sábado, 13 de outubro de 2018

106 sociedades criadas em setembro na região


Na análise mensal à criação de sociedades, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, verificou que foram cridas no distrito de Santarém, em setembro, 106 empresas. O concelho de Santarém e Ourém voltaram a liderar a tabela.

De facto, esta realidade não é inédita. Santarém e Ourém tem vindo a ser, ao longo deste ano, os concelhos que mais empresas têm criado, ocupando estes territórios, consecutivamente, os lugares dianteiros deste ranking.
No caso do mês de setembro, Santarém contribuiu para esta análise com 17 empresas e Ourém, com 14. Seguem-se em terceiro lugar, os concelhos de Benavente e Torres Novas, com a criação de 10 sociedades cada um. Logo de seguida surge o concelho de Almeirim, com a criação de 9 sociedades. Abrantes criou 8 sociedades, Rio Maior e Tomar, 7, e Entroncamento e Salvaterra de Magos, 6. O concelho do Cartaxo criou, em setembro, 5 sociedades, seguindo-se Coruche, com a criação de três empresas, e Alcanena e Golegã, com duas. Alpiarça, Chamusca, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal e Vila Nova da Barquinha não constituíram qualquer empresa no mês de agosto.
Relativamente aos setores de atividade, destaque para a criação de empresas relacionadas com atividades de consultoria para os negócios e a gestão (5), restaurantes tipo tradicional (4), compra e venda de bens imobiliários (4), atividades dos serviços relacionados com a agricultura (3), transportes rodoviários de mercadorias (3), outras atividades de telecomunicações (3), atividades de consultoria em informática (3), outras atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares (3) e outras atividades de saúde humana (3).

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Dar o NIF é uma boa ideia? Provedora de Justiça deixa alerta


O aviso chega depois de Maria Lúcia Amaral, a provedora de Justiça, ter recebido várias “queixas de cidadãos que se opõem a facultar o NIF para identificação e registo nas bases de dados de entidades públicas, designadamente de municípios"

A Provedora de Justiça deixou um alerta esta sexta-feira, acerca da solicitação indevida do Número de Identificação Fiscal (NIF), "para efeitos de identificação".
O aviso chega depois de Maria Lúcia Amaral, a provedora de Justiça, ter recebido várias “queixas de cidadãos que se opõem a facultar o NIF para identificação e registo nas bases de dados de entidades públicas, designadamente de municípios", situação que levou a que esta emitisse um comunicado – publicado no site da Provedoria da Justiça - a explicar que “o NIF é um número sequencial destinado exclusivamente ao tratamento de informação de índole fiscal e aduaneira, não podendo ser exigido como meio obrigatório de identificação nas demais situações".
Portanto, caso um município ou outra entidade pública queira identificar o seu interlocutor, "terá de o fazer por via do número de identificação civil ou passaporte".
«i»

QUAL O CONCEITO DE DEMOCRACIA DO ACTUAL TRIO CDU/PCP?


De: Leonel Piscalho

Quando em 2007 sendo o Municipio de Alpiarça gerido pelo PS na pessoa de Joaquim Luis Rosa do Céu por proposta do então vereador CDU saudoso Mario Peixinho não teve a então maioria PS quaisquer problemas em aceitar o reconhecimento anexo, inclusivé em atribuir pelouros ao vereador em questão. 

Nessa época (2007) ainda a Sónia Sanfona não me havia convidado para a sua lista. 

Respondam os democratas do PCP qual é mesmo o vosso conceito de democracia, de honestidade, de coerência e de transparência.

 Me permitam finalmente dizer-vos que apenas pretendo ser sepultado em Alpiarça. junto dos meus pais, avós e demais familiares por amor a eles e á terra onde me formei para a vida, onde assimilei verdadeiros ensinamentos de solidariedade, honestidade, transparência, respeito pelas pessoas e tudo o demais que vós apregoais mas nem sempre praticais e, para isso julgo não precisar da vossa permissão...

