sábado, 12 de novembro de 2016

"No Dia de S. Martinho comem-se as castanhas e bebe-se o vinho"



"No Dia de S. Martinho comem-se as castanhas e bebe-se o vinho" no Quartel dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, com a animação dos grupos folclóricos do concelho (Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça e Albandeio) e da Banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1° de Dezembro. 
Foi um convívio muito animado e participado por parte da população e de várias entidades associativas do nosso concelho.
«De Mário Pereira»

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA REALIZADA NO DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2016 NO AUDITÓRIO DOS PAÇOS DO CONCELHO


Estiveram presentes: Mário Fernando Pereira, Presidente; Carlos Jorge Pereira, Manuel Celestino Colhe e Francisco José Cunha, Vereadores. 

ANTES ORDEM DO DIA

Proposta de ata n.º 20 - Reunião realizada no dia 28/10/2016 - aprovada por unanimidade 
O Presidente e os Vereadores abordaram diversos assuntos de interesse municipal 

ORDEM DO DIA

Ponto 1 - Proposta de dissolução LT – Sociedade de Reabilitação Urbana, EM, nos termos do Projecto de Dissolução e Liquidação.
Aprovado por maioria, com a abstenção do vereador Francisco Cunha. 
Remeter à Assembleia Municipal

Ponto 2 - Protocolo entre a CIMLT e o Município de Alpiarça destinado à promoção da elaboração do estudo de viabilidade económica e financeira, para a constituição de uma empresa intermunicipal para a distribuição de energia pelos Municípios Associados. 
Requerente: CIMLT
Aprovado por unanimidade. 

Ponto 3 - Transmissão dos Lotes n.ºs 73 e 74 da Zona Industrial de Alpiarça
Requerente: TECNEL - Electricidade e Telecomunicações
Aprovado por unanimidade retirar o ponto para clarificar alguns elementos 

Ponto 4 - Proposta para atribuição de subsídio, à Associação Cultural e Recreativa do Frade de Cima, (no valor de 600euros/anual), para comparticipação nas despesas e pelo apoio prestado ao Concelho.
Aprovado por unanimidade 

Ponto 5 - Processo Disciplinar - PD 2/2016
Município Alpiarça
Aprovado por unanimidade a retirada do ponto 

PERÍODO DE INTERVENÇÃO DO PÚBLICO 

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ANGELICUS DUO

Um empresário alpiarcense nos Estados Unidos


Raul Alfredo S. Coutinho (foto) é um empresário  alpiarcense radicado a alguns anos na cidade de Nova Jersey nos EUA onde tem uma empresa de transportes.


"Direito ao desporto -- o papel do Poder Local"


Encontro "Direito ao desporto -- o papel do Poder Local", a decorrer no auditório da Casa-Memória de Camões, numa organização da Câmara Municipal de Constância e da Revista Poder Local.
«Mário Pereira»

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

“O Natal pelas nossas mãos - 2016”


Iremos promover a 4ª edição da exposição “O Natal pelas nossas mãos” com o propósito de estimular a criatividade e imaginário dos artistas e artesãos alpiarcenses. Durante o período da época natalícia que se avizinha, propomo-nos efectuar uma exposição com várias abordagens estéticas ao tema escolhido: a "Coroa de Natal".
 
A exposição decorrerá:

- de 8 a 11 de dezembro no Mercado Municipal
- de 12 de dezembro a 6 de janeiro na Biblioteca Municipal.
 
A entrega dos trabalhos deverá ser feita até 5 de dezembro.
 
