sábado, 22 de outubro de 2016

"Descamisada"




Neste Sábado, o Sarau do Clube Desportivo "Os Águias", no pavilhão do clube, e a "Descamisada" do Albandeio e da Escola de Música da SFA 1° de Dezembro, no salão da Música. 
Dois exemplos de uma Alpiarça com um movimento associativo desportivo e cultural activo e mobilizador da comunidade.

«De Mário Pereira»

Hasta Publica para Alienação de Equídeos Existentes na Reserva Natural do Cavalo do Sorraia

«Foto de João serrano«


MUNICÍPIO DE ALPIARÇA
EDITAL N.º 69 /2016

Hasta Publica para Alienação de Equídeos Existentes na Reserva  Natural do Cavalo do Sorraia

Mário Fernando Atracado Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, torna público que ao abrigo da competência prevista na alínea cc) do artigo 33.º do anexo I, da Lei n.º 75/2013 de 12 de Setembro, que o Município de Alpiarça vai promover a venda Equídeos da espécie Sorraia, nas seguintes condições:

1. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE ADJUDICANTE:

Município de Alpiarça, com sede na Rua José Relvas, n.º 374, Apartado 25, 2094-909 Alpiarça,
Contribuinte número 501 133 097, Telefone: 800 202 868 (Linha Verde) / 243 559 100 (Geral) e Fax:243 559 105

2. OBJETO DA HASTA PÚBLICA:

O Presente procedimento tem por objeto a alienação, através de Hasta Pública, do seguinte lote: 

Lote
Descrição do Lote
LOTE 1

Lote constituído por 6 equídeos da raça Sorraia com as seguintes identificações: 
Chiado;
Gabarito;
Glorioso;
Firme;
Dali;
Bosque.

3. DESTINATÁRIOS:

Todos quantos estiverem interessados na aquisição dos bens móveis atrás descrito, os quais podem estar presentes no ato da abertura das propostas, ou fazerem-se representar por procurador devidamente habilitado para o efeito (procuração elaborada nos termos do anexo II), devendo estar munidos, em qualquer dos casos dos respetivos documentos de identificação.

4. VALOR BASE DA LICITAÇÃO:

O valor base de licitação para o único lote é de €4.000,00 (quatro mil euros).

5. PROPOSTAS:

As propostas, devem ser elaboradas de acordo com o modelo em anexo III ao presente Edital, com indicação do preço oferecido de valor igual ou superior ao preço base de licitação de cada Lote, sob pena de exclusão, contendo a identificação e assinatura do proponente (nome, morada ou sede, número de
contribuinte, BI/CC ou número de matrícula da empresa.

Leia o Edital completo em: 

ALPIARÇA na inauguração do 37° Festival Nacional de Gastronomia




Na inauguração do 37° Festival Nacional de Gastronomia, ontem ao final da tarde, em Santarém. 
Nesta edição do FNG o Município de Alpiarça marcará presença com um stand de promoção turística e cultural do concelho, a convite da CM de Santarém. 
Durante 12 dias, o País gastronómico estará no Ribatejo.
«De: Mário Pereira»

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A OPINIÃO DE FERNANDO LOURO E DE MÁRIO PEREIRA SOBRE A DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA MESA DAS ASSEMBLEIA MUNICIPAL

A oposição na Assembleia Municipal de Alpiarça (PS e TPA) apresentou um requerimento para a convocação de uma sessão extraordinária da  Assembleia Municipal  para pedir a  destituição do  presidente da mesa das assembleia municipal de Alpiarça.