Sois uma verdadeira fraude nesta area, arrastando a imagem dos verdadeiros comunistas, alguns deles vossos parentes ou amigos, já falecidos, que corariam de vergonha da vossa falta de vergonha e de palavra. Fiquem bem com os vossos principios que não são nem nunca serão os meus dessa forma.


quinta-feira, 11 de outubro de 2018

ENCONTRO INTERNACIONAL DE MÚSICA EM ALPIARÇA



Domingo, dia 14 de Outubro às 17h00, o Coro Gospel "The Voices" de Itália irá apresentar-se na Igreja Matriz de Alpiarça no que promete ser um concerto inspirador.

Este grupo vai estar em Portugal a convite do Coro Polifónico da Golegã "Cantar Nosso", numa tournée de 3 concertos: Barquinha, Golegã e Alpiarça.

Para além de podermos apreciar o belo trabalho deste grupo Gospel, o Coro Polifónico de Alpiarça apresentará algumas novidades!

OS TRÊS ‘DONOS’ DE ALPIARÇA



Os três homens da  CDU nunca deixarão que seja edificado o quer que seja para homenagear o autor do projecto da barragem.

“Os três donos de Alpiarça”, segundo Leonel Piscalho, dificilmente deixarão que seja levado a efeito o pretendido pela autora da ideia (LEITORA PEDE AJUDA AOS ALPIARCENSES PARA A COLOCAÇÃO DE UM MONUMENTO EM HOMENAGEM A LEONEL PISCALHO NA PRACETA DA BARRAGEM).


É o próprio autor que reconhece que a ideia não tem pernas para andar  o que leva Leonel Piscalho a dizer que não colaborará com a iniciativa porque os “donos de Alpiarça” (Mário Pereira, João Pedro Arraiolos e Carlos Jorge, Presidente e vereadores da Câmara Municipal de Alpiarça) nunca permitirão tal coisa, daqui recusar a ideia de ser homenageado (https://www.facebook.com/antonyocenteio/).

Todo este enredo tem a causa em Leonel Piscalho ter feito parte das listas da candidatura de Sónia Sanfona (PS) nas últimas eleições autárquicas.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

LEITORA PEDE AJUDA AOS ALPIARCENSES PARA A COLOCAÇÃO DE UM MONUMENTO EM HOMENAGEM A LEONEL PISCALHO NA PRACETA DA BARRAGEM




Está a circular nas redes sociais um pedido para a colocação de “um monumento” como agradecimento ao Eng.º Leonel Piscalho (foto) pelo projecto que fez e que se tornou realidade, a Barragem dos Patudos

Acrescenta a autora do texto que Leonel Piscalho “enfrentou muitas dificuldades” para a barragem se “tornar uma realidade”.

Lê-se ainda que o autor “proporcionou um projeto” importante para os alpiarcenses e “também ambicioso ao ponto de  fazer  um parque zoológico”.

Uma “luta” que Leonel Piscalho  levou a efeito para bem de “nós e da nossa terra” escreve a mesma.

Sendo  uma “simples cidadã do povo” quer passar do “sonho” à realidade.

Tendo em atenção que a Câmara não se adianta quer na colocação do monumento quer na aplicação  de uma placa com o nome do autor na praceta da Barragem a autora está a pedir ajuda aos “amigos” das redes sociais para que colaborem no seu sonho:   “colocar um monumento” dedicado ao Engenheiro Leonel Piscalho na praceta da barragem.

E já existe a disponibilidade  de uma Deputada da Assembleia Municipal.

PLANO INTEGRADO E INOVADOR DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR NA LEZÍRIA DO TEJO



No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na Lezíria do Tejo (PIICIE LT) dar-se-á início ao primeiro grupo de pais inserido na ação Educação Parental Positiva e Consciente da Lezíria do Tejo.
Os grupos de pais representam uma oportunidade de partilha e reflexão, onde serão realizadas atividades de suporte e formação para a promoção competências parentais. Desta forma pretende-se desenvolver a compreensão dos pais em relação às suas necessidades e às dos seus filhos, melhorando as suas relações.
Estes grupos baseiam-se no programa de renome internacional «Anos Incríveis». Os encontros serão dinamizados por uma animadora cultural e uma psicóloga clínica (que constituem a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária - EMIC) ao longo de 14 sessões de 2h, com frequência semanal e gratuita. Terão início no dia 24 Outubro às 20h em local ainda a definir. Será ainda contemplado um serviço de babysitting para que os pais não percam nenhuma sessão.

