sábado, 24 de junho de 2017

INVASÃO DE FORMIGAS NA URBANIZAÇÃO DO CASAL DOS GAGOS



Moradores da “Urbanização do Casal dos Gagos” não compreendem a campanha de divulgação que a Câmara está a levar a efeito no que toca a limpeza e asseio das ruas de Alpiarça quando mesmo na entrada da vila (Urbanização do Casal dos Gagos)  a sujidade e a falta de higiene é uma constante.

Um morador devidamente identificado contactou Noticias de Alpiarça para questionar  a competência que reina na autarquia mas especialmente do presidente da Câmara já que fez publicar tantas fotografias de ruas “limpinhas e arrumadinhas” mas nenhuma da "Urbanização do Casal dos Gagos” onde os serviços camarários parecem ignorar a urbanização.

Adianta-nos o mesmo que “ontem (sexta feira) teve que andar a apanhar algum do lixo que por ali existe” porque no que “toca a ervas é uma vergonha” (ver fotos)

Mas o mais grave da falta de limpeza neste espaço residencial é as crianças “não conseguirem brincar por causa de haver  tantas formigas”.

Questiona  ainda, indirectamente  se o presidente da Câmara quer que "sejam os moradores a andarem de joelhos a apanhar as formigas?

Noticias de Alpiarça sabe  que  "esta situação já se mantêm a alguns meses" 

Centro Infantil da Fundação José Relvas


Festa de final de ano lectivo do Centro Infantil da Fundação José Relvas, a decorrer ao longo do dia no espaço da Reserva do Cavalo Sorraia, em Alpiarça.
«De Mário Pereira»

Recuperar o Orgulho



Recuperar o Orgulho

A nova legislação reconhece os animais como "seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica", que "opera por via das disposições do presente código e de legislação especial". Para nós, nunca foram coisas, desta forma, queremos dignificar o canil municipal, desenvolver um gatil, tal como, desenvolver inúmeras actividades para o seu desenvolvimento em Alpiarça.

Pelos nossos amigos de quatro patas e com um coração único, aqui fica a nossa proposta!

sexta-feira, 23 de junho de 2017

LIMPEZA DE RUAS EM TODO O CONCELHO DE ALPIARÇA



LIMPEZA URBANA (II) Frade de Cima 
LIMPEZA DE RUAS EM TODO O CONCELHO DE ALPIARÇA

Os serviços do Município de Alpiarça procedem a uma operação alargada de limpeza das ruas em toda a área urbana do concelho. 
Após um período de maior dificuldade marcado pela falta de pessoal e pelo repentino crescimento de ervas com o muito calor que sucedeu ainda com razoável humidade nos solos, a limpeza está a decorrer por toda a vila de Alpiarça, Gouxaria e Frade de Cima, encontrando-se completamente realizada no Casalinho. Durante a próxima semana será concretizada a limpeza de todas as ruas do Frade de Baixo. 
As autarquias locais deparam-se com enormes limitações ao recrutamento de trabalhadores e, no caso de Alpiarça, esta realidade é agravada pela situação de desequilíbrio financeiro registada desde 2008 que, embora atenuada com uma redução de mais de 4 milhões de euros da dívida global, ainda coloca dificuldades consideráveis. 
Alpiarça continuará a apresentar dos níveis de limpeza urbana mais elevados de toda a região.
«M.P.»

Sessão da Assembleia de Freguesia de Alpiarça


MAS AFINAL DE QUE LADO ESTÁ O VEREADOR ANTONIO MOREIRA?


António Moreira foi eleito vereador pelo TPA/PSD e é em representação deste movimento que participa nas reuniões de Câmara.
Mas também foi apresentado oficialmente no passado domingo como candidato a vice-presidente para a Câmara Municipal de Alpiarça pelo PS/Alpiarça integrado na lista de Sónia Sanfona pelo que: oficialmente é candidato do PS.
Ora estamos assim perante uma enorme confusão de cargos e de dúvidas, ou seja: António Moreira é vereador do TPA ou já representa o PS nas reuniões de Câmara como vice-presidente?
A reunião da Câmara levada hoje a efeito no seu Auditório descambou na  “confusão” destas duas acumulações de cargos ou de representações.
De tal forma  que o Presidente da Câmara questionou directamente António Moreira para saber se estava presente na reunião a  “representar o TPA/PSD ou o PS/Alpiarça” porque segundo Mário Pereira o ter sido eleito pelo TPA/PSD e anunciado oficialmente como “candidato do PS” cria a Mário Pereira uma enorme confusão porquanto nesta dualidade de cargos existe tudo “menos ética.”
Em parte assim é.
O ainda Vereador do TPA/PSD e agora candidato a vice-presidente da autarquia pelo PS limitou-se a esclarecer que “foi eleito pelo TPA como independente” e assim vai acontecer com as “listas do PS/Alpiarça.

