamente relacionado com as discussões a que temos assistido nos órgãos institucionais e meios de comunicação. São problemas que podem ser minorados atacando as causas e que, não o fazendo, absorvem inevitavelmente e de modo inglório o dinheiro dos nossos impostos! Olhar para os efeitos sem tomar em atenção as causas, não nos parece boa política. Não nos parece ser a melhor forma de gerir, no momento presente, os parcos recursos públicos que temos."

Em boa verdade e perante as várias reclamações dos munícipes alpiarcenses sobre esta coisa dos lixos, a oposição reagiu e confrontou o executivo CDU com os factos. Em princípio, os eleitos CDU que governam a Câmara de Alpiarça diziam nada saber sobre o assunto, sugerindo mesmo aos vereadores da oposição que para saber mais, perguntassem a quem escrevia nas redes sociais. Eles (CDU) não sabiam de nada! Depois de bastante rogados ou pressionados, lá admitiram que conheciam o caso desde há anos e que até teriam feito um “acordo” com o “senhor do lixo” no mandato de 2009/2013 para que este largasse a atividade clandestina a que se dedicava. É evidente que o acordo não foi cumprido, tal como não foi cumprido o novo “acordo” de 2016 citado no vídeo da Reunião de Câmara de 22-01-2016, cujo excerto foi reeditado e aqui reproduzido. Omitimos por uma questão de pudor, outro excerto de uma outra reunião em que o veredor que é habitualmente responsável pelo Pelouro dos Serviços Urbanos e Limpeza diz nada poder fazer para impedir a actividade do "senhor do lixo", parecendo até ignorar as leis do seu próprio Pelouro, que por inerência de cargo devia conhecer, cumprir e fazer cumprir, já que tais posturas sairam da Assembleia Municipal de Alpiarça e foram publicadas no Diário da República ao tempo do então presidente Dr. Rosa do Céu, não tendo sido revogadas até ao momento.

Como diz o Povo, quando não há meios nem princípios deixa-se de ter mão nos fins. Assim parece estar a acontecer no município de Alpiarça. Os munícipes reclamam por melhor limpeza e tratamento dos resíduos sólidos pelos quais pagam, a oposição contesta o facto de haver diariamente caixotes a abarrotar de lixo por todo o concelho e, a vereação CDU, diz que está tudo bem, tudo limpinho e que Alpiarça é até um exemplo para outros municípios em matéria de higiene e limpeza de “ilhas” e contentores públicos.
Como é óbvio, alguém está aqui a faltar à verdade e a querer tapar o sol com a peneira.
Quem será?



Jantar de activistas da CDU Alpiarça


O habitual Jantar de activistas da CDU Alpiarça, ontem, na Alpiagra 2016, que contou uma vez mais com a presença de António Filipe, deputado do PCP eleito pelo distrito de Santarém, e com a degustação do excelente 'carneiro guisado à moda de Alpiarça' do meu vizinho e amigo Marco Paulo Rodrigues. 
Ao contrário de todos os outros, é com genuíno gosto que o António Filipe vem cada ano à Alpiagra e não apenas em ano de eleições. Também nestes pequenos-grandes pormenores se vê a diferença.

«Texto e fotos de Mário Pereira»

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: PS/Alpiarça pronto para derrotar o PCP/CDU

Por: V.R.V.
Não há "orientação alguma de Lisboa e muito menos da Federação do Partido Socialista de Santarém para impedir um acordo entre o PS/Alpiarça e o movimento cívico ‘Todos por Alpiarça’ (TPA)".

Já há é estratégias na sede da Federação de Santarém para que o PS vença, sem margens para duvidas, as próximas eleições autárquicas em Alpiarça e de preferência sem coligação alguma.

O PS quer “deter a totalidade das Câmaras do distrito” e “Alpiarça é uma delas” adiantou-nos fonte segura.

Até a Juventude Distrital Socialista de Santarém já está em condições de apoiar o próximo ataque socialista às Câmaras do distrito.

