sábado, 25 de junho de 2022

UMA EMPRESÁRIA DE SUCESSO


A Anabela Tereso é gerente e proprietária da "Quinta da Atela"



Uma empresária de quem Alpiarça se orgulha.
Fez, em pouco tempo, da "Quinta da Atela"a quinta que Alpiarça tanto precisava.
Uma quinta moderna e sempre em movimento.
A Anabela já trouxe a Alpiarça e à sua quinta milhares de pessoas.
Alpiarça precisa de empresárias como a Anabela.
A Anabela fez um grande esforço para que o evento do "Porco d' Ouro" fosse feito em Alpiarça.
Disse-nos a Anabela que "juntos vamos levar Alpiarça até ao limite.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES"
Anabela, Alpiarça está-lhe grata pelo que fez e pelo que continua a fazer.

QUINTA DA ATELA" NO SEU MELHOR
Quando o "Porco d'Ouro" brilha na "Quinta da Atela"









sexta-feira, 24 de junho de 2022

MP PEDE PRISÃO EFETIVA PARA EX-COMANDANTE DA GNR DE ALPIARÇA

 



O Ministério Público pediu hoje pena de prisão efectiva para o antigo comandante do posto da GNR de Alpiarça, acusado de denegação de justiça e violação de domicílio profissional, com a defesa a alegar não haver matéria para condenação.
Nas alegações finais do julgamento iniciado no passado dia 26 de Maio, em que está em causa a forma como decorreu, em Dezembro de 2016, uma operação da GNR de Alpiarça num consultório médico, por suspeita de prática ilegal de medicina dentária, a procuradora do Ministério Público afirmou que Sérgio Malacão “não podia ignorar” que a forma como conduziu o processo ia “contra todas as normas legais”.
Ana Melchior criticou o arguido por ter tentado “descartar” a responsabilidade para o seu superior hierárquico, o comandante do destacamento territorial de Santarém à data, o que, disse, demonstra “ausência de autocrítica”.
A procuradora admitiu que o comandante Armando Sousa “deveria ter actuado de outra maneira” se, mesmo que tenha sido chamado “sem saber ao que ia”, como alegou em tribunal, se tivesse apercebido de que algo “não estava a decorrer bem”, como aconteceu com apreensões de ficheiros de doentes ou a “detenção ilegal” do médico, concluindo que, a ser assim, deveria ser extraída certidão.
Nas suas alegações, a advogada de defesa de Sérgio Malacão afirmou ter ficado “surpreendida” por não ter sido extraída certidão por prestação de “falsas declarações” de Armando Sousa.
Inês Melo afirmou que o capitão “mentiu em tribunal” ao afirmar que esteve presente “de passagem” e que não teve conhecimento prévio dos detalhes da acção, quando recebeu o auto de notícia 21 dias antes e, segundo vários testemunhos, esteve presente durante toda a operação, tendo sido ele a conduzir o médico até à viatura que o conduziu ao posto da GNR, como mostraram as imagens do vídeo então divulgado pela CMTV e exibidas durante o julgamento.
Para a advogada, não houve violação de domicílio profissional praticada por funcionário porque o consultório não estava licenciado e o próprio médico identificou como seu local de trabalho o Centro de Saúde de Santarém.
Quanto ao crime de denegação de justiça, Inês Melo afirmou que a acção foi comunicada ao Ministério Público e ao Destacamento Territorial de Santarém da GNR, pelo que o “capitão Sousa não tinha como não saber”, sendo este o responsável máximo a quem caberia imputar responsabilidades.
O advogado do médico, que se constituiu como assistente no processo, apontou as várias falhas na operação que a GNR conduziu no consultório, afirmando ser patente, “desde o primeiro momento”, uma postura de “animosidade” de Sérgio Malacão contra o seu cliente, com a “indiscutível intenção” de o prejudicar.
Salientando que o seu cliente exibiu um parecer da Ordem dos Médicos atestando que podia exercer medicina dentária, o advogado afirmou que, a existir suspeita quanto à legalidade da sua actuação e do consultório, caberia à entidade fiscalizadora da saúde fazer a inspeção.
Afirmando que a forma como esta decorreu “não foi legal”, o mandatário do médico questionou como pode o “gatilho” do processo serem “rumores na vila”, não existindo qualquer queixa, concluindo que Sérgio Malacão deve ser condenado pelos crimes pelos quais foi pronunciado.
Segundo a decisão instrutória, a operação realizada no consultório “não foi ordenada por qualquer autoridade judiciária, não foi presidida por juiz de instrução criminal, nem foi acompanhada por representante da Ordem do Médicos”.
Na sequência dessa diligência, o médico foi detido e constituído arguido, acrescenta.
A presença de um jornalista no exterior do edifício foi apontada como prova de que o antigo sargento teve o objectivo “de se autopromover perante a comunicação social e a comunidade”, sabendo que a sua acção “teria, como teve, reflexo e prejuízo direto e grave na imagem social” do médico.
A leitura do acórdão ficou agendada para o próximo dia 07 de Julho.
«Lusa»

PEDIDO DE DESCULPAS FORMAL



"Boa tarde,

Enquanto Alpiarcense, sou de louvar o comunicado em anexo, proferido pelo Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça, repudiando ofensas por parte de um jogador sénior ao presidente com conselho de arbitragem de Santarém.