Tendo em atenção o objectivo da convocação e das consequências daqui advindas ‘Noticias de Alpiarça’ contactou Fernando Louro, Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça e Mário Pereira, presidente da Câmara de Alpiarça que nos deram as seguintes opiniões:

 A opinião de Fernando Louro, presidente da Assembleia Municipal





“Francisco Cunha (TPA) e João do Céu (PS) entregaram na 5ª feira um requerimento a pedir a realização de uma Assembleia Municipal Extraordinária.
Em meu entender, e acredito que para os Alpiarcenses mais atentos, é notório que se trata de uma manobra de diversão e de distração.
Nos últimos tempos tem-se falado muito da possibilidade de determinado político local que me dispenso de enunciar o nome, por ser do conhecimento de todos, poder perder o mandato, pelo facto de estar insolvente, e como tem sido considerado pelos Tribunais, quem não está capaz de gerir os seus próprios bens, também não será competente para gerir o bem comum.
E a melhor maneira de fazerem esquecer esta situação de perda de mandato é falarem de outra, da destituição do Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça.
Logo na 6ª feira li o documento, despachei, e indeferi o pedido, pelo facto de não cumprir com os requisitos legais e regimentais.
Admito que não tenham conseguido obter o número de assinaturas suficientes para eu poder homologar o requerimento, e arriscaram mandar o barro contra a parede, para ver se pegava.
Mas na verdade eu não tenho grandes dúvidas de que os requerentes sabiam bem aquilo que estavam a fazer, e não serei eu a passar-lhes um atestado de ignorância ou incompetência.
O que eles pretendiam mesmo era criar mais um facto político, artificial, e continuarem a acusar-me de falta de democracia e prepotência.
A sua própria mensagem publicada aqui no “Notícias de Alpiarça” no final dizem….”Ficamos na expectativa que a lei seja cumprida e que Alpiarça se mantenha como uma vila e um concelho onde a democracia seja efetivamente praticada, TPA”.
O que é isto se não o mesmo que dizer… se o Presidente da Assembleia não fizer aquilo que nós dissemos para ele fazer, é porque não está a cumprir com a lei.
Olhem os democratas!
Pelo menos fiquei satisfeito numa coisa, se querem que Alpiarça se mantenha como uma vila e um concelho onde a democracia seja efetivamente praticada, e como Alpiarça tem sido gerida pela CDU nos últimos sete anos, significa, se ainda sei ler, que tem sido gerida democraticamente, até por mim, nos últimos três anos. Excelente! Bem diferente daquilo que vêm apregoando sistematicamente.
A verdade é que o seu objetivo é que este circo continue a prolongar-se no tempo, para não se falar de outras coisas, essas sim, bem mais graves.
Óbvio que se o requerimento estivesse conforme o exigido pela lei, a Assembleia Extraordinária seria realizada, a proposta deles seria chumbada, já que por vontade dos Alpiarcenses, eles são uma minoria na Assembleia Municipal, e assim deixavam de poder continuar com a brincadeira.
Pelo menos com esta brincadeira, porque são talentosos, e logo arranjarão outra, como tem sido apanágio desde o primeiro momento.

O que espanta aqui não é este comportamento, o que me espanta é o Partido Socialista.
Nada tenho contra, nem a favor, o PS e o TPA (PPD-PSD-MPT) poderem aparecer coligados numas próximas eleições. Para mim isso é completamente indiferente.
Mas esperaria que o Partido Socialista como grande partido que é, com tradições nacionais e locais, fosse o motor dessa eventual coligação, mas não, estão a ir atrás do Francisco Cunha e do pessoal do TPA.
Mau sinal, para eles próprios, que estão em contra ciclo com a atualidade e com o PS nacional.
O requerimento apresentado conta com a assinatura de quatro deputados municipais, um do PS e três do TPA (PPD-PSD-MPT).
Elucidativo.
Agora, como aliás também tem sido uma norma, irão aparecer os habituais comentadores, sempre os mesmos, destilando ódio contra a CDU, e agora pondo-me mais uma vez como alvo, absolutamente carentes de isenção e rigor, e alguns sendo lobos, vestem a pele de cordeiros, facto que os poderia tornar mais perigosos, se não estivessem tão desacreditados.
Para mim isso apenas pode significar que estou a cumprir bem com as minhas funções, o que não lhes agrada, por isso me atacam, tal como atacam o Presidente Mário Pereira.
Se os requerentes resolverem a ilegalidade do pedido de convocatória que apresentaram, a Assembleia Extraordinária será marcada para o início do mês de Novembro, mesmo que isso possa custar algum dinheiro ao erário do Município, inutilmente, precisamente no mesmo mês em que se vai realizar uma Assembleia Municipal Ordinária, obrigatória.
Mas isso para eles não tem importância, porque não iria provocar o ruido que provoca desta forma.”


