sábado, 23 de abril de 2016

"No limite da dor: a tortura nas prisões da PIDE"



Com Domingos Abrantes e Conceição Matos, no relato impressionante da violenta experiência da tortura no regime fascista português de Salazar e Caetano. Hoje, de tarde, na Biblioteca Municipal de Alpiarça, durante a apresentação do livro "No limite da dor: a tortura nas prisões da PIDE", de Ana Aranha e Carlos Ademar, com a presença da autora e do editor Marcelo Teixeira.
Comemorar o 25 de Abril é também não permitir que se esqueça a natureza e a repressão do fascismo e valorizar todos os que, com determinação e enorme coragem, venceram a dor e nos trouxeram a liberdade.


«Texto e fotos de Mário Pereira»

CONSTRUÇÃO DE PASSEIOS NA RUA MARIA ROCHA COUTINHO EM ALPIARÇA


Os serviços municipais procedem aos trabalhos de construção de passeios, agora ao longo de toda a Rua Maria Rocha Coutinho, de forma a facilitar a mobilidade de peões e de pessoas com mobilidade reduzida, disciplinando a circulação e o estacionamento automóvel.



«CMA»

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Grande enchente no Pavilhão dos Águias



Grande enchente na noite de hoje, no Pavilhão dos Águias, para o contributo do nosso concelho para o Festival Internacional de Folclore Culturas e Artes (FIFCA 2016), com grupos representantes de vários países -- Ucrânia, Polónia, Lituânia, Argélia, Colômbia, Paraguai --, e os nossos Ranchos do concelho: Rancho da Casa do Povo de Alpiarça e o Albandeio.
Para além do espectáculo e conhecimento do mais genuíno da cultura de cada um dos povos, também assim se promove o respeito mútuo, a tolerância para com o que é diferente e a solidariedade entre países e culturas.


«Texto e fotos de Mário Pereira»

Apreensão de material furtado no valor de 4 mil euros


Militares do Posto Territorial de Alpiarça apreenderam, ontem, dia 21 de abril, na sequência de uma denúncia de furto no interior de uma residência, 38 artigos com um valor de estimado de 4 mil euros.
Os militares detetaram os artigos à venda numa loja daquela localidade e  quando confrontado o responsável sobre a origem dos produtos, este apenas se limitou a informar que os tinha adquirido a um indivíduo, desconhecendo a sua identidade.
Os artigos, avaliados em 4 mil euros foram aprendidos e o proprietário constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, ficando indiciado pelo crime de recetação.

Detido por tráfico de droga e posse ilegal de arma


Militares do Posto Territorial de Alpiarça detiveram ontem, dia 21 de abril, um homem de 29 anos, por suspeitas de tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.
A ação envolveu uma busca domiciliária que permitiu apreender 23 doses de haxixe, uma caixa de sementes de cannabis, diverso material associado ao consumo de estupefacientes, uma catana e uma soqueira.
Por ordem judicial o detido foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

INTERDIÇÃO DE PESCA NA ALBUFEIRA DOS PATUDOS


27º Aniversário da BMA - Dia Mundial do Livro


150 fregueses já receberam apoio para as declarações de IRS

Com os novos desafios que este ano se colocaram aos contribuintes na entrega das suas declarações de IRS, a Junta de Freguesia de Alpiarça disponibilizou um serviço de apoio a todos os fregueses que sentissem dificuldade no preenchimento das respectivas declarações.
Até à data, na vila e nos lugares, já foi prestado apoio a 150 fregueses, quer no preenchimento de declarações electrónicas e em papel, quer noutro tipo de assuntos relacionados com a administração fiscal como, por exemplo, pedidos de senhas electrónicas.
A Junta mais próxima de si.

«JFA»

quarta-feira, 20 de abril de 2016

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE

NO CLUBE DESPORTIVO «OS ÁGUIAS DE ALPIARÇA»


DIA 22 | 6.ª FEIRA | 20H30



Mapa: Saiba em que lugar está o seu município no ranking dos melhores de Portugal

Veja no mapa em que lugar está o seu município e como ele evoluiu nos últimos três anos. 
Carregue aqui:

ALGUMAS DAS SOLUÇÕES DO TPA

Soluções ou projectos apresentados:


ZERO

“…Porque não divulga o executivo estas iniciativas e prefere brindar os alpiarcenses com os mesmo tipo de eventos que realiza há 30 ou 40 anos? Tem medo que Alpiarça evolua num sentido diferente dos interesses do partido?..”

