sábado, 30 de abril de 2016

Intervenção do Presidente da C. M. de Alpiarça, Dr. Mário Pereira, na Sessão Solene do 25 Abril



Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Dr. Mário Pereira, na Sessão Solene do 25 de Abril de 2016, realizada na noite de 24 de Abril, no Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça, Dr. Hermínio Duarte Paciência.
«CMA»

Intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça na Sessão Solene do 25 Abril


Intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça, Fernando Rodrigues Louro, na Sessão Solene do 25 de Abril de 2016, realizada na noite de 24 de Abril de 2016, no Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça
«CMA»

Intervenção da Deputada Liliana Carapinha, pela CDU, na Sessão Solene alusiva ao 25 de Abril


Intervenção da representante da CDU, Sr.ª Deputada Liliana Carapinha, na Assembleia Municipal de Alpiarça, durante a Sessão Solene do 25 Abril 2016, realizada na noite de 24 de Abril, no Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça, Dr. Hermínio Duarte Paciência.
«CMA»

Intervenção do Deputado Paulo Sardinheiro, pelo TPA, na Sessão Solene alusiva ao 25 de Abril


Intervenção do representante do TPA, Paulo Sardinheiro, na Assembleia Municipal de Alpiarça, durante a Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril de 2016, realizada na noite de 24 de Abril, no Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça, Dr. Hermínio Duarte Paciência.
«CMA»

Discurso do PS na Assembleia Municipal de Alpiarça na Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril



Discurso do representante do PS, Sr. Deputado Fernando Ramalho, na Assembleia Municipal de Alpiarça, durante a Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril de 2016, realizada na noite de 24 de Abril, no Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça, Dr. Hermínio Duarte Paciência.
«CMA»

Recuperação de material furtado


Militares do Comando Territorial de Santarém detiveram ontem, dia 29 de abril, na cidade de Almeirim, dois homens com 28 e 30 anos, na posse de material furtado em vários estabelecimentos do concelho de Almeirim e Alpiarça.
Durante esta ação, foram recuperadas ainda duas viaturas furtadas e usadas pelos mesmos indivíduos na prática dos referidos ilícitos.
Durante as diligências e após reconhecimento de parte do material recuperado, existem fortes suspeitas que estes indivíduos estejam envolvidos noutros furtos no distrito.
O detido foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

Sessão da Assembleia Municipal de Alpiarça

 Sessão da Assembleia Municipal de Alpiarça

29 de Abril de 2016
(Fotos de Mário Pereira)

sexta-feira, 29 de abril de 2016

SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA

HOJE 



a partir das 21 horas 
no auditório da Câmara Municipal 
SESSÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA

Assembleia de Freguesia de Alpiarça

Na Assembleia de Freguesia de Alpiarça, no salão da Junta de Freguesia.

Com muito gosto, assisto a uma sessão marcada pela correcção e pelo respeito entre os eleitos das diferentes forças políticas, na discussão dos assuntos de interesse da população. Um bom exemplo do que deve ser o Poder Local democrático.


«Texto e fotos de Mário Pereira»

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira, na Sessão Solene do 25 de Abril


Intervenção na Sessão Solene Comemorativa do 42° aniversário do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Alpiarça 
Auditório da Biblioteca Municipal 
24 de Abril de 2016

Sábados a Contar


Deslocações para o emprego passam a contar como horas de trabalho

Decisão foi do Tribunal de Justiça da UE: horas de trabalho de eletricistas, canalizadores ou enfermeiros ao domicílio, por exemplo, passam a contar a partir do momento em que saem de casa.

A jornada diária dos canalizadores, decoradores, eletricistas ou mesmo enfermeiros ao domicílio tem de ser contada a partir do momento em que saem de casa. Ou seja, as deslocações para o local de trabalho passam a estar incluídas em horário laboral, mas só para as profissões que não têm um escritório fixo.

A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, de forma a garantir que nenhum trabalhador ultrapassa as 48 horas de trabalho semanais, na sequência do caso da empresa espanhola Tyco, de instalação de alarmes: tendo fechado todas as filiais regionais em Espanha, a firma geria da sede em Madrid todos os funcionários, contando a jornada laboral apenas a partir do momento em que os trabalhadores chegavam ao local onde iam instalar o alarme naquele dia. Mesmo que para isso tivessem sido obrigados a viajar durante três horas até chegar às instalações que lhe tinham sido atribuídas. O dia acabava também no momento em que o trabalhador deixava o último cliente, sem contabilizar as horas necessárias para regressar a casa.

Advogados britânicos, analisando a decisão do tribunal europeu, admitiram que a medida terá "enorme impacto" em determinados sectores da indústria dos serviços, uma vez que obrigará a um "aumento significativo" das horas de trabalho contadas aos funcionários, exigindo igualmente mais intervalos e períodos de descanso. Segundo o Telegraph, a decisão deixou furiosos os grandes grupos empresariais europeus, que consideram que os tribunais da União Europeia são demasiado poderosos e estão com receio do aumento eventual dos custos do trabalho, devido à subida de horas diárias.

