sábado, 10 de setembro de 2016

THE LUCKY DUCKIES NA ALPIAGRA 2016

Este é o jardim da Gouxaria que só é regado quando chove


RECOLHA DO LIXO: "A Câmara solicita a compreensão e a colaboração dos munícipes

“Por qualquer inconveniência, a CMA solicita a compreensão e a colaboração dos munícipes.”



O concelho de Alpiarça tem vindo ultimamente a ser confrontado com vários problemas quanto à recolha do lixo. O suficiente para que a redacção do ‘Noticias de Alpiarça’ esteja a ser “inundada” com várias reclamações e envio de fotografias que provam que algo está mal na recolha do lixo.

Uma leitora devidamente identificada confirmou-nos que na verdade a ” recolha do lixo não é feita com a periocidade habitual na Gouxaria”.

Adiantou-nos ainda que (hoje de manhã) questionou os “ funcionários da camioneta que faz a recolha do lixo” para saber da razão de tal demora a resposta que lhe deram foi os serviços terem “um carro avariado” e aquele que levavam “também está avariado”.

Ainda há pouco também João Pedro do Céu fez-nos chegar umas fotos e um pequeno texto (ler: Após o alerta os resíduos foram recolhidos)

Fotos que demonstram claramente como a recolha de lixo é mal feita pelos respectivos funcionários.

Noticias de Alpiarça’ contactou o presidente da Câmara que nos confirmou de imediato que “a recolha na (Gouxaria) foi feita hoje de manhã.”

Quanto à informação prestada pelos funcionários camarários sobre as avarias à leitora também corresponde à verdade porquanto, segundo Mário Pereira: “de facto, os carros de recolha de resíduos sólidos têm bem mais de 20 anos e avariam com frequência, existindo até dificuldade acrescida nas reparações pela falta de peças acessíveis e pelo respectivo custo elevado das mesmas.”


Neste momento temos um carro na oficina à espera das peças necessárias à reparação e, na passada Quinta-feira, o segundo carro, sobrecarregado de serviço, também avariou, não podendo ter sido feita a recolha prevista para o dia de ontem, daí terem alguns contentores ficado excessivamente cheios” disse-nos o presidente para adiantar que “de qualquer forma, com o empenho do mecânico e dos restantes trabalhadores dos serviços, conseguiu-se resolver parcialmente a avaria e, hoje, sábado, já foi feita a completa recolha do lixo nos locais em que os contentores estavam cheios.”

O presidente reconhece que a situação tem que ser resolvida com toda a rapidez.

Assim de “forma a proceder-se à devida reparação do carro durante a próxima semana, a CMA vai ter de contratar uma prestação de serviço para a recolha por 2 ou 3 dias.”

Fica o apelo do autarca para com a população sobre o problema da recolha do lixo:


Por qualquer inconveniência, a CMA solicita a compreensão e a colaboração dos munícipes.”

Após o alerta os resíduos foram recolhidos

Texto e fotos de João Pedro Céu


Após o alerta os resíduos foram recolhidos. 
A recolha, como se verifica, pouco incentivadora de boas práticas ambientais. 

Resta saber, se em frente aos pontos de recepção, em vez da D. Palmira, habitasse o Dr. Mário Pereira, o brio e zelo seriam idênticos?

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

SCALABITUNA NA ALPIAGRA 2016

A "Saga do Lixo" continua e a respectiva recolha continua a não ser feita nas melhores condições

Gouxaria
Rua 9 de fevereiro hoje às 20:55


Avaria técnica numa avioneta Cessna enquanto sobrevoava o concelho de Alpiarça




Ao final da tarde de hoje, dois pilotos aéreos dinamarqueses 'não ganharam para o susto'. Uma avaria técnica na avioneta Cessna enquanto sobrevoavam o concelho de Alpiarça obrigou-os a uma arriscada mas bem sucedida aterragem num terreno agrícola. 
Os Bombeiros Municipais de Alpiarça e a GNR ocorreram prontamente ao local do acidente.
Quanto aos pilotos dinamarqueses, apesar do lamento por não terem concluído esta prova do Campeonato do Mundo de Rali Aéreo que decorre com centro em Santa Cruz, Torres Vedras, fica o grande alívio por estarem vivos e de terem efectuado esta difícil aterragem.
Para além de lhes termos desejado um bom regresso a casa, deixei-lhes também o convite para uma visita a Alpiarça.
«Texto e foto de Mário Pereira»

