quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ARTENATAL 2018: ABERTAS AS INSCRIÇÕES

ARTE NATAL 2018 - 8 E 9 DE DEZEMBRO 
NO MERCADO MUNICIPAL DE ALPIARÇA 

A magia do Natal está de volta e, à semelhança de anos anteriores, o Município de Alpiarça em conjunto com a Junta de Freguesia, irão realizar nos próximos dias 8 e 9 de dezembro no Mercado Municipal, a ArteNatal 2018 - VII Feira de Artesanato Local e V Mostra de Doçaria de Alpiarça. 

O evento pretende promover, dinamizar e valorizar o artesanato regional e a doçaria de Alpiarça e, simultaneamente potenciar a dinamização do Mercado Municipal. 

As inscrições para artesãos estão disponíveis até ao dia 23 de novembro na Câmara Municipal de Alpiarça ou através do email turismo@cm-alpiarca.pt 

Caso o deseje, clique Aqui, e faça o download para impressão do formulário de inscrição, ou abra o documento PDF em anexo. 

DEPRESSÃO "BEATRIZ" TRAZ CHUVA E VENTO ATÉ DOMINGO



Devido ao mau tempo, foram registadas mais de 250 ocorrências registadas em todo o país até às 7h30.
A chuva e o vento forte vão manter-se no continente pelo menos até domingo devido aos efeitos colaterais da passagem da depressão “Beatriz” e de um sistema frontal frio, segundo a meteorologista Maria João Frada.
Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou que os efeitos da superfície frontal fria fizeram-se sentir entre o final da noite de terça-feira e a madrugada de hoje nas regiões do Norte e Centro, encontrando-se já na região Sul, mas com menos intensidade.
Maria João Frada adiantou que os efeitos da depressão, que vão prolongar-se pelo menos até domingo, determinam uma corrente de oeste que vai trazer ondulações frontais sucessivas. "Amanhã [quinta-feira] temos novamente um dia marcado pela passagem de um novo sistema frontal frio com alguma atividade, por isso, estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, que serão localmente intensos e sob a forma de granizo, trovoadas e rajadas fortes de vento até ao final da tarde", disse.
Está também previsto na quinta-feira, segundo Maria João Frada, um aumento da intensidade do vento com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora a norte de Setúbal e nas terras altas e depois haverá uma acalmia.
"Os dias 9, 10 e 11 serão dias com muita precipitação e persistência da precipitação, em especial nas regiões do Norte e Centro, mas vai chegar a todo o país. Isto deve-se a uma corrente de oeste com uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, que vai dar muita precipitação", indicou.
De acordo com as previsões do IPMA, os efeitos da Beatriz vão também fazer-se sentir no estado do mar, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros, sendo de 5 a 6 metros na costa ocidental até sábado pelo menos, o que já levou à emissão de aviso amarelo.
Mais de 250 ocorrências registadas
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 255 ocorrências relacionadas com o mau tempo até às 730 de hoje, sendo Braga, Viana do Castelo e Porto os distritos mais afetados.
"Estamos a falar sobretudo de quedas de árvores e pequenas inundações. Os distritos mais afetados pelo mau tempo foram Viana do Castelo, Braga e Porto, não havendo contudo vítimas a registar", disse o comandante Miguel Oliveira.
Uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto tinha indicado cerca das 04:00 de hoje à Lusa que até às 23:00 de terça-feira tinham sido registadas mais de 30 ocorrências relacionadas com o mau tempo.
"Choveu com bastante intensidade e estava vento forte. As vias públicas têm muita água e recebemos alertas de várias ocorrências relacionadas com inundações ou queda de árvores", disse a fonte do CDOS, assinalando que não existem feridos ou danos avultados a registar. Pouco depois das 23h00, que os meios continuavam na rua a responder a alertas em diversos locais do distrito do Porto.
Também em Viana do Castelo o mau tempo causou inundações e queda de árvores, com as organizações de socorro a responderem a dezenas de alertas.
«RR Renascença»

terça-feira, 6 de novembro de 2018

ALPIARÇA CONVIDA


O Município de Alpiarça apresenta a edição de novembro/dezembro 2018 de Alpiarça ConVIDA
Alpiarça ConVida é uma agenda de eventos culturais, desportivos, turísticos e associativos que pretende divulgar, não só o que se faz no concelho, mas também, convidar o público a usufruir do que Alpiarça tem para oferecer.
Alpiarça ConVida, participe e divulgue porque Alpiarça é: CulturAgora!

OPINIÃO: QUEM DISSE QUE OS CONTENTORES DO LIXO NÃO SÃO DESINFECTADOS?

«Por: C. N. »





EIS A QUESTÃO:

Falta saber se este anúncio tem como objectivo principal:

 - Dar um recado ao executivo pela falta de limpeza e lavagem dos contentores.

Ou se:

Será falta de bairrismo?

Inclinamo-nos mais para o primeiro objectivo

E justificamos o nosso “ponto de vista”:

Não é por nada mas os contentores estão sem higienização desde 2015, isto é: sem serem desinfectados e já vai para alguns anitos.

Sendo este o cerne da questão temos que admitir que tanto tempo para serem desinfectados, é tempo demais.

Ficar aborrecido pela atitude que alguém levou a efeito temos que admitir que:

É talvez a forma correcta  de protestar  sobre o que está mal mas que o poder inconstitucional  quer fazer ver que está tudo bem.

Noutras palavras:

Se desinfectassem os contentores a tempo e a horas e periodicamente nada disto acontecia.

