sábado, 16 de julho de 2016

PS/Alpiarça



PS/Alpiarça começa a caminhar para haver mudanças no Concelho

Vamos esperar 

Tem falta de água em casa? Então gaste menos

TEM FALTA DE ÁGUA EM CASA? 
ENTÃO GASTE MENOS
TÃO FÁCIL COMO ISTO!



Leitora dá a saber no semanário ‘O Mirante’  que reclamou junto da Águas do Ribatejo  da falta de água em Alpiarça mas a empresa com toda a sua arrogância respondeu   à questão da leitora com a  maior   destreza: se a população quer ter sempre água nas torneiras que gaste menos.
Toma que já comeste!
Ficamos assim a  saber que os consumidores não podem gastar a água que quiserem, como se não pagassem o que consomem, mas sim o necessário porque as bombas não dão conta do recado de tanto trabalharem.
Se as bombas trabalham demais e não tem condições para abastecer a rede o problema é fácil de resolver: instalem outras, daquelas que não se cansam de trabalhar mais porque quem as vais pagar são precisamente os consumidores.
Claro que a Câmara na qualidade de accionista da empresa nem sequer puxa as “orelhas”  a quem tem o desplante de dizer a uma  consumidora:“ gastem menos”.
É tudo boa gente e estamos todos bem entregues

Festival do melão

O Município e a Junta de Freguesia de Alpiarça desenvolvem em conjunto uma vez mais o Festival do Melão,que este ano já conta com a sua 7ª edição. 
O certame decorrerá no parque do carril, entre os dias 22 e 24 de julho. 
Este ano foram introduzidas algumas novidades no âmbito da promoção e divulgação do melão, que numa perspetiva de promoção turística pretendem elevar o nome de Alpiarça e os nossos produtos, procurando valorizar e potenciar o turismo no concelho.
 Assim foi criado o Programa “Um dia em Alpiarça” que prevê uma visita a um meloal e a degustação do produto no local, potenciando a vertente experimental da visita, um almoço num restaurante do concelho, e a visita a locais turísticos como a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia e a Casa dos Patudos. 
Esta iniciativa tem sido muito procurada e valorizada pelos visitantes, que veem na mesma um casamento perfeito entre o turismo e a experiência e o vivenciar de tradições, gostos e costumes, o programa foi criado este ano, mas pretende-se continuar a apostar na sua divulgação, dado a adesão que o mesmo tem tido, e o feedback muito positivo acerca do mesmo. 
À semelhança das edições anteriores o já tradicional concurso de melão e melancia de Alpiarça, que premeia os melhores e, que acontecerá no próximo dia 22 de julho no Polo Enoturistico da Casa dos Patudos, com a presença de elementos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Superior Agrária, Confederação de Jovens Agricultores, um representante de produtores de melão e um representante do município, que serão os júris deste concurso. 
O layout do certame também ele sofreu algumas alterações que se justificam pela importância que a Vala Real assume neste local e na vida dos Alpiarcenses. 
Como tal pensou-se o espaço de forma a que a imagem da vala fosse sempre privilegiada, valorizando a paisagem que esta nos oferece.
O programa do festival prevê muita animação, como já é habitual, sendo que no dia 22 teremos um baile com um artista local, Paulo Canavarro, e os dj's Big F e Waiser. 
O dia 23 será pautado de grande dinamismo, iniciando o mesmo com um almoço gastronómico, sendo esta uma iniciativa que decorre pelo segundo ano no festival e procura reavivar costumes e tradições de Alpiarça, através da degustação de comida tradicional confecionada localmente.
 Este almoço decorre com inscrições limitadas. 
Como é habitual temos também neste dia uma mostra de folclore, assim como o espetáculo da Bandinha da Alegria, que promete animar o recinto durante todo este dia. Ainda a 23 de julho iniciam-se as atividades desportivas do evento, que começam com o Trail – Trilho do Melão, organizado pelo C.D.Águias, sendo que as restantes serão desenvolvidas no dia 24 de julho, com uma prova em contra relógio por equipas – Cicloturismo na Terra do Melão, organizada pelos 100% TT de Alpiarça, um passeio de carros antigos, assim como uma recolha de sangue que decorrerá durante todo o dia. 
E porque o domingo é da família procurámos criar um programa para a família. Assim no dia 24 promovemos um piquenique em família, oferecendo a quem aceitar este nosso convite muitas atividades e muitas surpresas, entre elas passeios de barco, provas de melão e melancia, jogos tradicionais, insufláveis, atividades de outdoor e um showcooking de comida saudável para as crianças, moderado pela nutricionista Sara Pinhão.
 Encerramos a 7ª edição do Festival do Melão com um espetáculo com o grupo Chave D'Ouro, que nos promete contar quem é o PAI DA CRIANÇA. 
Durante o festival existirão em permanência insufláveis, atividades outdoors para crianças, passeio de barco e provas de melão e melancia. Contamos com a vossa visita!