AVANTE: bilhetes sem IVA e lucros sem imposto no grande negócio do PCP



O nome dos artistas esteve anunciado pelo País em grandes outdoors, sobre um fundo azul: "Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Coro Sinfónico Lisboa Cantat, Xutos & Pontapés, Ana Moura, Sérgio Godinho & Jorge Palma, Los de Abajo (México)". A lista era extensa– tinha mais 30 músicos ou bandas – mas não exaustiva. O Partido Comunista Português (PCP) prometia que a 40.ª edição da Festa do Avante!, nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, teria "muito mais".

Pergunta para queijo: que diferenças existem entre este anúncio e o de um comum festival de música? Para começar, a foice e o martelo. Além disso, a isenção de IVA no preço dos bilhetes (23 euros, se a Entrada Permanente fosse comprada com antecedência). Um festival semelhante organizado por privados cobraria aos espectadores uma taxa de 13%. Mas a Festa é um evento de angariação de fundos de um partido político. Um privado pagaria ainda imposto sobre os lucros. O PCP não paga – os partidos não estão sujeitos a IRC.

Em 2015, o PCP facturou 2,7 milhões de euros em acções de angariação de fundos – a Festa tem um peso importante nessa receita. Em 2012, o evento rendeu 9.224 euros, num total de 77.902 euros de iniciativas de angariação de fundos. Contudo, esses resultados foram uma excepção: o saldo da Festa em 2011 tinha sido de 564.128 euros – 59 vezes mais do que a segunda actividade mais lucrativa nesse ano, as festas locais. O proveito total com acções de angariação de fundos em 2011 foi de 582.139 euros

Nenhum partido organiza um evento de dimensão comparável – o CDS nem tem acções de angariação de fundos e o PSD organiza-se para objectivos pontuais. O PCP defende que o financiamento próprio deve ser a fonte principal de receita dos partidos políticos. Mas a Festa do Avante! é, há anos, motivo de discórdia entre o PCP e a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP), que apoia o Tribunal Constitucional (TC) na fiscalização.
Na análise mais recente às contas do partido, referente a 2012, a ECFP entende que este evento – no qual estima que circulem três dias circulem no recinto entre 4 e 7 milhões de euros em dinheiro vivo – "não pode ser considerado como uma única actividade de angariação de fundos." A falta de detalhe em relação a cada uma das iniciativas que decorrem em simultâneo no recinto, alega a entidade, "impede que se avalie correctamente se o limite legal para as angariações de fundos é ou não ultrapassado".

O PCP não respondeu a nenhuma das 18 perguntas enviadas pela SÁBADO.


A SÁBADO perguntou ao PS, PSD, CDS e Bloco de Esquerda se tencionam rever a lei do financiamento partidário e se estão disponíveis para abdicar da isenção de IVA nos eventos de angariação de fundos. Socialistas, bloquistas e centristas não se pronunciaram, para já, sobre o tema. Em nome do PSD, o secretário-geral, José Matos Rosa, foi cauteloso: disse apenas que é favorável a que "se melhore a lei no seu todo".
«Fonte: 'Sábado'»

RECOLHA DO LIXO: Imagens destas estão para continuar e …durar

 EM ALPIARÇA VIVE-SE BEM NO MEIO DO LIXO



quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Encontro da Associação Nacional de Turismo Equestre


Encontro da Associação Nacional de Turismo Equestre, hoje, na Golegã, a convite do presidente desta Associação, Dr Veiga Maltez, no qual se discutiram as problemáticas de desenvolvimento deste subsector do turismo, ligado ao cavalo, com uma natural implicação no aproveitamento das potencialidades turísticas do concelho de Alpiarça.

«Texto e fotos de Mário Pereira»

MEMÓRIAS DO TEMPO: "O labor das vindimas"


Por esta altura, a azáfama das vindimas dava uma cor e uma intensidade à vida alpiarcense que em nenhuma outra altura do ano tinha par. Centenas de cachopas e mulheres vindas do Alto Ribatejo e das Beiras para o corte das uvas. O vaivém das carroças com dornas, depois os coquinetes e mais tarde os tractores.

