sexta-feira, 8 de junho de 2018

Carta Gastronómica do Ribatejo entregue à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo


A Carta Gastronómica do Ribatejo foi entregue pela Confraria Gastronómica do Ribatejo (CGR) à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), no dia 7 de junho, durante a FNA 2018, que está a decorrer no CNEMA, em Santarém.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

ALPIARÇA ORGULHA-SE DAS SUAS FILHAS

Na pista a alpiarcense Ana Teresa Marques


João Miguel Henriques

Guilherme Marques
João Miguel



ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO NACIONAL DE ESTRADA/ PATINAGEM DE VELOCIDADE - CN ESTRADA, EM ALPIARÇA





"Quando todos trabalham duro para o mesmo objectivo grandes vitórias são alcançadas."

Faltam aqui algumas pessoas mas não estão esquecidas. A todos muito obrigada!




«Texto e Fotos de Ana Paula Marques»

AR NA FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA / FEIRA DO RIBATEJO



O Presidente da República inaugurou no sábado, 2 de junho, a Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo. O certame decorre no Centro Nacional de Exposições em Santarém até 10 de junho e este ano são esperados mais de 180 mil visitantes. A Águas do Ribatejo volta a estar presente na nave Prazer de Provar dedicada à promoção dos produtos portugueses de qualidade. O Stand da AR está junto da ilha da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) onde estão representados os municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos. Em cada dia, um dos concelhos apresenta a sua gastronomia, promove os seus eventos de maior dimensão e anima a Feira do Ribatejo com música dança, desporto e outras artes.

No stand da AR destacamos os investimentos concretizados na região, sensibilizamos para o consumo da água da torneira e promovemos as boas práticas ambientais. Visito-nos até 10 de junho e receba um brinde de recordação da sua passagem pelo espaço Águas do Ribatejo. Todos os dias haverá figuras públicas a visitar a feira que para além das exposições de produtos agrícolas, fruta, maquinaria, artesanato e animais tem uma forte componente cultural com concertos com os principais artistas e bandas dos tops nacionais. Destaque também para os espaços de gastronomia de várias regiões do país.

ARTIGO DE OPINIÃO: Agora com mais calma

Por:
Rodolfo Colhe


Agora com mais calma

Há temáticas que merecem uma reflexão menos a quente e o mais abrangente possível, coisa que em cima dos acontecimentos por vezes se torna impossível.

Muito sinceramente, passados alguns dias sobre a votação da legalização da eutanásia a minha irritação com o resultado mantem-se elevada, e após ter tido a possibilidade de assistir não na integra, mas a uma parte das intervenções, fiquei de boca aberta com a falta de argumentos e com o uso abusivo de mentiras e frases feitas sem o mínimo de sentido, com o intuito único de passar a mensagem do “Por favor não matem os Velhinhos” (quase tenho pena da jovem que empunhou o famoso/vergonhoso cartaz).

Esta votação merece uma reflexão de vários prismas e podemos começar por analisar a posição dos deputados do PSD, que tendo liberdade de votar (coisa que todos deveriam sempre ter) optaram maioritariamente pelo voto no NÃO, quando o seu líder afirmou que votaria SIM ficando uma vez mais demonstradas as diferenças de pensamento entre os deputados do PSD e Rui Rio, bem como a falta de poder que o líder exerce sobre os seus deputados.

Possivelmente, a posição que mais “consequências”políticas poderá vir a ter é a posição do PCP que, volto a dizer, ficou do lado das Igrejas e da Direita, com quem sempre teve dificuldade em conviver, alinhando numa campanha como aquelas que eles próprios sofreram ao estilo “os comunistas comem criancinhas”. Acredito seriamente que esta opção foi principalmente tomada por razões populistas devido à percentagem de eleitorado envelhecido do PCP e em grande parte também pela força que os médicos têm dentro do PCP. Parece-me que duas consequências negativas podem advir desta opção, uma é o afastamento dos jovens do PCP ao perceberem que são totalmente conservadores e avessos à mudança, algo que é contrário á fome de mudança que a maioria dos jovens tem. A outra consequência é das duas a que pode alterar o panorama político, que é a posição que o Bloco vai tomar em relação ao PCP. Não me parece que a forma como os segundos contribuíram para o chumbo da legalização da eutanásia e a postura que tomaram durante o debate vá ser esquecida e cheira-me que as trocas de argumentos que já começaram durante o debate não vão parar quando estamos a pouco mais de um ano das eleições legislativas e a menos de um ano das europeias.

É concreto que o Bloco necessita de chegar ao eleitorado comunista para atingir a percentagem de votos que lhe permita não só ter base negocial com o PS mas também vincar a posição de terceiro maior partido lugar que Assunção Cristas também luta por ter. Posso estar enganado mas para além da temática em si, a forma como todo este processo foi decorrendo ainda vai dar bastante que falar. 

domingo, 3 de junho de 2018

GNR recupera 25 mil litros de óleo de girassol furtados


O Destacamento de Trânsito da GNR de Santarém recuperou, este sábado, um semi-reboque furtado no concelho de Ferreira do Zêzere, que continha 25 mil litros de óleo de girassol.
Decorrente de diligências de investigação, os militares localizaram o trator e a cisterna no interior de um armazém industrial, no concelho de Alpiarça, o que permitiu deter em flagrante um homem de 46 anos, no momento em que este procedia à venda do óleo.
Nesta ação realizou-se ainda uma busca ao armazém, onde foram apreendidas matrículas e documentos relativos a seis outros semi-reboques furtados em vários locais do distrito de Santarém, assim como, diverso material relacionado com o desmantelamento de veículos.
A operação policial empenhou ainda militares do Destacamento Territorial de Santarém e do Destacamento de Intervenção.

LEITOR LANÇA PETIÇÃO A NÍVEL NACIONAL PARA QUE A BARRAGEM DOS PATUDOS SEJA DEVOLVIDA AOS ALPIARCENSES

«Por: Gonçalo Palminha»

"Por vezes, vejo aqui comentários quanto à realização de concursos de pesca na barragem. 
Confesso que só hoje percebi por sentir na pele...
Desde as “balhanas espalhadas” ao espaço cortado com fitas, a simples circulação pedonal é impedida!
Não faz sentido que os Alpiarcenses sejam privados do acesso a um espaço publico.
Se o espaço nao tem condições para a pratica de concursos de pesca desportiva, que terminem com a sua realização.
Se o Municipio/Junta não tem capacidade de fiscalização, que se termine com essas provas até que respeitem as pessoas.
Vamos assinar esta petição pela devolução da Barragem aos Alpiarcenses!"
Carregue aqui


Leia mais em: