sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Apresentação do livro "A Menina dos Ossos de Cristal" de Ana Simão


"A Menina dos Ossos de Cristal”  de Ana Simião é um livro editado pelo Clube do Livro SIC sobre a temática da deficiência, exclusão social, abusos sexuais, igualdade de oportunidades e cidadania. Faz parte do Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação (LER +). 

Tribunal de Contas mantém condenação de ex-autarca de Alpiarça



Vanda Nunes (foto), ex-presidente da Câmara de Alpiarça, perdeu o recurso que apresentou para contestar uma decisão do Tribunal de Contas (TC), que em 2014 a condenou a pagar uma multa de 2.040 euros por ter nomeado e mantido ilegalmente uma funcionária no cargo de chefe de divisão administrativa.

Segundo a notícia do jornal “Público”, um novo acórdão do TC dá como “plenamente comprovada” a acusação deduzida pelo Ministério Público, e considera que Vanda Nunes “incorreu na prática da infração financeira sancionatória, ao violar normas de assunção, autorização e pagamento de despesas públicas”.

A funcionária foi nomeada em regime de substituição em novembro de 2008 e manteve-se até março de 2010, sem que a Câmara tenha aberto concurso no prazo previsto na lei.

Como o regime de substituição cessava automaticamente ao fim de 60 dias, a partir daí, a funcionária permaneceu nas funções numa situação de ilegalidade, assim como a despesa com as remunerações pagas, a rondar os 49 mil euros, segundo o mesmo jornal.

A irregularidade, conta ainda o “Público”, foi detetada numa auditoria da antiga Inspeção-geral da Administração Local (IGAL), em 2010, tendo o TC sancionado a ex-autarca, que foi também vice-presidente da CCDR-LVT, ao pagamento de uma multa de 2.040 euros.

« Rede Regional»

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O Município de Alpiarça apresenta a edição de janeiro/fevereiro 2019 de Alpiarça ConVIDA


Alpiarça ConVida é uma agenda de eventos culturais, desportivos, turísticos e associativos que pretende divulgar, não só o que se faz no concelho, mas também, convidar o público a usufruir do que Alpiarça tem para oferecer.
Alpiarça ConVida, participe e divulgue porque Alpiarça é: CulturAgora!

DESCIDA DE TEMPERATURAS E VENTO FORTE VÃO AUMENTAR SENSAÇÃO DE FRIO




IPMA prevê aumento do desconforto térmico entre quinta-feira e sábado, devido à intensificação do vento de leste.

As temperaturas mínimas vão descer entre 5 a 8 graus Celsius na madrugada de quinta-feira no interior Norte e Centro, especialmente nas terras altas da Beira Alta. Além da descida das temperaturas, o IPMA prevê um aumento do desconforto térmico até sábado, devido à intensificação do vento do quadrante leste, sobretudo nas terras altas. Prevê-se formação de geada a chegar junto ao litoral.

“A partir da madrugada de dia 10, prevê-se a substituição gradual de uma massa de ar polar por uma massa de ar com características de ar Árctico sobre Portugal continental, transportada do interior do continente Europeu”, informa o IPMA em comunicado.

“Como consequência, a temperatura mínima deverá descer no dia 10 no interior Norte e Centro, especialmente na Beira Alta, onde nas terras altas, as descidas poderão ser da ordem de 5 a 8 graus Celsius. Assim, os valores da temperatura mínima deverão variar genericamente entre 2 e 6 graus, sendo inferiores no interior Norte e Centro, onde variarão aproximadamente entre -4 e 1 graus”, acrescenta.

Na sexta-feira, a descida vai estender-se ao restante território (com descidas da ordem de 2 a 4 graus), mantendo-se os valores baixos pelo menos até sábado.

O IPMA prevê também uma descida dos valores da temperatura máxima na quinta-feira no interior Norte e Centro e na sexta-feira em todo o território. Na sexta-feira, a temperatura máxima deverá variar aproximadamente entre 10 e 14 graus.

Dias frios, dias quentes

O instituto refere que, “desde o início de Janeiro, têm-se verificado noites frias”, com “valores da temperatura mínima do ar inferiores aos valores médios e mesmo inferiores aos valores que só ocorrem em 10% dos casos”. Por outro lado, o IPMA realça também a “ocorrência de dias quentes” com “valores de temperatura máxima superiores aos valores médios e mesmo superiores aos valores que só ocorrem em 10 % dos casos”.

De 1 a 9 de Janeiro, em cerca de 50% das estações registaram-se valores de temperatura mínima inferior a 0 graus, consecutivamente em algumas regiões do Norte e Centro.

Os menores valores da temperatura mínima, 7 graus negativos, registaram-se nos dias 5 e 6 de Janeiro, em Miranda do Douro e Chaves, respectivamente.

Por outro lado, os maiores valores da temperatura máxima registaram-se a 2 de Janeiro em Rio Maior (20,8 graus) e no dia 1 em Braga (20,5 graus).
«Público»

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

VENHA ATÉ Á BARRAGEM DOS PATUDOS




SUBA E DESÇA ESTAS ESCADAS
ESTÃO BONITAS E LIMPAS

"ATJUDITETOUR” UM EMPRESA ALPIARCENSE EM EXPANSÃO



A “AtJuditetour” é uma empresa voltada para a criação e organização de programas turísticos no Ribatejo e é gerida pela empresária Judite Gregório.
Um empresária que “decidiu recomeçar a vida de uma forma única, a proporcionar a outras pessoas experiências ligadas às suas próprias paixões, os cavalos, os vinhos e a gastronomia tradicional, a aventura na natureza, o convívio, e a partilha de tradições”.
A responsável pela empresa  AtJuditetour” cuja sede se situa em Alpiarça é “uma apaixonada pela região onde vive, o Ribatejo, rica do ponto de vista paisagístico, cultural e tradicional”.