Os pequenos fazendeiros, com meia dúzia de pessoas para a vindima, a maior parte do seu agregado familiar, nas suas carroças. 
As 'casas agrícolas' com os ranchos já transportados nas camionetas.
As mulheres com a malta à cabeça, muitas ainda com os manguitos nos braços, todas ligeiras, direito a casa porque, depois de um dia de trabalho, ainda tinham que fazer mais meio dia em casa. Tratar do gado, arranjar a ceia, tratar dos filhos, preparar o farnel do seu 'home' (e o dela), para o dia seguinte.
O cheiro a mosto perfumava os ares porque, por todo lado, existiam adegas, umas maiores, outras menores. Os cascos (do Abel Pinhão ou do Leonor) nas valetas, à espera do aranhol.
O comércio animava-se.
Agora tudo é diferente, com a evolução natural das coisas. E o concelho de Alpiarça já não é um mar de vinhas.
Mas ainda podemos ver alguns desses sinais nas nossas ruas.

«Texto e Fotos de Ricardo Hipólito»

Imagens da Alpiagra

                   «Fotos de José Manuel Prudêncio»

CASIMIRA ALVES - "CANTIGAS DE OUTRORA" - ALPIAGRA 2016

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A Agroglobal- Feira das Grandes Culturas, decorre a partir de amanhã, e até sexta-feira, 9 de Setembro, das 9h às 18h, nos campos de Valada do Ribatejo



285 empresas expositoras, 20 empresas no espaço AgroInov 
Mais de 100 conjuntos de tratores e alfaias em trabalho permanente 
84 oradores e moderadores nos debates 

Este certame, que vai na sua 5ª edição, consolida-se como um espaço de referência onde se reúnem os profissionais do setor agrícola para partilhar conhecimento, ver e experimentar as mais recentes tecnologias ao serviço da agricultura e para realizar negócios. 
Os campos de demonstração de culturas agrícolas (milho, girassol, batata, tomate, olival, amendoal, pequenos frutos, vinha e eucalipto) são um dos grandes atrativos da Agroglobal. 
Num recinto a céu aberto, com vários hectares, decorrem durante os 3 dias da feira trabalhos permanentes de colheita, pulverização, entre outras operações agrícolas. 
Serão mais de 100 conjuntos de máquinas e alfaias agrícolas em movimento. 
No espaço de exposição, cerca de três centenas de empresas de topo apresentam as últimas novidades ao serviço do setor agrícola e no Pavilhão AgroInov mostra-se o futuro da agricultura: técnicas de biotecnologia aplicadas à produção animal; sensores óticos NDVI (Índice de Vegetação de Diferencia Normalizada); cartas de nutrientes de solo a partir do levantamento geoelétrico e da amostragem inteligente georreferenciada do solo; centros de monitorização de atividade aplicados à agricultura, floresta e pecuária e sistemas de rega VRI (Rega de Taxa Variável). Numa visão futurista, serão apresentadas duas plataformas robóticas para monitorização de vinhas de encosta e realização de operações na vinha. 
O Auditório Armando Sevinate Pinto e o Auditório Companhia das Lezírias estão prontos a receber acalorados e profícuos debates sobre temas de atualidade e de grande interesse para o setor agrícola e para o país. 
Por lá vão passar 84 técnicos, investigadores, políticos e opinion makers nacionais e internacionais com distintos ângulos de análise sobre o presente e o futuro da agricultura.
 O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e a exministra da Agricultura e atual líder do CDS-PP, Assunção Cristas, participam na Agroglobal.

GNR de Alpiarça detém 2 suspeitos de tráfico na Alpiagra

A GNR de Alpiarça deteve este domingo, 4 de setembro, um casal residente em Santarém e Vale Figueira, com idades de 32 e 35 anos, suspeito de estar a traficar estupefacientes na Alpiagra, feira agrícola e empresarial que se está realizar naquela localidade.
Os suspeitos foram detidos em flagrante delito, numa das entradas da festa, pelas 23h30, na posse de estupefacientes, tendo-lhes sido apreendidas 109 gramas de haxixe devidamente embalada para venda.
Posteriormente, após a realização de duas buscas domiciliárias, foram ainda apreendidas 127 gramas de haxixe, 200 gramas de folhas cannabis, 1,60 gramas de liamba, 4 grinder, 1 canivete, num total de 335 doses, que teriam um valor de mercado a rondar os mil euros.
Os detidos são reincidentes, já tendo sido detidos por tráfico de estupefaciente. No entanto, por ordem da Procuradora do Ministério Publico de Almeirim, foram constituídos arguidos, sujeitos a termo de identidade e residência e colocados em liberdade.
«RR»

Video da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Alpiarça de 2016-09-05

ARTIGO DE OPINIÃO: O Mérito da “Incompetência Ético-Política” aqui tão perto!

