sábado, 13 de janeiro de 2018

CINCO CONCURSOS NACIONAIS DE PESCA NA BARRAGEM DOS PATUDOS



No corrente ano vão-se realizar cinco concursos nacionais de pesca na Barragem dos Patudos.

Segundo declarações prestadas ao Noticias de Alpiarça  por alguns pescadores do “Clube Desportivo Os Águias” estes concursos trarão a Alpiarça por cada prova uma média de mil pessoas.

É muita gente e  é bom para Alpiarça e respectiva barragem.

Mas alguns pescadores apontam o dedo ao executivo da CDU pelos “melhoramentos” levados a efeito esta semana que constaram da colocação de algumas barras de protecção que se destinam a impedir a entrada de veículos para a proximidade da margem da barragem.

Protestam ainda os pescadores alpiarcenses que a colocação de correntes é “outro obstáculo” porquanto impedem os veículos de poder descarregar o “material de pesca” para as provas desportivas como  ainda o  material de suporte  que é constituído por vários objectos de apoio.


Alguns dos pescadores não compreendem a “razão porque a Câmara levou a efeito a colocação das barras e das correntes” sem ouvir a Secção de Pesca do clube alpiarcense ou os pescadores.

Segundo os mesmos o que a “Câmara acabou de fazer” vai fazer com que “muitos pescadores deixem de usar o espaço” que é "um dos melhores do país".

Queixaram-se ainda  ao NA que o que ali faz falta é “mais parques de estacionamento e placas informativas”  informando os utilizadores para  poder “utilizar as margens com os seus veículos mas apenas para descarregar o material sendo depois obrigados a levar os veículos para os ditos parques”.

 Mas não: “fecharam as entradas e os pescadores que se lixem. Que levem a ‘tralha às costas” adiantou-nos um pescador nortenho mas filiado no Clube Desportivo Os Águias”

LOJA DOS CTT DE ALPIARÇA COM SOLUÇÃO À VISTA


 Deputados do PSD Nuno Serra e Duarte Marques reúnem com a Administração dos CTT – Solução à vista em Alpiarça e garantia de alternativas de serviço em Alferrarede.
Os deputados do PSD eleitos por Santarém, Nuno Serra e Duarte Marques reuniram esta tarde com a Administração dos CTTpara esclarecer a situação da prestação de serviços dos Correios no distrito, em particular no concelho de Abrantes e Alpiarça.
Segundo os deputados, a administração dos CTT demonstrou total abertura para manter o mesmo nível de serviços existentes em Alpiarça, visto ser a única estação dos CTT no concelho, decorrendo negociações com as autoridades locais para encontrar uma solução alternativa à localização atual. Os Deputados do PSD assumiram esta questão como prioritária, vêm esta atitude como construtiva, da parte da empresa como da parte da autarquia, e esperam que entre a Câmara e a Administração dos CTT se encontre uma solução local para manter exatamente o mesmo nível e tipo de serviços prestados atualmente pelos CTT aos munícipes de Alpiarça.


  A ADMINISTRAÇÃO DOS CTT DEMONSTROU TOTAL ABERTURA PARA MANTER O MESMO NÍVEL DE SERVIÇOS EXISTENTES EM ALPIARÇA, VISTO SER A ÚNICA ESTAÇÃO DOS CTT NO CONCELHO, DECORRENDO NEGOCIAÇÕES COM AS AUTORIDADES LOCAIS PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO ALTERNATIVA À LOCALIZAÇÃO ATUAL.
Relativamente à situação de Alferrarede no concelho de Abrantes, os deputados do PSD exigiram que se mantivesse o acesso local aos serviços mais importantes para a maioria da população, sobretudo envio e receção de correio e encomendas, pagamento de reformas, entrega de vales de correio, entre outros. Foi revelado pela Administração dos CTT que apesar do previsível encerramento da Estação dos CTT de Alferrarede se mantêm em funcionamento os dois “Postos de Correio” que existem na mesma localidade, passando a “Estação” mais próxima a ficar a cerca de 1km.  Foi garantido aos Deputados que existe disponibilidade dos CTT ´s para negociar com as autoridades locais eventuais alterações à rede de Postos de correio existentes em Alferrarede.
Os CTT informaram ainda que existem atualmente 16 “postos dos CTT” no concelho de Abrantes, além da Estação CTT que fica no centro da cidade de Abrantes.
Questionado pelos deputados do PSD, o presidente dos CTT, Francisco Lacerda, revelou que decorrem conversações com as autoridades locais para garantir soluções que garantam a qualidade e proximidade do serviço postal no concelho de Abrantes e em particular em Alferrarede.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

MOÇÃO "CONTRA A INTENÇÃO DE ENCERRAMENTO DA ESTAÇÃO DOS CTT EM ALPIARÇA" APROVADA POR UNANIMIDADE PELA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA


MOÇÃO "CONTRA A INTENÇÃO DE ENCERRAMENTO DA ESTAÇÃO DOS CTT EM ALPIARÇA" APROVADA POR UNANIMIDADE PELA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA
MOÇÃO

CONTRA A INTENÇÃO DE ENCERRAMENTO DA ESTAÇÃO DOS CTT EM ALPIARÇA

Considerando que:
. a administração dos CTT anunciou a intenção de encerrar 22 estações/lojas em todo o País, entre as quais a de Alpiarça;
. a estação dos CTT de Alpiarça é a única que serve a área geográfica e a totalidade dos cerca de 7.800 habitantes do concelho;
. os CTT, apesar do processo de privatização ocorrido, completamente errado e oposto ao interesse do País, prestam um serviço público, concessionado pelo Estado, que tem de ter um carácter universal e concretizar-se de acordo com elevados padrões de qualidade;
. esse serviço público prestado pelos Correios deve cumprir uma lógica de proximidade à população, ter em conta as efectivas necessidades dos utentes e contribuir para o desenvolvimento em todo o território nacional e, logo, em cada um dos concelhos;
. não existem alternativas que garantam a prestação completa dos serviços actualmente prestados, nomeadamente ao grupo da população mais idosa e vulnerável.
A Câmara Municipal de Alpiarça, reunida em 12 de Janeiro de 2018, delibera:
1. exigir à administração dos CTT que reverta a intenção de encerramento da estação de Alpiarça, mantendo o seu funcionamento nos moldes e horários actuais, disponibilizando o leque de serviços que têm vindo a ser prestados, mas reforçando a sua qualidade;
2. exigir ao Governo que intervenha neste processo, impondo o cumprimento dos princípios de universalidade e de proximidade que estão na base do contrato de concessão do serviço público que os CTT devem respeitar;
3. apelar à população de Alpiarça para que continue a desenvolver acções em defesa da manutenção da estação dos CTT no concelho, dos CTT enquanto serviço público postal e dos seus trabalhadores.
A Câmara Municipal de Alpiarça

CTT “NÃO FUNCIONA COM BOA FÉ”


Não existe boa fé nos administradores dos CTT” é a conclusão e os argumentos apresentados pelo executivo da CDU.

O executivo da CDU teve alguns encontros e reuniões com os principais administradores dos CTT sobre o encerramento da Estação de Alpiarça.

 Foi-lhe dito que a “loja” do burgo não fechava para agora andarmos numa expectativa que ninguém sabe onde isto vai parar.

Continua a funcionar ou vai fechar?

Apenas se sabe  que o “Executivo da CDU tem-se esforçado pelo não encerramento dos CTT de Alpiarça”.

Um processo que agradou à oposição levando a que Sónia Sanfona (foto) tenha dito na reunião (Câmara) de hoje que “não houve boa fé nas informações prestadas pelos administradores dos CTT ao executivo da CDU que esteve presente em várias reuniões” com os maiores dos CTT.

O que não se compreende é como querem "fechar uma estação que serve cerca de sete mil e oitocentos  habitantes e cuja actividade da loja local apresentou em 2017 um lucro  de 25 mil euros"

Não entende também  a vereadora do PS Sónia Sanfona que até chegou a equacionar se o “decrescimento da população ou o seu envelhecimento” não seja uma das razões para o  “encerramento da loja local” o que levou  logo a que Mário Pereira justificasse que a opinião da vereadora socialista não faz sentido.

Seja como for os eleitos do PS (Sónia Sanfona e António Moreira) estão ao “lado do executivo da CDU nesta demanda”.


Ainda bem que há entendimento

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

DESPORTO



13 De Janeiro
Sábado  
FUTEBOL
11h - CD Águias x U. Almeirim (Infantis)
Estádio Municipal

--JOGOS FORA--
15h - CADE / Fazendense x CD Águias (Sub7)
Fazendas de Almeirim

14 De Janeiro
Domingo 
FUTEBOL
--JOGOS FORA--
10h - Ferreira de Zêzere x CD Águias (Juvenis)
Ferreira do Zêzere

DEPUTADOS DO PSD GARANTEM QUE CTT SE VÃO MANTER EM ALPIARÇA

alpiarcaCTTpsd
“A Administração dos CTT demonstrou total abertura para manter o mesmo nível de serviços existentes em Alpiarça, visto ser a única estação no concelho”, afirmam em comunicado Nuno Serra e Duarte Marques, os dois deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém que reuniram com os responsáveis da empresa postal na tarde de quarta-feira, 10 de janeiro.
Segundo os mesmos, decorrem atualmente negociações com as “autoridades locais para encontrar uma solução alternativa à localização atual”, o que consideram ser uma “atitude construtiva” por parte dos CTT.
Nuno Serra e Duarte Marques dizem esperar “que entre a Câmara e a administração dos CTT se encontre uma solução local para manter exatamente o mesmo nível e tipo de serviços prestados atualmente”.
Sobre a segunda estação que os CTT pretendem encerrar no distrito, a de Alferrarede, no concelho de Abrantes, a administração explicou aos deputados social-democratas que se vão manter em funcionamento os dois postos de correio que já existem na localidade, ficando a estação mais próxima a cerca de um quilómetro.
Segundo os CTT, existem atualmente 16 postos no concelho de Abrantes, além da estação de correios que fica no centro da cidade.
Os deputados do PSD “exigiram que se mantivesse o acesso local aos serviços mais importantes para a maioria da população, sobretudo envio e receção de correio e encomendas, pagamento de reformas, entrega de vales de correio, entre outros”, explica o mesmo comunicado.
«RR»

