sexta-feira, 25 de agosto de 2017

AS ABERRAÇÕES ‘CONSENTIDAS’ EM ALPIARÇA


Por: António Centeio
(*)



Há edifícios ou algo do género que estão totalmente desenquadrados em relação ao espaço em que estão inseridos ou ainda ao ambiente da terra em que se situam.

Obras estas que mais não são do que enormes aberrações mas que temos de as aceitar por via de terem sido mandadas fazer  pelo poder politico, isto é: porque quem foi eleito.

Daqui nada a fazer.

Em Alpiarça existe uma obra que transformou a sua única  ex-libris numa total “escuridão.

Refiro-mo concretamente à requalificação da Casa Museu dos Patudos onde construíram um muro que nos impede de ver a 'nossa' lezíria.

Uma “lezíria” que era os “olhos bonitos” de José Relvas já que nas manhãs quentes de Verão gostava de olhar para lá das extremas daquilo que era seu.

Hoje temos na nossa frente uma árvore de betão ou  um  mamarracho, como já lhe chamaram, que não nos deixa ver nada.

Até a arquitetura levada a efeito para requalificar o espaço do museu não faz sentido nenhum com o projecto de Raúl Lino.

Ainda hoje estou por compreender o que levou o executivo a autorizar esta aberração que não se enquadra de maneira alguma com o espaço em que está localizada.

Ainda bem que José Relvas já não faz parte dos vivos.

Nos últimos tempos tenho andado a acompanhar in loco o desenvolvimento da requalificação do “JARDIM MUNICIPAL DE ALPIARÇA

Algo me diz que o que foi “jardim será tudo menos do  que um jardim para passar a ser mais um “largo” de qualquer coisa porque “praça” já existe a “Praça do Municipio”.

Este “largo” poderá  ser  ou vir a ter tudo mas nada que nos permita  dizer que é um Jardim.

Para ser um jardim é preciso muitas mas muitas flores e flores no espaço que era um espaço lindo é coisa não parecer vir a existir.

Estaremos cá para ver.

Sou defensor de que: quando o poder local pretenda fazer obras que alterem a caracterização da terra que levem a efeito um referendo.

Se quanto à requalificação do antigo “Jardim Municipal” a população fosse consultada talvez não viéssemos a ter um novo “Largo Municipal”.

(*) Foto ilustrativa. Esta casa sui generis situa-se na Chamusca




ORGULHAMO-NOS DOS NOSSOS BOMBEIROS



Enquanto estiver, luto a favor do bem ! !
O dito “dividir para reinar” é histórico. Foi sempre a táctica de imperadores e representa a óbvia intenção de provocar as divergências do inimigo para ocupar o terreno. Os métodos para isso sempre foram os mais torpes possíveis e mexem com as crenças e sentimentos dos outros 
Que lutam diariamente por melhor .......
«O texto e fotos são da Sara Fábio Dias»


quinta-feira, 24 de agosto de 2017

TEMOS UMA “AUTARQUIA DESATENTA DOS PROBLEMAS”



Uma “autarquia desatenta dos problemas” de Alpiarça assim podemos ler nas redes sociais.
São queixas de munícipes que estão insatisfeitos com a Câmara pelo tempo que demora a resolver pequenas questões que se podem tornar em grandes problemas como foi o caso  da tampa de esgoto que se partiu na Estrada Nacional. 
Vários dias ali se manteve partida e mal sinalizada. 
Pouco interesse se mostrou, por parte das entidades envolvidas, para  a resolução urgente  do arranjo.
Na verdade existem pequenos arranjos em várias ruas do Concelho que precisam de ser solucionados mas que o executivo mostra não estar  preocupado em resolvê-los com a rapidez necessária.
As redes sociais passaram a ser o “sitio certo” para dar a saber o que está mal.
Isto é mau sinal. 
É sinal que algo não funciona bem
Algumas questões tem solução rápida mas outras continuam esquecidas como  aquele  buraco que deve ter  um diâmetro pouco maior que vinte centímetros mas  que já vai para dois anos que espera  para ser arranjado.
Pequenas coisas que se tornam grandes.
Seria um bom serviço prestado à população que se deixasse de saber nas redes sociais  o que vai mal no burgo

DE 2 A 10 DE SETEMBRO TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR A ALPIARÇA


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O "MELHOR DE ALPIARÇA" PARA OS MELHORES


DEVER CUMPRIDO

«Foto de Sara Fábio Dias»

SE ISTO NÃO É DESLEIXO DO EXECUTIVO CAMARÁRIO… ENTÃO NÃO SEI O QUE SERÁ?


