sexta-feira, 5 de maio de 2017

O “APAGÃO” FANTASMA

Por: José Filipe

Hoje, ao ler as novidades que me deixaram na caixa do correio, fiquei a saber que “há oito anos” o concelho onde vivo é um “concelho numa profunda escuridão social e intelectual”…
E quem vem aí com a "luz" para nos libertar desta “profunda escuridão social e intelectual”? É um movimento contra o “clientelismo”, “acima de qualquer interesse partidário”, mobilizador dos que não se reveem “nas dinâmicas partidárias”... e “com o apoio dos partidos PSD, CDS e MTP” (!!!)
Precisamente partidos que, muito recentemente no poder, basearam a sua política de austeridade para salvação das suas clientelas e, em especial, dos banqueiros, na redução sistemática dos apoios sociais e dos rendimentos dos trabalhadores, nos cortes na saúde, educação e cultura e na desregulamentação e precarização do trabalho, incentivando a emigração de milhares de jovens formados no país, empurrando para o desemprego e a pobreza muitos milhares de famílias portuguesas…
Será que, nestes 8 anos e face a este enquadramento político e social negativo, as associações e entidades diversas sem fins lucrativos no concelho, no âmbito desportivo, educativo, recreativo e cultural, de solidariedade social, apoio a crianças, jovens e idosos, etc. nada fizeram de caráter “social e intelectual” que mereça o nosso apreço?
Estamos a falar de ideias e não de pessoas. Mas é muito positivo que, na política, apareçam novas pessoas que querem ser construtivas, mobilizadoras e, à sua maneira, contribuírem para o desenvolvimento dos concelhos. É ainda mais importante que se apresentem propostas, fundamentadas e exequíveis, para fazer mais, corrigir o que está mal ou melhorar o que existe! Mas convém ter a noção daquilo que se afirma para merecer “mais credibilidade” e não cair em situações ridículas e de negação do trabalho que muitos desenvolvem, frequentemente de forma voluntária e gratuita

PROJECTO DE REABILITAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO EDIFÍCIO DO MERCADO MUNICIPAL DE ALPIARÇA


PROJECTO DE REABILITAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO EDIFÍCIO DO MERCADO MUNICIPAL DE ALPIARÇA 
Apresentação e discussão pública

Temperaturas máximas sobem 5 a 8 graus a partir de domingo


As temperaturas máximas vão subir entre 5 a 8 graus Celsius a partir do domingo, dia em que já não está prevista a precipitação, disse a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).  
De acordo com a especialista, o dia de hoje ainda vai ser de aguaceiros, por vezes fortes, com granizo e acompanhados de trovoada, com exceção dos distritos de Beja e Faro, probabilidade de queda de neva nas Serras da Estrela e do Gerês em quotas de 1.400 metros e cento e vento moderado nas terras altas.
"Para amanhã [sábado] ainda se prevê uma situação de aguaceiros que serão de um modo geral fracos e dispersos, em particular no norte e centro, e que deverão manter-se até ao final da manhã ou início da tarde", adiantou Patrícia Gomes à agência Lusa.
Segundo a meteorologista do IPMA, no domingo vai ocorrer uma mudança no estado do tempo com o fim da precipitação e a subida das temperaturas.
"No domingo vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo, vento moderado nas terras altas e uma subida acentuada da temperatura entre 05 a 08 graus Celsius. Iremos ficar com temperaturas semelhantes às dos últimos dias, ou seja, próximas ou acima dos 30 graus em algumas regiões", disse.
No que diz respeito ao início da semana, segundo o IPMA, vai ocorrer nova subida da temperatura máxima e mínima.
"Na segunda-feira vamos ter um dia semelhante ao de domingo com céu pouco nublado ou limpo e nova subida da temperatura. No entanto, a chuva vai regressar na próxima semana. De acordo com a informação que temos hoje, deverá chover a partir de quarta-feira", disse Patrícia Gomes.
«NM»

DESPORTO


06 De Maio
Sábado 
FUTEBOL
10h30 - Torneio Complementar Infantis Fut 7
Local: Estádio Municipal

KARATÉ
09h30 - Taça Mestre Carlos Dias
Local: Pavilhão Escola José Relvas

07 De Maio
Domingo
PESCA
09h00 h -Concurso de Pesca Desportiva
Local: Albufeira Dos Patudos

FUTEBOL
10h - Torneio Futebol Sub 9
Local: Estádio Municipal






quarta-feira, 3 de maio de 2017

Troféu Yamaha 2017: Vencedores da etapa de Alpiarça, por Categoria


Entre muitos outros motivos em que o Troféu Yamaha é pródigo, destaque para a participação em Alpiarça de 13 senhoras, entre os 7 e os 43 anos

Depois de uma jornada de abertura em Pegões, coube à vila ribatejana de Alpiarça receber a segunda jornada do 14º Troféu Yamaha. Um novo local, uma nova pista, mas na mesma uma fortíssima participação que, mau grado a ameaça de chuva, juntou quase duas centenas de pilotos.