Por: Eduardo Costa
Um diálogo algo frio e distânte QB com um deputado municipal local há dias, inspirou-me conforme lhe referi na altura, a escrever agora este texto, subordinado ao actualíssimo tema em título. Se as ideias que transmito contribuírem minimamente para uma melhor cultura democrática, já ficaria feliz.

Reportando-me ao final da década de 60, quando os humanos chegaram à lua, foi publicado um livro chamado “O Princípio de Peter”. Nesse livro, o seu autor Laurence Peter mostrou que as organizações promovem pessoas até ao seu nível de incompetência. Isto parece assustador, mas até nem é muito como veremos.
Assustador é o “Princípio de Edu” (meu), que adiante passarei a apresentar em estreia total, baseado na minha experiência política recente, particularmente em Alpiarça. Mas antes de explicar o que é o Princípio de Edu, passo a explicar a sua versão mais soft, que é o conhecido Princípio de Peter.
O Princípio de Peter diz que, sempre que alguém é competente numa função, passa ao nível hierárquico acima. Por exemplo, uma vendedora que ultrapassa sempre os seus objectivos de vendas, acaba por ser promovida a chefe de vendas. E se for competente como chefe de vendas, é promovida a directora comercial. E assim por diante.
Aquele(a) “alguém” pára de ser competente e de ser promovido(a), quando for uma directora comercial incompetente, então ou é despedida ou é posta numa prateleira dourada — um daqueles cargos onde se passa o dia no Facebook e onde a incompetência não aleija mais ninguém nessa organização.
Fazendo um paralelo com a política, poderemos imaginar (por exemplo) que um bom professor, poderá ser um sofrível vereador da oposição, que poder-se-á transformar posteriormente, também legitimado pelo voto, num medíocre presidente de câmara.
Neste caso o que se deveria fazer? É fácil! Rejeitar a última promoção em que se passa de competente para incompetente. Simples?
Simples uma ova, porque isto não é nada assim. Nem vou comentar o pressuposto delicodoce e aconchegante de uma meritocracia que promove competência. Em vez disso, vou comentar o pressuposto, não menos fofinho, de que os incompetentes não se contentam a ver quem é melhor do que eles, a subir de degrau em degrau, enquanto eles ficam bem abrigadinhos no aconchego do vão-de-escada de um tacho qualquer (no patamar político, não é por acaso que quase nenhum presidente de câmara voltou à anterior profissão depois da política, por exemplo).
É que a maioria dos incompetentes são ambicioso e até têm as costas quentes, para treparem a escada do poder das suas organizações, civis e/ou políticas. E até mesmo saltando alguns degraus, porque isto de subir a palmo é para a carneirada fiel e para os incompetentes totós.
É promovida a pessoa de quem o “boss” mais gosta (ou que melhor “hipnotiza” o eleitorado), porque as pessoas competentes são mais parecidas com fígado grelhado, do que com uma mousse de chocolate.
Há chefes (ou eleitores) que gostam delas, mas não são muitos. Especialmente quando essas pessoas dizem o que é preciso ser dito. Essas pessoas são como um fígado sem sal, fora do prazo e mal cozinhado, em especial em organismos autárquicos geridos por interesses partidários (na Câmara de Alpiarça um quadro informático teve recentemente um processo disciplinar, mandado instaurar pelo Presidente, por dizer verdades), ou ainda, em concelhias políticas locais e mesmo em movimentos políticos supostamente independentes…
Às vezes, parece que o que os chefes (e o eleitorado) apenas gostam, é de pessoas que lhes dizem que sim. Pessoas que sublinham as ideias do chefe a marcador fluorescente amarelo. Essas pessoas são parecidas com uma daquelas mousses de chocolate suculentas, que as tornam na sobremesa preferida e eleita, apesar do mal que fazem á saúde da democracia e das instituições.
Gostam de desfrutar e alimentar pequenas tiranias e intrigas que podem fazer aos outros, quando são elas a mandar (ou não).  Mas aplaudem e baixam a cabeça com a insegurança de um adolescente e escondem a sua incompetência por trás de bonitos “Power Points” e de “Excels”, a milhas da necessária eficiência, perante os seus superiores ou alguém inteligente.
Sempre que uma pessoa destas é promovida (ou eleita para uma função de maior responsabilidade), devia sentir-se pior, porque é cada vez mais incompetente para a função que ocupa. Mas não é isso que acontece. O que acontece é que aumenta a ferocidade com que estes incompetentes ambiciosos lutam pela distinção que se segue. Isto não pára e o país que o diga!
Isto só pára quando os líderes das instituições são substituídos por alguém diferente (e na política?), que se oponha à rede de relações a que pertencia quem mandava antes. Se um director geral que veio da área das vendas, for substituído por um director comercial que idolatrava a rede de incompetentes ambiciosos de que fazia parte, essa rede vai toda progredir… Só se o director geral for substituído por alguém que vem das operações e do marketing e que lutou contra as pessoas das vendas pelo poder na empresa, é que os incompetentes ambiciosos que estavam nas vendas correm perigo.
É que as organizações, mesmo as mais modernas, são muito parecidas com as dinastias monárquicas, porque os líderes são substituídos por pessoas que lhes são leais e que querem que fique tudo na mesma, mesmo que digam o contrário. Como as mudanças na liderança nas organizações não são frequentes,  há muitos incompetentes ambiciosos que são bem-sucedidos a trepar a escada do poder.
E isto leva-me a enunciar o Princípio do Edu: as pessoas incompetentes CONTINUAM a ser promovidas, até se quebrar a dinastia de poder nas organizações. Este princípio é mais assustador que o Princípio de Peter, porque mostra que as pessoas incompetentes não têm obstáculos nem limites no seu caminho para o topo das organizações.

