sexta-feira, 17 de julho de 2020

CONCURSO DO MELÃO E DA MELANCIA DE ALPIARÇA 2020



Decorreu esta manhã, dia 17 de julho de 2020, pelas 9h30, o "Concurso de melão e melancia de Alpiarça 2020" na Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça.

Esteve em concurso 32 melões, 21 melancias sugarbaby e 18 melancias crimson sweet. Neste momento, estão a ser apurados os resultados finais.
Os vencedores serão divulgados no próximo domingo, 19 de julho de 2020.
«CMA»


quarta-feira, 15 de julho de 2020

SABIA QUE O PATRIMÓNIO DO LEGADO ‘MANUEL NUNES FERREIRA’ PODE PASSAR PARA O HOSPITAL DE SANTARÉM?




A acontecer foi porque o executivo da CDU não entregou as receitas do legado à Fundação José Relvas.

Transcrevemos a ‘Informação à População de Alpiarça’ da Fundação José Relvas:

“A situação de pandemia que paralisou o mundo, e alterou profundamente a vida das pessoas, é uma realidade terrível que obriga a que todas as energias e vontades sejam canalizadas para vencer uma batalha que ninguém desejaria.

Esta realidade obriga a um esforço financeiro enorme, dirigido à protecção de utentes e funcionários, só possível com uma gestão de recursos que, garantindo os meios necessários, não comprometa o futuro.

Ninguém pode hoje, com verdade, negar a atuação da Fundação José Relvas como um verdadeiro motor de desenvolvimento social a nível local, regional e nacional, atuação que tem vindo a alargar nas mais diversas áreas que constituem o seu objeto e fim.

É, pois, nesta linha de orientação que a sua atual administração entende ser crucial continuar a ter como objetivo principal o bem-estar das populações. Ao lado do desenvolvimento sustentado nas suas diversas competências e no estrito cumprimento das normas e fins que regulam a respetiva atividade.

Nesse seguimento, a Fundação conta com o valor dos subsídios decorrentes de acordos com a Segurança Social e das suas receitas próprias, devendo estas assumir uma importância especial por se tratarem de receitas previstas no testamento dos vários beneméritos.

Não será, por isso,  demais lembrar que a Fundação José Relvas é beneficiária dos rendimentos gerados por diversos legados administrados pela Câmara Municipal de Alpiarça (José Mascarenhas Relvas, Manuel Nunes Ferreira, Joaquim Nunes Ferreira, Álvaro da Silva Simões e Ana Pereira Piscalho).

Neste contexto, importa informar que nos últimos anos o legado que  gerou um valor mais significativo de receitas foi o legado de Manuel Nunes Ferreira, que conta com os seguintes ativos:

·        Imóvel urbano sito na Avenida de Berna, n.º 44-B (Avenidas Novas), em Lisboa, constituído por prédio urbano composto por 10 apartamentos e 2 lojas;
·        Imóvel urbano sito na Rua Tomás da Anunciação n.º 84 e 84-C (Campo de Ourique), em Lisboa, composto por 14 apartamentos e 2 lojas;
·        Imóvel urbano sito na Avenida Comandante Luís António da Silva, n.º 32, na Amadora, composto por 10 apartamentos e 1 loja;

Do testamento do referido benemérito podemos ler e retirar, como sua vontade, o seguinte:

“Deixo os meus bens à Câmara Municipal de Alpiarça para o Asilo dos Velhos da mesma vila (Instituição José Relvas) não podendo este legado ter outra aplicação; caso contrário  passará este legado para o Hospital de Santarém”.

Ora, o Conselho de Administração da Fundação que iniciou funções em 24 de Novembro de 2015 endereçou em 7 de Dezembro de 2015 e 7 de Janeiro de 2016, comunicações escritas ao Exmº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça solicitando informação detalhada sobre a forma de exploração do património constante dos legados de José Mascarenhas Relvas e de Manel Nunes Ferreira.

Com alguma surpresa a Câmara Municipal de Alpiarça não respondeu e não deu qualquer sinal de colaboração com a Fundação.

Nesta sequência, cumprindo uma deliberação já tomada em Assembleia Geral de Contribuintes, de abril de 2015, o Conselho de Administração da Fundação José Relvas, em 28/0172016, decidiu desencadear os meios judiciais próprios na defesa dos interesses da Fundação.

Só por esta via judicial o Município de Alpiarça, através do seu executivo, foi forçado a entregar informação escrita relativa à gestão dos legados, omitindo, no entanto informação relativa a receitas próprias da Fundação José Relvas que, com referência a 2018, ascendem a 365.830,73, sem contabilizar os juros.

Surpreende-nos esta posição que tem como efeito a criação de dificuldades na gestão e desenvolvimento das actividades da Fundação, com inerente prejuízo para a população abrangida.

Assim, as dificuldades criadas pelo Município de Alpiarça apenas com muito esforço têm vindo a ser colmatadas, nomeadamente através das fontes de financiamento de natureza comunitária, que possibilitaram desenvolver as obras e a aquisição dos equipamentos ligados ao centro de dia, creche e lar de idosos, bem como na melhoria das suas condições de utilização.

Mas a verdade é que estes financiamentos exigem uma  componente nacional a suprir por receitas próprias   ou pelo recurso a empréstimos bancários, opção desnecessária se o Município de Alpiarça cumprisse os deveres de entrega das receitas a que está obrigado e que tem vindo a reter de forma indevida.

O actual Conselho de Administração continuará a envidar os seus melhores esforços no sentido de contribuir para que o trabalho desenvolvido pela  Fundação José Relvas garanta a necessária qualidade nos serviços prestados a todos os utentes.

Estamos certos que - mais cedo ou mais tarde - o Município de Alpiarça se sensibilizará para uma causa que também é sua."






ORGÃOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO JOSE RELVAS



Os Órgãos Sociais para o triénio 2020-2022 passaram a ter a seguinte composição:

Mesa da Assembleia Geral de Contribuintes:

Presidente: Fernando António Batista Pereira
Vogal: Jorge Veiga Freitas
Vogal: Teresa Isabel Claudino de Freitas

Conselho de Administração:

Joaquim Luís Rosa do Céu
Secretário: Manuel Custódio de Oliveira
Tesoureiro: Jorge Manuel Ferreira da Costa
Suplente: Valdemar Cinturão Ferreira
Suplente Fernando Jacinto de Jesus Ferreira
Suplente: Carlos Alberto das Neves Cotrim

Conselho Fiscal:

Paulo Jorge Saraiva Lopes
Vereador da CMA (Pedro Arraiolos)
Presidente da JFA (Fernanda Amorim Cardigo)

Exposição de Aguarelas - Margens, de Carlos Cerveira


Dia 18 de Julho - 18h30 - 
Inauguração da Exposição de Pintura - Aguarelas Margens, da autoria de Carlos Cerveira.
Galeria de Exposições - Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça.
De 18 de Julho a 30 de Agosto de 2020.
Aceite o Convite.