O que se debate-se neste momento são “os pontos fortes e fracos” da coligação PCP/CDU.

Segundo a mesma fonte o saldo é positivo para o PS/Alpiarça mesmo que  não nos fosse dado a conhecer o nome de quem será o candidato socialista.

Sabemos que há um profundo mal-estar na “Rua Silvestre Bernardo Lima” mas o PCP/CDU vai continuar a apostar em Mário Pereira porque a escolha de “uma nova cara não é fácil de encontrar para substituir o actual  presidente da Câmara”.

vozes internas - na sede alpiarcense do PCP – discordantes porque consideram Mário Pereira uma “figura apagada.”


No entanto a nível distrital e até no Comité Central, Mário Pereira é considerado  um “fiel e dedicado militante” pelo que dificilmente lhe será retirada a candidatura  a presidente da Câmara Municipal de Alpiarça.

Podemos adiantar e como era de esperar Mário Pereira já mostrou um ”total disponibilidade” para ser, pela última vez, o candidato do PCP/CDU.

Quanto ao TPA, o interesse por parte dos socialistas não merece grande saliência mas internamente no movimento há um certo optimismo quanto a  fazer parte  da hipotética coligação porque é “única forma de obter mais alguns eleitos.”

Resta saber quais os cargos que poderão ser atribuídos aos candidatos do ‘TPA’ porquanto os mais importantes serão sempre distribuídos aos socialistas.


Quanto a Francisco Cunha provavelmente poderá vir-lhe a ser atribuído o cargo de presidente da Assembleia Municipal que segundo uma fonte interna do ‘TPA’  é de “seu agrado.

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: PS/Alpiarça pronto para derrotar o PCP/CDU

Por: V.R.V.
Não há "orientação alguma de Lisboa e muito menos da Federação do Partido Socialista de Santarém para impedir um acordo entre o PS/Alpiarça e o movimento cívico ‘Todos por Alpiarça’ (TPA)".

Já há é estratégias na sede da Federação de Santarém para que o PS vença, sem margens para duvidas, as próximas eleições autárquicas em Alpiarça e de preferência sem coligação alguma.

O PS quer “deter a totalidade das Câmaras do distrito” e “Alpiarça é uma delas” adiantou-nos fonte segura.

Até a Juventude Distrital Socialista de Santarém já está em condições de apoiar o próximo ataque socialista às Câmaras do distrito.

O que se debate-se neste momento são “os pontos fortes e fracos” da coligação PCP/CDU.

Segundo a mesma fonte o saldo é positivo para o PS/Alpiarça mesmo que  não nos fosse dado a conhecer o nome de quem será o candidato socialista.

Sabemos que há um profundo mal-estar na “Rua Silvestre Bernardo Lima” mas o PCP/CDU vai continuar a apostar em Mário Pereira porque a escolha de “uma nova cara não é fácil de encontrar para substituir o actual  presidente da Câmara”.

vozes internas - na sede alpiarcense do PCP – discordantes porque consideram Mário Pereira uma “figura apagada.”


No entanto a nível distrital e até no Comité Central, Mário Pereira é considerado  um “fiel e dedicado militante” pelo que dificilmente lhe será retirada a candidatura  a presidente da Câmara Municipal de Alpiarça.

Podemos adiantar e como era de esperar Mário Pereira já mostrou um ”total disponibilidade” para ser, pela última vez, o candidato do PCP/CDU.

Quanto ao TPA, o interesse por parte dos socialistas não merece grande saliência mas internamente no movimento há um certo optimismo quanto a  fazer parte  da hipotética coligação porque é “única forma de obter mais alguns eleitos.”

Resta saber quais os cargos que poderão ser atribuídos aos candidatos do ‘TPA’ porquanto os mais importantes serão sempre distribuídos aos socialistas.


Quanto a Francisco Cunha provavelmente poderá vir-lhe a ser atribuído o cargo de presidente da Assembleia Municipal que segundo uma fonte interna do ‘TPA’  é de “seu agrado.