sábado, 16 de março de 2019

SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALPIARÇA: “Foi castrante o que fizeram”



Por:
Catarina Pestana



Gostava que o Presidente da Câmara me responda a uma outra questão?

 Acha que ganhou as eleições dignamente?

O que fez 1 ano e meio após as eleições?

Foram famílias ameaçadas... foram postos de trabalho postos em causa tudo por sede de poder...

 Um partido que levanta uma bandeira e grita liberdade. . .

Queria também perguntar se acha que foi bem investido?

Ainda à bem pouco tempo tínhamos uma pessoa no novo posto de turismo a ganhar 8 horas de trabalho que nem formação tinha para o cargo.

Isto para não falar no   Presidente da República e no que chama de: “Casa Museu dos Patudos”

 Eu diria mais:  Casa Deserto dos Patudos.

Onde foram parar as árvores centenárias e o jardim que tanto José Relvas preservava?

 Foi castrante o que fizeram.

ESTARÁ A "ETAR" A CONTAMINAR AS ÁGUAS DA BARRAGEM DOS PATUDOS?

Por: Manuel Dacosta
Foto de Eduardo Costa


O MOMENTO É PARA  TODOS OS ALPIARCENSES SE UNIREM  DE FORMA A SALVAR A BARRAGEM


A mancha azul da água da Barragem dos Patudos em vista aérea, possivelmente serão lamas activadas em movimentação, nitidamente misturadas com flocos biológicos e outra matéria orgânica fácil de imaginar devido ao carácter lúdico e desportivo (pesca) da albufeira.
Mais, a água de cor ferrosa composta de metais pesados para além do ferro, tais como manganês, cádmio, arsénio etc. podem estar aqui patentes. 
Parece não haver dúvida de que esta água ferrosa está a vir da ETA (Estação de Tratamento de Água) da AR para a albufeira. 
Enfim, um problema bicudo que tem de ser encarado de frente, com determinação e conhecimento de causa. 
Palpites há muitos, alternativas para uma solução eficaz há poucas. 
Daí ter de haver um envolvimento abrangente a vários níveis: Político, Técnico e Económico. 
Como é evidente, o processo terá de ser sempre desencadeado pela autarquia, que deverá ter alguém capaz de fazer chegar a mensagem devidamente fundamentada e contextualizada ao lugar certo. 
É a minha opinião, enquanto responsável técnico no tratamento de águas residuais em dado período da minha vida. 
Agora, cada um é livre de pensar e fazer o que quiser. 
Alguém com conhecimento do assunto também já tentou ajudar, porém, sem sucesso. A verdade e única certeza que temos, é que é urgente encontrar uma solução prática e eficaz para a Barragem dos Patudos, <<ex-libris>> de Alpiarça. 
E isso consegue-se, não com teimosia, não com birras partidárias mas, com união entre todos os alpiarcenses.

sexta-feira, 15 de março de 2019

LEITORA QUESTIONA DIRECTAMENTE O PRESIDENTE DA CÂMARA



Por:
Catarina Pestana





A minha questão é directamente ao Sr. Presidente da Câmara

Em relação ao episódio abafado pela directora do agrupamento de escolas José Relvas e a directora do Centro de Saúde de Alpiarça.

Há uns meses atrás alunos das turmas de 9* e 7* anos foram no âmbito da disciplina de Educação Física fazer piscinas para as Piscinas Municipais de Alpiarça, até aqui tudo normal...

O que não foi normal foi rapazes e raparigas, adolescentes entre os 12 e os 15 anos aparecerem com manchas pelo corpo todo mais manifestado e a peovocar feridas nos órgãos genitais, vómitos e dores de cabeça fortes...

Segundo informações de fonte segura houve entradas no centro de saúde com estes sintomas nos quais apenas uma rapariga levou uma vacina, as restantes foram proibidas de serem medicadas neste estabelecimento pela directora do mesmo, no qual encaminhou as/os adolescentes ao hospital com os seus familiares.

