sábado, 29 de abril de 2017

Alpiarça e Santarém são pioneiros na implementação do Programa de Promoção da Dieta Mediterrânica



Alpiarça e Santarém são pioneiros na implementação do Programa de Promoção da Dieta Mediterrânica, aplicado a cerca de 6000 alunos nas cantinas dos agrupamentos de escolas dos dois concelhos (AE de José Relvas; AE Ginestal Machado; AE Sá da Bandeira).
Os resultados deste programa são muito positivos, com importantes avanços na progressiva mudança de hábitos alimentares para práticas mais saudáveis, e prevê-se que possa vir a ser implementado a uma escala mais alargada.
A apresentação dos resultados decorreu hoje na Escola Secundária de Sá da Bandeira, em Santarém, com a presença dos representantes das autarquias, da ARS-LVT, direcções de agrupamentos, associações de pais e técnicos das autarquias, nutricionistas e psicólogos intervenientes.
«Mário Pereira»

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Desemprego abaixo dos 10% pela primeira vez em oito anos

A taxa de desemprego fixou-se abaixo dos 10%, 9,9% para ser mais preciso, em fevereiro de 2017, o valor mais baixo desde favereiro de 2009 (9,7%). Destaca-se ainda que o desemprego está agora a cair muito mais depressa entre osj ovens (até aos 24 anos). A taxa de emprego referente a fevereiro de 2017 terá sido de 59,4% (59,6% previsto para março de 2017), significativamente superior aos 57,5% registados em março de 2017.

Desemprego abaixo dos 10%
Recordando que nestas estimativas mensais o INE procura “limpar” flutuações sazonais, a comparaçao entre janeiro e feveriro é mais legítima e revela que a taxa de desemprego caiu duas décimas, de 10,1% para 9,9%. Em média, a taxa de desemprego caiu duas décimas, em cada mês, no último trimestre.

Segundo o INE, “a população desempregada de fevereiro foi estimada em 508,3 mil pessoas, tendo diminuído 1,9% em relação ao mês precedente (menos 9,9 mil pessoas)”.

Já quanto à população empregada, cosntata-se que cresceu mais do dobro do que a queda no número de desempregados. O desemprego caiu em 9,9 mil efetivos face a janeiro, enquanto que onúmero de empregados aumentou em 22,6 mil pessoas, atingindo os 4 630,2 mil empregos.

Esta discrepância poderá explicar-se ou pela entrada de novos pessoas na população ativa, ou pel oregresso de pessoas que tinham desisitdo de procurar emprego ou memso pelo retorno de emigrantes.

Desemprego cai mais depressa entre os jovens
Enquanto a taxa de desemprego global melhou duas décimas num mê,s a taxa de desemprego entre os jvens até aos 24 anos caiu 10 décimas, ou seja, de 25,4% para 24,4%. O INE espera que que março volte a cair acelerando a queda para 11 déciamas (para 23,3%). Ainda para março, os dados provisório do INE, apontam para que o emprego entre os jovens aumente mais depressa do que entre o resto da população: 1,5% ate´aos 24 anos e 0,3% acima dos 25 anos.

O INE antecipa que a taxa de desemprego em março de 2017 possa descer uma décima, para os 9,8%, antecipando ainda que o aumento do emprego volte a superar de forma significativa a diminuição do desemprego. Esta é, no entanto, ainda uma estimativa provisória. pessoas, tendo aumentado 0,5% (mais 22,6 mil pessoas) face ao mês anterior. A estimativa provisória da taxa de desemprego de março de 2017 foi de 9,8%.
«Economia e Finanças»

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Troféu Yamaha regressa no dia 30 de Abril com a 2ª jornada em Alpiarça