As inscrições são gratuitas e podem fazer-se AQUI

Governo desiste de "privatizar" Forte de Peniche

Forte de Peniche vai ser retirado da lista de 30 edifícios que o Governo vai concessionar parcialmente a privados

A revelação foi feita esta tarde na Assembleia da República por Luís Castro Mendes, no âmbito do debate do Orçamento de Estado da Cultura para 2017. O anúncio surgiu após uma questão colocada pelo deputado bloquista Jorge Campos que deu voz a várias reações negativas face à concessão de uma parte do forte a uma unidade hoteleira privada que, disse, "coloca em causa a memória de luta pela democracia que representa".
Em resposta, o ministro da Cultura anunciou a retirada, por agora, do Forte de Peniche do programa Revive porque, explicou, "entendemos que o que se fizer ali tem que respeitar a perpetuar a memória de luta pela democracia".
Um debate que começou com o responsável da tutela a elencar as cinco prioridades do Orçamento de Estado da Cultura para 2017: Repor a capacidade das entidades públicas da cultura, nomeadamente através de um reforço de 11% do orçamento da Biblioteca Nacional e da reversão gradual dos cortes às fundações culturais, aumentar a capacidade dos apoios públicos à criação artística, melhorar a distribuição da oferta cultural, valorizar o património e os museus e a reforçar a democratização do acesso à cultura. Foram estas as cinco prioridades destacadas pelo ministro da Cultura, durante a sua intervenção inicial, esta tarde, na Assembleia da República, no âmbito do debate do Orçamento de Estado para 2017.
«DN»

EDITAL N.º 74/2016


ORDEM DE TRABALHOS DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA A REALIZAR NO DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2016

Mário Fernando Atracado Pereira, Presidente da Câmara Municipal, faz saber, em cumprimento do disposto no n.º 1 do Artigo 50º, da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, a Ordem de Trabalhos da Reunião N.º 21/2016 da Câmara Municipal, que terá lugar no dia 11 de Novembro de 2016, às 15h, no auditório da Câmara Municipal.
ANTES ORDEM DO DIA
Proposta de ata n.º 20 - Reunião realizada no dia 28/10/2016
ORDEM DO DIA
Ponto 1 - Proposta de dissolução LT – Sociedade de Reabilitação Urbana, EM, nos termos do Projecto de Dissolução e Liquidação.--
Requerente: CIMLT
Para Deliberação e Remeter à Assembleia Municipal

Ponto 2 - Protocolo entre a CIMLT e o Município de Alpiarça destinado à promoção da elaboração do estudo de viabilidade económica e financeira, para a constituição de uma empresa intermunicipal para a distribuição de energia pelos Municípios Associados. 
Requerente: CIMLT
Para Deliberação.

Ponto 3 - Transmissão dos Lotes n.ºs 73 e 74 da Zona Industrial de Alpiarça
Requerente: TECNEL - Electricidade e Telecomunicações
Para Deliberação:

Ponto 4 - Proposta para atribuição de subsídio, à Associação Cultural e Recreativa do Frade de Cima, (no valor de 600euros/anual), para comparticipação nas despesas e pelo apoio prestado ao Concelho, neste caso cede as suas instalações ao Gabinete de Apoio ao Munícipe e à actividades com Séniores e Idosos durante o ano de 2016. 
Município Alpiarça - Proposta Sr. Presidente
Para Deliberação:

Ponto 5 - Processo Disciplinar - PD 2/2016 a um funcionário.
Município Alpiarça
Para Deliberação:

Para geral conhecimento, se publica o presente Edital e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.-
Alpiarça, 09 de Novembro de 2016
O Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça
a) Mário Fernando Atracado Pereira

A Lua vai estar mais perto nos próximos dias. É a maior Super Lua do ano e só repete em 2034

É já no dia 14 de novembro que ocorre a última de segunda Super Lua registada este ano. A NASA avisa que é a oportunidade para ver a Lua Cheia mais próxima desde 1948. 