Judite decidiu dar a conhecer o que a região e o país têm de melhor para oferecer, de uma forma relaxante e cuidada, num ambiente acolhedor e familiar.
“Criar e Organizar Programas Turísticos” únicos, na região do Ribatejo, o principal objectivo da empresa turística.

Para o efeito colocou ao serviço da empresa e dos seus clientes uma nova viatura (foto) cujo fim são os circuitos turísticos.

CANTAR AS JANEIRAS NOS PAÇOS DO CONCELHO (II)


As crianças da educação pré-escolar e jardim de infância do Agrupamento de Escolas de José Relvas e da Fundação José Relvas cumpriram hoje a tradição de Cantar as Janeiras aos trabalhadores e eleitos da Câmara no edifício dos Paços do Concelho. 
A todos, os votos de um Bom Ano Novo!
«CMA»

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

HÁ QUEM DIGA QUE A "ZONA INDUSTRIAL DE ALPIARÇA" NÃO PASSA DE UM AMONTOADO DE “FERRO VELHO”


Não passa de um amontoado de “ferro velho”,

De terrenos vazios e abandonados,

De pequenas hortas.

Na verdade a Zona Industrial de Alpiarça, de “Industrial” só tem o nome, salvo duas ou três excepções que se contam pela metade dos dedos de uma mão.

É PENA,PORQUE ALPIARÇA AINDA TEM MUITO PARA DAR E FAZER.

domingo, 6 de janeiro de 2019

Proteja-se do frio em segurança: cuidados a ter





O frio intenso que se tem feito sentir este mês, com vários distritos portugueses a atingirem temperaturas negativas durante alguns dias consecutivos, não é razão para alarmismos. Afinal, estamos no inverno e o frio, associado a baixas temperaturas e a outros fatores meteorológicos, é a sua principal característica. As vagas de frio são por isso mesmo processos comuns nesta altura do ano. Ainda assim, saiba como adotar cuidados extra em casa e na rua. Sendo este um processo previsível, seja prudente e reforce o frigorífico com alimentos e líquidos que ajudem a proteger o seu organismo.
Poderá ocorrer uma vaga de frio em Portugal... Que caso aconteça, dá-se quando uma massa de ar frio e seco se desenvolve sobre uma área continental. Denomina-se vaga de frio quando durante pelo menos seis dias consecutivos, a temperatura mínima do ar é inferior em 5 ºC ao valor médio das temperaturas mínimas diárias no período de referência. Nestes processos meteorológicos dão-se reduções significativas, às vezes bastante bruscas, das temperaturas diárias fazendo os termómetros registar valores abaixo dos 0 ºC. A estas ocorrências estão quase sempre associados os ventos, que sendo moderados ou fortes, ampliam os efeitos do frio. Em Portugal, estas situações são originadas pelo posicionamento do anticiclone dos Açores próximo da Península Ibérica ou de um anticiclone junto à Europa do Norte.
As consequências duma vaga de frio podem ser devastadoras se não forem tomados os cuidados necessários. Podem ser a causa de morte por hipotermia, sobretudo em grupos de pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos. Por isso mesmo, face às temperaturas baixas que se fazem sentir por todo o país, saiba aqui as recomendações da Proteção Civil à população num conjunto de procedimentos para combater o frio de forma segura.
Tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras e se utilizar cobertores elétricos, cumpra as instruções de segurança e desligue-os antes de se deitar.
·         Proteger nariz e boca evitando a entrada de ar frio nos pulmões bem como mudanças bruscas de temperatura;
·         Uso várias camadas de roupa adequada para o Inverno (luvas, gorro, cachecol, casaco e calçado quente);
·         Evite a exposição prolongada ao frio em espaços exteriores e o esforço físico e faça por ingerir bebidas e alimentos quentes;
·         Proteja as extremidades do corpo;
·         Se for conduzir adote uma postura defensiva devido à possibilidade de água e gelo no pavimento.
·         Se tiver lareira em casa não deixe que o monóxido de carbono se acumule pelo perigo de intoxicação, abrindo uma janela ocasionalmente para que haja renovação do ar.
·         Seja particularmente vigilante relativamente a familiares ou a vizinhos em situação de maior isolamento.
·         «Alfredo Graça»

CASA DOS PATUDOS


No ano de 2018 a Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça foi visitada por 11.192 visitantes.
Obrigado a todos que nos visitaram e ficaram a conhecer a Casa dos Patudos.
Esperamos a sua visita em 2019!
Ao longo destes 58 anos temos mantido este legado, único no país, contribuindo para a sua preservação e divulgação. 
Disso são exemplo o reconhecimento da Entidade Regional de Turismo que nos agraciou com o prémio de Melhor Projecto Público nos anos de 2015 e 2017, nos Prémios Turismo do Ribatejo. 
Também a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), que pelo trabalho notável de recuperação do edifício e dos espaços envolventes da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, atribuiu, no Dia Nacional dos Centros Históricos, a Medalha de Ouro ao Município de Alpiarça.
Foto: Alegoria às Artes, Porcelana de Meissen, Século XIX.

«Casa Museu  Patudos»