quinta-feira, 14 de julho de 2016

A casa de Dona Paquita


Segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), a comédia "O Amor é Lindo... Porque Sim!", de Vicente Alves do Ó, foi o filme português mais visto este ano.

Esta película, cuja rodagem passou pela Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, alcançou 31.109 espectadores. Parabéns ao elenco e à equipa técnica!
No filme, a Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça é o cenário da casa de Dona Paquita, mãe de Rogério, um forcado, mais conhecido por Bubu. Bubu apaixona-se por Amélia, a protagonista do filme.
Preparámos um vídeo com excertos de algumas das cenas que têm lugar na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça. Se ficou com vontade de conhecer a casa de Dona Paquita, faça-nos uma visita!

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "AQUI E AGORA" DE VASCO GASPAR NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALPIARÇA


Apresentação do livro "Aqui e agora" de Vasco Gaspar, no passado Sábado, 9 de Julho, no auditório Mário Feliciano da Biblioteca Municipal de Alpiarça. 
O primeiro livro de um especialista português de Mindfulness.
Um plano que se adapta ao seu dia a dia Esqueça os planos de meditação de uma hora em que a angústia de não conseguir cumprir o deixa ainda mais ansioso.

«CMA»

ÁGUAS DO RIBATEJO VAI INVESTIR 20 MILHÕES DE EUROS NA REGIÃO


O Conselho de Administração da AR assinou esta quinta-feira, os contratos de adjudicação de empreitadas para realização de obras de saneamento e abastecimento de água no montante de cerca de 10 ME. Na ocasião foram divulgadas ainda mais sete candidaturas para novas obras no montante total de 10 ME.
“Realizar 20 Milhões de Euros em dois anos, não é normal. A ÁGUAS DO RIBATEJO é um exemplo de vitalidade e a aprovação destas candidaturas é um reconhecimento do mérito desta empresa e da confiança que a Comissão Diretiva do Programa POSEUR PORTUGAL 2020 tem na Águas do Ribatejo e nos seus representantes.”, disse Francisco Oliveira, Presidente do Conselho de Administração na cerimónia de assinatura dos contratos que contou com a presença dos órgãos sociais da AR e dos administradores das empresas construtoras Tecnorém, Manuel Joaquim Caldeira Lda. Ecoedifica Ambiente e Construções e OMS-Tratamento de Águas Lda.   
As empreitadas apresentadas têm assegurado o financiamento da União Europeia através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos POSEUR PORTUGAL 2020.
“Com a conclusão deste conjunto de obras atingiremos um volume de investimento superior a 120 ME realizado em sete anos. Podemos afirmar com humildade que demos um forte contributo para o desenvolvimento desta região e para a melhoria da qualidade de vida de 150 mil pessoas que vivem nos sete concelhos que integram a AR. “, referiu o líder da AR, Francisco Oliveira.
Segundo Carlos Coutinho, vogal do Conselho de Administração, e Presidente da Câmara Municipal de Benavente, a empresa municipal “revelou uma excelente capacidade na eficiente aplicação dos fundos comunitários que nos foram confiados”. O autarca salienta ainda o facto de ser possível “construir infraestruturas e prestar um bom serviço sem onerar a fatura paga pelos 75000 clientes”
As dezenas de intervenções já concretizadas nos sete concelhos permitiram colocar a região ao melhor nível europeu em matéria de tratamento de água potável e das águas residuais.
“Mas ainda há um longo caminho a percorrer. O nosso contrato de gestão é um compromisso que impõe uma dinâmica permanente. Temos consciência de que temos 150 mil olhos, ou melhor, 300 mil olhos atentos à nossa prestação”, frisou Francisco Oliveira.