Isto é trágico!  A escalada dos incompetentes ambiciosos, em especial os políticos, desencoraja as pessoas competentes e honestas. Ou pior. Transforma muitas pessoas competentes, em jogadores silenciosos neste jogo que valoriza o pior do que há nas pessoas. E quem assim não for é simplesmente desacreditado, diplomaticamente afastado ou mesmo SANEADO (alguns políticos ou para-políticos de Alpiarça, aparentemente “muito democratas” sabem bem do que falo).
A terminar apenas direi que “… para bom entendedor, meia palavra basta!”

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Inauguração do Restuarnte 'Os Arcos' na ALPIAGRA 2016


Tiago Preguiça participa em evento de formação política internacional nos EUA

Tiago Preguiça, Presidente da Federação Distrital de Santarém da Juventude Socialista, marca presença no «Youth Campaign Camp on the US Elections» entre 1 e 6 de setembro conjuntamente com 20 jovens socialistas de todo o mundo, evento este de formação política internacional voltado para a mecânica das eleições presidenciais norte-americanas.
A iniciativa, organizada conjuntamente pela International Union Of Socialist Youth(IUSY), pelo Partido Socialista Europeu (PES), pela Young European Socialists (YES) e pela consultora Modern Action Strategies, contempla seis dias de trabalhos entre Ohio e Washington.
O programa da iniciativa contempla várias reuniões no Capitólio americano, um encontro com o Comité Nacional do Partido Democrata, bem como diversos painéis de debate temáticos com a congénere norte-americana, Young Democrats of America.
 Para além do jovem socialista ribatejano, fazem parte da comitiva também a Secretária-geral da IUSY Evin Incir, a Presidente da YES Laura Slimani, o Secretário-geral da Rainbow Rose Internacional Jose Santoro e o Presidente da União Social e Democrática da Macedónia Stefan Bogoev.
A participação portuguesa tem o financiamento assegurado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, uma instituição portuguesa, privada e financeiramente autónoma cuja missão passa por promover as relações entre Portugal e os Estados Unidos, visando, com este intercâmbio, o desenvolvimento económico, social e cultural português.
No primeiro dia da iniciativa, os membros da comitiva tiveram já oportunidade de participar em duas reuniões de âmbito formativo sobre comunicação política na área digital, com a presença da Directora de Comunicação Nacional da organização «Democratic Legislative Campaign Committe», bem como de estrategas da campanha de Barack Obama

domingo, 4 de setembro de 2016

Atenção ao calor nos próximos dias

Temperatura só vai descer na quarta-feira. Até lá, os termómetros vão continuar a subir.

A Protecção Civil vai elevar o estado de alerta devido às altas temperaturas. A partir desta segunda-feira o nível sobe de “amarelo” para “laranja” em todo o país.
Carlos Guerra, adjunto nacional da Protecção Civil, admite dificuldades acrescidas para o combate aos incêndios nos próximos dois dias e apela à população para que não tenha comportamentos de risco.
Segundo a meteorologia, prevê-se uma subida da temperatura para segunda e terça-feira. Situação que motiva avisos laranja para alguns distritos como confirma à Renascença Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Só na quarta-feira está prevista uma descida das temperaturas.
Este domingo, a temperatura mais elevada marcou os 41,5 graus em Alcácer do Sal.
«RR»

ARTIGO DE OPINIÃO: A "geringonça" da coligação PS/TPA

Por: V.R.V.
Não são só as temperaturas do Verão que estão altas. A temperatura local também está a aquecer e de que maneira.

Indicam os termómetros que a possibilidade (quase certeira) da existência de uma possível coligação entre a Concelhia de Alpiarça do PS e o movimento “Todos por Alpiarça” já está a dar “dores de cabeça” na Rua Silvestre Bernardo Lima.

Sei que esta “possibilidade” já foi colocada em cima da mesa do PCP/CDU e passou a ser uma preocupação para os dirigentes comunistas porque tem quase a certeza que “mais tarde ou mais cedo é isto que vai acontecer” restando a dúvida apenas na escolha dos cargos.

Julgam os comunistas, segundo foi discutido no “Comité local” que o actual presidente da Concelhia do Partido Socialista será o candidato a presidente das Câmara nas próximas eleições autárquicas e que Francisco Cunha, “líder” do TPA irá ocupar o lugar de Fernando Louro na Assembleia Municipal e a antiga ex-presidente da Junta de Freguesia candidata ao cargo que já desempenhou pela  coligação PCP/CDU.


Segundo também consegui apurar em informações recolhidas por parte de alguns militantes com responsabilidade nas estruturas locais do PCP/CDU o anúncio do presidente da Concelhia do PS é “só uma questão de tempo” mas a agitação que está a provocar no PCP faz com que os comunistas não tenham pressa porque acreditam que “Francisco Cunha vai querer ser novamente o candidato do TPA à Câmara” e daqui, sem “ser preciso mexer uma palha” a coligação fica sem pernas para andar porque “João Céu não vai abdicar de ser o candidato do Partido Socialista”. 

Com desentendimento a CDU vai ganhar novamente a Câmara.

Também me chegou a informação que a estrutura regional do PCP, sob a responsabilidade de Octávio Augusto, acredita que a “existência da coligação é uma possibilidade muito forte para derrotar a CDU” mas há quem dentro do PCP tenha muitas duvidas que a coligação consiga ser uma realidade.

Como nas últimas eleições, a coligação PCP/CDU deixará para “último” tudo que diga respeito às próximas eleições autárquicas de forma a poder “ver e estudar” as “estratégias dos adversários socialistas” porque os homens da direita (TPA/PSD) nem sequer assustam os comunistas.”

Quem parece não estar muito preocupado com esta “gerigonça” entre socialistas e a “malta do TPA” é Mário Pereira, actual presidente da Câmara porque acredita que dificilmente haverá coligação alguma mas... sei -  tenho a certeza - que Mário Pereira vê com alguma “apreensão” a candidatura de João Céu, como candidato pelo PS.