A "culpa" é  da órbita eliptica do satélite natural da Terra que faz com que esteja mais próxima em algumas ocasiões, particularmente espetaculares durante a Lua Cheia, quando há mais 30% de luar a refletir na superfície.
Esta é a segunda Super Lua deste ano, e vai haver uma ainda em dezembro, também no dia 14, mas não tão "grande", já que desde 1948 que a Lua não estava tão próxima da Terra, indica a agência espacial norte-americana. Esta distância só voltará a repetir-se em 2034, embora se registem outras Super Luas até lá.
Nos Estados Unidos o melhor ponto de observação ocorre de madrugada, mas em Portugal será a meio da manhã do dia 14, às 11h22, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o que impedirá a sua observação plena. Mas no final do dia poderá voltar a observar a Lua que parecerá maior do que o habitual, mas porque estará mais próxima do horizonte, o que cria uma ilusão de óptica.

Encontro da doçaria algarvia, com um "cheirinho" da doçaria e do licoroso abafado ribatejano.

 A edição tem o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim e das entidades:Hotel Hilton de Vilamoura, AGIR - produções gráficas, Confraria Ibérica do Tejo, Câmara Municipal de Alpiarça e Junta de Freguesia de Alpiarça.
O livro relaciona as 62 receitas de doçaria com a alma do povo de Alcoutim e de Martim Longo. As tradições do nordeste algarvio são permanentemente invocadas.
No lançamento serão apresentados e degustados todos os 62 doces constantes das receitas do livro e será feita também uma degustação dos tradicionais esses de Alpiarça, acompanhados de vinho licoroso abafado de Alpiarça.
Tratar-se-á por isso de um encontro da doçaria algarvia, com um "cheirinho" da doçaria e do licoroso abafado ribatejano. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Estamos todos em "Choque"!

Por: Miguel Sá Pereira
A eleição de Trump é um sinal dos tempos a que toda a denominada classe política deve olhar de olhos bem abertos.
A verdade por muito que nos custe cada vez mais o descrédito que existe na Classe Política Mundial dá força ao aparecimento destes movimentos, e não precisamos de olhar só aos Estados Unidos, existe em meios bem mais pequenos.

Todos o sabem, mas ninguém quer ver e fazem de conta que não existe, e agora indignam - se!
Um famoso documentário censurado de nome "in side job" demonstra claramente o porque destes fenómenos. E o que os chamados de "Políticos" fizeram? Olharam para o lado e censura. Porque será?
Hoje temos Trump a Presidente. E amanhã?
Que 8 de Novembro de 2016 sirva de lição a muita gente.
Uma pequena nota de "Rodapé" - não é na hora da Vitória que se vê a grandeza das pessoas, é sim na hora da derrota dando a Cara.
Hillary Clinton não o fez...

Desemprego baixa para 10,5% no 3.º trimestre

Lusa
 A taxa de desemprego baixou 0,3 pontos percentuais para 10,5% no terceiro trimestre de 2015, face ao anterior, e 1,4 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2015.
De acordo com as estatísticas do emprego hoje divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a população desempregada, estimada em 549,5 mil pessoas, registou uma diminuição trimestral de 1,8% (menos 9,8 mil pessoas) e uma diminuição homóloga de 11,2% (menos 69,3 mil).

AMPLIAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO JARDIM MUNICIPAL - ANTEVISÃO 3D


Na sequência da aprovação da candidatura do Plano de Acção para a Regeneração Urbana (PARU) de Alpiarça pela CCDR-A num valor global de cerca de 800 mil euros, o Município apresentou e viu também aprovada uma candidatura para a Ampliação e Revitalização do Jardim Municipal, no valor de 315 mil euros, financiada a 85% pelos fundos do Portugal 2020.
«CMA»

Teatro


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Um em cada mil chineses é milionário

Segunda maior economia do planeta, a seguir aos Estados Unidos da América, a China é também o país mais populoso