Segundo o Presidente da AR estão para análise mais sete candidaturas no montante global de 10 ME para a realização de obras de saneamento em Samora Correia, no concelho de Benavente com 4,5 ME de investimento e nos sistemas de Lamarosa (2 ME), Fulgavaz (750.000 EUROS) e Alcorochel (945.000 EUROS), todos no concelho de Torres Novas. Há ainda uma candidatura para a construção de um novo reservatório, requalificação do existente e construção de nova conduta em Torres Novas reforçando de forma expressiva as reservas de água na cidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas congratulou-se com o significativo volume de obras a realizar no seu concelho. Pedro Ferreira, que é também vogal do Conselho de Administração da AR, referiu que espera concretizar os 30 ME previstos para o território do município, dotando todo o concelho com abastecimento de água e tratamento de efluentes de qualidade. “Torres Novas, Riachos, Brogueira e Vale da Serra já estão concluídos, agora vamos para a zona de Serra com obras que vão melhorar em muito a qualidade do ambiente. Temos um compromisso com as populações que está a ser cumprido”, disse o autarca torrejano.
Só no concelho de Benavente serão investidos mais de 5 ME com destaque para uma nova ETAR em Benavente e a requalificação do sistema de tratamento em Samora Correia com nova ETAR a construir junto ao Rio Sorraia e afastada das zonas populacionais.
A ETAR Almeirim/Alpiarça, que serve quase 29 mil habitantes dos dois concelhos vai ter nova intervenção na obra de entrada e lagoa de maturação. O investimento é de 240.000 euros e foi saudado pelo Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira que reconheceu a importância das obras realizadas no seu concelho. “Temos vindo a melhorar de forma progressiva a qualidade dos serviços”, disse o autarca que realçou a manutenção da proximidade da AR com os seus clientes e utilizadores. “Prestamos um serviço público e temos de estar disponíveis para ouvir as populações e responder às suas solicitações”, adiantou.  
No final da cerimónia foi feito um brinde com água da rede pública acompanhado por um barrete, doce típico de Salvaterra de Magos.
Obras cujas candidaturas estão em fase de análise:
  • Remodelação do subsistema de saneamento de Samora Correia         3.725.400,00
Remodelação do subsistema de Samora Correia, através da redução do número de ETAR existentes em fim de vida útil e no limite da sua capacidade e construção de uma nova ETAR com capacidade de tratamento adequado. Desta forma será atingido o objetivo de redução da poluição urbana nas massas de água associadas ao subsistema.
População a servir 15000 habitantes
  • Remodelação da ETAR de Murteira, em Samora Correia           764.262,44 €
A operação consiste no aumento da capacidade de tratamento da ETAR da Murteira, na cidade de Samora Correia, de modo a compensar as novas solicitações do subsistema, com a introdução de uma nova fase de tratamento biológico (tecnologia MBR) e de intervenções na fase preliminar. A não concretização do investimento porá em causa, a curto prazo, o cumprimento de legislação comunitária e nacional, nomeadamente a DARU (Diretiva 91 /271 /CEE, de 21 de maio).
População a servir 5375 habitantes
  • Subsistema de saneamento de Lamarosa (Lamarosa e Árgea) 1.984.200,00 €
A solução proposta visa dotar as povoações de Árgea e de Lamarosa de um sistema de recolha, transporte e tratamento de águas residuais domésticas para cerca de mil habitantes numa zona onde atualmente já existem redes em baixa mas sem tratamento associado. Serão construídas uma ETAR e as infraestruturas necessárias à integração das redes existentes (intercetores, sistemas elevatórios), prevendo-se ainda a ampliação da rede em baixa em zonas sem cobertura.
População a servir 3890 habitantes