Afinal até pagamos mensalmente na factura da água para que este serviço seja feito.

Se não o fazem deviam sim é serem responsabilizados ou restituirem aos "pagantes" o valor do serviço que não fazem.

Quanto aos autocolantes terem sido  colocados mesmo em cima do brasão do município de Alpiarça ser uma ofensa, quanto a mim e na minha modesta opinião, este argumento não passa de uma desculpa esfarrapada e sem qualquer fundamento  porquanto há quem já pissasse a Bandeira Nacional e ninguém se incomodou

Mas nada há como lavar as mãos como Pilatos.

Afinal a culpa é sempre dos outros

Noticia relacionada:

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

PRESIDENTE DA CÂMARA APRESENTA QUEIXA NA GNR CONTRA DESCONHECIDOS




Caros(as) amigos(as)

Ontem, pela primeira vez em 9 anos como Presidente da Câmara Municipal, apresentei queixa formal na GNR contra desconhecidos por actos de VANDALISMO, DANIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS E CONSPURCAÇÃO DOS SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO DE ALPIARÇA.

Vandalismo, danificação de equipamentos municipais e conspurcação dos símbolos do Município de Alpiarça com claros OBJECTIVOS POLÍTICOS.

Durante a noite de sexta para sábado, indivíduos desconhecidos colaram um papel autocolante em centenas de contentores do lixo em todo o concelho, numa acção organizada, com fins políticos de oposição ao executivo municipal, de forma cobarde, porque não identificada, contribuindo para a degradação dos equipamentos municipais que estão ao serviço de todos os alpiarcenses.

Esta acção só pode ter sido EFECTUADA POR PESSOAS QUE DESPREZAM A TERRA ONDE PROVAVELMENTE VIVEM, BEM COMO A SUA POPULAÇÃO!

Como se poderá observar nas fotos, a esmagadora maioria dos AUTOCOLANTES FORAM COLOCADOS MESMO EM CIMA DO BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ALPIARÇA numa clara MENSAGEM DE DESPREZO PARA COM O SÍMBOLO QUE REPRESENTA A POPULAÇÃO DO CONCELHO DE ALPIARÇA.

Na discussão e na intervenção políticas não vale tudo!

A população de Alpiarça, conhecida justamente pela sua história de gloriosa luta pela LIBERDADE e pela DEMOCRACIA, não se revê em ACÇÕES DE PURO VANDALISMO POLÍTICO cobarde nem em pessoas ou forças políticas que pratiquem este tipo de acções.

Eu não me revejo neste tipo de intervenção e vou AGIR CRIMINALMENTE CONTRA QUALQUER PESSOA E/OU FORÇA POLÍTICA QUE VENHA A SER IDENTIFICADA COMO AUTORA DESTES COMPORTAMENTOS.

Em defesa da decência na intervenção política; em defesa da LIBERDADE e da DEMOCRACIA.

Um abraço,

Mário Fernando Pereira
«De Mário Pereira/FB»

domingo, 4 de novembro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Ribatejo em movimento, e Alpiarça a ver


Por:
Rodolfo Colhe
Ribatejo em movimento, e Alpiarça a ver


Se podemos viver sem festas? Podemos mas não é a mesma coisa e nem queremos, eu não quero pelo menos.
Este fim-de-semana foi certamente dos mais movimentados ao nível das festividades no nosso Ribatejo, com uma quantidade de eventos que atraem muitas pessoas de fora dos concelhos onde se realizam. Basta olhar para os maiores exemplos como a Feira de Todos os Santos no Cartaxo, o Festival de Balonismo em Coruche, a Feira Nacional do Cavalo na Golegã ou a Festival Nacional da Gastronomia em Santarém. Para perceber que foi mesmo em grande, e vai continuar a ser em todo este período que culmina na passagem de ano. Alguns políticos usam facilmente o ditado “com festas e bolos se enganam os tolos”, o que não é de todo mentira mas também não é na sua essência verdade, as festividades fazem falta, muita falta até. São veículos de propaganda das localidades, ajudam a unir as pessoas enquanto pontos de encontro, permitem aos agentes económicos ou sociais prosperar.
Se eventos como o Festival Nacional da Gastronomia, têm uma história e dinâmicas difíceis de igualar (mesmo que possa estar em ligeira quebra), um evento como o Festival de Balonismo associado á Feira do Livro e a Gastronomia são o exemplo para mim de sentido de oportunidade de “sabe fazer” e de bom gosto.
Na nossa Alpiarça os eventos aglutinadores de pessoas são dois e concentrados em poucos meses, e no resto do ano pouco ou nada se faz a esse nível e o que se faz não é publicitado. Aposto que o Natal vem aí e que por ação do executivo camarário de Alpiarça não daríamos por ele, tal como acontece com a Páscoa, o São Martinho (podiam pelo menos fazer uso da boa água-pé da Agroalpiarça), o Dia de Todos os Santos ou com o dia da Juventude, por exemplo.
E não é uma questão nem de verba nem de funcionários é uma questão de vontade, de capacidade e de imaginação e de ver mais á frente, de perceber o que as pessoas querem. Sejam corajosos e ouçam as forças vivas do concelho, clubes, associações, IPSS etc. Mais uma vez apelo também á criação do Conselho Municipal de Juventude, de uma vez por todas já é hora de dar voz aos jovens do concelho. As urnas são o maior barómetro mas são o mais geral, e há coisas específicas para avaliar nomeadamente e neste caso a dinâmica de festividades do concelho mas muito mais há para avaliar. Se não tiverem medo aceitem o meu conselho.