“...Este executivo a todo o momento diz que tudo faz para a defesa dos pobres, dos trabalhadores, dos reformados.
Este imóvel foi deixado como legado ao Município de Alpiarça pela Srª Dª Ana Pereira Piscalho e encontra-se no avançado estado de degradação que pode ser comprovado nestas imagens (http://todosporalpiarca.weebly.com/…/e-assim-que-se-gere-o-… )
Não tem o Município a OBRIGAÇÂO de zelar pelo património à sua guarda, rentabilizá-lo e por concurso público cedê-lo a uma família necessitada?
Ou também será culpa do governo central terem deixado chegar o imóvel a este estado enquanto há inúmeras famílias pobres a precisar de casa? Bem prega "Frei Tomáz" …”

“…É o matagal, é a degradação, é o desrespeito pelo legado deixado pelos beneméritos de Alpiarça. CLIQUE e veja o Slide Show sobre o estado de um bem deixado ao erário público pela Srª Dª Ana Pereira Piscalho. Deprimente!...”

“…A nossa Câmara que constantemente se queixa da dívida herdada e da falta de dinheiro devia ter ideias deste tipo em vez do choradinho que a culpa de tudo é do governo central.
Quantos milhares de m3 deixaria de pagar às Aguas do Ribatejo utilizando a água tratada da ETAR para regar jardins ?...


“…Sobre a interdição temporária da pesca na Barragem dos Patudos, diziamos há quase DOIS ANOS ( 08-07-2014 )
"Mas, há que fazer algo e passa por a muito curto prazo proibir a pesca desportiva na barragem pondo fim à deposição de toneladas e toneladas de matéria orgânica lançada às águas como engodo.
É preciso ter a coragem política de ser impopular para defender o ambiente.
Acreditamos que os próprios pescadores reconhecerão que é uma medida que se destina a salvar o eco-sistema fluvial.
Uma barragem "morta" não interessará a ninguém! Os pescadores não quererão isso."

“…Querem saber para que serviriam os 112.596,50€ que este executivo PERDOOU à Renoldy?
Seguindo o exemplo de Amares, para repôr a iluminação pública em Alpiarça (mandada reduzir por este executivo), baixando signficativamente a fatura energética…”

“…NÃO ACREDITAMOS NESTE COMENTÁRIO:
"Ainda se fossem só as bandeiras.... Nas escola José Relvas as portas das casas de banho dos miúdos são sacos pretos. A minha filha quando lá vai pede sempre a uma amiga para também ir e ficar à porta a fim de ter um mínimo de privacidade" (comentário publicado emhttp://todosporalpiarca.weebly.com/blogue )..”

Soluções ou projectos apresentados para estas questões?
ZERO
O que o TPA sabe fazer é apresentar “votos de louvor”;  “atribuição da Medalhas Municipais de Valor e Mérito”; “Homenagens”, etc., etc., que assim sempre dá nas vistas porquanto a projectos com pernas para andar o resultado continua a ser:
ZERO
O TPA, rotulado de  independente, a exemplo dos partidos, o que sabe fazer é “aproveitamento politico” das coisas porque Soluções ou projectos apresentados tem sido
ZERO

Por: S.B.L.

terça-feira, 19 de abril de 2016

TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM DOS PATUDOS


Decorrem os trabalhos da 2a fase do tratamento da massa de água e de limpeza de margens da Barragem dos Patudos.
»CMA»

ALPIARÇA: ”Terra de paixões”


Este é o café da “hora da manhã”

"GENTES DA NOSSA TERRA"