A República Popular da China tem 1,34 milhões de milionários, segundo uma unidade de investigação com sede em Xangai, o que pressupõe que um em cada mil chineses tem mais de um milhão de dólares.
De acordo com a análise da Hurun Report Inc, até maio deste ano houve mais 130.000 chineses que se tornaram milionários, um aumento de 10,7%, face ao mesmo período do ano passado.
Segunda maior economia do planeta, a seguir aos Estados Unidos da América, a China é também o país mais populoso, com 1.368 milhões de habitantes - cerca de 18% da humanidade.
No total, 0,1% da população chinesa, ou um em cada mil chineses, tem mais de um milhão de dólares (904 mil euros).
A Hurun, considerada a Forbes chinesa, estima ainda que existam agora 89.000 de bilionários no país, mais 11.000 do que em 2015.
Guangdong, no sul da China, é a província que concentra mais milionários - cerca de 240.000 - destronando Pequim.
Mais de metade dos chineses com uma fortuna superior a um milhão de euros vive nas províncias de Guangdong e Zhejiang, no sul e leste do país, respetivamente, e nos municípios de Pequim e Xangai.
Já Pequim é a cidade com mais milionários 'per capita', com um em cada 100 residentes na capital chinesa a possuir mais de um milhão de dólares.
A Hurun destaca ainda que os milionários chineses preferem investir além-fronteiras, principalmente em divisas estrangeiras.
O yuan, a moeda chinesa, caiu 9%, desde agosto de 2015, levando muitos investidores chineses a procurar ativos denominados em dólares ou euros.
A China representa 10% da riqueza mundial e desde o início do século o Produto Interno Bruto (PIB) chinês quintuplicou.
Apesar de a Constituição continuar a definir o país como "um Estado socialista liderado pela classe trabalhadora e assente na aliança operário camponesa", o fosso social mantém-se acima do "nível alarmante" definido pela ONU.
Segundo os critérios do Banco Mundial, cerca de 200 milhões de chineses vivem na pobreza.
«DN»

Museu de Alpiarça, ao som da música barroca de Scarlatt


Uma visita à Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, ao som da música barroca de Scarlatti.
Espaço de Arte, Beleza, História, Estórias e Património: a Casa dos Patudos espera a sua visita.
Aceite o nosso convite e venha visitar-nos

NO DIA DE S. MARTINHO COMEM-SE CASTANHAS E BEBE-SE O VINHO


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ARTENATAL – 5.ª EDIÇÃO – FEIRA DE ARTESANATO LOCAL DE ALPIARÇA, DECORRE EM ALPIARÇA DE 8 A 11 DE DEZEMBRO DE 2016


ArteNatal - 5.ª Edição

3.ª Mostra de Doçaria de Alpiarça

Mercado Municipal de Alpiarça

De 8 a 11 de Dezembro de 2016

Inscrições abertas para artesãos até 18 de novembro
Visite o Mercado Municipal de Alpiarça e compre o Presente que o fará feliz!

Seis pontes e cinco fins de semana alargados ameaçam produtividade

Turismo e comércio são setores que beneficiam com as miniférias que os feriados permitem ao longo do ano
Calendário oferece cinco fins de semana prolongados e várias pontes. Indústria faz contas: têxteis contabilizam em 200 milhões os custos associados à reposição dos feriados e metalomecânica fala em perdas de 90 milhões
Os trabalhadores que marcam as férias atentos a todas as possibilidades de as colar a fins de semana prolongados ou a feriados que dão pontes vão ter boas notícias em 2017. O calendário coloca cinco feriados a coincidir com sextas ou segundas-feiras, havendo ainda seis que calham a quintas ou terças-feiras. São mais do que neste ano. As empresas que operam no turismo, comércio e lazer veem estas miniférias como forma de reforçar a faturação; mas as contas que muitos patrões da indústria fazem é ao aumento exponencial de custos.
Entre vantagens e desvantagens, há estudos que apontam para que o custo dos feriados supere o retorno em quase 40 milhões de euros. Mas cada caso é um caso e no setor da metalurgia e da metalomecânica (o campeão das exportações portuguesas, representando cerca de 30% das nossas vendas ao exterior) calcula-se o impacto da reposição dos quatro feriados que tinham sido suspensos em 2013 e conclui-se que o valor acrescentado bruto perdido ronda os 90 milhões de euros.
«DN»

