sábado, 16 de novembro de 2019

O Agrupamento de Escolas José Relvas, em Alpiarça, foi distinguido com seis “Selos Europeus de Qualidade eTwinning”


O Agrupamento de Escolas José Relvas, em Alpiarça, foi distinguido com seis “Selos Europeus de Qualidade eTwinning” pelo Serviço Central de Apoio, sediado em Bruxelas, contemplando três projetos e cinco docentes.


As professoras Virgínia Esteves, Susana Rodrigues, Isabel Costa, Elisabete Gouveia e Teresa Gomes, acompanhadas pela diretora do agrupamento, Isabel Silva, estiveram presentes no Encontro Nacional eTwinning na Escola Secundária de Canelas, em Gaia, para receber os “Selos Europeus eTwinning” pelos projetos premiados desenvolvido no letivo anterior.
A professora Virginia Esteves recebeu, pela segunda vez, o “Prémio Nacional eTwinning” na categoria de “Educação Inclusiva”, pela participação no projeto “I describe myself and you draw me”, desenvolvido em parceria com escolas da Croácia, França, Itália e a EB/S Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, Açores, pelo docente Hugo Mendonça, também ele premiado com um galardão.
Os cerca de 21 alunos 6º B do ano letivo 2018/2019 vão também receber este prémio nacional, numa cerimónia ainda a agendar na sede do agrupamento, em Alpiarça.
Entre o grupo que se deslocou a Gaia, esteve também uma estagiária “Erasmus+” oriunda da Eslovénia, Petra Slankovic, que é estudante de mestrado na Universidade de Liubliana, e que iniciou os primeiros passos no projeto eTwinning na escola de acolhimento, em Alpiarça.
«Rede Regional»

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Município de Alpiarça apresenta aos bombeiros uma proposta de enquadramento na carreira de sapador



A Câmara Municipal de Alpiarça reuniu com os Bombeiros Profissionais, assistentes Operacionais e assistentes técnicos a desempenhar funções nos Bombeiros no dia 8 de Novembro. O objectivo foi informar sobre o ponto de situação da passagem desses elementos para a carreira de Bombeiro Sapador.
Nessa reunião esteve presente o Delegado Sindical de ANBP/ SNBP, Bruno Silva. O Presidente da autarquia, Mário Pereira, destacou a importância dos Bombeiros Municipais de Alpiarça informando que nunca foi ponderada a extinção do Corpo de Bombeiros por parte do Município.
O autarca assegurou ainda que a autarquia vai repor já 15% no mês de Dezembro e que, apesar de ser um município pequeno e com algumas dificuldades, assume a passagem de todos os assistentes técnicos e assistentes operacionais para a carreira de Bombeiro Sapador, estando prevista a abertura do procedimento concursal já no início do próximo ano.
O município tem projectado a reposição da diferença entre vencimentos em 6 vezes faseadas: de 15% já em Dezembro, 15% em Janeiro de 2020, 15% em Janeiro de 2021, 15% em Janeiro de 2022, 20% em Janeiro 2023 e a última 20% em Janeiro de 2024.
Nesta reunião estiveram ainda presentes o Sr. Vice-Presidente de Alpiarça, Carlos Jorge a responsável pelos Recursos Humanos Dra. Carla Borba e o Comandante dos Bombeiros de Alpiarça, Hugo Teodoro.
«Sara Dias/CMA»