sábado, 1 de junho de 2019

Sabe de onde vem esta água turva, barrenta, que a montante abastece a Albufeira dos Patudos?

Por:
Manuel Dacosta


- As opiniões dividem-se. Filhos da terra, dizem que esta água vem do Vale da Lama. Outros dizem, que nasce no vale entre o Parque de Campismo e o Cavalo do Sorraia. Outros ainda, que vem do Casalinho. Como sabemos, neste vale, há cerca de 40 anos, existia uma horta com uma bica de água fresca a correr que matou a sede a muita gente mas, que acabou por secar. A verdade, é que este lago (aqui documentado) de água turva, a montante da barragem, no vale entre a o Parque de Campismo e o Cavalo do Sorraia, é alimentado por um riacho que atravessa um espesso silvado. De onde virá esta intrigante água que poucos saberão da sua verdadeira origem? Se você conhece esta história, agradecemos a sua colaboração no sentido de clarificar a situação destas águas turvas que intrigam tanta gente.

CÂMARA DE ALPIARÇA INCAPAZ DE MANTER A ORDEM NA BARRAGEM DOS PATUDOS



A Vereadora Sónia Sanfona (PS) continua a defender o espaço da Barragem dos Patudos e a apresentar ideias e soluções  para a anarquia que reina no espaço da barragem, nomeadamente nos dias em que há concursos de pesca como ainda da falta de aproveitamento de todo o espaço do Complexo Desportivo dos Patudos.

Lembrou ainda a Vereadora (foto) ao executivo da CDU que existem verbas disponíveis nos Fundos Comunitários para se fazer no complexo desportivo alguns investimentos.

A dúvida que persiste é se se justifica e se serão aprovados porquanto o estado degradante  em que está a barragem como a desordem que existe por parte dos pescadores  no estacionamento dos carros de quem pesca, daqui, possivelmente o melhor é não  apresentar-se candidaturas.

O "CALCANHAR DE AQUILES" DO EXECUTIVO DA CDU





Os concursos de pesca, o comportamento de alguns utilizadores da barragem, a anarquia no estacionamentos dos veículos, o estado da água, os engodos, os produtos que são lançados para a água  são o "Calcanhar de Aquiles" para o Executivo da CDU que reconheceu na última reunião de Câmara ter  "dificuldades em disciplinar o espaço".

E assim um dos ex-libris de Alpiarça aos poucos vai-se degradando. 

Tentou matar a mulher com os filhos em casa e suicidou-se em Alpiarça




Uma mulher de 41 anos está internada, no hospital São José, em Lisboa, depois de o marido a ter tentado matar na madrugada deste sábado, em Alpiarça, distrito de Santarém.


O Notícias ao Minuto sabe que tudo começou com uma discussão entre o casal.

A troca de palavras mais acesa levou o homem, de 49 anos, a tentar agredir a mulher e, posteriormente, a pegar fogo ao carro que se encontrava no interior da propriedade do casal.

Não satisfeito, o agressor ainda tentou pegar fogo à vítima com a ajuda de um maçarico, tendo conseguido provocar queimaduras na mulher.

A assistir ao crime estavam os dois filhos do casal, de 9 e 17 anos.

Os gritos de pedido de socorro da mulher alertaram os vizinhos que chamaram a GNR.

Porém, quando os militares da Guarda chegaram à propriedade, o homem já se encontrava morto no interior da garagem, local onde se enforcou.

A mulher foi transferida para o Hospital São José, em Lisboa, devido às queimaduras sofridas.
«Noticias ao Minuto»

sexta-feira, 31 de maio de 2019

"Brinquedos d'Outrora" | Abertura de Exposição


Com esta exposição colectiva, em que os brinquedos a expor foram recolhidos junto da comunidade alpiarcense, pretendemos mostrar às crianças de hoje como eram os brinquedos d’outrora, com os quais os seus pais, avós e bisavós brincavam em Alpiarça.
Patente até 30 de junho 

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA REALIZADA NO DIA 29 DE MAIO DE 2019 NO AUDITÓRIO DOS PAÇOS DO CONCELHO

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Seminário sobre Cyberbullying



O Comando Territorial de Santarém, através da Secção de Policiamento Comunitário de Santarém, no dia 28 de maio, esteve presente no Seminário sobre Cyberbullying, que decorreu no auditório do Museu dos Patudos em Alpiarça, organizado pelas Técnicas Superiores da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Município de Alpiarça.
Foram convidadas como oradoras a Capitão Andreia Vieira e a Guarda-principal Carla Sequeira.
«GNR/Ribatejo»

terça-feira, 28 de maio de 2019

PEDAÇOS DE ALPIARÇA
















Pedaços das antigas instalações da "Música" (Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1.º de Dezembro)
No meio destes escombros estão  memórias de várias gerações alpiarcenses.
Que se preserve o passado das mesmas


segunda-feira, 27 de maio de 2019

PAUL DA GOUXA - ALPIARÇA

Por:
Manuel DaCosta



- Desencontro entre o Homem e a Natureza, neste que dizem ser um dos mais importantes santuários de aves da região e onde podem ser encontradas várias espécies de peixes e salgueirais que começam a rarear na flora portuguesa.
- A quem compete zelar pela defesa e conservação deste património?
- Será que o lixo e a poluição se enquadram nas promessas políticas que têm vindo a ser feitas desde há alguns anos a esta parte?