domingo, 23 de abril de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: Liberdade

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça

Liberdade
Durante o ano somos brindados com vários feriados e variadíssimas festividades, algumas que por uma razão ou outra nos dizem muito e outras nem por isso. É concreto que consoante a zona do país, opção religiosa e muitos outros factores, olhamos para as datas comemorativas de diferente forma. Pessoalmente de todos as comemorações, o 25 de Abril é aquele que mais me diz e estando a sua comemoração a aproximar-se não posso deixar de falar sobre ele. Pode parecer estranho, tendo em conta que nasci muitos anos depois de 74, e que nasci e sempre vivi em liberdade. A verdade é que prezo muito essa liberdade e como disse um famoso humorista português “A liberdade dá-me jeito”. Num período da História em que muitas vezes vemos atitudes que nos parecem tão pouco democráticas, devemos celebrar fortemente a liberdade, devemos usa-la de forma responsável e sermos críticos de quem não a sabe usar. Todos temos a obrigação de zelar pela liberdade, mas não de abusar dela. As sociedades perfeitas não existem e provavelmente nunca existirão, mas só a existência de liberdade nos faz tentar atingir essa perfeição. Pessoalmente, não estou preparado para perder a liberdade por nada neste mundo, nem para abdicar minimamente dela. Portanto que os ideais de Abril nunca sejam esquecidos, que todos contribuam para uma sociedade justa e livre onde ninguém subjugue ninguém.
Comemorou-se também no passado dia 19 de Abril o 44º aniversário da fundação do Partido Socialista. Como todas as organizações e até pessoas a título individual, em 44 anos há momentos mais duros e outros mais fáceis, mas a luta pela liberdade e igualdade de classes tem sido sempre incessante. É com muito orgulho que sou militante do Partido Socialista e é lá que penso poder ajudar não só o meu país, como a minha terra a serem melhores. Uma palavra para o facto de esta ser a primeira comemoração do aniversário do partido sem o seu Fundador Mário Soares que, caso fosse vivo, estaria extremamente feliz com o momento que o nosso Partido atravessa a nível nacional.
Bons exemplos
No passado dia 20 faleceu Hélder Travado, Presidente da Comissão Administrativa do Cartaxo no pós 25 de Abril, que foi durante muitos anos uma das grandes referências do PCP no Cartaxo tendo sido Vereador. No entanto logo após a sua morte a onda de pêsames por parte de membros de outros partidos fez-se sentir com o executivo municipal a decretar 3 dias de luto municipal e o corpo a ficar em câmara ardente nos Paços do Concelho. Pelo que leio, a homenagem é de todo merecida mas o mais importante a retirar desta situação é a abertura e até admiração que se pode ter por pessoas que não estão do mesmo lado que nós, Parabéns à Câmara Municipal do Cartaxo.

Sem comentários:

Enviar um comentário