A opinião de Mário Pereira, presidente da Câmara de Alpiarça




Uma proposta burlesca



“O Presidente da Câmara não é membro da Assembleia Municipal e, por isso, não interfere nas decisões desse órgão autárquico. No entanto, e dada a natureza e o burlesco dessa proposta, não posso deixar de lembrar os seus autores que o Carnaval é em Fevereiro.
O Dr Fernando Louro é o Presidente da Assembleia Municipal porque encabeçou a lista da CDU que venceu as eleições autárquicas com mais de 53% dos votos da população de Alpiarça e obteve também a maioria absoluta dos votos na eleição da Mesa.
E mais: o Dr Fernando Louro tem exercido as suas funções com total empenhamento, com total seriedade e com lealdade institucional, no respeito absoluto pelos interesses da população que o elegeu.


E mais ainda: o Dr Fernando Louro tem atrás de si um percurso de intervenção cívica e politica, de há muitos anos, que o dignifica e prestigia o órgão municipal.


Por: A.C./NA

LAGO ARTIFICIAL JUNTO DO PARQUE DE MERENDAS DO CARRIL




A Câmara de Alpiarça está pensando, a expensas próprias,  proceder à elevação do açude da vala real de modo a aumentar a profundidade da mesma e criar um enorme lago artificial. O Parque de Merendas do carril só sai a ganhar. 

Identificado por captura ilegal de aves

Militares do Núcleo de Proteção Ambiental de Santarém identificaram ontem, dia 20 de outubro, numa localidade do concelho de Alpiarça, um homem por captura de 11 pintassilgos através de método proibido.

Esta ação decorreu na sequência de uma abordagem efetuada pelos militares, no Parque do Carril em Alpiarça.

Os pintassilgos recuperados encontravam-se na residência do individuo e apurou-se que o mesmo tinha intenção de os comercializar.

As aves, após inspeção veterinária da Clínica Veterinária de Alpiarça, foram libertados e devolvidos ao seu habitat natural.

O suspeito foi constituído arguido e foi sujeito a termo de identidade e residência.

BOAS NOVAS PARA A ESCOLA DE ALPIARÇA

Por: Eduardo Costa

A secretária de estado adjunta da Educação (Alexandra Leitão) visitou hoje 6ªfeira,  21, a escola de Alpiarça (José Relvas) e garantiu que ainda este ano vai ser assinado um protocolo com a CMA para se iniciar em 2017 as necessárias obras de conservação.
Estranhamente, o Sr. Presidente da CMA que inúmeras vezes assume que a CMA não tem dinheiro para acções de primeira necessidade, como por exemplo reparar com urgência as 2 viaturas do lixo que várias semanas estiveram inoperacionais, se tenha disponibilizado à Srª Secretária de Estado, também com verbas para essas obras de fundo que há muitos anos urgiam, mas que estranhamente só em ano de eleições autárquicas (2017) se irão finalmente realizar.
Para não variar, e manter a tradição, inúmeros fotógrafos estiveram no local e fotografias com o Sr. Presidente foram tiradas, para divulgação nas redes sociais e comunicação social local. Apesar da urgência das obras há muitos anos, e do actual executivo estar no segundo mandato em maioria absoluta, regista-se com agrado que finalmente em ano eleitoral (2017) as obras se irem realizar e a CMA poder ter algo para mostrar em ano de eleições como "obra feita".

Outras noticías relacionadas:
Secretária de Estado anuncia 3 milhões para recuperar Escola José Relvas em Alpiarça

Maria Luis e o efeito 'bolinhos de queijo'

Por: Anabela Melão

Maria, que desempenha o cargo de deputada em part-time, continua a deliciar-nos com anedotas com carga económica. Menos queijo na dieta é capaz de ser uma boa solução e nem se pode queixar com o preço das refeições no Parlamento onde vai uma vez por outra.