Ora, se é verdade que a chuva caiu de forma intensa durante a noite e início da manhã que antecedeu a prova, o certo é que durante o dia o tempo esteve magnífico para o desenrolar da competição e a água que caiu em muito ajudou a que a pista não levantasse pó e se apresentasse em excelente estado.

Com os pilotos divididos nas mais diversas classes – 19 ao todo – em função das suas idades, das características das motos utilizadas e também da sua experiência, foram muitos os motivos que atraíram uma excelente moldura humana, numa zona que nutre bastante entusiasmo pelos desportos motorizados.

Destaque, entre muitos outros motivos em que o Troféu Yamaha é pródigo, para a participação de 13 senhoras, entre os 7 e os 43 anos, que nalguns casos competiram em mais do que uma classe, e também para o facto de dois portugueses – pai e filho – terem vindo propositadamente de França onde residem, para participar na prova.

No plano desportivo, foram dez os pilotos que repetiram as vitórias alcançadas em Pegões. De entre os que venceram pela primeira vez este ano, uma menção especial para o consagrado Cristiano Fernandes a fazer aqui o seu regresso à competição, depois de uma longa paragem de dois anos por lesão.

O Troféu Yamaha prossegue no próximo dia 14 de Maio, altura em que realiza a jornada em Évora.


Vencedores do Troféu Yamaha 2017 – Alpiarça

* Iniciados Motos: 84 Afonso Fonseca (Off Road Camp Yamaha)
* Iniciados Moto 4: 554 Alexandre Bastos
* Fun Moto 4: 88 Alexandre Baptista (MX3 Artes Gráficas)
* YZ 85: 514 João Reguinga
* Fun Bike TTR 125: 755 Pedro Barradas (Off Road Camp Yamaha)
* Clássicas Enduro: 801 Pedro Flores (TugaBikers Speed&Dust)
* Clássicas Cross: 860 Tiago Francisco (RCZ Team)
* Infantis Motos: 8 Vasco Salgado (Off Road Camp)
* Infantis Moto 4: 41 Ruben Nunes (Do Mato Team)
* 700 Moto 4: 747 Luís Alexandre (Team MotoFernandes)
* Veteranos Moto 4: 467 Rui Sousa (DpeedFreak)
* YZ250F: 227 Bruno Domingues
* WR250F: 284 Eduardo Reis
* Pilotos Oficiais Motos: 113 Cristiano Fernandes
* 450 Moto 4: 601 Tomás Paulo (Team Couço TT – Bracot)
* Pilotos Oficiais Moto 4: 161 Ricardo Sousa (Motojovinense /ADMG)
* YZ450F: 333 Rodrigo Filipe (Team Marrokos / Automóveis Rapos)
* WR450F: 372 Duarte Pedroso (FB Motos)
* Veteranos Motos: 405 Paulo Cardoso (Motofole)
«Multidesportos»

terça-feira, 2 de maio de 2017

Um fim-de-semana repleto de eventos que animaram Alpiarça






Num fim-de-semana repleto de eventos que animaram o concelho e atraíram muitos visitantes a Alpiarça, o domingo (30 de Abril) foi também marcado pela realização, na Pista dos Patudos, do "Troféu YAMAHA", ao longo de todo o dia.
Foi uma grande realização com um vasto conjunto de provas de motocross, enduro e moto 4, com 206 pilotos participantes e milhares de pessoas a assistir.
Parabéns a todos os participantes e à organização.
«Mário Pereira»

Dadores Sangue Alpiarça



segunda-feira, 1 de maio de 2017

Aniversariantes no fim-de-semana, que cantarem os 'Parabéns'.



Ontem, entre a Rota das Sopas, o Almoço do Encontro Nacional de Vespas e o Troféu Yamaha de Motocross, uma visita ao Acampamento regional dos Escuteiros, organizado pelo Agrupamento 1301 de Alpiarça, no recinto da Feira. 
Ali, tive o grato prazer de me juntar ao João e à Bruna, outros dois aniversariantes no fim-de-semana, para nos cantarem os 'Parabéns'.
Obrigado a todos.

«Mário Pereira»

LIXOS: Onde estará a solução de Manuel Colhe?

Por: X. Frade

O problema dos lixos persiste e é questionado quase que diariamente nas redes sociais:
A solução proposta por Manuel Colhe, tarda em chegar. Será que foi rejeitada por Mário Pereira?

- Nuno M. pergunta se já arranjaram solução para esse senhor que anda com uma viatura a visitar os contentores do lixo?
- Paulo Sardinheiro responde: Aparentemente o homem procura ferro para vender. Coloquei a questão na Assembleia Municipal mas não obtive resposta.
- F. Cristóvão: Pois!!!