Estabelecido este precedente pelo Tribunal de Justiça da UE, poderá agora ser invocado pelos trabalhadores dos Estados-membros que queiram ver os tribunais nacionais decidir sobre os seus horários de trabalho, nomeadamente os chamados funcionários "itinerantes".
«DN»

quarta-feira, 27 de abril de 2016

VÍDEO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, REALIZADA NO DIA 22 DE ABRIL DE 2016

C.N. CLUBES DUATLO EM ALPIARÇA

CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES DE DUATLO EM ALPIARÇA

EQUIPA DA CASA EM 3º LUGAR
No dia 25 de Abril, dia da Liberdade, Alpiarça foi palco da última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, uma Prova Aberta e uma prova do Circuito Regional Jovem, organizado pelo Clube Desportivo “Os Águias de Alpiarça” e Federação de Triatlo de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Alpiarça. As provas realizaram-se na estrada e à volta da barragem dos Patudos, num ambiente paisagístico que faz deste um dos melhores locais para estas provas.
A competição principal do dia, a etapa do CN de Clubes de Duatlo reuniu alguns dos melhores atletas nacionais. Disputada no formato sprint, (5,2km de corrida + 20,7km de ciclismo +  2,6km de corrida final), com o ciclismo em circuito pela Vila e as corrida à volta da barragem de Alpiarça. A vitória coube ao Rio Maior Triatlo, em femininos, seguida do Clube Olímpico de Oeiras e do Águias de Alpiarça, clube “da casa”. Nos homens o Sport Lisboa e Benfica suplantou toda a concorrência e angariou mais uma vitória no Campeonato Nacional de Clubes. Clube Olímpico de Oeiras e Núcleo Sportinguista da Golegã alcançaram o segundo e o terceiro lugar respetivamente.
Em termos individuais, o primeiro atleta a terminar foi Pedro Laginha Palma. O internacional do Sport Lisboa e Benfica arrancou mais uma vitória após a excelente prestação que obteve da Taça da Europa de Triatlo realizada em Quarteira. Terminou a prova isolado a mais de um minuto do segundo classificado. João Ferreira Pereira e Sérgio Manuel Silva, colegas de equipa pelo Clube Olímpico de Oeiras, completaram o pódio.
A competição feminina foi vencida por Andreia Ferrum (ex-Aguias de Alpiarça) que conseguiu distanciar-se da sua colega de equipa, o Rio Maior Triatlo, Ana Filipa Santos (também ex-Aguias). Luísa Condeço, do Águias de Alpiarça, fechou o pódio no terceiro lugar da classificação geral, regressando assim da melhor forma à competição, depois de uma paragem prolongada para recuperação de uma lesão.

A competição do Campeonato Nacional de Clubes foi antecedida por provas pontuáveis para o Circuito Regional Jovem e por uma Prova Aberta. Desta feita o Sport Lisboa e Benfica alcançou mais uma vitória nesta temporada em provas de escalões de formação tendo sido a melhor entre as equipas do Circuito Regional Jovem. O Águias de Alpiarça, clube da casa, classificou-se em 6º lugar.

Secção de Natação e Triatlo
C.D. "Os Águias" de Alpiarça
Rua José Relvas, 143 - 2090-105 Alpiarça

Seminário sobre o Voluntariado e a Cáritas


terça-feira, 26 de abril de 2016

"Novelos & Companhia"


“Porque a vida é uma troca de experiências”, a Junta de Freguesia está a promover ateliês chamados "Novelos & Companhia" e onde as participantes convivem e dão asas à sua imaginação. 
Aqui, freguesas do Frade de Baixo, mostrando algumas das suas criações.

«JFAPC»

ALPIARÇA: Um território a ser descoberto!

DELIBERAÇÕES DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL, REALIZADA NO DIA 22 DE ABRIL DE 2016

EDITAL N.º 31/2016


Mário Fernando Atracado Pereira, Presidente da Câmara Municipal, faz saber, em cumprimento do disposto no n.º 1 do Artigo 56º, da lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, as deliberações da Reunião N.º 08/2016, da Câmara Municipal, que teve lugar no dia 22 de Abril de 2016.

ANTES ORDEM DO DIA

Proposta de ata n.º 7 - Reunião realizada no dia 22/04/2016Aprovado por unanimidade.
Vereador Pedro Gaspar não votou por não ter estado presente nesta reunião.