VEREADOR FRANCISCO CUNHA: garante que não vai perder o mandato porque anda sempre com ele numa bolsinha que traz ao pescoço

O vereador Francisco Cunha, da coligação Todos por Alpiarça, diz que as noticias sobre a eventual perda de mandato por causas de ter sido declarado “insolvente” são francamente exageradas. “Só quem não me conhece é que pode dizer uma coisa dessas. Ao longo da vida nunca perdi a carteira, nem um simples guarda-chuva, quanto mais perder um mandato que é uma coisa grande como o …caraças”, disse.
Em declarações ao Cor de Rosa o autarca explicou ainda algumas técnicas que usa para não perder o telemóvel ou a aliança, nomeadamente através da colocação de bilhetinhos colados na porta do frigorífico e no espelho da casa de banho e mostrou-nos o saquinho que usa ao pescoço preso por uma corrente de ouro, onde guarda o famoso mandato. Não tiro nem no banho, nem quando vou dormir”, declarou.
Acrescentou ainda que quem o aconselhou a comprar o saquinho foi o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca. “Também diziam que por ele estar insolvente ia perder o mandato mas afinal não perdeu nada. Nem o mandato nem uma medalhinha de Nossa Senhora de Fátima que lhe deu a avó quando ele fez a Primeira Comunhão.”.” (In O Mirante cor-de-rosa)

A MAIORIA DO POVO ALPIARCENSE NÃO ACREDITA MUITO NAS “IDIOTICES” DOS’ TPA’s’ E ‘PS’s’

 «Por: V.R.V.»


O PS/Alpiarça caiu numa ‘armadilha’ montada pelo TPA 


Todos sabemos que a proposta apresentada pelo TPA e PS para que seja levada a efeito uma Assembleia Municipal extraordinária para pedir a demissão do presidente da Assembleia Municipal (Fernando Louro) e a aprovação do voto de louvor aos militares do posto da GNR de Alpiarça mais não é do que uma proposta intriguista e com um certo segundo sentido.

O TPA sempre teve dificuldade em digerir a sua derrota e agora com a decisão do tribunal contra Francisco Cunha há que lutar e mostrar algo para que nas próximas eleições autárquicas alguma coisa seja favorável ao movimento.

Quanto ao PS/Alpiarça meter-se numa gerigonça deste tipo é muito duvidoso e não compreendo os fins porque o fez mas de uma coisa tenho a certeza: deste concluo o PS/Alpiarça vai sair chamuscado, porque:

Todos sabemos que o presidente da Assembleia Municipal não pode ser demitido pela simples razão que foi eleito pela população, salvo se este apresentar a demissão, coisa que não acredito muito;

Quanto ao louvor dos militares do Posto da GNR já o presidente da Câmara lembrou os mais incautos e ressabiados com dificuldade em digerir derrotas que compete ao Comando da GNR louvar ou não os seus militares e não a Assembleia Municipal;

O TPA, com a inclusão do PS/Alpiarça nesta “guerra” que teima em bater no ceguinho, ainda não se convenceu, como tem uma certa dificuldade em enxergar, que a coligação PCP/CDU tem a maioria.





Todo este barulho mais não é do que arranjar conflitos para uma maioria eleita democraticamente.

Sendo assim a maioria do povo alpiarcense não acredita muito nestas idiotices de ‘TPA’s’ e “PS’s

Quer o movimento TPA quer a Concelhia do PS vão ser prejudicados com todo este alarido e muito mais o PS/Alpiarça que não tem necessidade alguma de se meter nestas confusões e muito menos fazer ‘pactos de agressão’ contra quem quer que seja

O PS/Alpiarça caiu numa ‘armadilha’ montada pelo TPA ao assinar a proposta agora apresentada.

Quanto à concelhia socialista deve aconselhar os seus actuais eleitos que não devem andar a reboque de quem quer que seja e muito menos assinar ‘idiotices’ apresentadas por terceiros.

87.º Aniversário da Morte de José Relvas


quinta-feira, 20 de outubro de 2016

OPOSIÇÃO UNIDA


A oposição em conjunto, face aos lamentáveis comportamentos anti-democráticos ocorridos na última Assembleia Municipal de Alpiarça entregou hoje nos serviços da Câmara um pedido de Assembleia Municipal Extraordinária, com a Ordem de Trabalhos que divulgamos.


