sábado, 13 de agosto de 2016

A intentada do conselho de administração da Fundação José Relvas


Tribunal dá razão à Câmara Municipal de Alpiarça numa acção intentada pelo conselho de administração da Fundação José Relvas. 
Informação prestada aos vereadores na última reunião de Câmara, realizada no passado dia 5 de Agosto.



Incêndios: "Forças armadas não podem fazer trabalho da proteção civil"

Ministra da Administração Interna rejeita a ideia que os reforços no combate às chamas tenham sido pedidos demasiado tarde.


Numa sessão de esclarecimentos aos jornalistas, em Aveiro, a ministra da Administração Interna começou por dizer que “a situação [dos incêndios] está bem mais calma” e que “estamos em fase de rescaldo, que é uma fase muito importante para evitar reacendimentos, que são sempre terríveis”, dando o exemplo dos incêndios de Águeda.
Confrontada com a falta de meios no combate aos fogos, nomeadamente a falta de acção da Força Aérea, Constança Urbano de Sousa referiu que “as forças armadas não têm qualquer tipo de capacidade para combater fogos”, visto que “os seus pilotos não têm formação” para tal, e que a sua função “é dar apoio à Proteção Civil”, não podendo, por isso, “nos termos da Constituição, assumir o papel” da Proteção Civil.
Se o reforço dos meios para o combate às chamas foi tardio, a governante explica que “as decisões são tomadas consoante as necessidades do momento”. “Acontece que as necessidades podem mudar de um minuto para o outro. Tudo depende das condições meteorológicas. Ninguém previa que, aliado a um calor, íamos ter ventos inacreditáveis. Os meios chegaram quando houve necessidade de atuar”, acrescentou.
Para explicar a quantidade de fogos que foi preciso combater, a ministra lembrou que “os meios nunca são infinitos” e que as condições climatéricas dificultaram, e muito, o trabalho dos bombeiros. “Neste ano, houve uma concentração de ocorrências numa parte do território, o que faz que haja muita concentração de meios num sítio e depois uma enorme dispersão, o que faz com que os meios se dispersem. Isso é algo que não conseguimos prever”, terminou.
«Lusa»

Grande Prémio Empresarial de Karting

O Grande Prémio Empresarial de Karting é uma das atividades de lazer e desporto aventura promovidas pela NERSANT para as suas empresas e que tem como objetivo aumentar a produtividade e impulsionar os negócios do Ribatejo. Este ano o evento realiza-se no dia 17 de setembro, em Almeirim, e tem já diversas empresas da região inscritas.

Quer passar um dia longe do stress do dia-a-dia empresarial? Deseja aumentar a produtividade da sua empresa? A NERSANT tem a solução. No dia 17 de setembro, a associação empresarial vai realizar em Almeirim, a 17.ª edição do Grande Prémio Empresarial de Karting, prova de adrenalina direcionada para o tecido empresarial que desafia os audazes e amantes da velocidade.
O evento é ainda estrategicamente preparado pela NERSANT para ser um exercício de team building entre os colaboradores de uma mesma empresa. A prova decorre durante 6 horas sem parar, pelo que os colaboradores participantes terão de se organizar e levar a cabo uma estratégia de grupo que lhes permita alcançar um lugar no pódio. Este tipo de prática proporciona, em primeiro lugar, o reforço dos laços entre colegas de trabalho, incentiva e melhora o trabalho em equipa e promove ainda a ascensão de líderes, tão importantes nas empresas. O Grande Prémio de Karting da NERSANT é, assim, uma atividade muito interessante para quem quer, ao fim e ao cabo, aumentar a produtividade da sua empresa. Recorde-se também que colaboradores mais satisfeitos, são colaboradores mais produtivos.
Por concentrar um grande número de empresas da região, o evento pode ainda ser um ponto de encontro importante para a realização de negócios (o chamado networking empresarial). Em ambiente descontraído, muitas empresas acabam por travar conhecimentos e trocar contactos comerciais com outras empresas participantes.

