sexta-feira, 14 de abril de 2017

AS “FALSAS PROMESSAS” DO CANDIDATO DO PSD/ALPIARÇA

PAULO SARDINHEIRO
Um “politico” que nem a “esquerda” o quis 

Por: V. Vidigal


Conforme pode aqui ser lido, no “NA”,  Paulo Sardinheiro candidato a presidente da Câmara de Alpiarça pelo PSD diz que Francisco Cunha, vereador do TPA não se recandidata por “opção pessoal e profissional”  e por querer “deixar a porta aberta a outras pessoas que decidam avançar para tirar Alpiarça do marasmo”.

Logo entendo que a deixar a porta aberta a outras pessoas é a Paulo Sardinheiro para avançar com o objectivo de “tirar Alpiarça do marasmo”.

Mas alguém acredita que o homem que representa a direita em Alpiarça, o Paulo Sardinheiro, que nem a esquerda o quis, vai conseguir fazer alguma coisa por Alpiarça?

Então convido-o a publicar neste jornal as suas ideias e os seus projectos.

De ideias, vindas das mais parvas ideologias politicas, estou eu farto.

Quanto a projectos que seja um candidato em toda a sua "coluna vertical" que deixe aqui bem claro e demonstrado onde vai buscar o dinheiro para fazer o quer que seja quando a própria Câmara está endividada em cerca de nove milhões de euros.

Claro que não vai apresentar projectos  alguns porque a autarquia não tem dinheiro como a autarquia de Vila Franca de Xira que tem um saldo positivo de 80 milhões de euros.

Tudo que o Paulo possa prometer mais não será do que falsas promessas

Paulo Sardinheiro na entrevista que deu afirmou  estar  “preparar o próximo” desafio autárquico porque é  “vital para este concelho dado o retrocesso acelerado em que Alpiarça mergulhou nos últimos sete anos”.

Aqui estou de acordo com o homem do PSD quando fala no “retrocesso acelerado em que Alpiarça mergulhou nos últimos sete anos”.

Tem razão!

Gostava era que dissesse concretamente como inverter a situação e onde vai buscar o dinheiro.

SERÁ QUE VAI TIRAR DO SEU BOLSO PARA INVERTER O MERGULHO?

Paulo Sardinheiro e o seu PSD mais o seu emprestado TPA teima em nos querer mandar areia para os olhos ou chamar-nos a todos  de  burros.

Porque todos sabemos que o candidato da direita jamais conseguirá fazer o quer que seja com uma autarquia endividada cujos rendimentos mal dão para pagar aos seus funcionários.


Se está a pensar em ser presidente da Câmara fazendo uma coligação com o PS o melhor que deve fazer é arrumar as botas porque a candidata dos socialistas alpiarcenses já há muito sabe que será apenas uma  modesta vereadora  na  oposição

OTL / CAF PÁSCOA 2017


VIAGEM A MORA
com visita ao Fluviário de Mora e ao Núcleo Interpretativo do Megalitismo.

«CMA»

Paulo Sardinheiro é o candidato do PSD à Câmara de Alpiarça


O candidato do PSD à Câmara Municipal de Alpiarça nas eleições autárquicas deste ano será Paulo Duarte Sardinheiro, eleito deputado à Assembleia Municipal deste concelho em 2013 pela coligação PSD/MPT.
Numa altura em que o partido ainda não definiu se avança em coligação e, se sim, com que partido (uma assembleia de militantes votou, no final de fevereiro, a disponibilidade para uma aliança com o PS), Paulo Sardinheiro, 43 anos, licenciado em Gestão e Organização de Empresas, militante do PSD, passa a liderar uma candidatura que há quatro anos conseguiu eleger um vereador.

O vereador eleito em 2013, Francisco Cunha, afirmou, há cerca de um mês, que não se recandidataria por “opção pessoal e profissional” e por querer “deixar a porta aberta a outras pessoas que decidam avançar para tirar Alpiarça do marasmo”.

Em outubro, a maioria CDU remeteu para o Ministério Público um pedido de perda de mandato na sequência da declaração de insolvência pessoal de Francisco Cunha decretada pela secção de Comércio da Comarca de Santarém em agosto.