Ficamos na expectativa que a lei seja cumprida e que Alpiarça se mantenha como uma vila e um concelho onde a democracia seja efectivamente praticada.
«TPA»

Movimentos Autárquicos felizes com debate de alterações à lei eleitoral

A Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes (AMAI) congratulou-se hoje com a realização, na sexta-feira, do debate no parlamento de propostas de alteração à lei eleitoral dos órgãos das autarquias locais, afirmando que "engrandece a democracia e o país".
"Desde 2001 que esta lei provoca desigualdades entre as candidaturas autárquicas partidárias e independentes", afirma a AMAI num comunicado.
Afirmando que, desde 2010, tem alertado "todas as entidades no sentido deste assunto ser objeto de apreciação pela Assembleia da República", o presidente da associação, Aurélio Ferreira, diz que a atual lei provoca "constrangimentos e injustiças" e torna "desiguais as candidaturas ao mesmo processo eleitoral".
Referindo-se ao "ruído sobre este tema", o responsável diz não acreditar que "alguém verdadeiramente defensor da igualdade (...) queira escusar-se à discussão e à alteração em apreço".
Afirma ainda que, "por uma questão de seriedade", ninguém pode dizer que "não sabia deste assunto," porque a AMAI, alertou as diversas forças políticas com muito tempo de antecedência.
"A última vez que estivemos com todos os grupos parlamentares foi em fevereiro último, pelo que o argumento que veio a público sobre o facto desta proposta 'já não vir a tempo', entenda-se, do próximo ato eleitoral que se realiza daqui a um ano, não será aceitável, nem compreensível", lê-se no comunicado.
Numa alusão às declarações do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho -- que na segunda-feira disse está contra alterações à lei eleitoral das autarquias locais por as eleições se estarem a aproximar e por ser desnecessário fazer "fatos à medida" - Aurélio Ferreira considera "inconcebível entender que a alteração à lei eleitoral autárquica não é justa, ou que é um 'fato à medida', pois seria menosprezar as centenas de movimentos independentes e os milhares de cidadãos eleitos nas suas listas".
Para exemplificar, indica que nas eleições autárquicas de 2013, os Grupos de Cidadãos Eleitores Independentes (GCE) tiveram 6.89% dos votos (344.531) e 112 eleitos nas câmaras municipais, com 13 presidentes de câmara.
No caso das Assembleias de Freguesia, os GCE são a terceira força a nível nacional, atrás do PS e do PSD.
"A AMAI considera que é absolutamente inaceitável e incompreensível para os cidadãos que, num estado de direito democrático, em que as pessoas estão cada vez mais afastadas da sua participação política, haja algum partido que esteja a equacionar a possibilidade de não aprovar um dos documentos em apreciação", frisa o presidente da associação.
O parlamento debate na sexta-feira três propostas de alteração à lei eleitoral dos órgãos das autarquias locais, apresentadas pelo BE, CDS-PP e PS, que pretendem promover uma maior igualdade entre a candidatura de listas de cidadãos e as candidaturas partidárias.
Atualmente, as listas independentes têm de cumprir alguns requisitos diferentes dos partidos políticos como, por exemplo, não poderem exibir um símbolo que as identifique, sendo-lhes atribuído um número em carateres romanos.
A lei exige, ainda, que as assinaturas recolhidas para viabilizar essas candidaturas subscrevam uma lista completa de candidatos aos diversos órgãos e não apenas o seu cabeça de lista.
«NM»

MÁRIO PEREIRA: O Façanhudo comunista

“Vou seguir o teu exemplo e tentar passar a usar a expressão “vai ver se chove” quando alguém camelo me chatear ao ponto de eu ter que o mandar para o “cara…”, como terá feito o presidente da Câmara de Alpiarça, aquele façanhudo comunista, quando o vereador mais “mói-almas” de Portugal, o insolvente (no sentido de não se dissolver) Francisco Cunha, lhe azucrinou o juízo vezes sem conta ao longo de uma reunião do executivo…”(In Manuel Serra d'Aire/O Mirante)