A vila ribatejana de Alpiarça recebe pela 1ª vez uma jornada do mais antigo Troféu de todo-o-terreno realizado em Portugal
Depois de um fantástico arranque em Pegões, com mais de duas centenas de participantes, a 14ª edição do Troféu Yamaha prossegue já no próximo fim-de-semana em Alpiarça, onde se vai disputar a sua segunda jornada desta temporada de 2017. De salientar que esta vila ribatejana do distrito de Santarém recebe pela primeira vez uma jornada deste que é o mais antigo Troféu de todo-o-terreno realizado em Portugal.
Numa pista reconstruída de modo a acolher as especificidades próprias do Troféu Yamaha, de salientar a novidade para os mais novos. Os pilotos da classe infantis moto irão ter uma pista permanente dedicada especialmente a estes, de forma a que possam continuar a evoluir e treinar para além da sua manga de competição em segurança e com as condições necessárias.
De recordar que os vencedores em Pegões são de momento os líderes do Troféu Yamaha 2017. São ele classe a classes: Afonso Fonseca (Iniciados Motos); Alexandre Bastos (Iniciados Moto 4); Guilherme Santos (Fun Moto 4); João Reguinga (YZ 85); Pedro Barradas (Fun Bike TTR 125); Carlos Fernandes (Clássicas Enduro); Paulo Fragoso (Clássicas Cross); Vasco Salgado (Infantis Motos); Nelson Raposo (700 Moto 4); Rui Sousa (Veteranos Moto 4); Luís Cação (YZ250F); Eduardo Reis (WR250F); Sebastian Bühler (Pilotos Oficiais Motos); Fernando Cardoso (450 Moto 4); Daniel Bernardo (Pilotos Oficiais Moto 4); Ricardo Pereira (YZ450F); Duarte Pedroso (WR450F); e Paulo Cardoso (Veteranos Motos).
Para os responsáveis da YAMAHA Motor Portugal, que há 14 anos consecutivos organiza este grande evento desportivo que é também uma grande festa da família Yamaha, o principal objectivo é que “que todos os presentes desfrutem de um dia de competição aos comandos da sua Yamaha, num ambiente de competição, mas com um forte cariz familiar”, conforme salienta Luís Figueiredo, Marketing Manager (PV/P&A) da Yamaha Portugal.

As verificações desta jornada em Alpiarça começam às 8 horas. As sessões de treinos iniciam-se pelas 9h30m e a primeira de 9 corridas arranca às 14 horas.
«MultiDesportos»