No hospital o que foi dito foi que os sintomas foram provocados por uma bactéria existente na água demasiado agressiva…foi-lhes prescrito antibiótico e proibição de contacto com a água das piscinas.

Resultado: a rapariga que foi medicada no centro de saúde em 2/3 dias estava bem.

Os restantes tiveram de esperar mais de uma semana.

Que tratamentos são feitos à água que é utilizada nas piscinas e na água da rede que chega a casa de todos os alpiarcenses?

As descargas ilegais feitas na barragem em que peixes mortos teimam em aparecer, havendo a menos de 500m um sistema de tratamento de águas residuais que abastece o concelho.

Até que ponto é seguro para a saúde pública bebermos água potável/ da rede?

Não estaria já na altura de o Sr. Presidente Mário Pereira tomar medidas?


 Afinal foi para isso que o povo o elegeu

Dia Mundial da Árvore




"No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, o Município de Alpiarça vai dinamizar um conjunto de atividades de educação e sensibilização à Comunidade Escolar (particularmente à Pré e 1º Ciclo) para o correto encaminhamento do papel/cartão usado para a reciclagem colaborando assim na redução do abate de árvores.
Foi solicitado a todas as turmas do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Concelho, que entre 07 e 15 de março levem para a Escola, papel e cartão para reciclar.
Na semana de 18 a 22, as turmas poderão adquirir uma pequena árvore para a sua Sala, usando como moeda de troca o Papel/Cartão recolhido na semana anterior.
O objetivo final será um concurso, onde os resíduos serão pesados e será eleita a “A Turma mais Ecológica”.
Esta atividade conta com a colaboração Ecolezíria/Resiurb, da Sociedade Ponto Verde e da ANEFA."

quinta-feira, 14 de março de 2019

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DO PLANO INTEGRADO E INOVADOR DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR NA LEZÍRIA DO TEJO (PiiCiE LT)




As técnicas da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) de Alpiarça e professores do Agrupamento de Escolas de José Relvas participam na 4ª Oficina Criativa: “Programação e Robótica – Projetos em Robótica, Robots com Arduíno”, na sede da CIMLT, em Santarém, no âmbito da Educação pela Inovação do PIICIE LT.
CMA 

BARRAGEM DOS PATUDOS EM MANUTENÇÃO









Venha dai

Veja o que estão a fazer na barragem e como está a ficar

Abriu ontem as portas a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2019)



O Município de Alpiarça encontra-se presente nesta grande Feira de Turismo a fim de promover o Concelho.
 Na inauguração tivemos ainda o privilégio da visita da Embaixadora da Entidade de Turismo Alentejo/Ribatejo Sylvie Dias, que registou o momento com Judite Gregório Gerente da ATJudite e com as nossas promotoras Joana Eusébio e Sónia Lucas. 
Visite a Bolsa de Turismo de Lisboa e acompanhe o Município de Alpiarça.
«CMA»

terça-feira, 12 de março de 2019

O Presidente da República visitou hoje à tarde a Casa-Museu dos Patudos


O Presidente da República visitou hoje à tarde a Casa-Museu dos Patudos, onde participou num seminário que assinala a passagem dos cem anos sobre a formação do Governo republicano liderado por José Relvas, depois de um banho de multidão', que incluiu ranchos folclóricos, utentes de lares e centros de dia, crianças das escolas e muita população.
Marcelo Rebelo de Sousa visitou ainda a Casa-Museu dos Patudos, edifício projetado pelo arquiteto Raul Lino onde se encontra exposto o mobiliário e as obras de arte legadas ao município por José Relvas.
«Foto: Correio do Ribatejo»

segunda-feira, 11 de março de 2019

PARLAMENTO DOS JOVENS 2019 EM ALPIARÇA




PARLAMENTO DOS JOVENS 2019 EM ALPIARÇA
Sessão distrital do círculo de Santarém 2019 
2° e 3° ciclos do ensino Básico.

