quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Bombeiros Municipais de Alpiarca

 



Bombeiros Municipais de Alpiarça
Os obstáculos foram feitos para serem superados!
Seguimos Juntos, Firmes e Fortes. 
«De: Sara Fábio Dias»

 

terça-feira, 23 de novembro de 2021

INFORMAÇÃO COVID-19 -

 

Situação epidemiológica no ACES Lezíria
Atualização | 22 Novembro 2021 | 19:00H 

DIA DO MUNICÍPIO DE ALPIARÇA NO FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA





A CIMLT e os 11 municípios da Lezíria do Tejo estão de volta ao Festival Nacional de Gastronomia, que este ano assinala a sua 40ª edição. O Festival decorre de 18 a 28 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém.
Os municípios da Lezíria do Tejo voltam a animar o certame com promoção turística, cultural e gastronómica no stand intermunicipal da CIMLT e com momentos de cozinha ao vivo no espaço de showcooking do Festival. Os Municípios voltam também a animar todo o recinto, com folclore, animação musical e recriações etnográficas.
Cada dia do Festival volta a ser dedicado a um município da Lezíria do Tejo. Hoje é o Dia do Município de Alpiarça, com o seguinte programa:
No stand intermunicipal da CIMLT
Ao longo do dia
Provas de Vinhos pelas várias casas agrícolas de Alpiarça
Provas de doçaria tradicional de Alpiarça
Provas e divulgação do Whisky Venakky – Alpiarça Capital do Whisky
Divulgação turística através de folhetos e vídeo promocional do Concelho de Alpiarça
No Espaço Showcooking do Festival
Entre as 19h30 e as 20h30 - Apresentação e degustação de gastronomia tradicional de Alpiarça - pelo restaurante Cavalo do Sorraia com apresentação do prato tradicional “Carneiro à Moda de Alpiarça”
Animação no Festival
19h30 - Escola de Música da Sociedade Filarmónica Alpiarcense (Palco)
21h00 - Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça – Albandeio (Palco)
22h00 - Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça (Palco)
«CMA»

 

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

𝗔𝗟𝗨𝗡𝗢𝗦 𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗘𝗦𝗦𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗗𝗢 𝗣𝗥𝗢𝗚𝗥𝗔𝗠𝗔 𝗘𝗨𝗥𝗢𝗣𝗘𝗨 𝗘𝗥𝗔𝗦𝗠𝗨𝗦+ 𝗘𝗠 𝗔𝗟𝗣𝗜𝗔𝗥𝗖̧𝗔



A Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça proporcionou uma visita guiada aos alunos e professores que integram com o Agrupamento de Escolas de José Relvas o projeto ERASMUS+.
No final foram entregues lembranças alusivas ao nosso Concelho.
«CMA»

 

domingo, 21 de novembro de 2021

LOBOS E LOBITOS

 








LOBOS E LOBITOS
Genuinamente alpiarcenses
Nascidos e criados no Vale d'cigana


Saiba um pouco mais sobre estes  lobos e lobitos

A raça nasceu na na Checoslováquia no ano de 1955. Nasceu do cruzamento inicial de um macho pastor alemão e de uma fêmea lobo dos Cárpatos. Mas só mais tarde no ano de 1982 é que foi considerado uma raça nacional da zona da Checoslováquia. O seu nome cão lobo Checoslováco claro está é proveniente da sua zona e do cruzamento. São animais fantásticos com um temperamento especial com bastantes características lupinas. São mais tímidos que os cães na generalidade principalmente com estranhos daí ser muito importante o nosso trabalho enquanto criadores na sua sociabilização desde pequenos trabalho que nós iniciamos logo desde os 10 dias de vida. No seio familiar escolhem um membro para ser o halfa da sua matilha apenas obedecendo a essa única pessoa apesar de conviver harmoniosamente com os restantes membros. Não são cães de guarda pois como são tímidos fogem dos estranhos. Tal como os seus antepassados não cheiram a cão capacidade herdada dos lobos e gostam muito de se espojar no chão para camuflar o seu cheiro outra característica lupina é a sua reprodução, os cães lobo escolhem um casal halfa e só esse casal se vai reproduzir mesmo com outras fêmeas perto e o seu cio é uma vez por ano geralmente conciliada com o seu nascimento no inverno para supostamente ter mais recursos de comida. Não são cães de aprendizagem fácil pois são bastante independentes e teimosos fazendo apenas o que lhes interessa e apetece. São cachorros de crescimento muito rápido tal como os lobos os cachorros com 8 dias já se colocam em pé, com 10 dias já andam e abrem os olhos, com 15 dias já brincam uns com os outros para marcar o seu lugar na matilha e com 21 dias já comem e seguem a mãe. Nós somos criadores da raça desde 2015 temos neste momento 2 casais reprodutores e 1 fêmea de cada um dos casais. Participámos em exposições caninas onde tiramos 1 título de campeã em 2019 com a nossa fêmea Samyra.