sábado, 26 de novembro de 2016

Lançamento do livro "Esperei uma vida"


Lançamento do livro "Esperei uma vida", de José Luís Cordeiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Alpiarça, durante a tarde de hoje.
«Mário Pereira»

As frases que marcaram a vida de Fidel



O líder da revolução cubana, Fidel Castro, que morreu aos 90 anos, fez um grande número de discursos ao longo da sua vida, deixando um conjunto de frases para a posteridade.

"Quanto a mim, sei que a prisão será dura, cheia de ameaças, mas não a temo, como não temo a fúria do tirano miserável que arrancou a vida a 70 irmãos meus. Condenar-me não importa, a História absolver-me-á".

16 de outubro 1953, no julgamento sobre o assalto ao quartel de Moncada, em Santiago

"Pátria ou morte".

05 de marco de 1960, no discurso para o funeral das centenas de vítimas da explosão do barco francês "La Coubre"

"Esta é a Revolução Socialista e democrática dos humildes, com os humildes e para os humildes. E essa revolução socialista defenderemos com armas. Viva a revolução socialista".

Abril de 1961, quando Fidel Castro se refere, pela primeira vez, ao caráter socialista da Revolução Cubana, que repetiu no funeral das vítimas dos bombardeamentos da tentativa fracassada de invasão da Baía dos Porcos.

"Dentro da Revolução tudo, contra a revolução nada".

Junho de 1961, num discurso para intelectuais na Biblioteca Nacional.

"Os homens morrem, o Partido é imortal".

26 de julho de 1973, por ocasião do 20.º aniversário do ataque ao quatel de Moncada.

"Socialismo ou morte, marxismo-leninismo ou morte. Isso é o que significa hoje o que tantas vezes repetimos ao longo destes anos".

01 de janeiro de 1989, por ocasião do 30.º aniversario do triunfo da Revolução Cubana.

"Dado que decidiu que a nossa sorte está lançada, tenho o prazer de me despedir como os gladiadores romanos que vão lutar na arena: Salve, César, os que vão morrer te saúdam. Só lamento não poder, sequer, ver a sua cara, porque estará a milhares de quilómetros de distância e eu estarei na primeira fila para morrer combatendo na defesa da minha pátria".

14 maio de 2004, na Tribuna Antimperialista, em frente ao Gabinete de Interesses dos Estados Unidos da América em Havana, no final de uma grande manifestação contra a política da administração norte-americana de George W. Bush.

"O que faz falta são nervos de aço nestes tempos de genocídio e Cuba tem-nos. O império sabe-o".

24 de julho de 2008, 'site' oficial www.cubadebate.cu

"Nos Estados Unidos existe um profundo racismo e o pensamento de milhões de brancos não consegue reconciliar-se com a ideia de que uma pessoa negra [Barack Obama], com mulher e filhos, ocupe a Casa Branca, que se chama assim: 'Branca'".

12 de outubro de 2008

"Gorbachev tinha ascendido à direção máxima do Partido e do Estado. Enviei-lhe uma mensagem pessoal solicitando com urgência 12 aviões de combate MiG-23 adicionais. Ele respondeu positivamente".

16 de outubro de 2008

"Com [Barack] Obama podemos discutir onde ele quiser (...) mas deverá ter em mente que a teoria da cenoura e do bastão não funciona no nosso país".

05 de dezembro de 2008, 'site' oficial www.cubadebate.cu

"Estou bem mas insisto: nenhum deles [Partido Comunista e o Governo] tem de sentir-se comprometido pelas minhas eventuais 'Reflexões', a minha grave doença ou a minha morte".

23 de janeiro de 2009

"Devemos esperar quantos anos para que suspenda o bloqueio [dos Estados Unidos]? Não foi [Obama] que o inventou, mas adotou-o como seu tal como o fizeram outros dez presidentes norte-americanos. Posso prever, por este andar, um fracasso idêntico ao de todos os seus antecessores".

