quarta-feira, 28 de março de 2018

QUE TAL UM JANTAR NA CAPELA DO ANTIGO CEMITÉRIO MUNICIPAL À LUZ DE VELAS?

Artigo de Opinião de: V. Vidigal




Pessoa amiga fez-me chegar cópia de um “panfleto” publicitário dando  a conhecer que no próximo dia 21 de Abril  “Há Noite no Museu” com “Jantar Temático e Visita Nocturna” na Casa Museu dos Patudos.

Um jantar limitado apenas a 40 pessoas mas cujo preço não está publicitado.

Quando li o dito lembrei-me logo daquele jantar, à luz de velas, tipo farra, levado recentemente a efeito no Panteão Nacional mas que  não incomodou quem por ali está sepultado.

Não vai haver “farra”, julgo, na Casa Museu dos Patudos mas vai haver um jantar temático seguido depois de uma visita nocturna pelo espaço que foi doado a Alpiarça pelo benemérito José Relvas que, quando fez a doação estava longe  da sua casa um dia  servir para jantares noturnos ou à luz de velas e ainda por cima reservado apenas a algumas dezenas de convidados pagantes.





Sou um cidadão alpiarcense que gosto imenso do pouco património que a minha terra tem mas fico triste quando sei que vão fazer eventos nocturnos numa casa que foi de quem me merece o maior respeito.

Qualquer dia vou organizar  um jantar nocturno na Capela do antigo Cemitério Municipal seguido de uma visita nocturna  dos convivas ao actual Cemitério a exemplo do que foi feito no Panteão Nacional.

Há coisas ou eventos levados a efeito com os quais não estou de acordo.

Este é um deles.

Como cidadão alpiarcense que sou, tenho direito à minha opinião, daqui reprovar esta iniciativa.

Espero que a camarada Sónia Sanfona e António Moreira não participe nesta trapalhada nocturna.

TT: TROFÉU YAMAHA PROSSEGUE EM ALPIARÇA


A vila ribatejana de Alpiarça vai receber pelo segundo ano consecutivo uma etapa do mais antigo troféu de todo-o-terreno realizado em Portugal.

Depois do arranque em Pegões, onde estiveram mais de duas centenas de participantes distribuídos por 19 classes, a 15ª edição do Troféu Yamaha prossegue já no próximo sábado, altura em que é aguardada uma caravana de pilotos bastante heterogénea destacando-se a grande participação das camadas mais jovens e a crescente presença das senhoras em competição.

Para a segunda jornada deste troféu organizado pela Yamaha Motor Portugal, foram introduzidas algumas novidades, particularmente ao nível de melhoramentos da pista no sentido de aperfeiçoar o traçado, que permitem melhorar cada vez mais as condições para todos os participantes.

Para os responsáveis da Yamaha as expectativas são elevadas e o objectivo é manter o nível de competição alcançado na prova de Pegões: “Com uma primeira prova em que tivemos um recorde de inscrições, mesmo com condições climatéricas pouco favoráveis, as nossas expectativas para a segunda prova são bastante elevadas. A Yamaha está muito contente por ver esta família a crescer de forma tão saudável”, destacou Luís Figueiredo Marketing Manager da Yamaha Portugal.

De referir que as verificações técnicas e documentais têm início marcado para as 8h. Já as sessões de treinos iniciam-se pelas 9h30 e a primeira de oito corridas arranca às 14h do próximo sábado.
« https://www.motosport.com.pt»

terça-feira, 27 de março de 2018

O “RECADO” DE JOÃO BRITO, EX-DEPUTADO DOS PSD NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALPIARÇA

De: João Brito


“Espero que a partir de hoje o PSD volte a ser novamente pertença de Sociais-democratas, composto por gente que não se envergonha de vestir a nossa camisola. E que a partir de agora o PSD em eleições autárquicas não se faça representar por movimentos independentes que SÓ SE INTERESSAM QUE O PARTIDO LHES PAGUE COM O DINHEIRO DE TODOS NÓS AS SUAS VAIDADES PESSOAIS. E tudo isto com o aval de alguns presidentes de comissões politicas distritais. Obrigado Dr. RUI RIO por nos oferecer esta lindíssima VITÓRIA. Como nesta campanha estarei sempre na linha da frente junto dos meus verdadeiros companheiros defendendo a SOCIAL DEMOCRACIA ...”

segunda-feira, 26 de março de 2018

Reunião da Comissão Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios



Reunião da Comissão Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CIMDFCI) de Alpiarça, Almeirim e Chamusca, realizada nos paços do concelho da Chamusca, com a discussão e aprovação das alterações ao Plano Intermunicipal.
«De: M.P.»