ORDEM DO DIA

Ponto 1 - Oficio de Agradecimento da Fundação José Relvas
Tomado Conhecimento
Ponto 2 - Proposta de Protocolo de Colaboração entre o Município de Alpiarça e a Fábrica da
Igreja Paroquial da Freguesia de Santo Eustáquio de Alpiarça
Aprovada por unanimidade a ratificação
Ponto 3 - Proposta das Normas e respectivos anexos da Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça -Alpiagra 2016
Município de Alpiarça - Proposta n.º 4/2016/VCJP
Aprovado por maioria com a abstenção dos Sr.s Francisco Cunha e Pedro Gaspar. Vereador Francisco Cunha fez declaração de voto.
Ponto 4 - Proposta de Hasta Pública para concessão do direito de ocupação das lojas n.ºs 02, 04 e 06 do Mercado Municipal de Alpiarça. Município de Alpiarça - Proposta n.º 5/2016/VCJP
Aprovado por Unanimidade
Ponto 5 - Proposta de Autorização para prosseguir com o Recrutamento, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo determinado, de um assistente operacional
Auxiliar ação educativa. GAP/ACF 1. Município de Alpiarça - Proposta n.º 16/2016/VJPA
Aprovado por unanimidade, remeter à Assembleia Municipal
Ponto 6 - Município de Alpiarça - Prestação de Contas
Município de Alpiarça.
Aprovado por maioria com o Voto contra dos Vereadores Francisco Cunha e Pedro Gaspar remeter à Assembleia Municipal. Com declarações de voto dos Vereadores Pedro Gaspar e Francisco Cunha.
Ponto 7 - Licença especial de ruído para o período nocturno compreendido entre as 21h do dia 23 de Abril de 2016 e as 02h do dia 24 de Abril de 2016, o evento realiza-se na Rua 25 de Abril, n.º 126, em Casalinho, no Centro Popular de Cultura e Recreio do Casalinho.
Aprovado por Unanimidade
Para geral conhecimento, se publica o presente Edital e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares públicos do costume e publicado no site da Câmara Municipal
Alpiarça, 26 de Abril de 2016
O Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça
Mário Fernando A. Pereira

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Almoço comemorativo do 42° Aniversário do 25 de Abril

Almoço comemorativo do 42° Aniversário do 25 de Abril, em Alpiarça, no pavilhão do Partido, com elevada participação popular nesta Festa no Dia da Liberdade, organizado pelo Comissão Popular para as Comemorações do 25 de Abril.
Defender Abril e projectar os seus valores no futuro da nossa terra e do País.
«Texto e fotos de Mário Pereira»

VIII ENCONTRO NACIONAL VESPÁGUIAS

«MAPC»

domingo, 24 de abril de 2016

Sessão Solene Comemorativa do 42° Aniversário do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Alpiarça

 Auditório da Biblioteca Municipal


As intervenções políticas: a minha, como Presidente da Câmara; a do Presidente da Assembleia, Fernando Louro; a da bancada da CDU, Liliana Carapinha; a da bancada do PS, Fernando Ramalho; a da bancada do PSD/MPT, Paulo Sardinheiro. 
A liberdade e a democracia de Abril também passam por aqui.
Viva o 25 de Abril!




«Texto e fotos de Mário Pereira»

MÁRIO PEREIRA agradece ao Presidente da Câmara de Champigny-sur-Marne (França)

 UM AGRADECIMENTO ESPECIAL DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALPIARÇA



Um agradecimento que surge na sequência das actividades desportivas de hoje do programa de comemoração do 25 de Abril levado a efeito pela Câmara de Alpiarça e que contou, entre outros, com a colaboração de Dominique Adenot (Presidente da Câmara de Champigny-sur-Marne, cidade francesa da periferia de Paris que está geminada com Alpiarça, eleito pelo PCF).

Da missiva que nos chegou ao conhecimento transcrevemos a mesma na integra”

Caro colega e camarada 
Dominique Adenot,  ilustre Maire de Champigny-sur-Marne, de Alpiarça lhe envio um abraço de amizade, mas também de gratidão pelo apoio e acção integradora da população e dos autarcas de Champigny-sur-Marne -- extensível aos comunistas franceses -- aos milhares de portugueses que ao longo de várias décadas encontraram na vossa bonita e acolhedora cidade o refúgio seguro à perseguição política da ditadura fascista e à miséria por ela provocada.
A solidariedade e o apoio que sempre prestaram aos antifascistas portugueses foi também um contributo importante para o fortalecimento da luta no nosso país e a consequente conquista da liberdade e da democracia em 25 de Abril de 1974.
Um abraço,
Mário Pereira

Champigny-sur-Marne
Com este acto, de Mário Pereira, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, podem os alpiarcenses ficar cientes de que o concelho sabe agradecer a quem contribui para o seu engrandecimento

Em Alpiarça Abril é liberdade


Em Alpiarça Abril é liberdade; e é festa, cor, alegria e movimento. Abril é vida.
O desporto está bem presente nas comemorações do 25 de Abril.

«Texto e fotos de Mário Pereira»