Caso a sua empresa pretenda inscrever uma ou mais equipa nesta prova, o contacto é o Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos (dame@nersant.pt ou 249 839 500). As inscrições podem ainda ser efetuadas online no portal da associação, emwww.nersant.pt. Cada equipa deverá ter no mínimo 4 elementos e no máximo 9.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

COMITÉ OLÍMPICO CONFISCA CHOURIÇOS E VINHO DE ALPIARÇA

«De: 'O Mirante'»

ALPIARÇA: Deixou de ser “Uma Vila Tranquila” para passar a ser uma “Vila Suja”


Lixo na Rua José Relvas por falta de limpeza



Leitora fez-nos chegar uma “nota” onde nos dá a saber que recentemente a Rua José Relvas “foi limpa” como a “erva cortada” erva esta que em alguns locais já tinha centímetros e centímetros de altura como era o caso das “ervas que estavam situadas entre o edifício da Câmara até à Pastelaria Mena”.


Foram “tiradas esta semana” como a “rua no geral foi limpa” mas com uma “limpeza manhosa” porquanto há espaços que só são limpos quase de mês a mês como é o caso do curto passeio entre a Rua do Patrício e a bomba de gasolina Cepsa” e se mais sujo não está deve-se ao “vento que os carros e as camionetas fazem que acabam por espalhar a sujidade”.

Noticias de Alpiarça” reconhece que a leitora tem toda a razão porque na verdade quem faz a limpeza nas ruas alpiarcenses nem sempre a faz de melhor forma e o responsável pela “Recolha do Lixo” não vê o que deve ver ou simplesmente ignora os factos porque a limpeza é muitas vezes mal feita ( ler Um apelo ao senhor presidente Mário Pereira e ainda Urbanização dos Gagos já parece outra)

Urbanização dos Gagos (antes)

Esta irresponsabilidade  foi bem visível na falta de profissionalismo na “Urbanização dos Gagos” cujo lixo para ser recolhido nas devidas condições  levou com que uma leitora se “queixasse” a este jornal e o problema ficou resolvido depois de publicada a existência da sujidade por meio de fotos.

Urbanização dos Gagos - Agora
Alpiarça já foi uma vila limpa. Ultimamente, tem-se visto as ruas cada vez mais sujas e tem-se notado cada vez mais a ausência de acção camarária/junta de freguesia a nível da limpeza básica das ruas.
Não basta a limpeza do “carro bomba” que faz a limpeza automática. É preciso fazer a limpeza manual e diariamente senão Alpiarça deixa de ser “Uma Vila Tranquila” para ser uma “Vila Suja
Não bastasse o estado de alguma calçada, que deixa muito a desejar para não falarmos nos buracos e remendos mal feitos ainda temos que “gramar” com os maus cheiros dos contentores que chegam a ter bichos por não serem limpos e por não serem limpos nada então como matar a bicharada incendiando os contentores  ficando assim  logo resolvido problema.



Também é verdade que a falta de civismo por parte da população é um facto mas para o efeito deve a autarquia lançar periodicamente campanhas de sensibilização para que a população evite sujar as ruas.
No entanto não basta sensibilizar os utilizadores se depois a entidade camarária se limita apenas a recolher o lixo e esquece-se de lavar os contentores permitindo o mau cheiro nauseabundo que vem dos interiores dos contentores.

Urbanização dos Gagos já parece outra

ANTES


AGORA


Noticia relacionada

MÁRIO PEREIRA/ ROSA DO CÉU : A mesma moeda mas com faces iguais

Mário Pereira

Os ventos não estão favoráveis para adversidades politicas mesmo que os intervenientes estejam interligados como é o caso da Câmara de Alpiarça e  Fundação José Relvas.

1

A Fundação José Relvas presidida pelo ex-presidente da Câmara, Rosa do Céu queixou-se ao tribunal para que a Câmara “fosse intimada a prestar informações sobre a gestão e património dos legados de José Relvas” mas a juíza do processo  “entendeu que a autarquia enviou a prestação de contas anuais, de 2009 a 2015, e que assim satisfez a pretensão” .

Assim Rosa do Ceu viu cair por terra o que julgava ser suficiente para mostrar ao executivo da CDU que nem sempre este cumpre o estipulado.