22 de abril de 2009

"Ele [Barack Obama] sabe, como o sabia Al Gore, o grave perigo que nos ameaça a todos [aquecimento climático]. Mas ele hesita e mostra-se fraco perante a oligarquia irresponsável e cega do seu país".

10 de dezembro de 2009

"O modelo cubano não serve, nem para nós."

09 de setembro de 2010, na revista norte-americana The Atlantic

"A nossa revolução foi confrontada pelo império mais poderoso do mundo, o império 'yankee'(...) É um império bárbaro e muitos dos seus líderes são bárbaros (...) É o império mais agressivo".

28 de setembro de 2010

"Depois do Prémio Nobel [da Paz], há que conceder [a Obama] o prémio de maior encantador de serpentes de todos os tempos."

22 de novembro de 2010

"Nós, os revolucionários cubanos, cometemos erros e iremos cometer sem dúvida outros, mas nunca cometemos o erro de sermos traidores."

20 de janeiro de 2011

"Vou cumprimentar com prazer, na quarta-feira, a sua excelência o papa Bento XVI, como o fiz com João Paulo II [em 1998]".

27 de março de 2012, , 'site' oficial www.cubadebate.cu

"Aves agoirentas! Não me lembro sequer o que é uma dor de cabeça. Como prova de que são mentirosos, ofereço-vos as fotos que acompanham este artigo".

22 de outubro de 2012, comentando as notícias sobre o seu estado de saúde no 'site' oficial www.cubadebate.cuno

"Cuba perdeu o melhor amigo que teve ao longo da sua história".

11 de março de 2013, sobre a morte do presidente da Venezuela Hugo Chávez

"Não confio na política dos Estados Unidos, nem na troca de palavras com eles, sem que isto signifique, muito menos, uma rejeição de uma solução pacífica dos conflitos".

27 de janeiro de 2015, mensagem aos estudantes da Universidade de Havana, quando se pronunciou, pela primeira vez, sobre o restabelecimento de relações diplomáticas com os Estados Unidos.

"Não precisamos de que o império nos dê nenhum presente".

28 de março de 2016, sobre a visita de Barack Obama a Cuba

"Em breve vou estar com 90 anos de idade. A todos chega a nossa hora".

19 de abril de 2016

"O senhor [Donald] Trump, que se supunha ser um especialista capacitado ficou desqualificado, tanto ele como Barack [Obama] com a sua política. Há que atribuir-lhes agora uma medalha de barro".
«DN»

Carta aberta ao Presidente que se aposentou aos 45 anos


Presidente da Câmara Municipal de Benavente aposentou-se com pensão de luxo aos 45 anos
Carta aberta ao Presidente Carlos Coutinho (foto),