  • Subsistema de saneamento de Alcorochel           945.000,00 €
O lugar de Alcorochel é servido por rede de drenagem sem que seja proporcionado tratamento adequado por inexistência de ETAR. Pretende-se construir uma ETAR, dois sistemas elevatórios e colectores para articulação das novas infraestruturas com as existentes.
Será assim atingido um sistema adequado de recolha, drenagem e tratamento das águas residuais, reduzindo a poluição urbana na massa de água associada ao sistema no Rio Alviela.
População a servir 2837 habitantes
  • Subsistema de saneamento de Fungalvaz 756.200,00 €
"O sistema de Fungalvaz é composto atualmente por três fossassépticas, uma ETAR em leito de cheia e uma rede de drenagem. A operação prevê a eliminação das fossas e da ETAR existentes, bastante degradadas, e a construção de uma ETAR numa nova localização para onde serão encaminhados todos os efluentes do sistema. Esta solução tem em vista a redução da poluição urbana na massa de água associada ao sistema de Fungalvaz, o rio Nabão
População estimada 2937 habitantes
  • Ampliação do reservatório do Cerejal (Torres Novas)    922.700,00 €
A operação consiste na construção de um novo reservatório, duas células de reserva e nova câmara de manobras. Será reabilitado o reservatório existente, aproveitando-se o volume de  armazenamento existente. A capacidade de reserva combinada passa de 600 para 3750m³.
População estimada 18410 habitantes
  • Elaboração de Cadastro de Infraestruturas Existentes nos Sistemas em Baixa
             SAR Lezíria do Tejo e Almonda  457.500.00 €         
              A implementar até 2018
               Incide sobre todos os sete concelhos do sistema
Contratos assinados hoje relativos às seguintes empreitadas:
  • Empreitada de execução do subsistema de saneamento de Chancelaria / Pedrógão, no concelho de Torres Novas
Valor   4.339.976,51 €
População estimada de 3102 habitantes
  • Empreitada de execução do subsistema de saneamento de Lapas / Ribeira Branca no concelho de Torres Novas
Valor    3.542.476,87 € 
 População estimada de 2768 habitantes
  • Empreitada de execução da remodelação da ETAR da Quinta do Papelão, em Benavente
Valor          658.624,17 € 
 População estimada de 3961 habitantes
Empreitadas cujos contratos foram assinados recentemente:
  • Empreitada de remodelação da ETAR de Almeirim / Alpiarça (obra de entrada e lagoa de maturação)   
Valor  240.000,01 € 
População estimada 28832 habitantes
  • Empreitada de Execução de Sistema Elevatório de Águas Residuais em Santo Estevão 
Valor     73.314,64 € 
População estimada 100 habitantes        
  • Prestação de Serviços de Fiscalização, de CSO e de Arqueologia em Empreitadas de Abastecimento e Saneamento da Águas do Ribatejo
Valor        330.000,01 €
População estimada 88 350 habitantes
Destacamos ainda três obras para as quais não foi possível garantir o financiamento comunitário, mas que dada a sua urgência irão avançar sendo suportadas na íntegra por capitais próprio da AR:
 Empreitada de Remodelação da Captação AC15 em Riachos
Valor 134. 433,91€
População estimada de 7612 habitantes
obra a adjudicar brevemente
 Empreitada de Execução de Conduta Elevatória de Abastecimento de Água a Torres Novas
Valor  241. 112,68 €
População estimada de 18410 habitantes 
  Obra adjudicada
 Empreitada de Execução de Sistema Elevatório de Águas Residuais em Santo Estevão Valor 73 314,64 €
População estimada de 80 pessoas
Obra adjudicada
Em jeito de conclusão deixamos estes dados que nos parecem significativos. As obras que hoje aqui anunciamos vão permitir um investimento superior a 20 ME na região para concretizar em dois anos. Estas intervenções estão preparadas para servir uma população estimada de 83140 residentes.