Para Mário Pereira poder saber com quem conta o melhor que António Moreira devia fazer era dar o “lugar ao próximo da lista” do TPA/PSD  e acabavam-se as confusões.

MERCADO DE FRUTAS DO CARRIL



MERCADO DE FRUTAS DO CARRIL

Já temos melão e melancia de Alpiarça à venda no nosso Mercado do Carril.

Visite-nos. Estamos junto à Ponte de Alpiarça.

Compre os nossos melões e melancias não se vai arrepender!

Uma adesão muito significativa



A Associação Alpiarça 1295, com grande empenho e voluntarismo dos seus integrantes, procedeu à recolha de bens junto da população do nosso concelho; bens esses que vão hoje entregar às entidades da rede social dos concelhos atingidos pela catástrofe dos incêndios na região de Pedrógão Grande, Góis, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos. 
Ontem, ao passar pelo espaço de recolha no edifício da antiga Escola Visconde Barroso, a azáfama era grande e a adesão muito significativa. 
Esta iniciativa leva a solidariedade de Alpiarça às populações atingidas. 
Boa viagem.
«De Mário Pereira»

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Alerta ! Negligência!


Recuperar o Orgulho

Alerta ! Negligência!

Fomos alertados, hoje,  por um munícipe, sobre as condições deploráveis de um determinado parque infantil. O mesmo, encontra-se fechado em tempo indeterminado para manutenção. Segundo, o munícipe, não entende porque razão as crianças daquela zona não merecem ter o seu parque! 

O principal alerta,  recai sobre a caixa de electricidade aberta nas imediações do parque e os fios expostos. Agradecemos e partilhamos este alerta, para salvaguardar a segurança de todos os munícipes.

Esperamos também, até porque, temos dúvida, que os parques infantis em Alpiarça tenham seguro de responsabilidade civil.

MARCHAS POPULARES NA PRAÇA DO MUNICÍPIO


quarta-feira, 21 de junho de 2017

Sou do tempo

Autárquicas | Alpiarça | 2017

 

Recuperar o Orgulho



Recuperar o Orgulho

O que é a verdade? É a realidade.

É esta Alpiarça que queremos?

O Estádio Municipal Dr. Raul José das Neves sem manutenção, nas laterais do mesmo, a nível interior, repleto de matagal de grande dimensão e com sinalização rodoviária abandonada.



Política, autárquicas e campanhas

De: Luís Cebola


Política, autárquicas e campanhas.