Foto de: Luísa Sanfona

O negócio dos contentores de roupa doada

A maioria das pessoas já terá visto contentores para colocar roupa, perto dos locais onde vai depositar o lixo. O que poderá não saber é que esses contentores, que fazem passar a ideia de que se trata de roupa para a caridade, vão apenas servir para alimentar as feiras e lojas de venda de roupa usada.
Um programa de televisão espanhol fez uma investigação sobre o percurso que a roupa metida nos contentores faz, e os resultados poderão chocar aqueles que pensavam que lá colocavam roupa pensando que iria chegar aos mais necessitados.
Se tiverem roupa para dar, será melhor fazerem-nos directamente em instituições que ofereçam uma maior credibilidade e que lhes possam dar o uso devido. Em vez de se arriscarem a passar numa loja, e verem à venda uma peça de roupa que vocês colocaram num destes contentores.


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Contentores de lixo sem tampa numa zona habitacional




Já lá vão alguns meses que chamei a atenção, no local devido, ou seja numa reunião da vereação, da qual fiz parte como oposição desta situação
3 contentores  de lixo sem tampa numa zona habitacional onde existem 2 restaurantes a funcionar e lá despejam naturalmente restos de comida com todos os inconvenientes que dai resultam...pergunto eu, é preciso contactar o novo Presidente da Republica para resolver um problema destes?
Se alguém não sabe como resolver peçam opinião que eu ajudo a resolver
«Texto e foto de António Moreira»

25 de Abril 2016 - Alpiarça

Recordações de um passado

 NOVAS MUDANÇAS SE APROXIMAM


Memórias do tempo
Escrevia Pedro Gaspar em: 2013 1 de Outubro de 2013 · 

"Na qualidade de candidato do Partido Socialista, pretendo, antes de mais saudar o Dr. Mário Pereira, o Prof. Fernando Louro, a Fernanda Cardigo e restantes eleitos assim como a CDU pela vitória que alcançaram nestas eleições autárquicas. Funcionou a democracia e o povo escolheu os seus representantes. Cumprimentar, também, os eleitos pelo PSD/MPT que, sem surpresa, continuam a ser a 3ª força partidária em Alpiarça, mantendo o registo histórico de equilíbrio de forças na nossa terra. No que concerne ao resultado do Partido Socialista, assumo sem assombro a responsabilidade total e completa por um dos piores resultados de sempre do PS em Alpiarça. Conduzi uma equipa de homens e mulheres que me mim confiaram e que tudo deram pelo projecto que desenhei e pela bandeira do Partido Socialista, mesmo que a maioria deles fossem independentes. A candidatura do Partido Socialista foi saudada por todos por se ter apresentado com uma campanha honesta, limpa e de elevação dos valores da democracia onde pugnámos sempre por utilizar a política como uma ferramenta e não como uma arma. A derrota estrondosa, no entanto, veio comprovar que esta forma de estar na política pode colher simpatias mas não vai ao encontro daquilo que o povo deseja e não se traduz em votos. No balanço da campanha fica sempre a duvida se poderíamos ter feito mais e melhor. Podemos sempre, como em tudo na vida. O que não podemos é fugir daquilo que somos, da nossa forma de estar na vida e dos valores que defendemos. Defender um projecto e a qualidade de um colectivo em detrimento de interesses pessoais, acarretou um custo altíssimo, tendo esse factor beneficiado a candidatura do PSD/MPT que abraçou os “verdadeiros Socialistas” e as suas ambições pessoais. A transferência directa de votos do PS para PSD/MPT não podia trazer maior clareza a esta evidência. Que este balanço não soe a desculpa mas que, também, não se apague a história desta campanha. A derrota do PS em Alpiarça é inequívoca e inegável e apenas existe um responsável por isso. O seu nome é Pedro Miguel Gaspar. Um abraço forte a toda a equipa e simpatizantes que defenderam os valores do Partido Socialista em Alpiarça. Um abraço forte a todos os Alpiarcenses que nos acarinharam e pelos quais nutrimos todo o respeito e admiração, sem excepções. Um abraço especial à minha família que sempre compreendeu o sonho que me tornou marido, pai e filho ausente. 
Pedro Miguel Gaspar"

Espaço público entregue ao abandono


Alguem podia comprar uns coelhos e eles comiam a erva talvez assim isto voltasse a ser um jardim
«Texto e foto de António Moreira»