sexta-feira, 10 de agosto de 2018

“JUDITE HOSPEDARIA” JÁ A FUNCIONAR


Judite Gregório é uma empresária ligada à animação turística  que decidiu abrir em  Alpiarça uma Hospedaria, a “Juditehome Hospedaria”
É uma unidade de turismo localizada na Rua Dr. Queiroz Vaz Guedes.
Situada numa zona privilegiada a hospedaria conta com cinco quartos todos com  um toque de modernidade na sua decoração e equipados de forma a proporcionar aos seus hóspedes o conforto, a higiene e o prazer de um ambiente acolhedor e familiar para que os clientes possam sentir-se como estando na sua própria casa, que até, ao saírem dos seus quartos, tem à sua disposição cestinhos com fruta fresca
Todos os quartos  tem TV e Internet e brevemente um restaurante com cozinha própria.

DEIXE-SE ENVOLVER PELOS QUARTOS TEMÁTICOS!



Em conversa com a empresária ficamos a saber que paralelemente à hospedaria Judite Gregório tem ainda uma empresa de Animação Turística a ATJUDITETOUR – Animação Turística”.
Judite decidiu recomeçar a vida de uma forma única, a proporcionar a outras pessoas experiências ligadas às suas próprias paixões, os cavalos, os vinhos e a gastronomia tradicional, a aventura na natureza , o convívio, e a partilha de tradições.
Apaixonada pela região onde vive, o Ribatejo, rica do ponto de vista paisagístico, cultural e tradicional, Judite decidiu dar a conhecer o que a região e o país têm de melhor para oferecer, de uma forma relaxante e cuidada, num ambiente acolhedor e familiar.
A animação cultural tem programas de  “momentos únicos”, “programas extras” e “programas especiais” que ocasionalmente abrangem eventos tradicionais da Região ou de Portugal, tais como; Feira Nacional do Cavalo Lusitano (Golegã), Leilão dos Poldros de Alter Real (Alter do Chão), Feira Nacional de Agricultura (Santarém), época de vindimas entre outros.
«Por: António Centeio»

Onde de calor queimou muitos hectares de vinha no Ribatejo

regiaocalorprejuizosvinhas
Um pouco por todo o Ribatejo, as vinhas foram das culturas mais afetadas pela onda de calor extremo que se fez sentir nos primeiros dias de agosto.
As altas temperaturas a rondar os 45º queimaram vinhedos inteiros, deixando cepas e cachos em maturação apenas com passas de uvas.
“O calor queimou cerca de 70% de uma vinha nossa, onde estimamos que existam cerca de 15 hectares afetados ou completamente destruídos pelas altas temperaturas”, disse à Rede Regional Paulo Cunha, da Pinhal da Torres Vinhos, uma empresa de Alpiarça que se dedica à produção de vinhos de qualidade, a maioria para exportação.
Os prejuízos não são ainda quantificáveis, mas serão “bastante elevados”, assegura este produtor.
“Para já, temos um problema a nível da quantidade, pois perdemos parte das uvas. A nível da qualidade, acreditamos que seria um bom ano, mas ainda é cedo para afirmarmos isso com certeza”, explica Paulo Cunha.
Os cachos desta vinha de 30 hectares, batizada de “Águas Vivas”, foram ainda mais afetados por se tratar de uma vinha nova, onde as cepas têm menos parras.
“As uvas não estavam tão protegidas e queimaram-se mais. Em vinhas mais velhas, os prejuízos são menores”, acrescenta o produtor de Alpiarça.
Por se tratar de um fenómeno ocorrido há poucos dias, e em pleno período de férias de Verão, as organizações do sector ainda estão a apurar números e a compilar dados, mas é esperada uma quebra na produção.
Estima-se que, só a nível do Ribatejo, existam centenas de produtores com muitos hectares de vinha totalmente perdidos.
«RR»

BOMBEIROS DE ALPIARÇA NO INCÊNDIO DE MONCHIQUE



«Fotos de Sara Fábio Dias»

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

CÂMARA CEDEU O AUTOCARRO PARA TRANSPORTAR OS EFECTIVOS DOS CORPOS DE BOMBEIROS DO DISTRITO






Alpiarça a colaborar no esforço nacional de combate ao grande incêndio que lavra há já vários dias na serra algarvia, integrando o dispositivo distrital e disponibilizando o autocarro do Município para transporte de bombeiros para Monchique. 
Correspondendo à solicitação do Comandante Distrital de Santarém (CODIS), a Câmara Municipal de Alpiarça cedeu o autocarro para transportar os efectivos dos corpos de bombeiros do distrito que seguem neste momento para o Algarve e para trazer depois os que serão rendidos.
Boa viagem. Bom trabalho. Um agradecimento também ao motorista, pela disponibilidade prontamente demonstrada para esta tarefa.
«De Mário Pereira»

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Requalificação Global da Escola EB2,3/Secundária de José Relvas