Enganou-se e ficamos a saber que a polémica sobre a distribuição de verbas por parte da Câmara para como a Fundação está nos conformes

2

Mário Pereira nunca “morreu de amores” por Rosa do Céu como não esquece o  que sofreu enquanto o socialista foi presidente da Câmara que não lhe “dava cavaco algum”  e muito menos satisfações do quer que seja na qualidade que desempenhava como “vereador na oposição”.

O actual presidente teve sempre um profundo “rancor” para com Rosa do Céu e sempre que pode acusa-o de ter sido o “coveiro” da actual situação em que a Câmara se encontra como de ter impedido os eleitos da CDU de não conseguirem desenvolver o concelho, por falta de verbas, como se nós acreditássemos que seriam capazes de fazer alguma coisa, se tivessem os cofres cheios.

Nada como um pequeno “ajuste de contas” para medir forças

Vai daqui “Mário Pereira, enquanto presidente da Câmara, solicitou uma assembleia da instituição (José Relvas) a pedir a exoneração do dirigente (Joaquim Luís Rosa do Céu) mas os 40 maiores contribuintes do concelho, que a compõem, não votaram nesse sentido”  mas o tiro saiu-lhe pela culatra  porque os maiores contribuintes do concelho, aqueles que tem dinheiro, deram-lhe com resposta um valente “NÃO”.

Rosa do Céu

Mário Pereira não gostou e nunca perdoará aos capitalistas do burgo o que fizeram.

Mas o tempo irá mostrar que quem mais ordena é o povo e será este mesmo povo que vai estar ao lado da CDU dando-lhe a maioria em 2017 para continuação de Mário Pereira à frente dos destinos da autarquia porque João Céu, actual presidente da Concelhia do PS ainda tem um longo caminho a percorrer até ao dia que consiga sentar-se no cadeirão da rua José Relvas.

De pouco ou nada valerá a Rosa do Céu tornar a Fundação José Relvas inacessível ao ataque dos vermelhos.

Os comunistas não conseguem tomar de assalto a Fundação mas vão esburacando os caboucos que mais tarde ou mais cedo a dinastia “Céu” cairá por ela própria.

Tudo uma questão de tempo, coisa que os “vermelhos”  são especialistas.

Dificilmente Rosa do Céu voltará a ser presidente da Câmara de Alpiarça como certo é Mário Pereira voltar a ser presidente da Câmara por mais um mandato, o último.

Mas desenganem-se aqueles que julgam se um dia os socialistas governarem a autarquia do nosso burgo que a Fundação José Relvas vai saber por tim-tim a gestão e património dos legados de José Relvas.

Mário Pereira e Rosa do Céu mais não são do que a mesma moeda com faces iguais mudando apenas as cores politicas de cada um.

Por. V.R.V.


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Resgate de um cão abandonado


Militares do Posto Territorial de Alpiarça receberam no posto, no dia 7 de agosto, um cão que terá sido resgatado quando deambulava pelas artérias da localidade.
O animal, débil e com sinais de aparente subnutrição, foi entregue aos militares por uma cidadã, e assistido com água e alimentação, foi de seguida observado pela médica veterinária de Alpiarça.
Foi depois adotado por uma pessoa da localidade.

Fundação José Relvas perde processo contra Câmara de Alpiarça

Esta é mais uma acha para a fogueira nas relações entre a Fundação José Relvas e a Câmara de Alpiarça, desde que o ex-presidente da autarquia, o socialista Joaquim Rosa do Céu, entrou para presidente da instituição. A fundação recorreu ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria para que a câmara fosse intimada a prestar informações sobre a gestão e património dos legados de José Relvas, cujo rendimento é destinado à instituição de assistência social, e do legado de Manuel Nunes Ferreira, nos últimos sete anos. Já com o processo a andar a autarquia respondeu mas a fundação comunicou ao tribunal que nem toda a informação foi fornecida. A juíza entendeu que a autarquia enviou a prestação de contas anuais, de 2009 a 2015, e que assim satisfez a pretensão. 
Leia a noticia completa em

Alpiagra 2016


Dia 4/9"Bangunçada à Portuguesa"


quarta-feira, 10 de agosto de 2016

GARANTIDO 800.000 euros para operações de regeneração do centro urbano do concelho




Em Vila Nova de Milfontes, numa breve interrupção das férias, para a assinatura dos contratos dos Planos de Acção para a Regeneração Urbana (PARU), com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do Presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo.