Quanto a mim, a nível nacional dever-se-ia das eco a tal posição, para exemplo de outros.

Os melhores cumprimentos,

Pedro Duarte"
 

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Quinta da Cholda acolhe a 4ª ação do projeto aQuacer

 

Quinta da Cholda acolhe a 4ª ação do projeto aQuacer

O nosso país encontra-se, reconhecidamente, entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactos das alterações climáticas.

O regadio revela-se, assim, determinante para um país com um clima mediterrânico como o nosso e o uso eficiente da água representa, cada vez mais, um desafio para a agricultura nacional.

Querendo fazer parte da solução, a ANPROMIS (milho), a ANPOC (cereais praganosos) e o COTARROZ (arroz), juntamente com o COTR e o IPMA, uniram-se para responder ao repto da Fundação Calouste Gulbenkian de valorização da água no sector agro-alimentar, no âmbito da qual foi aprovada a candidatura ao concurso de apoio à demonstração na gestão da água da rega através do projecto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais.

Neste âmbito, vai ter lugar no próximo dia 29 de junho na Quinta da Cholda, na Azinhaga (Golegã) a 4ª ação dedicada ao tema “O uso eficiente da água na cultura do milho – rega por aspersão (Pivot)”.

Recordamos que a Quinta da Cholda é uma referência a nível europeu, pela contínua procura de uma gestão mais eficiente dos recursos, entre os quais se destacam a água e a energia, apostando na implementação de novas praticas e tecnologias.

As inscrições são gratuitas e aceites por ordem de receção (ação limitada a 50 participantes). Inscreva-se até ao próximo dia 27/06/2022, através do preenchimento do seguinte formulário. Confirme aqui.

 

Próximas ações previstas:

29 junho, 09h30 – 12h00, Quinta da Cholda, Azinhaga, Golegã: milho

20 julho, 09h30 – 12h00, Monte de Santo Isidro, Porto Alto: milho

27 julho, 09h30 – 12h00, Horto Beira, Coimbra: milho

27 julho, 15h00, Montemor-o-Velho: arroz

28 julho, 09h30 – 11h30, Coruche: arroz + milho (*)

14 setembro, 09h30 – 12h00, Alcácer do Sal: arroz

quarta-feira, 22 de junho de 2022

𝗖𝗘𝗥𝗜𝗠𝗢́𝗡𝗜𝗔 𝗗𝗘 𝗛𝗢𝗠𝗢𝗟𝗢𝗚𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗖𝗢𝗥𝗗𝗢 𝗗𝗘 𝗖𝗢𝗟𝗔𝗕𝗢𝗥𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗡𝗢 𝗔̂𝗠𝗕𝗜𝗧𝗢 𝗗𝗢 𝟭º 𝗗𝗜𝗥𝗘𝗜𝗧𝗢 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗢 𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗜́𝗣𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗟𝗣𝗜𝗔𝗥𝗖̧𝗔 -



-
Realizou-se durante a manhã de hoje, dia 21 de junho 2022, na Sala de São Francisco, na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, a Cerimónia de Homologação do Acordo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Alpiarça e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o qual possibilita o acesso ao financiamento do “1º Direito”, programa de apoio ao acesso à habitação, que se enquadra na Estratégia Local de Habitação do Concelho de Alpiarça.
No decorrer da cerimónia, procedeu-se à assinatura do Acordo de Colaboração pelas senhoras Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Sónia Sanfona e, Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Isabel Dias.
O Acordo foi ainda homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.
A sessão terminou com uma breve visita guiada a algumas das salas da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça.
«CMA»

MULHER APARECEU MORTA NA VALA



Hoje por volta das nove horas  os Bombeiro de Alpiarça iniciaram   buscas por solicitação  da GNR para uma mulher desaparecida.

No local (Carril) os bombeiros fizeram algumas  buscas nas margens da vala  onde havia  indícios de se encontrar a  mulher.

Passado pouco  tempo   uma das   equipas de mergulhadores  encontrou o corpo.

Uma Ambulância e   mais 2 veículos  com um total de dez  operacionais estiveram no local.