ARTIGO DE OPINIÃO: Comemorar para não esquecer

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça


Comemorar para não esquecer

A última semana foi rica em comemorações mundiais, Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Agua, Dia Mundial da Floresta, Dia Nacional do Estudante e já se iniciaram as comemorações do Dia Mundial do Teatro, a comemorar no próximo dia 27 de março. Várias comemorações de características diferentes, que muito dizem a uns e pouco a outros, mas que tem todos a sua importância. No caso do Dia Mundial da Poesia serve para relembrar ao grande público que esta bela arte está viva. No caso do Dia Mundial do Teatro, uma arte que me parece ter neste momento e, ainda bem, uma enorme aceitação por parte do público ainda que principalmente nas grandes cidades serve particularmente para que as autarquias e demais entidades levem o teatro aos centros mais pequenos onde, infelizmente, a oferta é baixa em quantidade e pouco regular.
Mas se a arte tem uma enorme importância para a qualidade de vida e visão do mundo, a água e a floresta tem uma grande importância para a nossa sobrevivência. Centrando-me na água, este recurso que é o suporte de toda a vida, a sua comemoração é de todo importante, mas a sua gestão é de todo bem mais importante, gestão essa que deve ser feita por todos, mas como sempre os exemplos devem vir de cima. Se ao nível do governo a preocupação tem sido enorme tendo sido colocadas na rua campanhas de sensibilização para a poupança da água, da parte das autarquias no geral estando a de Alpiarça também incluída nesse lote, a preocupação não só não é grande como não são visíveis medidas que visem modificar os graves problemas de gestão de recursos hídricos que as autarquias têm. Se determinadas questões só poderiam ser solucionadas com medidas relativamente caras apesar de recuperáveis a médio-longo prazo, como seriam a colocação de torneiras de baixo consumo de água ou medidas similares, outras medidas partem em grande parte da vontade e consciência, como é o caso das regas. O caso específico das regas é de todo intolerável na minha óptica, com especial ênfase nos jardins a serem regados em dias de chuva e nas rotundas com água a correr para a via pública. Estes dois casos são gravosos de diferentes formas pois não só gasta água de forma estúpida como se está a danificar os jardins e possivelmente a criar problemas rodoviários e como é óbvio está-se a dar um mau exemplo. Como infelizmente em muitos casos isto não vai lá só com palavras, mas actos e denúncias por parte da população, mas também de multas e de ações do estado sobre as autarquias consideradas más gestoras da água. Em 2017 sentimos fortemente os efeitos da seca, mas se não fizermos nada para mudar essa seca será o estado de normalidade e a vida como a conhecemos pode ser significativamente alterada. 


domingo, 25 de março de 2018

Proposta do Partido Socialista de atribuição de medalhas de mérito


PROPOSTA
O poder Local Democrático representa, em Portugal, uma das mais importantes conquistas do 25 de Abril de 1974, tendo-se constituído como a pedra angular da consolidação democrática e do desenvolvimento do país. A confiança atribuída às populações para a escolha livre e democrática daqueles que assumirão o governo das suas comunidades representou, não só um avanço civilizacional, no que toca ao modelo e organização das sociedades, mas determinou desde logo que a governação de proximidade fosse assumida como aquela que melhor percebe os problemas e dificuldades das populações e que, portanto, está em melhores condições de os ultrapassar. Efectivamente, ao longo destes mais de quarenta anos, o Poder Local Democrático tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento e modernização do país, dando coesão aos territórios, criando e modernizando infra-estruturas, e colmatando muitas das lacunas que o poder político mais centralizado e menos próximo revela. Também para Alpiarça, esta conquista representou um passo determinante na transformação e desenvolvimento do nosso território, merecendo justamente uma homenagem, que assinale a relevância de um poder local livre e democrático, em que o povo elege de entre os seus pares, aqueles e aquelas que assumirão a difícil mas honrosa missão de governar. Neste sentido, quem melhor do que os autarcas eleitos no nosso concelho, que assumiram essa missão, para corporizarem esta homenagem? Quem melhor do que aqueles e aquelas que se disponibilizaram para o sufrágio da sua população, apresentando-se corajosamente ao seu escrutínio e, tendo merecido a sua confiança, assumiram com dedicação e abnegação a sua tarefa, tantas vezes com sacrifício das suas vidas pessoais e profissionais, mas dando o seu melhor em prol de Alpiarça e dos alpiarcenses? É pois neles que propomos que seja feita esta homenagem.
Assim, propomos que seja atribuída a medalha de Honra do Concelho a todos os antigos Presidentes de Câmara, antigos Presidentes de Junta e antigos Presidentes de Assembleia Municipal, eleitos em Alpiarça (e neles homenageamos todos os autarcas eleitos) e que corporizam e representam o verdadeiro espírito do Poder Local Democrático, repositório da confiança dos alpiarcenses e motor do desenvolvimento da nossa comunidade.
Alpiarça, 22 de Março de 2018
Os Vereadores do Partido Socialista
Sónia Sanfona
António Moreira