Ainda não começou bem a campanha, mas segundo um certo “coroné” que não é de, mas mora em Alpiarça, já aprendi algumas coisas:
Nada disto é o que penso ou sinto, mas o que li e aprendi com o “coroné”
Palavras dele e não minhas;
Temos o presidente de camara mais incompetente, burro, mentiroso, etc, etc, do mundo, assim como todo o executivo municipal.
Os funcionário municipais são todos burros e incompetentes, subjugados ao seu presidente.
Vivemos numa ditadura, no comunismo profundo, onde a maioria da população, sendo portanto burra e estúpida também, votou e elegeu no executivo que a governa. Mas o “coroné”, como democrata que é, tipo o gajo da Coreia do Norte ou o da Venezuela, acha que tudo é parvo e ele o iluminado.
Nada, mas nada mesmo que a CMA faz, executivo e funcionários, é bem feito.
Podemos, no dizer mal e sempre mal, postar fotos na net a dizer que os incompetentes da Câmara não tratam das ervas à nossa porta, mas também podemos quando os mesmos incompetentes curam as ervas, chamar a GNR porque afinal, resolver aquilo de que nos queixámos é ilegal. O importante é dizer mal e “aparecer”. 
Sempre dizer mal e principalmente aparecer.
Podemos queixar-nos que os terrenos, particulares, junto ao nosso umbigo não são limpos, e que a culpa é a CMA.
Podemos, em tempo de luto e respeito, a nível nacional, pegar na desgraça dos outros para sendo reles e mesquinho (não digo os nomes que penso por respeito a quem lê, mas são muitos) vir fazer campanha, desculpem, de MERDA, porque para certas pessoas, reles, tudo vale, em todo o tempo, a toda a hora. Nem governo, nem oposição, ninguém politicamente se tentou aproveitar da situação. Excepto o iluminado do “coroné” de Alpiarça. Só duas palavrinhas:
TENHA VERGONHA.
Aprendi que há um novo movimento, MUDA, que pelos vistos é composto por incompetentes e que o nome é plágio. 
Mas também aprendi, que, segundo o mesmo ”coroné”, a esperança renasceu, a mudança vai chegar, a luz ao fim do túnel é visível, etc, etc, blá blá blá, com uma certa senhora. A tal que foi responsável por ter perdido a Câmara para a CDU, que já foi a votos, que perdeu, e que só conhece a terrinha em tempo de eleições.
A meu ver, na minha reles insignificância, os incompetentes são o partido apoiado pelo “coroné”, que sendo ele o novo messias, o iluminado, o sabe tudo e o faz tudo, o melhor, blá blá blá, não o escolheram para cabeça de lista. Afinal andam a dormir?
No mínimo, se vivesse numa terra governada por incompetentes, eleitos pelo povo, mas isso não interessa nada que são todos uns tapados, onde TUDO está mal, tudo é mal feito, onde todos são incompetentes, sendo eu o messias, com uma reforma de milhares, já tinha mudado de poiso , comprado uma ilha e fundado o meu próprio país, tipo Coreia.
Mas isso sou eu.
Garças a Deus, não sou fundamentalista, critico o que acho que está mal, peço desculpa quando estou errado, agradeço o que está e foi feito de bem.
Não acredito em partidos e bandeiras, mas sim e pessoas e projectos, e talvez seja por isso que ainda não me calhou nenhum tacho, o nome numa lista, nem que fosse lá no fundo para me calarem e eu achar que sou importante.
Mas isto sou eu

AQUI AO LUAR GOUXARIA


Reserva Ecológica Nacional



Reunião de trabalho para abordagem da temática da delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN) no concelho de Alpiarça, no âmbito do processo em curso de revisão do PDM, com a participação dos técnicos da Aresta e da Câmara.
«De Mário Pereira»

Festa de final de temporada da Actividade Física



Festa de final de temporada da Actividade Física para Séniores e Novelos & Companhia, durante o dia de hoje, ao fresquinho do Parque do Carril. 
Um dia de convívio, actividade e animação entre os participantes destas iniciativas da Câmara e da Junta de Freguesia de Alpiarça antes das férias.
«M.P.»


terça-feira, 20 de junho de 2017

Escola de Karaté


Jantar/Convívio de final de época da Escola de Karaté da SFA 1° de Dezembro, nesta noite, na sede desta colectividade alpiarcense.
«De: M.P.»

segunda-feira, 19 de junho de 2017

"Sábados a Contar" | 24 Junho | 16h30 | O último da época!


Em nome do Município de Alpiarça


Caros (as) amigos (as),
em meu nome pessoal e em nome do Município de Alpiarça tive já a oportunidade de manifestar ao Presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande os mais profundos sentimentos de pesar e de consternação da nossa população perante as consequências do terrível incêndio que destruiu bens e ceifou a vida a dezenas de pessoas, transmitindo também as condolências e a nossa solidariedade às famílias e amigos das vítimas.
Neste momento trágico, ainda uma palavra de justo reconhecimento pelo trabalho árduo, corajoso e abnegado dos Bombeiros portugueses - entre os quais se integram as mulheres e os homens do corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça - e de outros elementos ligados às estruturas de protecção civil, realizado em condições muito difíceis e adversas à sua já habitualmente muito difícil missão.
Mário Fernando Atracado Pereira

Pedir responsabilidades a quem?