AR OFERECE ÁGUA AOS VISITANTES DA ALPIAGRA

ÁGUAS DO RIBATEJO SENSIBILIZA CONSUMIDORES EM ALPIARÇA
A ÁGUAS DO RIBATEJO EM, SA está a participar na Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça que decorre até domingo 11 de setembro. Os milhares de visitantes podem beber água da rede através das fontes da AR colocadas em vários pontos do pavilhão de exposições e nos espaços anexos da Feira. A campanha para o uso da água da torneira, por ser mais saudável, mais económica e mais amiga do ambiente, tem o apoio da Direção Geral de Saúde, QUERCUS, DECO e APDA.
Entretanto a AR continua a oferecer uma garrafa personalizada com uma bateria de arrefecimento e filtro de água para todos os clientes que adiram à fatura eletrónica e ao débito em conta. A iniciativa amiga do ambiente pretende reduzir a pegada ecológica, eliminando uma significativa quantidade de papel e outros consumíveis utilizados no envio e cobrança das faturas.
 A adesão pode ser feita nas unidades de atendimento da AR e no balcão digital emwww.aguasdoribatejo.com.
O espaço da Águas do Ribatejo no pavilhão das atividades económicas destaca também o impacto do projeto da AR na região com investimentos de 115 Milhões de Euros no abastecimento de água e saneamento e as particularidades de um modelo único no país que congrega o abastecimento de água desde a captação até à distribuição e o saneamento com recolha e tratamento de águas residuais.  
Visite a AR na Alpiagra e disfrute do programa de animação da Feira que oferece artesanato, gastronomia, petiscos regionais, música, dança e atividades desportivas.

