sexta-feira, 3 de maio de 2019

LEZÍRIA DO TEJO PROMOVE 1ª FEIRA DOS AUTORES DA REGIÃO




Com o objetivo de promover o autor local, o livro e a leitura junto da comunidade da Lezíria do Tejo, vai realizar-se a FACIL - 1ª Feira do Autor da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

A Feira irá decorrer de 3 a 5 de maio, no jardim da Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, em Almeirim. A organização está a cargo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT).

Esta Feira pretende congregar num único espaço os livros editados pelos autores dos 11 municípios associados da CIMLT, dando assim oportunidade aos visitantes de conhecerem e adquirirem as obras, e também contactarem com os próprios autores, pois muitos deles estarão presentes no decorrer do evento.

Além da vertente editorial e literária da FACIL, como as sessões de autógrafos e apresentações de livros, outras artes vão associar-se a esta iniciativa. Na Feira, os visitantes terão ainda a oportunidade de ver exposições de artes plásticas, momentos musicais, dança contemporânea e sessões de contos para crianças.

terça-feira, 30 de abril de 2019

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA


Brinquedos d'Outrora - convite à participação em exposição coletiva



Com esta exposição colectiva, em que os brinquedos a expor serão recolhidos junto da comunidade alpiarcense, pretendemos mostrar às crianças de hoje como eram os brinquedos d’outrora, com os quais os seus pais, avós e bisavós brincavam em Alpiarça.
.
Comprados, feitos à mão ou reconstruídos, traga até nós os seus brinquedos d’outrora.
.
Recolha para exposição até dia 30 de maio.


Mais informações e inscrições aqui

Inauguração da exposição "Gentes da Nossa Terra - Arte Nossa"


Inauguração da exposição "Gentes da Nossa Terra - Arte Nossa" dia 4 de Maio às 16H00.
O Ciclo de exposições "Gentes da Nossa Terra" que em 2018, ocupou as galerias municipais com a apresentação de artistas locais, volta a estar patente no Pólo Enoturístico com a coletiva de artes "Arte Nossa".
Conta com a participação de dez artistas locais, a exposição pretende mostrar o que de melhor se faz ao nível das artes plásticas no concelho é ficará patente no Pólo Enoturístico de 4 a 31 de maio.
«MA»

CTT não vão fechar mais estações mas “33 que fecharam vão ter de abrir”


O ministro da Habitação e das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, esteve esta terça-feira no Parlamento a responder às questões dos deputados.

O Governo quer que todos os municípios do país voltem a ter uma estação dos CTT. A vontade foi manifestada pelo ministro Pedro Nuno Santos esta terça-feira no Parlamento.

“Os CTT são uma empresa privatizada, mas uma privatização mal feita que não acautelou o interesse nacional. Mas isso não pode significar que o Estado não tenha uma relação firme. É claro para nós que temos de renegociar concessão dos CTT até ao final do próximo ano. Todos os municípios que perderam a sua estação dos correios têm de voltar a tê-la. O contrato de privatização foi prejudicial para o povo português e a renegociação do contrato tem de passar por ter uma unidade dos CTT em todos os concelhos”, afirmou o ministro.

Pedro Nuno Santos foi mais longe nas críticas à empresa, ao afirmar que na relação com os CTT “o Estado tem de se dar ao respeito, o que não fez quando negociou estas privatizações”. O governante revelou ter uma garantia da administração dos CTT de que não vão encerrar mais estações dos correios, mas defendeu que “as que foram encerradas em 33 municípios vão ter de abrir”.
«Dinheiro Vivo»

domingo, 28 de abril de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO: Saber fazer

Por:
Rodolfo Colhe

Saber fazer


As conclusões definitivas demoram vários anos, por vezes décadas ou até séculos consoante os factos e o que está em causa, mas por vezes somos presenteados com momentos que nos permitem tirar conclusões muito mais rápidas e válidas. Com uma semana de atraso vou analisar a “crise dos combustíveis” que nos deu oportunidade de retirar conclusões de vários tipos e opto neste meu artigo por apresentar algumas das que retiro:
  • Vivemos num mundo cuja necessidade de consumo de energias fósseis é exageradamente alta, tão alta que nos deve assustar, se 800 motoristas em greve criaram problemas o que conseguiriam os líderes mundiais do petróleo?
  • Quantos serviços pararam que não podiam parar? Quantas pessoas deixaram de usar o carro quando era vital que o fizessem? Não terá sido criado um estado de alarmismo desnecessário que só contribuiu para dificultar a vida a quem estava a tentar resolver o problema?
  • A direita não tem sentido de estado, não querem saber dos portugueses e tudo lhes é válido para fazer política, vivem da polémica e possíveis catástrofes.
  • O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, é um líder nato e um político formidável, quase que me apetece concordar com o post do Ricardo Paes Mamede quando afirmou que “Começo a pensar que se enviássemos o Pedro Nuno a Jerusalém o conflito israelo-árabe acabaria num instante”. Não esquecer também aqui o importantíssimo trabalho do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que juntamente com toda a sua equipa tem desenvolvido ao longo de todo mandato um trabalho extraordinário.
  • Este governo não é de alarmismos, é de ações, a demagogia não resolve nada a astúcia política resolve tudo.
  • Este governo é corajoso e não tem problemas em usar as armas que tem á mão a bem dos portugueses, e a requisição cívil e o facto de ter decretado crise energética são provas disso, e prova do saber fazer que existe nos ministérios.
Cada pessoa que ler estas conclusões tirará as suas, uns concordaram com todas, outros nem por isso, mas quem se quiser centrar no essencial só pode ter a certeza que estamos em boas mãos.