Por:
M. Ramos



Escreve Nicolau Santos no jornal Expresso de 18.06.2017, a propósito da calamidade que mais uma vez nos atingiu, desta vez na região de Pedrógão Grande e concelhos limítrofes:

Como é óbvio, Constança Urbano de Sousa não tem culpa que um raio tenha caído em cima de uma árvore, nem da força dos ventos. Também não é a ela que cabe a responsabilidade por a estrada EN 236 não ter sido cortada imediatamente, por forma a evitar a armadilha que conduziu quase 50 (agora muitos mais) pessoas para a morte. Mas é dela toda a responsabilidade de ter preparado e prontos os meios terrestres e aéreos para atuar em casos como estes, por forma a limitar ao mínimo a perda de bens materiais e sobretudo humanos."
Nicolau Santos terá obviamente razão na sua afirmação mas, então e os outros? Quem autoriza a plantação de eucaliptos nas zonas que deveriam ser clareiras, leia-se corta - fogos, que evitariam incêndios destas dimensões? São muitos hectares que ficam ali desérticos, é certo, mas por outro lado minimizam-se estes efeitos devastadores. Aliás, esta é uma prática usada noutros países com alguma visão administrativa. Por cá vai prevalecendo a visão do lucro fácil e rápido, do "pode ser que não seja nada". Evitar despesas, e outros estratagemas. Dantes os proprietários das grandes herdades tinham ranchos, normalmente de homens, a cortar mato e a limpar os terrenos. Hoje, existem as máquinas que poderiam facilitar e até agilizar o processo mas, poucos o fazem. Porquê? Cabe ao governo responder a essa questão. Como é corrente dizer-se: "Quem tudo quer, tudo perde!" E, lamentavelmente... ao fim de 43 anos de cultura democrática, com décadas de governos eleitos democraticamente, não foram ainda encontrados os responsáveis destas políticas desastrosas. Ou os verdadeiros responsáveis continuam a ser, apenas e só, os fenómenos naturais?

ARTIGO DE OPINIÃO: Respeito pelos outros

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça

Respeito pelos outros

A campanha autárquica a nível nacional já se encontra num nível muito elevado, tão elevado que, inclusivamente, já ouvimos críticas ao governo como forma de afirmar o seu bairrismo e dando como desculpa a luta pela descentralização, que caso fosse esse o objetivo teríamos de lutar para que Évora, Beja, Viseu ou Santarém também pudessem acolher instituições nacionais, ibéricas ou europeias, coisa que em parte até já acontece em alguns distritos do nosso país. A verdade é que as campanhas locais se fazem muitas vezes a nível nacional, como Assunção Cristas que usa a Assembleia da República para atacar a CâmaraMunicipal de Lisboa, apesar de que não há ataque que lhe valha. Indiscutivelmente, e nos próximos meses, alguns ataques feitos ao governo terão como objetivo beliscar as candidaturas locais dos adversários e tentando ao mesmo tempo que não se fale em demasia da campanha de âmbito autárquico e daquilo que mais interessa ao povo no geral. A verdade é toda e qualquer batalha política que se joga em diferentes campos com vários “jogadores” mas que, tanto em Legislativas como Europeias e ainda mais nas Presidenciais, são os cabeças de cartaz a fazer a diferença ao nível da campanha. Nas eleições autárquicas a conversa é outra, se quem ganha votos principalmente são os cabeças de cartaz, todas as pessoas que o acompanham, ajudam também à perda de votos ou de interesse na própria eleição. E passando a explicar esta minha opinião, a verdadeira diferença está, não só, na cultura democrática como na educação e que não se confunda com formação académica ou com nível sócio-económico, por outras palavras poderíamos falar de elevação, mas geralmente essa palavra tem a intenção de diminuir outros e isso não é comigo. Em Alpiarça, particularmente, usasse e abusasse de um combate que entra muito no nível pessoal e no da pouca educação, o que não só não é positivo para a candidatura que se defende como não é positivo para a participação e também não o é para a própria democracia. Existem pessoas no PSD e na CDU que não gosto mesmo nada, como também as existe no PS e já o disse antes e volto a dizer, agora isso não me dá o direito de defender algo ou alguém, atacar outros e de baixar em muito a qualidade da discussão. Uma palavra especial para os anónimos que nesta fase aparecem e que geralmente não respeitam ninguém, da minha parte merecem zero atenção até porque os há defensores de todos os partidos inclusive daquele que é o meu, portanto há que deixa-los falar e continuar a andar até porque a sua opinião não marca grande diferença. Quanto aos anónimos que participam com respeito a esses dou o mesmo crédito que dou a todas as pessoas.

Importante, é desde já desejar as melhores felicidades aos alunos irão iniciar os exames nacionais. Espero que os nossos jovens consigam atingir os objetivos a que se propõem esperando que tenham sido providenciadas todas as medidas para que eles apenas tenham de se preocupar com a matéria e não a temperatura das salas de aula ou estores ou janelas que não fechem correctamente até porque o aviso foi feito pelo vereador do PS em reunião de Câmara.