Numa entrevista recente, Paulo Sardinheiro afirmou que estas notícias “afetam essencialmente [o atual vereador] como pessoa”, assegurando que o movimento Todos por Alpiarça (TPA), que sustentou a candidatura, “está bem e a preparar o próximo” desafio autárquico, “vital para este concelho dado o retrocesso acelerado em que Alpiarça mergulhou nos últimos sete anos”.

Na sequência da assembleia de militantes realizada no final de fevereiro, o PSD local emitiu um comunicado afirmando ter ficado “validada”, entre os cerca de 20 militantes presentes, “a possibilidade e vontade de integrar uma coligação com o PS com o objetivo de criar um projeto forte que impeça a hipotética reedição da vitória da CDU e que, por outro lado, posicione definitivamente Alpiarça no caminho do desenvolvimento”.

O presidente da distrital social-democrata de Santarém, Nuno Serra, disse hoje à Lusa que, “neste momento, ainda não estão definidos os moldes da candidatura”.

Nas eleições de 2013, a CDU obteve 53,61% dos votos, conquistando três mandatos, o PS 21,25% e um eleito e o TPA 18,92% e um eleito, num concelho que tinha 6.520 eleitores inscritos.
«Lusa»

quinta-feira, 13 de abril de 2017

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA APP DO MUNICÍPIO DE ALPIARÇA



A APP do Município de Alpiarça surge de um projeto no âmbito da CIMLT, chamado Lezíria 360°.
Sendo a mobilidade um dos fatores de mudança social com maior impacto no dia-a-dia, os dispositivos móveis têm-se imposto, ao longo dos tempos, como um equipamento de trabalho e informação privilegiada, onde é possível reunir informação de forma mais direta e simples. 
Assim pretende-se com esta componente obter uma aplicação que permita num único dispositivo fornecer uma visão 360.º do Município com acesso aos serviços mais importantes, aplicação essa que permitirá uma relação de proximidade com o cidadão, munícipe, visitante, turista e investidor. A disponibilização de tal aplicação será gratuita e funcionará em dispositivos móveis (Smartphone e Tablet) para as plataformas Android, IoS e Windows, possibilitando acesso aos serviços disponibilizados a qualquer hora e em qualquer lugar. 
Salienta-se que esta aplicação integrará informação até agora disponível via web nas plataformas já existentes no site do Município (por exemplo, Portal das Sugestões, Notícias e Agenda), bem como informação a ser disponibilizada que fará interligação no futuro com o ERP do Município (Serviços Online). Refere-se ainda que permitirá a receção de notificações dos vários atores municipais de proteção civil.

Destacamos as principais funcionalidades: 
Notificações, incluindo editais e outros documentos; 
Calendário de eventos e notícias; 
Informações turísticas incluindo: onde comer, ficar, visitar, gastronomia. 
Área reservada aos serviços do Município 
a. Serviços georreferenciados: Contacte-nos, portal das sugestões e recolha de monos 
b. Pedido de audiência, proteção civil.

Resultados e efeitos esperados da componente 
a) Centralização e simplificação na consulta de informação relevante do Município; 
b) Utilização das TIC, nomeadamente para os dispositivos móveis, colocando o Município “dentro” de Smartphone e Tablets, proporcionando uma visão 360º sobre o mesmo. 
c) Utilização massiva das TIC, ao serviço da melhoria da qualidade de vida das populações, disponibilizando informação e serviços em diversos domínios; 
d) Utilização de georreferenciação em todos os serviços disponibilizados. 
e) Maior proximidade dos munícipes e empresas, através de uma aplicação como foco exclusivo nos munícipes, visitantes, turistas e investidores. 
f) Promover o aumento da eficiência e da qualidade no relacionamento com os cidadãos e empresas, através da qualidade dos serviços prestados e uma maior proximidade; 
g) Interoperabilidade com outras plataformas e áreas.