Pelo que tem vindo a ser publicado pela Câmara Municipal de Alpiarça através dos vídeos das suas reuniões quinzenais, o assunto do homem do lixo que já tem barbas, foi exposto por várias vezes ao executivo CDU neste mandato pelos vereadores da oposição Pedro Gaspar do PS e Francisco Cunha do TPA e, o responsável do Pelouro diz que não há nada a fazer para além de pedir ao "infrator" que não revolva os contentores públicos do lixo. O vereador confessa mesmo ter metido uma cunha ao filho do senhor do lixo para que convencesse o pai a deixar os contentores, o que tem sido um esforço infrutífero, tal o amor à arte. Nada o demove a deixar os seus contentores que afinal são públicos. Só a Instituição José Relvas foi capaz, ao que consta, de lhe trocar as voltas retirando os ditos do espaço público que ele frequentava e remexia, deslocando-os para dentro dos seus portões. De acordo com o mesmo Vereador, que até pediu aos serviços para marcar uma entrevista (reunião) com o senhor do lixo (isto sim é democracia) ele anda nos contentores apenas em busca de comer para as galinhas. Entretanto, uma pequena empresa do Casalinho que também se dedica à criação de galináceos para exportação, estará também interessada nesta fonte gratuita e altamente energética no sentido de fortalecer as suas galinhas poedeiras. Não esquecer que Mário Pereira afirmou em plena reunião poder vir a intervir caso a concorrência no sector aumentasse. Perguntado de novo e em várias ocasiões, o Vereador responsável reitera a sua posição: a câmara não o pode proibir de remexer os contentores, não pode fazer nada! Também não é nenhuma força de segurança nem tem fiscalização - reforça o presidente. Se calhar, a postura municipal que existe em praticamente todos os concelhos do país sobre a recolha do lixo público e a proibição dessa mesma recolha por particulares não autorizados, já não está em vigor. Se ainda está em vigor a população de Alpiarça quererá saber certamente por que razão não é cumprida. E, uma vez que esta postura que foi aprovada pela Assembleia Municipal e publicada em Diário da República é neste momento letra morta, competirá à Assembleia Municipal pronunciar-se sobre a mesma postura. Se a postura foi revogada terá de ser retirada do procedimento municipal e cortesmente a câmara deverá informar isso mesmo aos munícipes interessados no assunto. Tão simples quanto isto. Porquê complicar o que é fácil por natureza e poderia (deveria) já estar resolvido?

domingo, 30 de abril de 2017

Ladrões roubam duas motos aos Bombeiros de Alpiarça

Duas motos foram roubadas do interior do quartel dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, durante a madrugada deste sábado, 29 de abril.
As motos em questão são uma Honda e uma Yahama, ambas de 50 cc de cilindrada, propriedade da Câmara Municipal de Alpiarça, que estavam ao serviço da corporação.
Uma das motos já foi recuperada, depois de ter sido abandonada junto à Escola Secundária José Relvas, presumivelmente porque os autores do crime não conseguiram abrir a válvula que corta a gasolina.
A segunda viatura continua desaparecida.
A GNR de Alpiarça está a investigar o caso.
«RR»

ARTIGO DE OPINIÃO: “Estará Alpiarça viva?”

Por: Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça


Há determinadas práticas das quais não abdico com facilidade, algumas são difíceis de manter e outras nem por isso. Uma das práticas que não abdico é a de me questionar sobre várias temáticas e pensar sobre elas, mas por vezes não é fácil chegar à resposta. Uma das perguntas difíceis e que me assola diariamente é “Estará Alpiarça viva?”. Tenho, sinceramente, algumas dúvidas e se está viva, pelo menos, mexe-se muito pouco. Basta fazermos uma leitura dos jornais distritais para percebermos que Alpiarça é um dos municípios menos activo do nosso distrito sendo que as poucas actividades que existem são brutalmente mal publicitadas, inclusivamente, não é dada a publicidade devida às actividades de organização externa à autarquia. Festivais gastronómicos, festas do vinho (também já tivemos a melhor do distrito e uma das melhores do nosso país), encontros de futebol feminino (desporto colectivo feminino em Alpiarça e por este andar só se as vacas voarem e as galinhas ganharem dentes), tertúlias e espetáculos de teatro e referências a actividades que pudessem porventura trazer pessoas a Alpiarça e que alegrassem os Alpiarcenses e os fizessem sentir novamente a terra, tentando de alguma forma desencadear uma dinâmica local que na minha opinião neste momento não existe. Certo será que a falta de verba e a dívida e por aí fora terão a culpa desta inactividade, mas a verdade é outra, a culpa é da falta de capacidade e de imaginação. Quando há muito dinheiro é mais fácil fazer algo do que quando há pouco e disso ninguém duvida, mas mesmo sem muito dinheiro também se pode fazer muitas coisas, e coisas muito boas. E é aí que entra a capacidade e a imaginação e a existência de políticas. E atenção que ninguém exige nada de extraordinário nem de megalómano, mas sim iniciativas que valorizem Alpiarça e aquilo que de melhor temos para dar, iniciativas com o muito que temos por que a verdade é essa temos muito, muitos espaços, muita cultura, muitos pontos de interesse. Alpiarça pode, sem dúvida, voltar a estar viva e até a rejuvenescer, basta que alguém potencie o que há de melhor na nossa terra, mas tal como tudo na nossa vida, as coisas não acontecem por acaso nem do nada. É preciso um projecto novo com ideias novas, uma mentalidade diferente com objectivos definidos e actuais. Que Alpiarça volte a ser uma terra agradável de se viver.