sexta-feira, 11 de maio de 2018

"Projecto Tejo"



Na apresentação e debate sobre o "Projecto Tejo" (empreendimento de fins múltiplos do Tejo e Oeste) realizada na tarde de ontem no auditório da Escola Superior Agrária, em Santarém. 
Este Projecto, lançado há poucos meses em Alpiarça pela Quinta da Lagoalva, aponta para um significativo e necessário investimento na recuperação do Tejo e o seu aproveitamento a diversos níveis, merece a melhor atenção e o maior interesse.
«MP»

quarta-feira, 9 de maio de 2018

As CARRAÇAS são os parasitas que transmitem mais doenças a seguir ao mosquito


O ciclo de vida das carraças divide-se por 4 fases de desenvolvimento:

1ª – Ovos
2ª – Larva
3ª – Ninfa
4ª – Carraça adulta

Um facto curioso sobre o ciclo de vida de algumas carraças – sobretudo das presentes em Portugal e na Europa – é que para cada fase de desenvolvimento elas picam um hospedeiro diferente. Cada vez que ficam cheias de sangue, caem ao chão e evoluem para a fase seguinte, onde vão picar um novo hospedeiro.



De Que Forma Infestam Os Animais e Humanos


Existe o mito de que as carraças voam.
Esta é uma ideia errada que algumas pessoas têm deste parasita. Elas não voam, mas isso não as impede de nada. Têm um sensor que lhes permite detectar a presença de animais e as levam até eles. Outra forma de infestarem um animal é esperarem num local de passagem – como as ervas – e agarrarem-se ao pêlo deles quando passam.

Noticias relacionada:

PULGAS E CARRAÇAS NAS RUAS DE ALPIARÇA

DIREITO DE EXPLORAÇÃO DO BAR E ESPLANADA DO JARDIM MUNICIPAL DE ALPIARÇA



ABERTO PROCEDIMENTO DE HASTA PÚBLICA, PARA DIREITO DE EXPLORAÇÃO DO BAR E ESPLANADA DO JARDIM MUNICIPAL DE ALPIARÇA

CLIQUE NO LINK ABAIXO E OBTENHA O EDITAL E A RESTANTE DOCUMENTAÇÃO:

terça-feira, 8 de maio de 2018

ALPIARÇA DISTINGUIDA COM 2 PRÉMIOS DO TURISMO DO ALENTEJO E RIBATEJO 2017


A CASA DOS PATUDOS - MUSEU DE ALPIARÇA recebeu o Prémio "MELHOR PROJECTO PÚBLICO 2017 -- Ribatejo".
A QUINTA DA LAGOALVA recebeu o Prémio "MELHOR ENOTURISMO 2017 -- Ribatejo.
A cerimónia desta edição - a oitava - dos Prémios anuais da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo decorreu em Montargil, concelho de Ponte de Sor, no passado Domingo, 6 de Maio.
A CASA DOS PATUDOS repete o prémio já anteriormente ganho em 2015 (esse entregue em Sines), reafirmando-se assim o reconhecimento da sua importância regional e nacional conferido pelos agentes do sector, premiando também todo o esforço feito pelo Município de Alpiarça, quer no que respeita ao investimento financeiro quer no funcionamento e na promoção da Casa-Museu.

CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA APROVA ATRIBUIÇÃO DOS SUBSÍDIOS AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO CONCELHIO PARA 2018 MANTENDO TRAJECTÓRIA DE AUMENTO DOS VALORES DO APOIO CONCEDIDO


A Câmara Municipal aprovou a atribuição dos subsídios para o ano de 2018 às associações culturais e desportivas do concelho de Alpiarça.
O montante global atribuído com base na apreciação dos planos de actividades apresentados é de 59.109, 00 €. Este valor representa mais 1,6 % relativamente ao ano de 2017 e um aumento de 33% relativamente à média dos anos 2005 a 2009.
Para além destas verbas, as associações e colectividades contam anualmente com o apoio logístico à sua actividade e realizações, que tem também uma relevante tradução financeira.
A prática da Câmara Municipal de Alpiarça nos últimos 8 anos aponta para um crescimento coerente e sustentado do apoio às entidades do movimento associativo, parceiras fundamentais no importante processo de dinamização cultural e desportiva da comunidade alpiarcense.

Exposição - 'Património Somos Nós'




Decorre até ao final do mês de maio, a exposição "Património Somos Nós", com trabalhos em tela realizados pelas crianças e idosos do concelho.
O desafio foi lançado às escolas e instituições, de forma a assinalar o Ano Europeu do Património Cultural.
Visitem as telas no Clube Desportivo "Os Águias". 
CulturAgora!

domingo, 6 de maio de 2018

PULGAS E CARRAÇAS NAS RUAS DE ALPIARÇA


O facto de os passeios estarem com ervas não é só uma questão de paisagem desmazelada, é uma questão de saúde pública também dado que estamos em época alta de pulgas e carraças.

 Estes bichos parasitas escondem-se nas ervas e as pessoas passando pelos passeios ficam vulneráveis a este tipo de parasitas.

As raízes das ervas acabam também por levantar as pedras das calçadas e futuramente causar quedas ao tropeçarem nelas.

Está proibido o uso de insecticidas para a eliminação destas ervas método utilizado anteriormente, mas pode ser utilizado o método de pistolas de pressão de água quente para a remoção das mesmas e mais técnicas de desinfecção dos passeios.

Isto se for importante a saúde da população Alpiarcense para este executivo.