sábado, 5 de agosto de 2017

TRATAMENTO DA MASSA DE ÁGUA DA BARRAGEM DOS PATUDOS



Continua a ser realizado o trabalho de tratamento da massa de água da Barragem dos Patudos, repartido por diferentes fases.
O essencial deste tratamento consiste na Bio-Augmentação "Bioaqua", processo microbiológico com a multi-cultura de bactérias viáveis seleccionadas (não patológicas), para combater o processo de eutrofização e a morte de peixes.
Este tratamento irá conduzir à decomposição dos nutrientes e matéria orgânica existentes em excesso, reduzindo os micróbios patogénicos e produzindo vários tipos de enzimas que irão combater a propagação de algas.
«CMA»

O FUTURO JARDIM MUNICIPAL DE ALPIARÇA



quinta-feira, 3 de agosto de 2017

CDU: PORTA-A-PORTA DE HOJE, NO FRADE DE BAIXO


A CDU É A PRIMEIRA FORÇA POLÍTICA A ENTREGAR AS LISTAS DE CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM ALPIARÇA



A CDU foi a primeira força política a entregar as listas para as eleições autárquicas de 1 de Outubro, no concelho de Alpiarça.
Os processos dos 66 candidatos da CDU a todos os órgãos autárquicos do concelho de Alpiarça (Câmara Municipal; Assembleia Municipal; Assembleia de Freguesia) foram entregues durante a tarde desta Quarta-feira, 2 de Agosto, no Tribunal de Almeirim. 
A delegação da CDU foi composta pelo Mandatário da candidatura, Joaquim José A. Nascimento, pelos primeiros candidatos à Câmara, Mário Fernando Pereira, à Assembleia Municipal, Fernando Louro, e à Assembleia de Freguesia, Fernanda Cardigo, e ainda por João Osório e Fernanda Garnel, em representação do PCP e responsáveis pela preparação dos processos.
Com a convicção de ter um projecto verdadeiramente democrático, de esquerda, feito de trabalho, honestidade e competência, representando os interesses da população, em Alpiarça a CDU trabalha para ver reforçada a confiança e cumprir o rumo de recuperação e de preparação para o futuro do concelho. 

CDU Alpiarça 
REFORÇAR A CONFIANÇA 
CUMPRIR O RUMO

A 79.a VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA PASSA POR ALPIARÇA



PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALPIARÇA ATROPELA IDOSA NA PASSADEIRA EM COIMBRA


O presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira (CDU), atropelou uma senhora de 71 anos numa passadeira em Coimbra, quando se dirigia para uma reunião do conselho geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses. O autarca deu-se logo como culpado aos agentes da autoridade e agora aguarda a notificação com o valor da multa que terá de pagar e o tempo que poderá ficar inibido de conduzir.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

“CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICO MARINA MALTEZ” NA ROTA DO SUCESSO




O “Centro de Estudos Psicopedagógico Marina Maltez” está situado na Rua 2 de Abril em Alpiarça e é um centro de ensino privado que continua  a caminhar na rota do sucesso.
Os alunos que frequentam o espaço são de Alpiarça Almeirim Golegã e até Santarém. 
Este Centro durante todo o ano tem um protocolo de cooperação com o restaurante ‘Os Arcos’ para promover nas crianças o “gosto pela gastronomia local” incentivando ao mesmo tempo  também os pais a jantar por cá.
O mesmo acontece com outros espaços de restauração como a esplanada ‘Dom Dion.’ O Centro leva as crianças a brincar e a lanchar e isso faz com que peçam aos pais para voltar. 
O Centro de Estudos apoia também o comércio local já que é neste que compra todo o material assim como os alunos.
E porque a pedagogia é necessária em todas as actividades do Centro a direcção deste leva os seus alunos a visitar e frequentarem  a Barragem dos Patudos, os parques infantis, a Biblioteca, os Clubes desportivos e associações, os ranchos folclóricos, o Centro Cultural Bruno Ramiro, etc.
O objectivo é que desta forma  conhecem da terra onde vivem ou onde estudam
Cada visita é divulgada na página do centro recebendo consequentemente  contactos de outros programas de Ocupação de Tempos Livres (OTL) que querem saber como se vai para o  “CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICO  MARINA MALTEZ”  trazendo em forma de intercâmbio outros alunos.
Quanto ao que  é anunciado na página os visitantes desta  acabam por ter curiosidade em conhecer o centro a fim de conhecerem o seu funcionamento.
Como resultado destes contactos em Agosto o Centro vai levar a efeito alguns “Programas em Família”
Como complemento importante destacamos o apoio social que o “CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICO  MARINA MALTEZ”  faz.
Se por acaso um aluno  entregar ao Centro  livros que já não precise recebe um desconto na mensalidade pois a direcção do Centro está atenta às necessidades das famílias tanto a nível escolar como emocional para além da  nutrição.
Mas o Centro está voltado para a qualidade do ensino que pratica.  Um dos seus projectos é a criação de um “Roteiro do Concelho” para levar os seus alunos a conhecerem Alpiarça “por dentro e por fora” como nos disse a  professora Maria Maltez.
Para quem quiser ver ou saber como funciona pode sempre fazê-lo gratuitamente.