Senhor Presidente,

Fiquei sem pinga de sangue ao receber a notícia. Não acreditei confesso. Esperei pela acta da reunião da Câmara de 17 de outubro para esclarecer as dúvidas. Ver página 10, ponto 4 em: http://www.cm-benavente.pt/…/20…/4145-ata-de-17-10-2016/file
É verdade o Senhor Presidente da CMB, Carlos Coutinho aposentou-se em 2010, aos 45 anos com uma reforma simpática que é 5 vezes mais que a da sua e da minha mãe que trabalharam no duro durante mais de 50 anos.
A pensão do Presidente Coutinho é adquirida ao abrigo de 12 anos que esteve como vereador auferindo nesse período um salário que era mais do dobro do que tinha antes de entrar na política. Era bancário na Caixa Agrícola onde manteve sempre a garantia do posto de trabalho que se extinguiu com acordo e a devida compensação.
A aposentação é um direito e está tudo dentro da lei, mas será ético e moral? Será que os comunistas genuínos aceitam estas benesses do sistema? Questiona-me se eu não aproveitava esta oportunidade? Não, porque sou homem de princípios e valores de que não abdico. Se fosse igual ao Senhor, não teria arrojo de escrever o que está a ler.
Recordo que, como sabe, o Presidente António José Ganhão tinha o mesmo direito à pensão, mas com 34 anos de serviço público como Presidente optou pela pensão de Professor, com sacrifício do seu rendimento familiar, mas de consciência tranquila porque serviu sem se servir. Exemplo de honestidade e espírito de missão que não me canso de referenciar.
Estranho ainda que o Senhor Presidente Carlos Coutinho continue a apresentar-se como bancário no exercício de funções de autarca. Ver entrevista em: https://issuu.com/…/1192_-_30-04-2015_-_guia_autarquico_…/16
Na realidade, o Senhor Presidente Coutinho é um aposentado que só opta pelo Salário de Presidente porque é ainda mais generoso e os princípios defendidos pelo PCP ficam suspensos quando toca ao benefício pessoal. Quando sair da câmara, muito mais rico do que entrou, vai ter uma pensão que é mais do dobro da que teria como bancário.
Recorda-se de me ter dito que eu não valia nada. Agora entendo o seu conceito de valor e estou muito mais tranquilo.
Uma última palavra para a proteção que tem da comunicação social, que gosta tanto destas notícias, mas desta vez ignorou esta informação de relevante interesse público porque os eleitores e os contribuintes têm o direito de saber onde são gastos os seus impostos e o direito de conhecer a personalidade e as características de quem os governa.
Senhor Presidente Carlos Coutinho, não lhe ficaria mal um pedido de desculpas aos munícipes que tal como eu lhe confiaram a gestão do concelho por considerarmos que era um homem de valores e um bom aluno do Mestre Ganhão. Não nos desiluda mais…
Sempre disponível para esclarecer alguma dúvida,
Com respeitosos cumprimentos,
Nelson Pinheiro da Silva Lopes, cidadão 5331 de Samora Correia

Uma das figuras do século




Fidel Castro
1926-2016 
Uma das figuras do século na luta pela justiça social e pelo socialismo
«De Mário Pereira»

"Hasta siempre, comandante". Morreu Fidel Castro


O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu aos 90 anos, anunciou hoje o seu irmão, o Presidente Raúl Castro, na televisão estatal.
"O comandante-chefe da revolução cubana morreu esta noite às 22:29", afirmou Raúl Castro, que sucedeu a Fidel no poder em 2006.
O Presidente cubano indicou que, nas próximas horas, vão ser anunciados os detalhes relativos às exéquias de Fidel Castro.
O corpo do pai da revolução cubana vai ser cremado, de acordo com a sua "expressa vontade", indicou emocionado Raúl Castro, num breve discurso ao país que concluiu com a expressão "Até à vitória, sempre".
Fidel Castro apareceu pela última vez em público no passado dia 15, quando recebeu na sua residência o Presidente do Vietname, Tran Dai Quang.
Após 47 anos no poder, a 31 de julho de 2006, Fidel Castro decidiu afastar-se devido a problemas de saúde e delegou a liderança do regime cubano ao irmão Raul, mais novo cinco anos.
A passagem de testemunho seria definitiva dois anos mais tarde.
Durante a última década, Fidel fez poucas aparições públicas, foi dado como morto várias vezes na Internet e nas redes sociais e manteve um contacto regular com o mundo através dos seus artigos intitulados "Reflexiones", publicados na imprensa oficial e sempre reproduzidos pelos 'media' internacionais.
Também tem sido um anfitrião exclusivo para Presidentes que visitam Cuba, tendo recebido, no final de outubro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Meses antes de celebrar os 90 anos, Fidel Castro marcou presença, em abril, no VII Congresso do PCC e fez um discurso na sessão de encerramento que soou a despedida: "Talvez esta seja a última vez que falo nesta sala. Em breve cumprirei 90 anos, não em resultado de nenhum esforço mas por capricho do destino. Sou como todos os demais: também chegará a minha hora", afirmou então.
Ao longo dos últimos anos, Fidel também se despediu de alguns dos seus melhores amigos e aliados, como o Nobel da Literatura Gabriel García Márquez (2014), o antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela (2013) e o líder venezuelano Hugo Chávez (2013).
Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu a 13 de agosto de 1926, em Birán, uma pequena localidade do município cubano de Mayari, no seio de uma família de origens galegas.
Após um longo e conturbado período como opositor do regime de Fulgêncio Batista (um então aliado dos Estados Unidos), o guerrilheiro Fidel Castro, que frequentou Direito na Universidade de Havana, e o seu companheiro de luta Che Guevara chegavam a 01 de janeiro de 1959 a Havana e a Revolução Cubana fazia a sua entrada na História.
Fidel Castro assumiu o poder na ilha e tornou-se numa das figuras mais carismáticas, mas também das mais controversas, da História política do século XX.
«Lusa»