Visita Guiada à Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça


I ENCONTRO PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS / JOVENS EM CONTEXTO ESCOLAR
Visita Guiada à Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

«Nuno Prates»

Concursos Fraudulentos no Facebook

A crescente utilização das redes sociais tem potenciado o fenómeno de esquemas fraudulentos online, expondo os utilizadores destas redes a novas perigos do consumo. 
O caso recente de adesão a concursos na rede facebook é um desses esquemas enganosos. Trata-se de concursos atrativos que, utilizam páginas com o nome de marcas conhecidas como chamariz, cativando os utilizadores com a promessa/oferta de ganhos fáceis, como por exemplo: carros, smartphones, vales de desconto, entre outros.
O procedimento para ganhar prémios é por norma, muito fácil e é sempre o mesmo: fazer gosto na página, partilhar e comentar. Vários utilizadores participam nestes anúncios publicitários falsos, sem se aperceberem que estão a ser enganados!
Assim, com o intuito de alertar os utilizadores, a DECO informa:
  • Desconfie sempre de promoções e concursos, principalmente quando a página não é da própria marca;
  • Verifique a veracidade da oferta na página oficial da empresa ou marca sempre que o concurso/passatempo reencaminhe para um site externo, desconfie e tenha o especial cuidado de verificar os endereços digitais indicados pela promoção; Se verificar que o endereço não é fidedigno não forneça qualquer dado pessoal ou contacto, especialmente, o número de telemóvel ou cartão de crédito.
Salvaguarde os seus dados pessoais destas falsas páginas na internet, uma vez que a cedência dos mesmos poderá ter custos e despesas inesperadas.
A DECO encontra-se atenta a este tipo de práticas fraudulentas e continuará a denunciar estas situações lesivas dos direitos dos consumidores.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Um enorme sucesso o Encontro Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças/Jovens em Contexto Escolar



Foi um enorme sucesso o I Encontro Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças/Jovens em Contexto Escolar -- quer ao nível da participação quer da qualidade do conteúdo das comunicações e do debate.

Este I Encontro, que se realizou no novo Auditório da Casa-Museu dos Patudos, organizado pelo Município, pelo Agrupamento de Escolas e pela CPCJ, contou com 170 inscritos e com a intervenção de alguns dos maiores especialistas na problemática como o Dr Armando Leandro e o Dr Laborinho Lúcio.
Para além de ter atingido plenamente os objectivos que presidiram à sua concepção, acabou por ser também mais uma importante jornada de promoção da Casa dos Patudos e da capacidade de organização das instituições de Alpiarça.
«Texto e fotos de Mário Pereira»

Os cagalhões, os cães, os donos, os passeios e a merda em geral.

Por: Alberto Campos
Vivo numa zona espetacular de Alpiarça. A sério. Tenho estacionamento, tenho zonas ajardinadas, tenho um parque infantil tenho até uma Tília gigante, imaginem só! É brutal. Do alto do meu 1.º andar a contar do céu vejo coisas maravilhosas. Consigo ver a lezíria Ribatejana e até as casinhas do Patacão! Consigo ver a linda e esverdeada Albufeira dos Patudos e imensos telhados a abater um pouco por toda a baixa de Alpiarça. Portanto estar dentro de casa é maravilhoso, é para mim um refúgio de amor. Até sair de casa é maravilhoso. Tenho uns vizinhos ucranianos simpáticos no rés-do-chão que até aprimoram o hall de entrada com umas plantas bem fixes que deixam um cheiro upa upa upa!

Mas o meu contentamento desmorona-se sempre que tenho que sair do prédio. Mal abro a porta do bem dito e o meu pézito incauto calca logo merda. Assim à bruta. Merda dizes tu Costa? Merda. Cagalhões. Sim. E porquê? Por que raio tenho eu que calcar merda? Porque raio tenho eu que sujar os meus sapatos chinocas de velho reformado com merda? Ainda bem que não tenho dinheiro para sapatos italianos, a 400 euros o par, senão estava bem cagado.