Marina Maltez, professora e directora do Centro estará lá para receber quem quiser saber como funciona por dentro um  Centro de Estudos Psicopedagógicos.  

Fotos de alguns momentos difíceis, mas com o dever cumprido...



Bombeiros Municipais de Alpiarça 

Fotos de alguns momentos difíceis, mas com o dever cumprido... 
Não vou mencionar nomes, porque seriam bastantes. Mas agradeço a todos aqueles que nos acompanharam nesta luta, foram dias e noites complicadas, mas juntos fomos fortes não se conseguiu todo o que queríamos mas fomos enormes 
Obrigado... Bem acha todos os Bombeiros

«Texto e fotos de Sara Fábio Dias»
Incêndio de Mação

segunda-feira, 31 de julho de 2017

SARDINHADA-CONVÍVIO




Ao almoço de hoje a já habitual sardinhada-convívio com os produtores de melão e melancia de Alpiarça, no Parque do Carril, junto à Vala-Real, em jeito de 'adiafa' do 8° Festival do Melão. 
Momentos de convívio mas também de discussão dos assuntos e das preocupações dos nossos agricultores.
«De: M.P.»

MULHER DETIDA EM FLAGRANTE DELITO



O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Alpiarça, deteve na tarde do dia 28 de julho, uma mulher, pelo crime de furto, naquela localidade.
Alertados para o facto de ter ocorrido um furto a uma pessoa que se encontrava na Igreja de Alpiarça, e depois de terem sido indicadas as caraterísticas da suspeita, os militares encetaram diligências no sentido de a localizar, o que acabou por acontecer. Revistada a mulher foram encontrados documentos pessoais e dinheiro da vítima, assim como pertences que se veio a apurar serem provenientes de furtos anteriormente cometidos.

A detida, de 60 anos, foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência.

ARTIGO DE OPINIÃO: Onde para o Verão?

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista de
Alpiarça


Onde para o Verão?

O verão no verdadeiro sentido da palavra já chegou, muitas pessoas já entraram num clima de festa e tem o seu pensamento nas férias que terão e outros nas férias que tiveram, pedindo, “ó tempo volta para trás”. Em quase todo o país o clima é de festa e só não é em todo o país porque os incêndios este ano não dão sinal de querer parar, e aproveito para demonstrar a minha tristeza pelas pessoas que perderam partes da sua vida no fogo, uma palavra para os bombeiros que lutam arduamente para impedir que os danos sejam ainda maiores. Felizmente o concelho de Alpiarça não tem sido dos que mais sofreu com os incêndios (só as labaredas políticas estão altas), mas apesar disso não se sente esse sentimento de férias e festas no nosso concelho. Certo é que a nossa pequena dimensão e o facto de sermos um dos poucos concelhos de Portugal com apenas uma freguesia não nos ajuda a ter mais festejos mas, em Alpiarça até o Verão se perde. Se os tractores deixassem de passar carregados de melão e melancia alguém percebia que estávamos já no Verão? Festas não temos, actividades desportivas não temos, concertos então nem é bom falar nisso, pior que tudo isso, o que temos é extremamente mal divulgado. Quando o vereador do PS presente numa reunião de Câmara propôs atividades semanais na barragem aos sábados de manhã, lá foi novamente dito que já estava a ser pensado, como se a falta de pensamento não fosse maior que a dificuldade de execução. Também foi aceite, mas não colocada em prática a proposta do vereador do PS para que os estabelecimentos comerciais que tivessem atividades de rua ficassem isentos do pagamento de taxas. Mantive a esperança que as eleições autárquicas “obrigassem” este executivo a fazer mais e melhor, mas nem essa habitual fonte de incentivo produziu efeitos. É certo que as únicas iniciativas festivas a que é dado relevo neste concelho são o Festival do Melão e a Alpiagra, mas não é pouco? Não é estranho que nem as forças vivas do nosso concelho como são os grupos desportivos, culturais não tenham nesta fase actividades viradas para fora e para a população, e atenção que não culpo quem preside a estes grupos. A culpa é de quem, não só não os estimula, como não lhes coloca objectivos na atribuição de subsídios (fica a dica para quando da preparação do orçamento e da posterior atribuição de subsídios). Começamos por passar ao lado da modernização e da evolução, agora já passamos ao lado do Verão, o que virá a seguir? 

domingo, 30 de julho de 2017

UM NOITE CHEIA DE APOIANTES


Durante a manhã de ontem,  Sábado, depois da grande iniciativa de apresentação das listas de candidatos da CDU com o Largo dos Águias cheio de apoiantes uma vez mais, na noite da passada quinta-feira, o retorno à campanha de contactos porta-a-porta nas ruas do concelho, na Gouxaria e no Casalinho.