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Comemoracões 85º aniversário da S.F.A. 1º de Dezembro



Um ano de Governo: Costa com todos os motivos para comemorar


António Costa criou um Governo que supostamente haveria de desaparecer em pouco tempo. Um ano depois, as coisas dificilmente lhe poderiam estar a correr melhor.
No dia em que o Governo de António Costa atinge um ano de vida – o que, nestas coisas, já é um atestado de vida adulta – o executivo dificilmente podia ter mais motivos para comemorar: as estatísticas adiantam que a pressão dos piores dias da troika está a aliviar (e desta vez não é só uma sensação não mensurável), a economia está a crescer a um ritmo inesperadamente desenvolto e o presidente da República, longe de ter qualquer problema com o ‘seu’ primeiro-ministro, está é preocupado com o estado crescentemente caótico do maior partido da oposição.
Além disso, Costa já leva no currículo dois Orçamentos do Estado e, ‘last but not least’ parece ter conseguido ultrapassar as reticências com que a União Europeia olhava para um executivo que pisava perigosamente a linha que demarca a direita (dita responsável) da esquerda (dita radical). Até o muito antipático EuroGrupo está sem razões para se queixar de um governo que, nunca o escondeu, estava bem longe dos cânones que o ministro das Finanças alemão – que manda naquilo por via de um holandês qualquer – queria impor como regra de ouro.
Mas António Costa ainda não conseguiu ultrapassar o mais óbvio dos seus problemas: a posição das duas forças de esquerda que sustentam o seu Governo no Parlamento é sempre a de não aliviar a pressão. Pior ainda, Costa acaba por ser uma espécie de mediador entre duas forças que estranhamente se odeiam (pelo menos é isso que o PCP deixa transparecer em relação ao Bloco de Esquerda): ao não aceitarem sentar-se juntos, o primeiro-ministro não só perde tempo, como dá azo a que mal entendidos ou negociações a meio cheguem ao conhecimento público, em desfavor da imagem de unidade do seu Governo. As negociações sobre o Orçamento do Estado para 2017 voltaram a deixar claro que as negociações duplamente bipartidas em vez de tripartidas são uma fonte de potenciais problemas.
Apesar disso, António Costa tem conseguido manter o equilibro – que a oposição de direita assegurava ser impossível – entre a execução do seu programa de governo (que não ganhou as eleições, recorde-se), as obrigações decorrentes do apoio dos partidos à sua esquerda e os acordos assinados com a União Europeia.
Salário mínimo, reconversão dos subsídios e salários, curtes em alguns impostos e recuperação de algumas empresas privatizadas, avultam no capítulo das propostas que o executivo de António Costa já conseguiu fazer avançar; do outro lado, está a emblemática impossibilidade da supressão da sobretaxa de IRS (calendarizada de forma bem menos impetuoso que o que estava previsto), as mexidas na taxa social única e a necessidade de aumentar alguns impostos, nomeadamente indirectos, na tentativa de manter a soma do fisco no resto zero.
Do outro lado da balança, o endividamento externo é um dos problemas maiores do Governo: o seu crescimento face ao PIB continua aparentemente imparável – e precisamente esta semana, as taxas de juro associadas à dívida soberana sofreram um inesperado crescimento, dando nota de que os investidores estrangeiros estão menos optimistas em relação ao país que aquilo para que apontam as estatísticas oficiais. Essas estatísticas macro dão algumas preocupações aos membros do Governo: exportações, crescimento anual fraco, muita dificuldade na obtenção de investimento estrangeiro produtivo (o que deixa de fora os Vistos Gold), inflação muito curta, são alguns dos problemas mais claros.
De qualquer modo, o balanço disto parece ser muito positivo para o Governo, que passa o seu primeiro aniversário sem qualquer evidência de não conseguir chegar ao fim da legislatura e com as sondagens a colocar o PS cada vez mais longe do PSD. No horizonte, o único motivo de preocupação (lá para a altura do segundo aniversário) serão as eleições autárquicas. Num tema em que o Bloco de Esquerda tem pouco a dizer ou a esperar, as autárquicas do próximo ano serão um difícil ponto de fricção entre um PS que não está interessado em perdê-las e um PCO que tem nos municípios uma das suas mais importantes zonas de influência.
«JE»