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Limpeza de terrenos


Até 15 de março de 2018, os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível, de acordo com as normas constantes no anexo do decreto-lei 124/2006 de 28 de junho.

EXECUTIVO MUNICIPAL DE ALPIARÇA RECEBE NOVO COMANDANTE TERRITORIAL DISTRITAL DE SANTARÉM DA GNR



O executivo municipal recebeu na Câmara a apresentação do novo Comandante do Comando Territorial de Santarém da GNR, tenente-coronel Paulo Jorge Silvério.
Para além da apresentação formal, nesta reunião foram tratados vários assuntos relacionados com a presença e intervenção da GNR em Alpiarça e na região.
«MP»

PRÓXIMA REUNIÃO DE CÂMARA


A  próxima Reunião de Câmara vai realizar-se no próximo dia 12 de Janeiro de 2018 (6.ª feira), às 15H00, no auditório da Câmara Municipal.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Ciclo de Exposições - 'Gentes da nossa terra',


No passado dia 6 de Janeiro, deu-se início ao Ciclo de Exposições - 'Gentes da nossa terra', totalmente dedicado a artistas alpiarcenses numa tentativa não só de os dar conhecer mas também de lhes proporcionar a merecida visibilidade.
​Assim, uma vez por mês, poderá conhecer-se um novo artista e ter contacto directo através de conversas informais que reservámos para cada um.
​No mês de Janeiro estarão patentes trabalhos do artista alpiarcense Daniel Canha.​ 
Est​a exposição​ inclui-se no projeto cultural culturagora que nascerá em 2018 trazendo várias novidades no âmbito cultural.

CARNAVAL EM ALPIARÇA


ARTIGO DE OPINIÃO: Fecha tudo

Por: Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça


Fecha tudo

Mais uma vez, esta semana fomos bombardeados com notícias que em nada favorecem a nossa Vila. Mais uma vez Alpiarça prepara-se para ficar privada de um serviço, e provavelmente não fica por aqui, digo eu.
 A perda dos CTT, é de todo relevante para a nossa Vila, mas mais do que relevante é representativo do ponto a que isto chegou. Certo é que a primeira conclusão que se deve fazer, e que tal como há muito se sabia, a privatização dos CTT foi um erro por várias razões. O primeiro grande erro foi vender uma empresa que trabalhava com qualidade, que era lucrativa e que servia na totalidade as pretensões da maioria dos portugueses. O segundo maior erro prende-se, exactamente com a necessidade que os CTT tinham de servir a maioria dos portugueses e que após a sua privatização deixou de ter, preocupando-se em aumentar o número de serviços (venda de produtos, bancos, etc.) de forma a tornar-se numa empresa mais lucrativa, mas não se preocupando em manter a qualidade dos seus serviços base e para os quais foram criados. Todas as empresas e/ou serviços devem ser optimizadas, no entanto o fim social que determinadas empresas /serviços têm nunca pode ser descurada e muito menos anulada tendo em vista fins monetários.
E quando digo anteriormente que a confirmar-se a saída dos CTT de Alpiarça que será demonstrativo do estado a que isto chegou, refiro-me como é obvio ao estado a que Alpiarça chegou, que de mau acontecerá a seguir?
Há alguns meses atrás, quando a questão foi levantada pelos vereadores da oposição, o Professor Mário Pereira na condição de Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça em primeira instância afirmou que iria reunir com a administração dos CTT com o objetivo de perceber a veracidade do possível fecho do posto dos CTT de Alpiarça, tendo após essa reunião afirmado que o posto dos CTT em Alpiarça não estava em risco de fechar. Nos últimos dias tenho assistido a várias insinuações e mais do que isso, de que o Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça tinha mentido sobre o assunto. Pessoalmente, e até pela convivência que já tive com o Professor Mário Pereira, não acho correcto atacar a sua moralidade, mas devemos sim atacar a falta de capacidades políticas deste executivo e como tal também do próprio Presidente. A falta de capacidade política latente em tantos outros momentos é também a culpada do fecho de um posto em sede de concelho, e se não é caso único é de longe o mais grave, uma vez que perto de Alferrarede há o posto de Abrantes a 2 km.
Resta-nos esperar para perceber se há alguma hipótese de reversão do fecho das lojas, agora para o que não há reversão é para a falta de capacidade política deste executivo e 2021 ainda vem muito longe.