MAS HÁ MAIS DESLEIXO:

Na Rua José Relvas, no sentido da Rotunda da Barragem - Alpiarça entre as Bombas da GALP e a Oficina dos Pneus partiu-se uma tampa de esgotos mesmo encostada ao passeio (lado direito).
Um qualquer funcionário a mando de “NÃO SEI DE QUEM” muito zeloso para evitar algum acidente meteu “pargas” de sinais a avisar do perigo.
Sucede que o “NÃO SEI QUEM” não toma as devidas medidas para arranjar ou substituir a tampa que se partiu.
E já vamos com cinco dias de “tampa partida”.
Não é por nada…
Mas esta tampa partida é parecida com aquela que um dia causou um acidente de madrugada próximo do Mercado Municipal onde um carro passou por cima do buraco (não tinha tampa) e despistou-se.
Foi contra a parede da casa do Sr. Casqueiro.
Por causa da falta da tampa e outros mais morreram neste acidente três pessoas.
A população de Alpiarça foi condenada em Tribunal a pagar uma pipa de massa como indeminização aos familiares dos falecidos.
Digo ”POPULAÇÃO DE ALPIARÇA” porque quem na verdade pagou foi a Câmara só que o dinheiro da Câmara é o nosso dinheiro.
RESUMIDANTE:
Estamos todos bem entregues e quem nos governa são “5 estrelas” com estes desleixos”.

NÃO SÃO AS “CAPELAS IMPERFEITAS” DE ALPIARÇA MAS POUCO FALTA...


Porque não tem havido nenhum executivo camarário capaz de acabar o que ficou a meio mas…o que interessa
É QUE O ESPAÇO QUE CIRCUNDA A ZONA DE LAZER FOI LIMPA

terça-feira, 22 de agosto de 2017

CÂMARA CONTINUA A INVESTIR MILHÕES DE EUROS EM BENEFICIO DA POPULAÇÃO



Vários milhões de euros já foram gastos em obras que beneficiam o concelho de Alpiarça  como outras  obras que estão a decorrer e outras que vão ter o seu início brevemente.

“Com a aprovação do Plano de Acção para e Regeneração Urbana (PARU) vieram cerca de 800 mil euros onde o município de Alpiarça viu de imediato  aprovada a candidatura da Ampliação e Revitalização do Jardim Municipal;

Também ao abrigo deste mesmo plano a candidatura da Requalificação Global e Adaptação do Mercado Municipal onde vão ser gastos 450 mil euros;

A iniciar brevemente a construção de novos balneários no Estádio Municipal/Pista de Ciclismo.

A decorrer a candidatura da Requalificação do Edifício da Câmara Velha/GNR e a Requalificação da Escola EB2,3/Secundária de José Relvas onde vai haver o maior investimento de sempre na melhoria das condições educativas no concelho.

Mas as grandes obras não ficam por aqui: 

Para breve está previsto a Substituição da Rede de Iluminação Pública por Tecnologia LED, no âmbito da Eficiência Energética e a implementação de um Programa de Promoção do Sucesso Educativo.”

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O FOGO NÃO DÁ DESCANSO AOS BOMBEIROS

«A foto é do Filipe Almeirante»

ARTIGO DE OPINIÃO: Racismo e outras formas de estupidez humana

Por: Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude
Socialista de Alpiarça

Racismo e outras formas de estupidez humana
Estando nós em período de férias é normal que nos desliguemos do mundo de tal forma que até as notícias mais relevantes nos passem ao lado. Se alguém se tivesse desligado do mundo durante este mês de agosto provavelmente ficaria em choque quando se voltasse a conectar e se apercebesse do que se tem passado. Ameaças de ataques a ilhas, risco de guerra entre duas potências nucleares presididas por dois lunáticos, se é que se pode dizer que a Coreia é presidida, em seguida manifestações de grupos ligados aos KKK sem que o presidente dos EUA se insurgisse contra isso, já para não falar em manifestações anti turistas vindas de um país que tem uma taxa de desemprego tão elevada como Espanha. Por Portugal também não andamos melhor na rentrée política do PSD, Pedro Passos Coelho no estilo de autodestruição que tem sido habitual em si proferiu um enorme conjunto de impropérios que colocam em causa grande parte dos princípios de vida da sociedade moderna e do projeto europeu e mundial. Ter dúvidas ou discordar de um diploma é um direito e um dever de um partido como o PSD, agora atacar desta forma as pessoas que escolhem Portugal para viver não é mais do que uma aproximação perigosa ao racismo e a valores que em nada dignificam um partido como o PSD.  Já mais que uma vez me referi a Trumpização e  espero, sinceramente, que não estejamos a ver uma Venturização do PSD. E após fazer esta associação entre o comportamento de um candidato autárquico e o comportamento do ainda líder do partido, digo desde já que não acho que se deva tentar cilindrar uma candidatura por declarações ou ações das lideranças nacionais, deveria sim questionar esses mesmos candidatos se têm a mesma linha de pensamento das suas lideranças. As redes sociais esta semana também ferveram com umas anormalidades ditas por um indivíduo que ganha a vida a escrever umas piadas para a malta se rir, tendo uma profissão da mesma família da dos palhaços, e desde já digo que o que os comediantes dizem a mim pessoalmente não me choca nem me motiva ou deixa feliz, simplesmente ou me faz rir ou não me faz rir porque é essa a sua função. Quando estes indivíduos passam determinado nível devem ser apenas ignorados e os likes nas suas páginas retirados, ameaças de morte tanto a pessoa como a família só lhe dão a proteção social que ele não merece. Em Alpiarça sabemos bem que os Papagaios devem ficar a falar sozinhos, o mesmo é válido para palhaços de profissão porque o mediatismo é o seu sustento.