Governo dá 1 milhão para construção de canis mas não baixa IVA sobre a alimentação animal

O PAN anunciou hoje que o Governo aceitou dar um milhão de euros para inicar a construção de canis municipais em 2017, mas que rejeitou a proposta de reduzir a taxa do IVA sobre a alimentação animal.
Em comunicado hoje emitido, o partido Pessoas – Animais - Natureza indicou que o executivo de António Costa acolheu sua proposta de alteração que "prevê apoios aos municípios na construção de Centros de Recolha Oficial de Animais", os chamados canis municipais, uma medida que deverá ser aprovada esta tarde durante a votação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017).
O PAN refere que a lei já existente inclui medidas para a criação de uma rede de canis, estabelece a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população e considera como "um dever do Governo, em colaboração com as autarquias locais, promover a criação dessa rede" de canis.
Assim, a proposta agora apresentada pelo partido de André Silva pretende que seja realizada "uma verificação das condições da atual rede de Centros de Recolha Oficial de Animais, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2017", para depois se iniciar a construção dos centros de recolha em falta de forma faseada, "iniciando-se este processo com um investimento de um milhão de euros".
De acordo com o PAN, o objetivo desta medida não é financiar todos os canis, até porque o valor atribuído é "ainda insuficiente", mas antes "incentivar os municípios a criar condições técnicas e materiais dignas para receber os animais".
O PAN indica que desde 2001 é obrigatório que todos os municípios tenham um canil e que, passados 15 anos, apenas 180 dos 308 municípios têm estes centros.
O PAN tinha ainda apresentado outras duas propostas de alteração ao OE2017 - a redução do IVA da alimentação animal para os 13% e o fim da isenção de IVA concedida às prestações de serviços dos artistas tauromáquicos - mas nenhuma destas propostas foi acolhida pelo Governo, pelo que deverão ser rejeitadas na votação de hoje.
«Lusa»

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Chuva intensa, neve e vento nas próximas 24 horas, alerta Proteção Civil


A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para os perigos do mau tempo na sexta-feira, com precipitação intensa, neve e vento, aconselhando medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas para as próximas 24 horas.
Num aviso à população, a ANPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê precipitação intensa no Minho e Douro Litoral, atingindo, de forma sequencial, a Serra do Gerês, a Serra de Montemuro e a Serra da Estrela, com valores que poderão atingir 30 a 40 mm em seis horas.
Prevê-se ainda a intensificação do vento de sudoeste, a partir das 21 horas de hoje, a prolongar-se durante o período noturno, adianta a Proteção Civil.
As previsões apontam ainda para precipitação intensa, na madrugada de sexta-feira na região Centro (com valores que poderão atingir 20 mm em seis horas), não sendo de excluir a possibilidade da região Sul, em particular os distritos de Lisboa e Setúbal, poderem ser afetados por este fenómeno de precipitação forte.
A queda de neve é esperada à cota dos 1000/1200 metros, descendo para a cota dos 800 metros durante a noite, podendo, nas serras do Gerês e Montemuro e na região de Chaves e Montalegre, serem atingidos valores de 40 mm de neve, em 12 horas, divulgou a ANPC, após reunião no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS).
Segundo a ANPC, o mau tempo poderá causar piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
Danos em estruturas montadas ou suspensas, dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis, possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira são outros perigos apontados pela ANPC.
São ainda esperados fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.
A ANPC salienta que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, através da adoção de medidas adequadas, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomenda que se garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.
Aconselha também a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve ou a formação de lençóis de água nas vias, assim como não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
Outras das recomendações são proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve e garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
A ANPC pede especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, com atenção para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.
Especial cuidado é ainda pedido na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais.
Outro aviso vai no sentido de as pessoas não praticarem atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima. 
«Lusa/NM»