A preparar a requalificação global da Escola EB2,3/Secundária de José Relvas. 
Hoje de manhã uma reunião em Lisboa, na DGEstE, com o Delegado Regional, Dr Francisco Neves, de forma a definir os procedimentos necessários à execução dos projectos técnicos de arquitectura e de especialidades para que a Câmara possa avançar com a candidatura ao financiamento a 85% do POR Alentejo para a realização da obra o mais brevemente possível. 
Após o esforço de ver "mapeada" a Escola, e na sequência da recente adenda ao Pacto de Coesão estabelecido pela CIMLT com o POR Alentejo para a contratualização de fundos comunitários, está já destinada uma verba que rondará os 2 milhões de euros para o investimento na recuperação de todo o edificado e espaços exteriores da EB2,3/Secundária de Alpiarça.
«De Mário Pereira»

BOMBEIROS DE ALPIARÇA PRESENTES NOS MAIORES INCÊNDIOS DO PAÍS






«Em Silves/Algarve»

ARTIGO DE OPINIÃO: Defesa da região

Por:
RODOLFO COLHE






Num país tão pequeno em tamanho como o nosso, é mais que natural que muitas e muitas pessoas terem uma “costela” de alentejanos e outra de transmontanos sem que nunca tenham lá vivido de facto, no entanto, existem pessoas como eu que não tenho essas ditas “costelas” ou pelo menos não as considero ter. Sou Alpiarçolho e Ribatejano apenas (o que já é muito).
Sou também forçado a admitir que há em mim um carinho muito grande por Castelo Branco e pelas suas gentes que tão bem me receberam durante três anos da minha vida e que guardo como três dos melhores que já vivi. Se tivesse uma “costela” certamente seria albicastrense. Quando durante esta semana li muitas notícias sobre o Boom Festival e as detenções que ocorreram devido ao tráfico de droga fiquei preocupado pois sei a importância do festival na zona. Para princípio de conversa como é óbvio em nada coloco em causa a acção das autoridades que fizeram o que deve ser feito, nem vou comentar sequer a forma como a comunicação social trata o evento não tendo por exemplo dado destaque à participação de Hoffmann-Axthelm, co-fundador da Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (International Campaign to Abolish Nuclear Weapons - ICAN) que já mereceu uma das maiores distinções do mundo, o Prémio Nobel da Paz, em 2017 mas vou sim falar da defesa do evento e da zona que vi ser feita por jovens da zona nas redes sociais.
Durante a semana li vários posts e comentários em defesa do festival Boom e por parte de muitas pessoas que como eu nunca foram ao festival e provavelmente nunca irão e que em nada se identificam com ele, mas que sabem o quanto é importante para a zona, sem nunca fugirem ao facto que o festival é alternativo e que sim circulam drogas dentro do festival. Não sendo eu um festivaleiro, já fui a alguns festivais e a alguns concertos onde infelizmente o consumo de drogas é um facto concreto e estamos a falar dos mais conceituados como NOS Alive ou o Rock in Rio e os concertos no Altice Arena.
Para mim o mais importante a reter desta situação e o simples facto de que devemos defender a nossa zona e as nossas origens, devemos assumir que somos do centro que não somos naturais das grandes cidades do país e que isso nos envaidece.
Muitas vezes renegamos aquilo que se passa na nossa zona porque até nem é do nosso total agrado ou simplesmente por simples questões geracionais já não nos identificamos e não nos lembramos da importância que tem para a vida das pessoas. Nós ribatejanos nem sempre temos sido, salvo raras excepções, tão bons como devíamos a defender o que é nosso, e nós alpiarcenses ou alpiarçolhos como preferirem raramente, nos últimos tempos temos feito algo em grupo para proteger o que temos de melhor, que consigamos seguir os bons exemplos daqui para a frente. 



domingo, 5 de agosto de 2018

ALERTA VERMELHO – NECESSIDADE DO USO DE ÁGUA DA REDE PÚBLICA PARA COMBATE A INCÊNDIO

ALERTA VERMELHO – NECESSIDADE DO USO DE ÁGUA DA REDE PÚBLICA PARA COMBATE A INCÊNDIO

COMUNICADO DA ÁGUAS DO RIBATEJO

Na sequência do Aviso Vermelho emitido pelo IPMA para o distrito de Santarém, e considerando a situação de ocorrências ao nível de incêndios, a Águas do Ribatejo solicita à população que restrinja o uso da água da rede pública de abastecimento ao essencial, ou seja, evite regar, lavar pátios, passeios, ruas, etc com a água tratada para consumo humano.
Assim, a Águas do Ribatejo, terá uma maior disponibilidade nas suas reservas de abastecimento para dar resposta às solicitações do combate a incêndios sem colocar em causa o abastecimento público de água em zonas onde as populações são tendencialmente idosas e mais sujeitas a problemas de saúde em ondas de calor.
A Águas do Ribatejo agradece desde já a colaboração de todos.