 “Juntos, Estamos a Construir o Futuro” continua a fazer sentido.


MIGUEL SÁ PEREIRA CONTESTA AS ELEIÇÕES LEVADAS A EFEITO NO PS/ ALPIARÇA

Miguel Sá Pereira
Eleições na concelhia de Alpiarça, de onde, assegura o presidente da federação, se demitiram cinco elementos, deixando a estrutura sem quórum. A concelhia é agora presidida por João Céu, filho do ex-presidente da câmara, Joaquim Rosa do Céu. O ex-presidente da concelhia, Miguel Sá Pereira, já fez uma exposição ao conselho de jurisdição nacional a contestar o processo, alegando que se tratou de um processo irregular e de uma auto-eleição. Leia a noticia completa em: http://omirante.pt/politica/2016-07-13-Federacao-demora-ano-e-meio-a-marcar-eleicoes-no-PS-de-Alpiarca

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Munícipe pondera fazer “vaquinha” para comprar sinais


Um munícipe de Alpiarça pondera dar início a uma campanha de recolha de donativos entre populares, ação também conhecida por “vaquinha”, para comprar sinalização vertical para colocar em alguns pontos da vila, depois da Câmara Municipal lhe ter respondido que não tem sequer 50 euros em orçamento para substituir os sinais mais degradados.
O caso começou em setembro de 2015, quando Pedro Duarte se dirigiu por escrito à Câmara de Alpiarça dando conta do estado de degradação de vários sinais STOP em cruzamentos da vila, bem como da necessidade de proceder a novas pinturas no asfalto.
O munícipe comunicou à autarquia que, em vários cruzamentos perigosos, os sinais STOP estavam de tal forma degradados que só são reconhecidos pelo seu formato, bem como da existência de sinais voltados ao contrário na EN368, que liga Alpiarça à Tapada.
Tendo feito um levantamento rigoroso das situações mais perigosas, Pedro Duarte até se colocou à disposição da autarquia para indicar os locais onde identificou os principais problemas.
Seis dias depois, a 17 de setembro, o munícipe recebeu um e-mail do gabinete da presidência a informá-lo que a autarquia não tinha “disponibilidade financeira” para proceder à substituição da sinalética degradada.
Ora, seis meses depois, os problemas que afetam a segurança rodoviária não só não foram resolvidos, como se agravaram, segundo Pedro Duarte, que voltou a dirigir-se novamente à Câmara de Alpiarça a 23 de maio deste ano.
Nesse e-mail, a que a Rede Regional teve acesso, o residente questiona porque razão, e já com um novo orçamento em vigor, “não houve possibilidade de substituir um único sinal?”.
“Serão cerca de 50 euros que colocarão em risco o novo orçamento?”, pergunta o requerente, lembrando que as pinturas no pavimento também continuam por ser feitas e indicando que a vizinha Câmara de Almeirim adjudicou em fevereiro a pintura da parte da EN368 que é da sua responsabilidade
Para Pedro Duarte, a “segurança dos utentes das vias não pode ser colocada em causa em detrimento da execução orçamental”.
A Rede Regional pediu esclarecimentos sobre esta questão à Câmara Municipal de Alpiarça; em seis dias, não nos foi transmitida qualquer resposta
«Rede Regional»

INVESTIMENTOS NA ETAR DE ALPIARÇA

O Conselho de Administração da AR vai assinar esta quinta-feira, às 10h00, contratos de adjudicação de empreitadas para realização de obras de saneamento e abastecimento de água no montante de cerca de 10 ME na sede da Águas do Ribatejo, em Salvaterra de Magos.
O  acontecimento contará com a  presença do Conselho de Administração da AR e administradores das empresas que vão realizar as empreitadas
Na ocasião será feito um ponto de situação sobre a atividade da AR e serão divulgadas informações que consideramos relevantes.
Considerando o interesse público deste ato de compromisso com milhares de clientes, utilizadores e com as populações da região que há muito aguardam por estas intervenções, convidamos o v/ órgão de comunicação social a participar e a reportar este momento importante na continuidade do plano de investimentos delineado pela AR e pelos municípios integrantes.
Muito nos honra poder contar com a sua presença
Serão assinados e apresentados os contratos relativos às seguintes empreitadas:
  • Empreitada de execução do subsistema de saneamento de Chancelaria / Pedrógão   4.339.976,51 €
  • Empreitada de execução do subsistema de saneamento de Lapas / Ribeira Branca      3.542.476,87 €
  • Empreitada de execução da remodelação da ETAR da Quinta do Papelão          658.624,17 €
E divulgados detalhes das empreitadas cujos contratos foram assinados recentemente:
  • Empreitada de remodelação da ETAR de Almeirim / Alpiarça (obra de entrada e lagoa de maturação)               240.000,01 €
  • Empreitada de Execução de Sistema Elevatório de Águas Residuais em Santo Estevão              73.314,64 €
  • Prestação de Serviços de Fiscalização, de CSO e de Arqueologia em Empreitadas de Abastecimento e Saneamento da Águas do Ribatejo        330.000,01 €