Vinhos do Tejo realizam formação enopedagógica em Alpiarça

alpiarcavinhosformacao
A Casa Museu dos Patudos, em Alpiarça, vai acolher um curso de vinhos de nível I no próximo sábado, dia 13 de outubro, numa iniciativa enopedagógica promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).
A formação pretende “ensinar como se faz uma prova vínica, por um lado, e dar a conhecer os néctares de produtores da região, por outro”, explica uma nota de imprensa dos Vinhos do Tejo, acrescentando que o curso vai ser ministrado pelo enólogo Mário Louro.
A formação estende-se da sala de provas à mesa, estando programado um almoço no restaurante Cavalo do Sorraia (integrado na Reserva Natural do Cavalo de Sorraia, em Alpiarça), e uma visita guiada à Casa dos Patudos.
As inscrições são limitadas, pelo que os interessados em participar devem contatar a CVR Tejo através dos telefones 243 309 403 ou 966 205 783, ou pelo e-mail p.mateiro@cvrtejo.pt.
«Rede Regional»

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "PRAIAS & PAISAGENS PORTUGUESAS" E FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO EM ALPIARÇA


No dia 6 de outubro, sábado, Alpiarça encheu-se mais uma vez de Cultura. O ciclo de exposições "Gentes da Nossa Terra" recebeu o 10º artista do ano, Kurt Laurenz Benz. Residente em Alpiarça há mais de 15 anos, apresenta trabalhos de enorme sensibilidade estética e artística onde a fantasia se mistura com a realidade tornando os seus trabalhos únicos. A visitar no Pólo Enoturístico da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça até ao final do mês de outubro.
Na mesma tarde, pelas 17h30, assistiu-se ao espetáculo da companhia It's, da Noruega. Uma parceria com o Festival Internacional de Teatro Infantil e Juvenil que nos possibilitou observar uma visão diferente do mundo artístico, mostrando que o multiculturalismo não é uma barreira e, que a língua por vezes é apenas um acessório.
Uma tarde fantástica de arte e cultura, que o Município abraça e promove com todo o orgulho!

ARTIGO DE OPINIÃO: Um ano depois

Por:
Rodolfo Colhe

Um ano depois

É difícil definir em uma medida de peso, quantidade ou comprimento, a relevância de uma unidade, é necessário enquadrar, 1 kg numa bicicleta de competição é bastante relevante, já num barco transoceânico não o será de todo. Um ano na história da humanidade é, sem dúvida, uma gota no oceano, no entanto alguns anos foram sem dúvida muito relevantes enquanto que outros tem pouco para contar.

Durante a semana que passou fez um ano que as autarquias foram a eleições e certamente para algumas este ano que passou foi muito relevante para outras nem por isso. Para Alpiarça não sei se considere apenas mais um ano do marasmo que se iniciou em 2009 ou se algo mais. Se nada aconteceu de relevante, e isso é claramente muito mau, diria que se algo porventura mudou foi para pior, se a confiança dos eleitores mesmo que reduzida em relação 2013 poderia ter dado ao executivo da CDU a capacidade de dar a volta á situação, principalmente, porque o Presidente Mário Pereira está no último mandato e não tem de estar preocupado com questões eleitoralistas e os vereadores não têm á partida condições para assumirem a presidência devendo portanto estar também em fim de ciclo.

Na minha opinião, o que de mais grave se passou durante este ano foi o aparente aumento do desinteresse e a diminuição da propagação de informações sobre a Vila, na qual eu próprio sou culpado como é fácil de perceber pelas semanas seguidas em que não abordei sequer Alpiarça nas minhas crónicas semanais. É fácil perceber que os temas que tanta tinta fizeram correr (muitas vezes de forma pouco elegante) hoje mantêm-se sem que ninguém fale neles, como são exemplos as questões da qualidade da água da barragem e da morte de peixes que não está de todo resolvido e as questões relacionadas com a recolha de resíduos urbanos são um outro exemplo concreto que se mantem mas simplesmente deixou de ser tema.