A fase distrital do Parlamento dos Jovens realizou-se em Alpiarça, no novo Auditório da Casa dos Patudos, ao longo de todo o dia.

A sessão conta com a participação de várias dezenas de jovens alunos/deputados de todo o distrito que tiveram oportunidade de discutir ideias e apresentar propostas sob o tema das alterações climáticas e da defesa dos oceanos.
As propostas mais votadas (e os seus proponentes) estarão presentes na sessão final a realizar na Assembleia da República, em Lisboa.

O Agrupamento de Escolas de José Relvas foi representado pelos alunos Beatriz Branha, Rita Paciência, Duarte Nunes e Rita Monteiro, sob o acompanhamento do Dr. Pedro Quintela, professor.
Marcaram presença na sessão de abertura a Deputada Patrícia Fonseca, o Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça Dr Mário Pereira, o Delegado Regional da DGEstE Dr. Francisco José Neves, a Dra Paula Costa pelo IPDJ, a Directora do Agrupamento Dra Isabel Silva e o conservador da Casa dos Patudos Dr. Nuno Prates.

«CMA»

ARTIGO DE OPINIÃO: Oportunidades


Por: Rodolfo Colhe


Oportunidades

Muito se tem falado sobre igualdade de género, eu próprio já o fiz e acredito que a sociedade está a evoluir positivamente mas muito há para fazer e a pergunta que se impõe é, como lá chegar?

Falar ajuda mas não chega, as manifestações ajudam porque não deixam o assunto sair da agenda mediática e política, no entanto há que dar o passo seguinte passo, esse que não pode nem deve ser isolado de outras grandes discussões que a nossa sociedade tem de ter, e porque todos teremos de batalhar, uma delas será sem dúvida a relação entre a vida profissional e vida pessoal.

Homens e mulheres não são iguais, são muito diferentes até, isso não pode é de forma alguma mudar os seus direitos nem alterar a sua evolução tanto a nível pessoal como profissional. As leis existentes devem ser cumpridas e muito terá de ser legislado contra tudo e contra todos, e o “todos” é muitíssimo grande. Apesar de não ser legal quantas mulher já ouviram numa entrevista de emprego “Pensa engravidar?”. Há condicionamento mais vil do que este? Não creio que haja, agora existindo como se combate isto? Com educação certamente mas os efeitos serão mais lentos do que aqueles que a sociedade necessita.

Mas voltando à relação entre a vida profissional e vida pessoal mantendo o tema da maternidade, se a exigência profissional de horas e horas no trabalho e de resposta a e-mails e chamadas em horário pós-laboral obriga as mulheres a optar entre a carreira ou a maternidade, que liberdade de género existe quando alguém tem de tomar estas opções? A questão da relação entre a vida profissional e vida pessoal não afeta só mulheres afeta e muito os homens, agora se uma mulher opta pela maternidade em vez da carreira e o pai da criança dedica todo o seu tempo ao trabalho não estamos a condenar a mulher a ficar cada vez mais para trás? Infelizmente este é um cenário comum que prejudica a vida de homens que querem ser pais, maridos ou companheiros dignos do séc. XXI que repugnam o machismo e se sentem feministas e são forçados a ver as suas companheiras ficarem para trás.

Não acredito em soluções definitivas nem em políticas públicas similares a truques de magia que resolvem tudo do dia para a noite, mas há muito a fazer para evitar que nos tornemos em máquinas de trabalho.

Depois venham lá falar de desertificação, da baixa taxa de natalidade e que a sociedade está doente, só se esquecem de dizer quem criou e proliferou o vírus.

O atual governo com a reposição das 35 horas onde foi possível faze-lo com o aumento de vencimentos e imensas melhorias das regras do jogo, muito contribuiu para nos aproximarmos de onde queremos chegar mas está ainda muito por fazer e acredito que ou invertemos a situação nos próximos anos ou poderá já ser tarde.