Ahhhh pois que nesta urnanização maravilhosa existem uma data de cães. Lindos! Uns enormes, outros nem tanto, uns pretos, outros pardos, outros amarelos, outos às pintas. Adoro-os a todos. A sério que os adoro.. De animais gosto eu. Cães, gatos, papagaios, canários e até pintassilgos. E então qual é o problema? O problema são os donos. Sim os donos. Os cães precisam de ser passeados é um facto. E os donos? Os donos esses têm que aprender a ser asseados. Olha que giro até rima: cão passeado e dono asseado!

Vivo rodeado de cocó. Os meus passeios são os passeios do cocó. A rua nas minhas traseiras é a rua do cocó. O cocó veio para ficar portanto. É tipo aquele amigo do amigo que ninguém curte e aparece sempre só para nos deixar fodi**. Cocó pra eles também.

Havia de existir um comité qualquer que avaliasse as pessoas que pretendem ter animais de estimação. Avaliar a postura perante o cocó.

Comité de avaliação: o senhor vai fazer o que lhe compete e levar o saco para apanhar o cocó do seu animal?
  
Se sim: Parabéns! Passou na avaliação. Toma lá o labrador cagão  e vai à tua vidinha.

Se não: Peço desculpa mas o senhor não reúne as condições e vá bardamerda mais o seu cão.

Levar o cão a passear e não apanhar os dejetos do mesmo, para além de ser uma falta de higiene pública monumental é uma falta de respeito para com os outros. Não se esqueçam da lei do retorno. Pode ser que um dia destes levem em cheio na tromba com a poia de um rinoceronte.


OPINIÃO: Vamos esperar para ver o que faz a triste oposição

Por: Alberto Santos
Por acaso o PCP de Alpiarça está a um ano de antecedência e a todo o gás a preparar as próximas eleições locais autárquicas.
Ontem foi o almoço do idoso no conhecido restaurante "do partido" e apareceram todas as principais figuras incluindo o presidente da assembleia municipal.
Hoje houve mais uma operação de charme no Museu.
 Sim senhora com papas e bolos se enganam os tolos.
 Para a semana ou para a outra ou para o mês que vem lá se fazem mais umas excursões para Évora e lá se fazem mais uns discursos, se tiram mais umas fotos, os velhos e famílias ficam todos contentes.
Caiu-se numa verdadeira caça ao voto.
Vamos esperar para ver o que faz a triste oposição.

Verdes questionam o Governo sobre a falta de Médicos de Família em Alpiarça



O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a dificuldade sentida pelos utentes do Centro de Saúde do concelho de Alpiarça em acederem aos cuidados primários de saúde, originada pela falta de médicos de família a cerca de 3.434 utentes.

   Pergunta:

A falta de médicos de família é um problema grave que tem afetado, ao longo dos últimos anos, os utentes um pouco por todo o país, não sendo exceção o distrito de Santarém. No caso particular do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, que agrega os Centros de Saúde dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém sabe-se que dos 200.000 utentes abrangidos, cerca de 34.316 não têm médico de família atribuído.

De acordo com o ACES Lezíria, em maio deste ano, os concelhos identificados em situação crítica são Salvaterra de Magos (12.366 utentes sem médico), Rio Maior (9.652 utentes sem médico) e Almeirim (8.792 utentes sem médico). Em Chamusca e Alpiarça, cerca de metade dos utentes não tem médico de família atribuído, respetivamente 4.099 e 3.434 utentes.

É possível verificar, através do Aviso nº. 7530-B/2016, de 15 de junho, que procede à abertura do concurso tendo em vista o preenchimento de 338 postos de trabalho na área de medicina geral e familiar, distribuídos pelos diversos Agrupamento de Centros de Saúde a nível nacional, que o ACES da Lezíria tem 10 vagas por preencher.

O Grupo Parlamentar de Os Verdes recebeu a denúncia de utentes do concelho de Alpiarça, demonstrando a dificuldade em aceder aos cuidados primários de saúde, originada pela falta de médicos de família.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª o Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – Para quando a colocação de médicos no ACES Lezíria, ao abrigo do concurso acima enunciado?
2 – Das vagas existentes para o ACES Lezíria, está prevista a colocação de mais médicos no Centro de Saúde de Alpiarça?

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”