quarta-feira, 26 de abril de 2017

DEMOCRACIA, LIBERDADE E RESPEITO

Por: Fernando Louro


No passado dia 24 de Abril, realizou-se uma Assembleia Municipal Comemorativa da Revolução dos Cravos.
Como Presidente da Assembleia Municipal li o meu discurso, onde procurei realçar os méritos do 25 de Abril, aquilo que esta data significou na vida dos Portugueses e no Poder Local Democrático, que no ano que decorre comemora o seu quadragésimo aniversário.
Neste contexto, até porque fui pioneiro, em 1977, disse que tinha um grande respeito pelas instituições do Poder Local, e lamentei o facto de nos dias de hoje, muitos políticos usarem a luta política, que é nobre e salutar, utilizando os blogues e o Facebook, levianamente, aí por todo o país.
Veja-se as minhas palavras tal como foram ditas:
“Pelo facto de levar o Poder Local Democrático e os subjacentes Órgãos Municipais e de Freguesia, muito a sério, entristece-me profundamente ver aqueles que levam o mandato que o povo lhes deu sem o mínimo de seriedade e de respeito, por quem os elegeu, e pelos adversários políticos, usando os blogues e o Facebook no combate político, levianamente, sem critério, fazendo muito barulho, como pode ver-se aí, por todo o país.
E que ajudam que o povo desacredite nos valores da democracia.”
Eu disse isto, e estou seguro que a maioria das pessoas, pensa tal como eu.
Não fiz nenhum ataque a nenhum político em concreto, nem aos blogues nem ao Facebook, eu próprio utilizo esses instrumentos de divulgação e conheço muitos outros políticos, a maioria, que os utilizam de uma forma séria e responsável.
A minha crítica era apenas para aqueles políticos que utilizam as redes sociais, sem respeito por quem os elegeu, nem para com os adversários políticos, usando os blogues e o Facebook, levianamente, sem critério, fazendo muito barulho.
Qualquer pessoa minimamente inteligente e minimamente bem-intencionada, entende facilmente aquilo que eu disse.
Mas parece que o Deputado Municipal do TPA/PSD, Mário Santiago, não entendeu e, desonestamente, baralhou tudo, fez considerações a meu respeito sem ter a competência suficiente para o fazer, enfim portou-se como nos vem acostumando, e publicou no Facebook um “post” “delicioso”, logo partilhado pelos fiéis Paulo Sardinheiro e Francisco Cunha.
Diz ele: “Ontem, no discurso evocativo do 25 de abril, o Presidente da Assembleia Municipal Fernando Louro (PCP) manifestou-se contra os políticos que usam o Facebook como forma de se expressarem.
Alguém que explique a este senhor o que foi o 25 de abril, e que ao contrário de outros países com que ele se identifica (China, Coreia do Norte, etc) nós cá fazemos uso dessa 'coisa' a que ele chama Liberdade de Expressão sem medo de polícias políticas ou represálias.”.
Alguém consegue encontrar alguma ligação entre aquilo que eu disse e aquilo que o senhor deputado diz que eu disse?
A não ser que ele reagisse por se sentir atacado quando eu critiquei os políticos que levam o mandato que o povo lhes deu sem o mínimo de seriedade e de respeito, por quem os elegeu, e pelos adversários políticos, usando os blogues e o Facebook no combate político, levianamente, sem critério, fazendo muito barulho.
Deve ter sido isso, só pode ter sido isso.
Confesso que dou pouca importância aquilo que estes senhores escrevem ou partilham, e por isso mesmo, não perco tempo a responder-lhes.
E garanto que este meu artigo, nada tem a ver com os artigos e partilhas dos senhores Mário Santiago, Paulo Sardinheiro e Francisco Cunha, nem é uma resposta para eles.
O que me fez escrever foi um outro “post” que encontrei no Facebook, e que ilustra na perfeição aquele combate político que eu critiquei, e que se faz nas redes sociais, sem respeito, levianamente, sem critério, fazendo muito barulho.
E que pelos vistos aqueles senhores não entenderam.
Um senhor chamado Eduardo Costa, tem-se notabilizado em publicar constantemente artigos nas redes sociais, criticando disparatadamente, mas também insultando, a maioria da CDU que o Povo de Alpiarça por grande maioria escolheu, mas essencialmente o executivo da Câmara e o seu presidente Mário Pereira.
Este é o culpado de todas as anomalias que se passam em Alpiarça, Portugal e arredores, a maioria delas apenas existente na cabeça deste senhor.
Em conversas públicas chega a ser ridicularizado, pois já ninguém o suporta nem às suas críticas tempestuosas.
Já nem os seus próprios “aliados” no ódio anti CDU, se atrevem a pôr “gostos” nos seus “post”, e em regra é ele próprio, e só ele, que diz gostar daquilo que escreveu.
Mas também a este senhor ninguém lhe responde, pois aquilo que escreve é de tal forma delirante, irrazoável e tendencioso, que nem apetece responder, por inutilidade.
Abri uma exceção, porque desta vez excedeu-se, e publicou um “post” no Facebook, que não mostra apenas leviandade, falta de respeito e de critério.
É um “post” irresponsável, vergonhoso, autêntico terrorismo político.
Insinua, interrogando-se se será verdade ou será boato, que existe um segredo bem guardado em Alpiarça.
Diz que não se refere aos problemas da poluição da barragem, mas algo mais grave.
A anómala (?) incidência de cancros da bexiga e renais no concelho de Alpiarça.
Que o recente falecimento do Fernando Almeirante, que o seu sofrimento não tenha sido em vão na consciencialização local.
E depois tem a hipocrisia de manifestar os sentidos pêsames à família.
Indignou-me, chocou-me.
Por tudo o mais, mas sobretudo por usar o nome de uma pessoa que devia respeitar, nos seus delírios, sem considerar a sua família que perdeu o seu ente querido.
Afinal que conhecimentos tem este senhor de saúde ou de saúde pública, para provocar este tipo de alarme?
Será que tem conhecimentos estatísticos da incidência desse tipo de doença pelos outros concelhos e pelo país? Incidência anómala? Só em Alpiarça?
Qual o problema que quis insinuar existir? Cancro na bexiga e rins, em princípio está ligado a ingestão de líquidos.
Como não acredito que os Alpiarcenses andem a beber sistematicamente água dos poços ou da barragem, uma sua amiga de estimação, será que insinuou ser culpa da água da rede pública, Águas do Ribatejo, que como sabemos é outro ódio de estimação deste senhor.
Mas nem acreditamos nisso.
Mas ele diz que é um segredo bem guardado. Que segredo? Bem guardado por quem? Quem esconde informação?
Afinal diga o que sabe, denuncie junto das autoridades de saúde e até autoridades criminais.
Felizmente é lido por pouca gente, caso contrário poderia criar-se, irresponsavelmente, um alarme social no que respeita à bebida de água.
Se existe um problema local que está matando pessoas, e que isso pode ser evitado, e oculta esse segredo, está cometendo um crime de homicídio.
Se ele sabe qual o problema, como insinua saber, se ele sabe que alguém sabe disto, obvio que esse alguém é cúmplice, tal como o senhor Eduardo que não denuncia à justiça essas pessoas, para que esta possa fazer as devidas investigações.
E opta pelo caminho que tão bem sabe percorrer, das insinuações., do levantar suspeitas, do falar mal, sem nada provar.
Assim não, insinuar nos blogues e no Facebook, sem dizer nada em concreto, sem fazer o que devia ser feito, isto é política ao mais baixo nível, afinal aquilo que eu critiquei na Assembleia Municipal, e aquilo que os senhores Mário Santiago, Paulo Sardinheiro e Francisco Cunha acham muito bem, acham que isto é apenas liberdade de expressão, confundindo liberdade com libertinagem.
Por favor, tirem-me deste filme.
O Sr. Eduardo Costa tinha apenas um objetivo, aquele que tem sempre quando escreve, atacar o executivo de Alpiarça, atacar a CDU, como se a política pudesse ser um vale tudo, porque conclui num comentário “…ainda mais revoltante é o conveniente silêncio cúmplice das autoridades autárquicas também nestas matérias”.
Só podia. Tinha de ser a autarquia a culpada.
Mas acaba por pôr em causa toda a gente, principalmente, as autoridades de saúde.
Enfim. Os meus leitores que tirem as devidas conclusões.
Mas ainda acrescento.
Já sabíamos que o Sr. Eduardo Costa, era um especialista em quase tudo, desde o direito à economia, mas ainda não sabíamos que também era um conhecedor em medicina.
Mas preste atenção, se continua a querer mostrar os conhecimentos que acha ter em saúde pública, ainda pode encontrar alguém que se ache com conhecimentos em saúde mental.

