quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Morreu Manuel Mendes Colhe

Morreu Manuel Mendes Colhe, operário agrícola alpiarcense, antigo preso político no regime fascista e destacado militante do Partido Comunista Português, que dedicou a sua vida à luta pela liberdade e pela democracia e à defesa dos trabalhadores e do povo.
Perante a notícia da morte deste notável militante alpiarcense, a CDU informa a população que irá suspender a sua campanha eleitoral até à realização do seu funeral, que se realizará amanhã, às 16.30 horas, para o cemitério de Alpiarça.
Como forma de homenagear Manuel Colhe, a CDU convida todos os democratas a associarem-se às cerimónias fúnebres que se realizarão no espaço da casa mortuária e no cemitério municipal.
À sua mulher, filhos e restante família enlutada, a CDU Alpiarça endereça os mais sentidos pêsames.

DEBATE AUTÁRQUICAS 2017: CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA


terça-feira, 26 de setembro de 2017

Devolução dos três dias de férias aos trabalhadores da Câmara Municipal



Hoje de manhã a Câmara Municipal de Alpiarça assinou uma adenda ao acordo de entidade empregadora pública (ACEEP) com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) que, no essencial, permite a devolução dos três dias de férias que foram roubados aos trabalhadores da administração pública pelo anterior governo.
Depois de termos mantido uma posição de defesa do horário de 35 horas semanais no Municipio de Alpiarça, mantemos assim a única postura possível de eleitos na defesa de direitos dos trabalhadores.
«MP»

ANTIGAS CASAS AGRÍCOLAS EM TOTAL DECLÍNIO


No sentido Sul-Norte,  no cruzamento da Rua Comandante  Fontoura da Costa onde se inicia a Avenida Carlos Relvas  podemos encontrar duas  “casas agricolas” que deram trabalho a centenas de pessoas em pleno declínio  e em vias de desabarem de um momento para o outro.

Uma:

A antiga “Casa Agrícola de António Duarte” cujo edifício  faz extrema com a Avenida Carlos Relvas com o telhado já  a cair aos bocados o que demonstra o abandono a que está entregue

Era uma das maiores adegas do concelho.

O espaço interior, que faz extrema com a Rua José Relvas é confrangedor o estado em que se encontra.

Um total abandono.



Outra:

Um pouco mais adiante, a “Casa Agrícola José da Silva Lico” outra das grandes casas agrícolas de Alpiarça.

Aos poucos vai desabando o pouco que ainda se mantém de pé.

Segundo conseguimos apurar nenhuma destas casas já  são pertença dos seus verdadeiros donos porque pertencem a alguns  dos muitos bancos que também atravessam dificuldades.


É pena assistirmos ao desmoronar do património que faz parte da terra agrícola onde estão inseridos.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Exposição de Pintura de Natércia Almeida


"Sábados a Contar"


ARTIGO DE OPINIÃO: “Quer um bom concelho? Vote”

Por Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça
O mote foi dado pela comissão nacional de eleitores, “Quer um bom concelho? Vote”. O máximo que posso fazer é continuar esse apelo que, felizmente, tem vindo a ser difundido nas redes sociais. De facto, o voto de cada um é o ponto de partida para um bom concelho. Não querendo iniciar uma dissertação sobre o voto obrigatório, e digo desde já que quem não vota por opção, deveria perder algumas regalias da cidadania, mas se o voto não é hoje legalmente obrigatório deveria ser moralmente obrigatório. O voto é a maior oportunidade que cada um tem de escrutinar o trabalho de quem está no poder, e convínhamos que se o desinteresse por eleições como as europeias é compreensível apesar de não ser aceitável, as eleições autárquicas são as que mais diretamente dizem algo a cada indivíduo mais por mais em Alpiarça onde dezenas de pessoas foram presas, torturadas e inclusive mortas por terem lutado para que votar livremente seja hoje uma realidade. Todas as eleições ou outras votações são importantes, mas se não escrutinamos quem tem a responsabilidade de zelar pelas ruas onde habitamos, pelas escolas dos filhos, por criar condições para os nossos familiares idosos e entre muitas outras coisas como por exemplo criar qualidade de vida para que possamos continuar a morar na nossa terra, então nesse caso quais queres condições nos são suficientes. Ninguém se pode considerar exigente se não escrutina quem tanto interfere com a nossa vida e com a vida dos nossos. Mais do que o apelo ao voto num ou noutro partido (e no meu caso que não é o de muitos, votei sempre no mesmo partido e continuarei a votar e caso não o faça um dia irei assumi-lo). É mais importante o apelo ao VOTO e a demonstração de quem se quer à frente dos destinos da nossa terra. Quem acha que as coisas estão bem ou que não confia na mudança deve demonstra-lo, quem acredita na mudança deve afirma-lo, é importante que no final do dia 1 de outubro seja inequívoco com que grupo de pessoas se identifica a população. O meu apelo à população é que pense bem, reflita, avalie e em seguida decida em quem votar e que efetue votando.

Apesar de alguns ainda poderem voltar a exercer as suas funções durante o mandato em vigor como é o caso dos vereadores, os membros da assembleia municipal e da assembleia de freguesia já findaram o seu mandato, e como tal gostaria de dar a todos os parabéns. Se o trabalho de alguns deles foi do meu agrado, outros bastante menos, no entanto a democracia é feita pela diferença de opiniões e há que valorizar quem dedica o seu tempo à comunidade. Uma palavra muito especial para os dois vereadores Pedro Gaspar e Manuel Colhe, com estilos diferentes e personalidades diferentes, fizeram um ótimo trabalho em prol dos alpiarcenses. Pelas mais diversas razões nem todos gostaram, no entanto Alpiarça saiu valorizada. Respeitaram o slogan fizeram que existisse Mais Alpiarça.

domingo, 24 de setembro de 2017

IP, Protecções e Confusões

Por: M. Ramos

Numa altura em que tanto se fala de "plágio" e "direitos de autor" parece que temos aqui mais um berbicacho para esclarecer. Perguntam alguns alpiarcenses sujeitos a estas notícias das redes sociais: Afinal, quem foi que mandou colocar os rails de protecção na estrada nacional 118 na recta da Gouxa?
A resposta é simples e é dada pelo próprio presidente da Câmara, na sua página do Facebook com ilustração fotográfica: "Colocação de rails de protecção na berma da EN118 na recta da Gouxa, entre a Gouxaria e a vila de Alpiarça, pela IP.
22.09.2017".
 
É claro que isto ( intencionalmente ou não) leva a uma série de equívocos que seriam desnecessários neste preciso momento. Momento de puxar galões, mostrar obra feita e influenciar os eleitores. Nem toda a gente domina siglas ou acrónimos. Bastaria o presidente da Câmara, Mário Pereira, em vez de ter colocado o acrónimo "IP" ter escrito por extenso "Infraestruturas de Portugal" e à partida a coisa estaria clara e não daria azo a confusões, respostas pouco polidas, atritos e achegas, conforme se constata a uma semana das eleições autárquicas. Nem o António Moreira se teria metido nisso, julgamos nós. Quanto à estrada de Vale Peixe é outra história que, nesta altura, não deve ser misturada com as obras da empresa Infraestruturas de Portugal. Nem pouco mais ou menos. O seu a seu dono. 
 
Nota: "A Infraestruturas de Portugal (IP) é a empresa pública que resulta da fusão entre a REFER, Rede Ferroviária Nacional, e a EP, Estradas de Portugal, empresas destinadas a gerir e administrar as infraestruturas ferroviárias e rodoviárias em Portugal, respetivamente.