sábado, 2 de março de 2019

70° ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS MUNICIPAIS DE ALPIARÇA (06/03/1949 - 06/03/2019)




70° ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS MUNICIPAIS DE ALPIARÇA (06/03/1949 - 06/03/2019)

Dia 9 de Março de 2019 (Sábado) irá decorrer o evento comemorativo dos 70 Anos do Corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça. O evento começa às 10h00 com demonstração e exposição de viaturas e equipamentos, na Eira do Paciência em Alpiarça.
«CMA»

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

AS COISAS ESTRANHAS DE ALPIARÇA...

Por: Manuel da Costa


Com a presença do Sr. Secretário de Estado das Autarquias Locais Dr. Carlos Miguel e outras figuras públicas alpiarcenses, foi inaugurado em 02 de Abril de 2018, com a pompa e circunstância que se impunha, o novo Jardim Municipal de Alpiarça. Por sinal, Dia do Concelho.
Desde então, muitas fotografias se tiraram, muitas promessas se fizeram e alguns erros cometidos pela pressa e pela ignorância se corrigiram. Mas, há uma coisa que continua a intrigar quem nos visita e a própria população de Alpiarça: Por que razão continua o Bar do Jardim, fechado quase 1 ano depois de ter sido lançado concurso público e tendo sido adjudicado a um tal de "Galego"? A autarquia, apesar de o edifício (Bar) se encontrar fechado, já veio a terreiro dizer que as rendas estão em dia mas que tomará providências caso a situação não ate nem desate. Não será tempo de espera a mais para resolver uma situação que é no mínimo atípica? Aluga-se um espaço municipal, público, para estar fechado? Para não respeitar a sua função pública? Realmente, como muita gente já diz, Alpiarça tem coisas muito estranhas e..."GALEGOS" somos nós.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

DIAS DE ATENDIMENTO AOS MUNÍCIPES PELA VEREADORA SÓNIA SANFONA (PS) E ANTÓNIO MOREIRA (PS)



Vereadora Sónia Sanfona


Vereador António Moreira



A Vereadora Sónia Sanfona (PS) e António Moreira (PS) passam a partir do próximo mês a ter dias próprios para receber os munícipes que entendam apresentar-lhes as mais variadas questões.

LOCAIS DE ATENDIMENTO


FRADE DE BAIXO

Todas as primeiras quartas-feiras do mês

Das 9.30h às 12h no POSTO MÉDICO

FRADE DE CIMA

Todas as segundas quartas- feiras do mês

Das 9.30h às 11h no POSTO MÉDICO

CASALINHO

Todas as segundas quartas-feiras do mês No Posto Médico (antiga Escola)

Das 11h às 12h no POSTO MÉDICO

Na Câmara

Todas as terceiras  terças-feiras de cada mês

Das 9.30 às 12 horas.

Se os munícipes tiverem questões importantes a apresentar e não  conseguiram fazê-lo   nos horários e locais mencionados poderão fazê-lo telefonicamente para o telemóvel 913 399 933

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

CÂMARA DE ALPIARÇA APROVA PROTOCOLO DE APOIO À AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS


A Câmara Municipal de Alpiarça aprovou um Protocolo com a Associação Dignitude para apoio à aquisição de medicamentos nas farmácias por munícipes que revelem carência económica, em reunião do executivo municipal realizada ontem.
A Câmara Municipal vai comparticipar o "Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento", pretendendo assim contribuir para o acesso universal aos medicamentos e para combater as desigualdades no acesso à saúde.
«CMA»

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Moção populista

Por:
 Rodolfo Colhe

Moção populista

Um dos graves problemas de quando passo um fim-de-semana sem escrever é ter dificuldade em escolher o tema, até porque a política nacional está ao rubro, já a local não poderia estar mais parada.

O tema que se impõe falar em primeiro lugar é, sem dúvida, a moção de censura apresentada pelo CDS, em primeiro lugar e para que não restem dúvidas esta ação do CDS sendo a utilização de uma arma que a democracia proporciona só contribui para manchar a própria democracia, como qualquer atitude popularista.

Uma moção de censura a um governo que reúne neste momento com o apoio do BE e do PCP, maioria no parlamento, com legislativas marcadas para daqui a 8 meses, com eleições Europeias pelo meio e com o país a apresentar bons resultados, é o quê se não populismo? Alguém explicou à Dra. Assunção Cristas que parte dos portugueses tem um sentimento em relação ao CDS (similar ao que a direita tenta criar sobre a esquerda) que nunca lhe permitirá por si só ser um partido do arco da governação? Alguém lhe explique que se por alguma razão o PSD tiver uma quebra enorme dificilmente será o CDS a ocupar o lugar deixado.

Se o CDS saiu, como de costume, mal desta moção também o PSD saí, e confesso que me sinto desiludido com o Dr. Rui Rio, não sendo um político muito hábil, sempre achei que era um homem sério e que não iria cair no erro de apoiar a moção condenada ao insucesso e que mesmo se resultasse poderia favorecer eleitoralmente o PS, para além de que não sei em que data se iria realizar eleições. O líder do PSD devia ter tido a coragem de admitir que esta moção não fazia sentido e ter aproveitado a oportunidade para colocar o CDS no lugar demonstrando quem tem estrutura na direita para querer ser poder.

O país ganhou, a democracia mais uma vez foi beliscada pelo populismo.

Europa

Tive o prazer de estar presente na convenção nacional do PS para preparar as eleições europeias e posso garantir uma coisa, o sentimento é de euforia controlada e a generalidade dos militantes estão unidos. A JS compareceu em força e em grande, e o Partido Socialista tem sem sombra de dúvidas um ótimo candidato.

Mudanças

As mudanças no governo fizeram chegar a Dra. Maria do Céu Albuquerque, uma ribatejana, chegar ao governo. Enquanto autarca e membro dos órgãos da Federação fez sempre um ótimo trabalho, fez sempre um trabalho sério. Pegando numa pasta que é nova, o Desenvolvimento Regional, a Dra. Maria do Céu Albuquerque irá ter muito para fazer e espero sinceramente que atinja a qualidade que todos lhe reconhecem.