ALPIAGRA 2016 - DE 3 A 11 DE SETEMBRO

Sábado - 3 de setembro
17h00 Inauguração oficial do certame pelo Dr. Dominique Adenot, Presidente de Champigny-Sur-Marne, Cidade Francesa geminada com Alpiarça
Com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1.º de dezembro, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça e do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça
17h30 Show Cooking - Pavilhão Comercial com Chefe Daniel Monteiro do Restaurante TASCÁ -Santarém
7h30 Show Drinking - Pavilhão Comercial Pela Casa Agrícola Paciência
20h00 Danças Sevilhanas no Espaço Restauração Org: Clube Desportivo "Os Águias"
21h00 Palestra de Desenvolvimento pessoal "O sucesso aqui e agora" por Fernanda Martins - Vip Sucesso — Espaço Artesanato
22h30 David Carreira no Palco ALPIAGRA
00h30 Fora D'Horas
Domingo - 4 de setembro
08h00 Concurso de Pesca Desportiva na Albufeira dos Patudos Org: Secção de Pesca do Clube Desportivo "Os Águias"
09h30 Super Especial Rally na Pista dos Patudos Org: Alpi Racing Team
09h30 Torneio de Petanca Org: Real Clube de Petanca de Alpiarça 10h00 Caminhada das Vindimas
10h30 Convívio de Vespas Org. Vespáguias do Clube Desportivo "Os Águias"
15h00 Pinturas Faciais no Espaço CCBR
18h00 Desfile e Tarde de Folclore — Espaço Restauração Rancho Folclórico Unidos do Pinheirinho — Pombal Rancho Folclórico "Ceifeiras de Porto de Muge" - Cartaxo ALBANDEIO — Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça Org: ALBANDEIO
19h00 Show Cooking - Pavilhão Comercial. Pelo Chef Rodrigo Castelo da Taberna Ó Balcão - Santarém
19h00 ShowDrinking - Pavilhão Comercial Pela Adega ARDUS
20h00 Entrega de prémios da prova "Super Especial Rally" No Pavilhão Automóvel Org: Alpi Racing Team
21h00 Alunos de Canto do CCBR no Espaço Artesanato
22h00 Revista — "Bagunçada à Portuguesa" no Palco ALPIAGRA
00h00 Fora D'Horas
Segunda-Feira - 5 de setembro
20h00 Passeio mistério para crianças dos 6 aos 12 anos no Recinto da Feira
20h30 Animação - Espaço Restauração
20h30 Representações Teatrais no Recinto da Feira pelo grupo de teatro do CCBR
21h00 Espetáculo de acordeão no Espaço CCBR Músico convidado "São Pedro Acordeonista" e alunos do CCBR
21h30 Passagem de modelos Infantojuvenil no Palco ALPIAGRA Benetton, Mapité e Casa Leonor ao som do DJ PANINHO com o apoio de Fátima Cabeleireira Equipa de dança do desporto escolar da Escola EB 2,3/s de José Relvas, Alpiarça e Danças de salão pelo grupo New Star Dance —clube, Santarém
00h00 Fora D'Horas
Terça-feira - 6 de setembro
15h00 Desfile de Aventais, pela Arpica e Fundação José Relvas Visita ao certame e convívio para idosos do concelho
20h00 Aula Aberta de ténis Org..ETA/20kms Almeirim
20h30 Animação com São Pedro Acordeonista — Espaço Restauração
21h00 Show Cooking de Doçaria Tradicional de Alpiarça - Pavilhão Comercial Pelo Restaurante A Casa da Emília — Alpiarça
21h00 ShowDrinking - Pavilhão Comercial pela AgroAlpiarça
21h00 Música portuguesa - Alunos adultos do CCBR no Espaço CCBR
22h30 Casimira Alves "Cantigas de Outrora" no palco ALPIAGRA
00h00 Fora D'Horas
Quarta-feira - 7 de setembro
19h00 Jogos Tradicionais para todos no Espaço Artesanato
20h30 Animação — Espaço de Restauração
20h30 Alunos de guitarra, canto e piano do CCBR no Espaço CCBR
21h00 ShowDrinking no Pavilhão Comercial pela Casa Agrícola Paciência
22h30 SCALABITUNA no palco ALPIAGRA
00h00 Garraiada no Recinto da Picaria 01h00 Fora D'Horas
Quinta-feira - 8 de setembro
20h00 Demonstração de Karaté Amicale no Espaço Restauração Org: Secção de Karaté do Clube Desportivo "Os Águias"
21h00 ShowDrinking - Pavilhão Comercial Pela Coopvinhal — Adega Cooperativa de Alpiarça
22h30 David Antunes & The Midnight Band no Palco ALPIAGRA
00h30 Alpy Music no Palco ALPIAGRA 01h00 Fora D'Horas
Sexta-feira - 9 de setembro
19h00 Gincana de Bicicletas 20h30 Animação com São Pedro Acordeonista — Espaço Restauração
21h00 ShowDrinking - Pavilhão Comercial Pela Quinta da Lagoalva
21h30 Duo Musical Cláudio e Rita no Espaço CCBR
22h30 Luckie Duckies no Palco ALPIAGRA 00h00 Garraiada no Recinto da Picaria
01h00 Fora D'Horas
Sábado - 10 de setembro
09h00-19h30 Recolha de Sangue Org.: Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alpiarça Rastreio Visual Org: Instituto Óptico
12h00 Receção ao Passeio de Motas e Carros Clássicos Org. Associação do Secorio
15h00 Pinturas Faciais no Espaço CCBR
18h00 Badminton na Rua 18h00 Show Cooking - Pavilhão Comercial pelos formandos do IEFP - Serviço de Formação Profissional de Santarém
19h00 ShowDrinking - Pavilhão Comercial Pela Pinhal da Torre
19h00 Demonstração de Karaté UNK Org.: Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1.º de Dezembro
20h00 Corrida Desportiva Nocturna POKEBOM Corrida por equipas Org: Clube Desportivo "Os Águias"
20h00 Grupo de Amigos do CCBR ao vivo - Espaço Restauração 20h30 Banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1.º de Dezembro no palco ALPIAGRA
21h30 34.º Festival de Folclore no Palco ALPIAGRA, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça Grupo Etnográfico "As Ceifeiras de Frende" - Baião Rancho Folclórico Rosas de Maio - Cantanhede Velha Guarda do Folclore da Nazaré Org: Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça
01h00 Fora D'Horas
Domingo - 11 de setembro
08h00 II Circuito BTT dos Patudos na Albufeira dos Patudos Org: 100%TT
08h30 Passeio Lisboa — Alpiarça em Cicloturismo Partida do Parque Expo Org: NACA/CMA
10h00 Passeio de Carros antigos Org. Associação de Carros Antigos de Alpiarça Concentração: Junto aos Bombeiros Municipais de Alpiarça
15h00 Pinturas Faciais no Espaço CCBR
17h00 Corrida de Patins Org.: Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1.º de Dezembro
17h00-21h00 Rastreio da Diabetes tipo II — Portugal Sem Diabetes —Pavilhão Comercial 19h00 Show Cooking - Pavilhão Comercial pelo Chef Paulo da Taverna Petiscos da Moruças de Santarém
19h00 ShowDrinking - Pavilhão Comercial Pelos Vinhos Quinta da Lapa - Azambuja
20:30 Zumba pela Joana Pernas - Espaço Restauração 20h30 Be-King - Espaço CCBR
22h30 Quim Barreiros no Palco ALPIAGRA Espetáculo de Encerramento