E o turismo, e a atração de investimento, e a criação de emprego e as grandes obras públicas que Alpiarça necessita? Mas afinal onde vai isto parar? Nós que somos oposição temos a obrigação de os pressionar a fazer mais sendo claro que a organização interna de quem está na oposição é bastante mais difícil do que a de quem está no poder e tem portanto profissionais da política, mas o eleitorado da CDU também se deve revoltar e exigir mais, pois não são as questões ideológicas que estão em causa. Não falamos, para mim, das ridículas posições sobre  a União Europeia ou a Nato, nem do apoio á Coreia do Norte ou á Venezuela, falamos na nossa Vila que a cada dia que passa oferece menos condições para aqui morar, eu trabalho e estudo em Lisboa e é principalmente a parte emocional que me faz regressar todos os dias a Alpiarça. O potencial não chega, Alpiarça tem tudo para ser grande, mas sejamos sinceros, de quantos anos precisaremos para voltar a colocar Alpiarça no mapa do desenvolvimento? E de quantos anos precisaremos para recuperar o tempo perdido? Não será certamente do dia para noite e claramente a cada ano que passa as desigualdades irão aumentar, e ainda nos faltam 3 anos para novas eleições.

P.S- Os meus parabéns á organização do 1º Grande Trail de Alpiarça. Infelizmente, a minha vida profissional não me permitiu estar presente mas deve-se valorizar quem faz algo a favor do bem comum e acredito que esse bem comum foi o maior dividendo que os organizadores retiraram do evento. Espero que tudo tenha corrido da melhor forma e que tenham a possibilidade de organizar uma 2º edição.

Prepare-se, a chuva regressa quinta-feira

A meteorologia vai começar a ser mais compatível com o outono
Se achava que o outono estava a demorar em chegar, prepara-se. A partir da próxima quinta-feira as temperaturas vão descer 2 e 5 graus e está prevista chuva, que pode ser intensa em algumas zonas do país.
“A partir de quinta-feira já vamos ter um padrão meteorológico mais compatível com o outono", afirmou Maria João Frada, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citada pela Lusa.
Segundo a meteorologista, esta segunda-feira e terça-feira o céu vai estar pouco nublado ou limpo e haverá uma subida da temperatura máxima nas regiões do Norte e Centro, sobretudo no litoral oeste, ainda assim, Maria João Frada relembra que a temperatura mínima já começa a ser mais baixa comparativamente ao último mês.
"Vamos ter temperaturas máximas que no litoral oeste vão variar entre os 24 e os 28 graus e na zona do Vale do Tejo, em Santarém, estará perto dos 30 graus. Amanhã [terça-feira] não há alterações significativas, ou seja, continuam as temperaturas elevadas para esta altura do ano. De notar que as mínimas já são substancialmente mais baixas do que em setembro", afirmou.
Mas as mudanças meteorológicas não tardam em chegar.
"Na quarta-feira prevê-se muita nebulosidade que vai afetar a região sul porque temos uma depressão a oeste da Madeira que vai deslocar-se para leste (...). Tem uma massa de ar relativamente quente associada com conteúdo de vapor de água elevado que depois no seu deslocamento por leste vem por sul começando a afetar o continente de sul para norte", disse à Lusa.
«i»

domingo, 7 de outubro de 2018

Ocupantes de carrinha abandonam local após despiste aparatoso

alpiarcaacidentepontevala
A GNR está a investigar um despiste aparatoso ocorrido na madrugada deste sábado, 6 de outubro, junto à Ponte da Vala, em Alpiarça, onde uma carrinha ligeira de mercadorias ficou imobilizada a cerca de um metro da água.
O condutor e os possíveis ocupantes da viatura abandonaram o local após o acidente, em que destruíram parte do gradeamento de metal da ponte e um lancil de betão antes de ficarem imobilizados debaixo de uma árvore.
Pelo que é possível perceber no local, a carrinha seguia no sentido Alpiarça – Tapada, e ter-se-á despistado antes da curva à entrada da ponte, galgando a barreira para perto da água.
Quando os meios de socorro chegaram junto da viatura, pelas 6h40 da madrugada, não encontraram ninguém nas redondezas.
Os Bombeiros Municipais de Alpiarça, que enviaram ao local 14 elementos e quatro viaturas, ainda realizaram buscas alargadas para tentar encontrar os ocupantes da carrinha, que tem matrícula estrangeira.
«RR»