Directora do Agrupamento de Escolas José Relvas no "Projeto Erasmus"

«Texto e foto de Isabel Silva/Directora do Agrupamento de Escolas José Relvas»

Projeto Erasmus+.


Candidatura apresentada pela docente Virgínia Esteves e tem como parceiros : Áustria, Itália, Espanha e Polónia. 

O Projeto será desenvolvido no âmbito do Clube Europeu. 
Ficámos a saber que este projeto foi o que obteve maior pontuação aqui na Áustria (*)
Próxima mobilidade, já com alunos, a Espanha (Barcelona).
Experiência bastante enriquecedora, a vários níveis e uma forma muito positiva de divulgar o nosso país, o nosso concelho e o nosso Agrupamento.
No final do ano letivo 2017/2018 seremos nós a receber

(*) País onde se encontra Isabel Silva

ARTE NATAL 5.ª EDIÇÃO




ARTE NATAL 5.ª EDIÇÃO

3.ª MOSTRA DE DOÇARIA DE ALPIARÇA

MERCADO MUNICIPAL DE ALPIARÇA

De 8 a 11 de Dezembro de 2016
8 de Dezembro (Quinta-Feira)

14h00| Abertura

15h00| Vem tornar-te num Mini Masterchef e aprender com o João Mata 2º Classificado no Concurso Masterchef Júnior

17h00| Atelier - Enfeites de Natal Por Ana Paula Pinto

9 de Dezembro (Sexta-Feira)

21h00| Concerto de Natal

Coro Infanto-Juvenil do Conservatório de Música de Santarém
Grupo Coral Juvenil de Coruche

10 de Dezembro (Sábado)

15h00| Dramatização e confeção de um doce tradicional de Alpiarça com a Doceira Maria
Patuda. Vem pôr as mãos na massa e brincar ao faz de conta

17h00| Concerto de Natal pelas crianças da catequese da Paróquia de Alpiarça

18h00| III Mostra e Degustação da Doçaria Tradicional de Alpiarça

11 de Dezembro (Domingo)

09h30| O Pai Natal visita as IPSS - ARPICA e FUNDAÇÃO JOSÉ RELVAS

10h00| Caminhada de Natal

- Passeio Solidário

Concentração no Mercado Municipal

15h30| Espetáculo de magia para crianças

16h30| Chegada do Pai Natal
Vem conhecê-lo e receber um miminho

19h00 - Encerramento

UMA MÃO AMIGA, UM NATAL FELIZ! - Recolha de Alimentos no Mercado Municipal
TODOS OS DIAS: INSUFLÁVEIS E PINTURAS FACIAIS
EXPOSIÇÕES PERMANENTES:

O Natal pelas nossas Mãos - Coroa de Natal

Montras de Alpiarça - Comércio Local

VISITE O MERCADO MUNICIPAL DE ALPIARÇA E COMPRE O PRESENTE QUE O FARÁ FELIZ

ESTRANHO PROCESSO DOS TERRENOS PARA EXPANSÃO DO JARDIM DE ALPIARÇA



Os dois imóveis devolutos que a Câmara de Alpiarça adquiriu, para alargamento do jardim da vila, obra que vai agora arrancar, fazem parte de um enredo que envolve erros dos serviços técnicos da autarquia, um empreiteiro e uma empresa do ex-sogro do vereador da oposição Francisco Cunha.
Leia a noticia completa em:

PRÓXIMA REUNIÃO DE CÂMARA REAGENDADA PARA O DIA 30 DE NOVEMBRO



Torna-se público através do EDITAL N.º 77/2016 que a data da Reunião de Câmara, anteriormente pré agendada para o dia 25 de Novembro de 2016, foi reagendada para o dia 30 de Novembro de 2016, mantendo-se o mesmo horário, às 15h, e o mesmo local, auditório da Câmara Municipal.


SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORES E RECUPERAÇÃO DE PASSEIOS NA RUA 1° DE DEZEMBRO


Os serviços do Município de Alpiarça procedem aos trabalhos de corte e substituição de árvores e posterior recuperação de passeios na Rua 1° de Dezembro.
A necessidade de cortar as árvores existentes prende-se com o desenvolvimento de uma patologia que as estava a apodrecer pelo interior, tornando-as frágeis e criando um risco para a segurança de moradores e transeuntes. As raízes das árvores agora cortadas e substituídas estava também e destruir os passeios e alguns dos muros das habitações particulares existentes. Esta intervenção surge também no seguimento da vontade expressa pelos moradores.
Todas as árvores serão substituídas / replantadas e os passeios regularizados.

«CMA» 

RECONVERSÃO DE ESPAÇO PARA ESTACIONAMENTO NA RUA DR JOSÉ ANTÓNIO SIMÕES



Os serviços municipais procedem aos trabalhos de reconversão de um espaço na Rua Dr José António Simões para estacionamento automóvel, de forma a descongestionar a circulação de pessoas e veículos naquela via.
«CMA» 

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

EDP Distribuição abandona contadores tradicionais

A EDP Distribuição passou a usar exclusivamente EDP Boxes nas suas operações, a partir de 1 de novembro. 

Em consequência desta decisão, passarão a ser instaladas cerca de 11 mil EDP Boxes por mês, quer no âmbito da Campanha InovGrid, quer no decurso normal de novas solicitações do dia-a-dia.
Os novos contadores instalados, inteligentes, possibilitam maiores flexibilidade e eficiência operacional e criam condições para gerar soluções e oportunidades de serviços inovadores.​
 Também a melhoria da qualidade da gestão das redes e, portanto, da qualidade de serviço será facilitada pela mudança dos contadores tradicionais para os chamados smart meters – as EDP Boxes.
 Trata-se de um marco importante para o grupo EDP pois corresponde à utilização dos contadores inteligentes em todas as situações e ao abandono definitivo da tecnologia dos contadores estáticos e, ainda mais longe, dos contadores eletromecânicos.

Presidente da Câmara quem mais médicos no concelho




Em defesa do direito à saúde da nossa população, previsto na Constituição da República, coloca-se a exigência do reforço do centro de saúde de Alpiarça com mais 1 médico de família e de mais de uma dezena de médicos para servir os cuidados primários nos outros concelhos vizinhos que integram o ACES Lezíria. 

Foi o essencial do que tive oportunidade de dizer à RTP e à TV Record, que hoje, logo pela manhãzinha, fizeram uma reportagem a partir do centro de saúde da nossa terra, ilustrando a situação que atinge de igual modo -- nalguns casos ainda bem pior -- os concelhos de Almeirim, Chamusca, Coruche, Salvaterra, Santarém e Rio Maior, integrantes do nosso ACES. 
Sónia Colaço, membro do MUSP, do Partido Ecologista "Os Verdes" e vereadora da Câmara Municipal de Almeirim marcou também presença, assim como Vítor Cardoso, Saul Piscalho e José Vieira, representando a comissão de utentes. 
A Câmara Municipal de Alpiarça, que desde 2009 assume já o pagamento da habitação de médicos de nacionalidade cubana, o que muito tem contribuído para limitar o problema, continua a insistir junto das instâncias do Ministério da Saúde para a necessária e urgente solução, de forma a garantir o direito a cuidados de saúde primários de qualidade a todos os alpiarcenses e a todos os portugueses.