domingo, 6 de novembro de 2016

ARTIGO DE OPINIÃO: Já é “pimbalhada” a mais

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de Alpiarça
Fosse Alpiarça na zona de Lisboa ou Coimbra (isso queriam eles ter uma Vila como Alpiarça) e teria com toda a certeza um fado escrito por um dos grandes escritores do nosso país, já imagino um poema do Ary dos Santos ou Oulman a falar da garra dos nossos homens, da valentia com que as nossas mulheres lutaram contra a dura vida do campo, contra a fome e contra tudo o que com elas se deparou. Um fado que falasse da nossa paisagem do Tejo, da excelência dos nossos produtos que fariam inveja a Alfama e um corridinho com figuras da nossa terra cujas histórias nos fazem rir que nem perdidos e ao mesmo tempo que admiram a sua valentia e capacidade para tentar mudar alguma coisa como foi o caso de homens como o António Abalada, deputado eleito para a Assembleia Constituinte, que sem formação académica esteve no grupo dos grandes homens que assinaram a Constituição Portuguesa. Tantos nomes poderiam ser ditos, desde José Relvas até outras figuras mais típicas e com características interessantes como o Manuel Serrador que não irá constar nos livros mas que faz parte da história de Alpiarça, a Maria Albertina, morta na clandestinidade, bem como o Manuel Vital, o João Sanfona assim como muitos outros anti-fascistas. Também podemos falar de Luís Gameiro, um dos grandes forcados da história do nosso país (não conheci todas estas figuras mas também nunca vi um dinossauro e sei algumas coisas sobre eles). Bem, a história hoje é outra e apesar das pessoas de enorme valor que existem na nossa terra, muitas delas até anónimas para a grande maioria da população. Alpiarça não está como já foi e se hoje alguém tentasse criar uma música dedicada a Alpiarça sairia um hit da Maria Leal acompanhada pelas bailarinas da Rebeca. A letra seria boa só por falar de Alpiarça, já os intérpretes deixariam muito a desejar, tal como deixam os da nossa terra. Ofendem-se vereadores, quer-se incinerar os contestatários que não gostam de ver um pilha de lixo à sua porta, encostam-se encarregados com mais de 30 anos de serviço porque possuem conhecimento e não assinam de cruz a incompetência dos outros. Sofrem processos disciplinares, aqueles que sendo vítimas de um regime, não têm medo de se queixar mas no meio de tanta coragem e valentia ditatorial basta “O Mirante” dedicar uma imagem e uma centena de caracteres aos buracos da estrada que passa junto à Quinta da Lagoalva para que esses buracos sejam tapados passado poucos dias, mesmo que de forma um pouco artesanal e provavelmente de duração muita curta. Mas, claro que tudo faz parte de uma estratégia económica e política bem preparada e estruturada, como é fácil de perceber com a alienação sucessiva de património que consta mais uma vez do orçamento municipal. Quando pagamos valores exorbitantes pelo aluguer de um carro de recolha de resíduos e estamos só a falar de cerca de 250€ por dia por isso basta pensarmos quantos dias já foi usado este carro durante este ano. A verdade é que os problemas se mantêm e que Alpiarça não evolui e não falo apenas enquanto militante da JS e do PS, falo enquanto jovem que queria poder viver nesta terra. Eu sei que ainda não é um direito que temos escolher onde conseguimos ter condições para viver, com a qualidade que procuramos mas também ninguém me manda gostar de Alpiarça. Não falo por ódios ou ideologias, todo o mal que possa entender como pessoal não se aproxima daquele que é feito à população de Alpiarça. Há gostos para tudo mas não é já “pimbalhada” a mais?