Desculpem-me este longo desabafo, saiu-me da alma, poderia ter ficado calado, possivelmente até deveria, mas a indignação foi superior.

Um Presente de Páscoa



Um Presente de Páscoa
Todos os dias o Coelhinho observa as árvores despidas ansiando pela chegada da Primavera. 
Finalmente ela chegou!
Para comemorar, o Coelhinho resolve decorar ovos de Páscoa e distribuí-los pelos amiguinhos!

Dia 29 de abril, pelas 16h30
Para os pais e para os filhos, não faltem!

Abril de águas mil...

Por: Manuel Costa

À pergunta:" Onde estavas no 25 de Abril de 1974?" Eu respondo:
 
Estava de camuflado, ração de combate e G3 em punho a fazer protecção à barragem de Cabora Bassa ou Cahora Bassa, como também é conhecida, à data em construção  no distrito de Tete - Moçambique.Tempos e memórias que irão connosco para a cova e que nunca serão referidos e muito menos compreendidos pelos nossos políticos de pacotilha e oradores distintos. Tanto assim, que fomos literalmente abandonados à nossa sorte pelos "desertores" e "objectores de consciência" regressados do exílio que tomaram então conta do país. Quantos jovens na flor da idade, para além dos que tombaram para sempre, ficaram com mazelas físicas e psíquicas para o resto da vida sem qualquer apoio da Pátria que abnegadamente serviram? Muitos que não pereceram na frente de combate viriam a morrer à míngua nas ruas juntando-se aos sem abrigo, assunto tornado agora nacional graças à intervenção do nosso Presidente da República. Onde estiveram os autoproclamados defensores da Justiça Social e Direitos Humanos durante todos estes anos? Será que os países civilizados que também estiveram em vários palcos de guerra, tratam ou trataram os seus militares com este desdém? Acredito sinceramente que não. No entanto, haja saúde e coza o forno que Deus é grande! Quanto aos homens e seus actos a história os julgará.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Em Alpiarça estão bem vivos os cravos vermelhos de Abril


Em Alpiarça estão bem vivos os cravos vermelhos de Abril.Grande almoço comemorativo do 25 de Abril, numa terra da Liberdade e da Democracia.
«De Mário Pereira»

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Viva o 25 de Abril!