Com a aprovação do PARU de Alpiarça é assegurado um financiamento do cerca de 800.000 euros para operações de regeneração do centro urbano do concelho, a começar com a intervenção de ampliação e requalificação do Jardim Municipal.

«Texto e fotos de Mário Pereira»

ALPIAGRA 2016 - DE 3 A 11 DE SETEMBRO


Será que a proibição da pesca é mais política do que técnica?


Hoje fui pescar novamente à Barragem dos Patudos como forma de protesto pela interdição da pesca naquele local. Fui novamente identificado pela GNR. Será que a proibição da pesca é mais política do que técnica? Porque a mesma é ilegal e no aspecto técnico não faz sentido porque o tratamento da água se estava verde com micro algas continua verde portanto deixem de tapar o sol com uma peneira.Para concluir alterações à lei e abuso de poder é crime .

Por: Carlos Esteves

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Assim não!...



Não bastava já a má utilização que por vezes se faz dos contentores...; parece que alguém quer importar algumas referências do vandalismo que amiúde se vê noutros locais. Não basta a já muito difícil situação financeira do Município, que com muita racionalidade se tenta inverter, para que agora tenhamos que andar a comprar contentores para substituir os que alguém resolve queimar.


Também, quando alguns teimam em colocar a discussão política ao nível do lixo, é mais provável que surjam destas expressões.
Vamos lá então substituir estes contentores e esperar que o reconhecido civismo dos Alpiarcenses prevaleça.
«Texto e foto de Mário Pereira»

Um apelo ao senhor presidente Mário Pereira



Venho por este meio pedir que o Município de Alpiarça mande funcionários  fazer a limpeza na Urbanização Casal dos Gagos visto que quando cá veem só fazem  metade e  esta parte (ver fotos) também pertence à mesma Urbanização e até porque, há crianças aqui sempre a brincar.

«Texto de Ana Maria Ramalho/FB»

500 MIL EUROS VÃO SER APLICADOS NA INTERVENÇÃO DA RECUPERAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE ALPIARÇA

Por: António Centeio

O executivo da CDU está a apostar fortemente na mudança da imagem urbana de Alpiarça e já começou com o projecto da “operação de ampliação e requalificação do Jardim Municipal  que já está aprovado e o concurso para a empreitada já foi lançado ( ler: Jardim de Alpiarça: “quem te viu e quem te vai ver…")

Mas o executivo não se fica por aqui pois o  O POSTO DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA VAI FINALMENTE SER REMODELADO E AMPLIADO conforme já foi divulgado pelo presidente da Câmara de Alpiarça.

Mário Pereira quer mudar o visual de Alpiarça e para sabermos mais "'Noticias de Alpiarça' contactou-o para sabermos do que se segue. 
Disse-nos  que a reabilitação do Mercado Municipal é uma das operações que consta no Plano de Acção para a Regeneração Urbana  (PARU) de Alpiarça, que foi aprovado pela autoridade de gestão da CCDR Alentejo, com uma elevada classificação de mérito” para nos adiantar que  “quanto à requalificação do Mercado, vamos ainda elaborar o projecto de arquitectura e especialidades, de forma a que se possa dar andamento ao processo concursal nos primeiros meses de 2017. Só não o fizemos agora já porque, dada a difícil situação financeira do Município de Alpiarça - situação de desequilíbrio financeiro estrutural, que encontrámos em 2009 e da qual já diminuímos 4 milhões de euros à dívida -- não nos permite ter os fundos disponíveis necessários, respeitando a lei dos compromissos.”
 Assim, o “projecto do Mercado vai passar por uma intervenção de recuperação global do edifício, mantendo o essencial das linhas e das funções do mesmo, mas que terá de criar novos espaços que irão permitir novas funcionalidades ao mercado, para além do que actualmente existe e é o tradicional da oferta.
Este projecto rondará os 500 mil euros, com comparticipação a 85% de fundos comunitários do Portugal 2020, e será mais um importante factor de modernização do espaço urbano, do comércio e também cultural do concelho
Lembro que só agora -- passados 2 anos e meio de vigência do novo quadro comunitário Portugal 2020 -- é que abriram as primeiras candidaturas para os municípios, neste caso para a regeneração urbana, e Alpiarça vai condidatar-se logo nesta primeira vaga.”
Alpiarça moderniza-se e ainda bem.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Portal Viver o Tejo regista número recorde de visitantes em julho