VISITA OTL DE VERÃO 2016

Visita do OTL à Gruta da Moeda e à Pia do Urso




«CMA»

terça-feira, 12 de julho de 2016

‘Prestar contas aos Portugueses’


No passado dia 11 de Julho de 2016, pelas 21 horas, a Concelhia do PS de Alpiarça recebeu inserida na iniciativa ‘Prestar contas aos Portugueses’ a presença do Ministro Adjunto Eduardo Cabrita. Esta sessão à imagem de outras realizadas por todo o país com ministros e secretários, permite não só dar a conhecer o trabalho do governo nestes seis meses de governação como também debater assuntos de relevo para os Portugueses.
·        Uma sociedade mais justa
·        Um estado mais eficiente
·        Economia mais competitiva
·        Serviços públicos de qualidade
O Ministro Eduardo Cabrita abordou o estado da nação, reforçou a aproximação do governo aos portugueses e às suas necessidades.
Estas iniciativas de proximidade visam desmistificar tabus políticos de outrora, reforçar a confiança com a presença no terreno e mostrar que, não existem deputados de primeira e de segunda pois todos trabalham para um bem maior. O esforço na concertação, faz também com que Portugal seja uma referência na paz da política europeia apesar das fragilidades do sistema financeiro. A estabilização do mesmo faz-se através de um caminho de confiança e de trabalho árduo.
Os militantes presentes questionaram, sendo esclarecidos sobre temas como a regionalização, o regime das 35 horas, penalizações da União Europeia, as infra-estruturas para distrito, Simplex, reformas na educação, o desemprego e a precariedade do trabalho e adesão aos fundos comunitários.
Encerrou-se a sessão com a promessa de cumprir a esperança!
Saudações Socialistas

Concelhia do PS Alpiarça

«De: Claudia Hortelão»

MEMÓRIAS DO TEMPO


O amigo Tó que tantas vezes visitou a tipografia da sua terra !
Alpiarça antiga
Anos 90 do século passado !
Cartaz da Alpiagra em 1995
Alpiarça - 1995
Danças de Salão
Rancho Folclórico Frade de Baixo
Talvez em 1995
Nas costas desta fotografia antiga diz ;
" Ana Margarida, sentada no cavalo russo na companhia do velho Augusto "
Alpiarça de outros tempos
Talvez no principio do século XX
"Na frente do cavalo, meu pai, Celestino Duarte Centeio, um homem que me marcou profundamente e que ainda hoje choro de saudades por ele.

Sentada na carroça (lado direito) junto do balde a mãe do Jorge (Samirra) que trabalhava nos “Pinhões” e demais irmãos.

A foto mais não do que a capa do meu primeiro livro “A Herança de Ana Margarida”.

Uma gentileza do meu grande amigo Garrido, homem por quem tenho bastante estima"

Alpiarça.
" Uma Vila em construção
Rancho Folclorico da Casa do povo de Alpiarça


Alpiarça
Foto Gomes - Santarém.
Impressão Neogravura.
Edição de Joaquim Simões Carvalho.

Nunca se é velho...
Foto Gomes - Santarém.
Impressão Neogravura.
Edição de Joaquim Simões Carvalho.
«Fotos de Joaquim Jose Duarte Garrido»

PS/Alpiarça


ALPIAGRA


domingo, 10 de julho de 2016

O incentivo das crianças do OTL e das AAAF de Alpiarça


O incentivo das crianças do OTL e das AAAF de Alpiarça à selecção portuguesa de futebol, comum ao de todos os portugueses, onde quer que estejam: "queremos PORTUGAL CAMPEÃO DA EUROPA!"
Um desejo que é também o meu, pelo menos desde há 32 anos, desde aquela meia-final de Marselha em 1984.
«Texto e foto de Mário Pereira»