Viva o Poder Local democrático!
Viva o Povo de Alpiarça, terra de Liberdade!
Viva o 25 de Abril!

Alpiarça, 24 de Abril de 2017

Dia do Espanhol / II Feria del Español


No Dia do Espanhol / II Feria del Español que se está a realizar na Escola EB2,3/S do Agrupamento de Escolas de José Relvas, em Alpiarça.
«De Mário Pereira»

domingo, 23 de abril de 2017

Passeio cultural



Passeio cultural pela arte escultórica monumental de Alpiarça, integrado no programa comemorativo do 25 de Abril, com a participação do mestre Armando Ferreira, a decorrer pelas ruas da vila.
Partindo do 'Cravo' de Abril, uma excelente oportunidade para valorizar a nossa memória colectiva e os valores mais fortes e perenes que marcam este Povo, com destaque para a luta pela liberdade e a democracia, a solidarieda e o altruísmo, o árduo trabalho da terra ou, ainda, a entrega abnegada na prática desportiva, projectando no exterior o nome da terra.
«Mário Pereira»

ARTIGO DE OPINIÃO: Liberdade

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça

Liberdade
Durante o ano somos brindados com vários feriados e variadíssimas festividades, algumas que por uma razão ou outra nos dizem muito e outras nem por isso. É concreto que consoante a zona do país, opção religiosa e muitos outros factores, olhamos para as datas comemorativas de diferente forma. Pessoalmente de todos as comemorações, o 25 de Abril é aquele que mais me diz e estando a sua comemoração a aproximar-se não posso deixar de falar sobre ele. Pode parecer estranho, tendo em conta que nasci muitos anos depois de 74, e que nasci e sempre vivi em liberdade. A verdade é que prezo muito essa liberdade e como disse um famoso humorista português “A liberdade dá-me jeito”. Num período da História em que muitas vezes vemos atitudes que nos parecem tão pouco democráticas, devemos celebrar fortemente a liberdade, devemos usa-la de forma responsável e sermos críticos de quem não a sabe usar. Todos temos a obrigação de zelar pela liberdade, mas não de abusar dela. As sociedades perfeitas não existem e provavelmente nunca existirão, mas só a existência de liberdade nos faz tentar atingir essa perfeição. Pessoalmente, não estou preparado para perder a liberdade por nada neste mundo, nem para abdicar minimamente dela. Portanto que os ideais de Abril nunca sejam esquecidos, que todos contribuam para uma sociedade justa e livre onde ninguém subjugue ninguém.
Comemorou-se também no passado dia 19 de Abril o 44º aniversário da fundação do Partido Socialista. Como todas as organizações e até pessoas a título individual, em 44 anos há momentos mais duros e outros mais fáceis, mas a luta pela liberdade e igualdade de classes tem sido sempre incessante. É com muito orgulho que sou militante do Partido Socialista e é lá que penso poder ajudar não só o meu país, como a minha terra a serem melhores. Uma palavra para o facto de esta ser a primeira comemoração do aniversário do partido sem o seu Fundador Mário Soares que, caso fosse vivo, estaria extremamente feliz com o momento que o nosso Partido atravessa a nível nacional.
Bons exemplos
No passado dia 20 faleceu Hélder Travado, Presidente da Comissão Administrativa do Cartaxo no pós 25 de Abril, que foi durante muitos anos uma das grandes referências do PCP no Cartaxo tendo sido Vereador. No entanto logo após a sua morte a onda de pêsames por parte de membros de outros partidos fez-se sentir com o executivo municipal a decretar 3 dias de luto municipal e o corpo a ficar em câmara ardente nos Paços do Concelho. Pelo que leio, a homenagem é de todo merecida mas o mais importante a retirar desta situação é a abertura e até admiração que se pode ter por pessoas que não estão do mesmo lado que nós, Parabéns à Câmara Municipal do Cartaxo.