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, respondeu ao desafio de criar uma rede integrada da oferta turística em torno do rio através da criação da marca Viver o Tejo, que tem vindo a dinamizar através do portal criado para o efeito. No mês de julho, o portal Viver o Tejo registou um número recorde de visitantes, alcançando pela primeira vez mais de 10.000 visitantes mensais.
A marca Viver o Tejo tem vindo a ser dinamizada pela NERSANT com o objetivo de despoletar a criação de polos de atratividade que, aliados à preservação e valorização do património natural histórico e humano, promovem o crescimento económico, colocando em prática uma estratégia de valorização económica do recurso endógeno do Ribatejo por excelência, o rio Tejo.
A criação desta rede integrada da oferta turística das zonas ribeirinhas do rio Tejo tomou forma com a criação do portal da marca, que apresenta diversas rotas turística possíveis nesta região - Ribatejo em Canoa; Ribatejo a Pé ou de Bicicleta; Comboio do Ribatejo; Praias Fluviais do Ribatejo; Mercados Ribeirinhos do Ribatejo; Museus, Artes e Ofícios; Terras Templárias do Ribatejo; Castelos do Ribatejo; Natureza do Ribatejo; Trilhos Fotográficos do Ribatejo; Sabores; Aprender no Ribatejo; Rota do Religioso e Rota dos Vinhos do Tejo - com muitas e diversificadas propostas de atividades a realizar nesta região. O portal congrega ainda todas as empresas aderentes à marca, como informação, galeria de fotos, contactos, preços e promoções, sendo possível também fazer reserva online.
O Viver o Tejo tem crescido ao longo dos tempos. A marca, que começou por ser implementada apenas na região do Médio Tejo, foi alargada à Lezíria, tendo no total cerca de 159 aderentes. O crescimento da marca é também notório pela evolução dos números de visitas ao portal, e que bateu recordes no último mês de julho, com mais de 10.000 visitantes registados pela primeira vez, aumento de 25% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O mês de julho foi de facto um mês de sucesso para o Viver o Tejo. Comparando o número de visitantes com o mês que antecedeu a julho – junho de 2016 – confirma-se o grande acréscimo de visitantes: julho registou mais 53% de visitantes do que em junho.
A marca Viver o Tejo dispõe ainda de uma página de facebook que tem registado a mesma tendência de crescimento, tendo no momento 2920 gostos.

A opinião de um alpiarcense



Acabei de ler o depoimento de Joana Serrano (foto) a ex-Presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça. Li também os motivos que alegou para a decisão tomada. 
Não me parece ser essa a forma mais adequada para o fazer, mas sim lutar dentro do partido que dizia ser o seu lutar pelos seus ideais e não ir engrossar as listas dum partido que an
teriormente não lhe dizia nada, ou seria demagogia?
 No entanto não há
 que ter medo pois essas decisões não levam a lado nenhum assim como não levaram outros nomes mais sonantes da vida politica/partidária como eram Vital Moreira, Carlos Brito, José Magalhães, Manuel Serra, Zita Seabra outros, isto para dizer que dos fracos não reza a história, pois há pessoas que só para estar lá dentro são capazes de vender a alma ao diabo, pois só lhes interesa a visibilidade. 
Um Alpiarcence.
(De: António Freitas)

O POSTO DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA VAI FINALMENTE SER REMODELADO E AMPLIADO

Posto da GNR vai sofrer obras de requalificação e ampliação para criar melhores condições para o exercício das funções dos agentes da autoridade



Segundo divulgou o presidente da Câmara Municipal, Mário Pereira, brevemente o posto da GNR vai sofrer obras de requalificação e ampliação para criar melhores condições para o exercício das funções dos agentes da autoridade.