«Mário Pereira»

Concurso de Pesca Inter-sócios


A Secção de Pesca do Clube Desportivo ‘Os Águias’ vai levar a efeito na Barragem dos Patudos no próximo dia 26 (Sábado) mais um concurso de pesca destinado aos sócios do clube.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas também na Loja de artigos de Pesca situada na rua frente ao clube
Este concurso está a gerar alguma polémica porque alguns pescadores não sócios do clube questionam se na verdade o “concurso é apenas para os sócios do ‘Águias’ ou se “está aberto a todos que estejam interessados em participar” porque alguns destes utilizadores da barragem tem “duvidas se o concurso é  apenas para os sócios do clube” tendo em atenção que o mencionado espaço comercial também está a receber inscrições.

Noticias de Alpiarça’ questionou por escrito a direcção do clube para que nos desse esclarecimentos sobre este concurso mas até ao momento da publicação desta noticias não recebemos qualquer informação.

Além da previsão de chuva, hoje e amanhã vai estar (mesmo) muito frio



Sete distritos de Portugal continental vão estar na quinta e sexta-feira sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Coimbra vão estar sob aviso amarelo entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes.
O aviso amarelo corresponde a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
O IPMA prevê para hoje, nas regiões do Norte e Centro do continente, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do interior, e aumentando temporariamente de nebulosidade no litoral durante a tarde e períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, mais frequentes no interior, que serão de neve acima de 1000/1200 metros.
Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado nas terras altas até início da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, formação de gelo ou geada, em especial no interior e pequena descida da temperatura mínima.
No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade a partir da tarde, em especial no Alentejo, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no litoral oeste a partir da tarde, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado nas terras altas até início da tarde.
A previsão aponta ainda para possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, formação de geada no interior e pequena descida da temperatura mínima.
No que diz respeito à temperatura, em Lisboa vai variar entre 08 e 14 graus celsius, no Porto entre 04 e 13, em Vila Real e Viseu entre 03 e 09, em Bragança entre 0 e 09, na Guarda entre 01 e 03, em Coimbra entre 04 e 13, em Castelo Branco entre 05 e 11, em Santarém entre 05 e 15, em Évora e Beja entre 03 e 13 e em Faro entre 07 e 16.
«Lusa/NM»

terça-feira, 22 de novembro de 2016

"Em Portugal, estamos numa ilha de estabilidade"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje que Portugal é, neste momento, entre os Estados Unidos e vários Estados-membros da União Europeia, uma "ilha de estabilidade política, económica e social".
Pedro Nuno Santos, que coordena do ponto de vista político a relação com as forças que suportam o Governo na Assembleia da República (Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes), considerou que "todos" estão "empenhados de forma séria" na continuidade do atual executivo até ao final das legislatura e na produção de resultados.
De acordo com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, o discurso de PSD e do CDS-PP "ficou esvaziado" quando o atual Governo "conseguiu simultaneamente introduzir uma viragem política, sem romper com as regras da União Europeia".
Mas Pedro Nuno Santos foi mais longe: "Em Portugal, estamos numa ilha de estabilidade".
«Lusa»

O GOVERNO RETIROU MILHARES DE MILHÕES AOS CONTRIBUINTES PARA SALVAR DA FALÊNCIA A CGD


O Governo atirou lá para dentro uma administração bem paga e, segundo a propaganda oficial competentíssima. O Governo mexeu na lei para isentar tamanhas competências de declararem rendimentos ao TC. O Governo não previu que a história cairia mal na chamada opinião pública. O Governo jura que não é nada consigo e passou a achar indecente que os rendimentos não sejam declarados. O Governo, que nasceu da falta de vergonha, não permitirá que um acesso da dita o leve à própria demissão. O País comtempla a novela e, perdido entre a confusão e a apatia, esquece-se de colocar a única questão oportuna: rábulas à parte, para que serve a CGD?