Todo o processo de reabilitação das atuais instalações da GNR é da responsabilidade da autarquia que conta com o apoio técnico do Comando Territorial da GNR.


O executivo da CDU já está a preparar o processo e logo concluído será apresentada a respectiva candidatura para a obtenção do financiamento comunitário prevendo-se o início das obras no próximo ano.

domingo, 7 de agosto de 2016

VÍDEO DA SESSÃO PÚBLICA DE SAUDAÇÃO A MIGUEL ARRAIOLOS PELA PARTICIPAÇÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016



Os órgãos autárquicos de Alpiarça realizaram uma Sessão Pública de Saudação a Miguel Arraiolos, triatleta alpiarcense que irá participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, no auditório dos Paços do Concelho, antes da sua partida para o Brasil. 
No final desta sessão, foi tirada uma fotografia de apoio com o Miguel junto ao monumento de homenagem ao Povo de Alpiarça, na Praça do Município.
Força Miguel! 
Alpiarça está contigo no Rio 2016.

MAIS UMA GRANDE OBRA-PRIMA “MAD IN ALPIARÇA”

Por: V.R.V.
Reporto-me à vossa notícia denominada Jardim de Alpiarça: “quem te viu e quem te vai ver…" e se bem a compreendo como algumas informações que já recolhi, a primeira zona, onde está a estátua de José Relvas (voltada para a Rua José Relvas), vai ser deslocada para trás sensivelmente 60 centímetros - como se o terreno do Jardim Municipal tenha uma grande área - porque o espaço  vai ser destinado a: eventos, festas, bailaricos, exposições e demais festividades.
Para que esta zona tenha condições para os fins a que se destina vai ser toda em calçada portuguesa (boa altura para os calceteiros arranjarem a calçada do largo do Águias) logo deixa de ser aquele “jardim” que todos conhecemos mesmo que às vezes tão maltratado esteja.

Noutras palavras: o Jardim Municipal vai diminuir de espaço e ficar com um bocado a menos pois a verdura e flores vão desaparecer.


Como se não bastasse, segundo é anunciado na mesma notícia, vai haver na zona do meio um pequeno bar (deve ser como aquele que está no Largo da Estátua do Cavador que teima em não funcionar) pelo que o pequeno coreto, que por enquanto lá está, tem os dias contados ou nele será instalado o bar como ameaçado vai ficar o lago.

Na zona da rectaguarda, onde se encontra a sub-estação dos CTT (vai ser uma carga de trabalhos mexer nos fios e se calhar os quase 316 mil euros não vai dar para mexer no interior da sub-estação que por acaso também está inter-ligada à instalação da Tagusgás) vai ser feito um espaço infantil.
Terá que haver ainda um espaço digno para um hipotético Posto de Turismo e Casas de Banho públicas.

Como se não bastasse, segundo é anunciado na mesma notícia, vai haver na zona do meio um pequeno bar (deve ser como aquele que está no Largo da Estátua do Cavador que teima em não funcionar) pelo que o pequeno coreto, que por enquanto lá está, tem os dias contados ou nele será instalado o bar como ameaçado vai ficar o lago.

Na zona da rectaguarda, onde se encontra a sub-estação dos CTT (vai ser uma carga de trabalhos mexer nos fios e se calhar os quase 316 mil euros não vai dar para mexer no interior da sub-estação que por acaso também está inter-ligada à instalação da Tagusgás) vai ser feito um espaço infantil.
Terá que haver ainda um espaço digno para um hipotético Posto de Turismo e Casas de Banho públicas.
Pergunto a quem de direito: Haverá mesmo necessidade de fazer esta obra?
«Fotos de Ricardo Hipólito»