Para fazer a instalação basta fazer uma pesquisa por “Alpiarça” nas respectivas lojas de APP'S de cada sistema operativo.
Na Google Store (play Store) – para Andriod
APP Store – para IOS
Loja – para Windows Phone

Uma vez instalada a APP é possível aceder aos seus conteúdos fazendo um registo através de um email e uma password, login direto através do facebook, google+ ou de uma conta windows (o registo é feito através de uma dessas redes não sendo necessário criar uma nova conta) ou simplesmente entrar sem efetuar o login (o que irá limitar a navegação dentro de certas áreas como o envio de mensagens ou relato de ocorrências, assim como não permitirá a receção de notificações e mensagens)

A primeira área do APP reporta-se às informações informações gerais, como o módulo de proteção civil que dá informação da temperatura o dia, ou o grau de risco de incêndios, a agenda que permite ter acesso a eventos previstos e as notícias publicadas no site do Município.
O separador “Município” tem informação geral sobre o concelho, a sua localização e os contactos úteis do Município e demais entidades.

O Separador “Em Alpiarça” tem a informação mais direcionada para quem nos visita:
Os locais de interesses para visitar, com horários, preçários, localização e serviços disponíveis.
Os restaurantes do concelho, com contactos e localização e dias de descanso semanal
(estamos recetivos a colocar também as ementas desde os proprietários assim o entendam.)
Os locais onde pernoitar, também com as mesmas informações.
Referenciamos também todas as infraestruturas desportivas com a respetiva localização, modalidades praticáveis, horários, regras de utilização e preçários.
Disponibilizamos também informação sobre a Gastronomia Local, com diversas receitas tradicionais e sobre todas as adegas e casas de vinhos do concelho (para as quais também adicionar as marcas de vinho comercializadas e/ou outros serviços que pretendam divulgar).

O Separador “Vi(ver)” está mais diretamente organizado para as pessoas que vivem em Alpiarça.
Divide a informação entre a área cultural, com os serviços que podem ser contratados na Casa dos Patudos (aluguer de espaços) e os serviços da Biblioteca Municipal, a área da Educação e Ação Social, permitindo através dos Serviços de Educação (a consulta escolas existentes, o serviço de refeições escolares, acesso a regulamentos de ação social escolar, CAF e AAAF, assim com o acesso à Plataforma SIGA2E, que permite a gestão das refeições e assiduidades, consulta de saldos e pagamento de refeições entre outras funcionalidades relacionadas com a frequência escolar dos educando) e através dos Serviços de Ação Social à consulta de regulamentos, projetos em cursos e horários de atendimento dos serviços.
Na área do Desporto, permite a consulta dos programas desportivos implementados e a quem se destinam.

No Separador “Serviços” encontramos uma série de funcionalidades que permitem uma maior interação entre o Município e os seus municípes como é exemplo o Portal das Sugestões/Ocorrências, onde cada Munícipe pode através desta APP tirar uma foto por exemplo de um buraco nas estrada, adicionar a localização e enviar diretamente para o serviço competente, sem ter de se dirigir aos Paços do Concelho para preencher requerimentos. 
Neste separador encontra-se também uma funcionalidade que permite solicitar e agendar a Recolha de um Mono exatamente da forma, sem ter que se dirigir aos serviços do Município.
Permite ainda aos munícipes o envio de mensagens com sugestões ou pedidos de informação, mesmo quando não sabem a quem se dirigir.
No entanto estas funcionalidades por uma questão de retorno do contacto, só estão disponíveis para quem faz o Login através do email ou de qualquer uma das redes sociais disponíveis.

Esta APP funciona também no sentido inverso pois permite ao Município através do envio de notificações push up, enviar aos munícipes alertas acerca dos eventos que se vão realizando ou sobre algum corte de estrada, ou previsão de mau tempo.
«CMA»

NOVA MÉDICA COLOCADA NO CENTRO DE SAÚDE DE ALPIARÇA


O Centro de Saúde de Alpiarça conta com uma nova médica de família desde o passado dia 10 de Abril. 
Esta profissional integra o quadro do Centro de Saúde e vem substituir de forma permanente a médica de nacionalidade cubana que garantiu este serviço nos últimos 2 anos.
Para atendimento dos utentes que ainda não têm médico de família atribuído, estão a ser realizadas CONSULTAS DE REFORÇO nas tardes das Quartas e nas manhãs das Quintas-feiras.
Neste momento, com 980 utentes sem médico de família atribuído, o Centro de Saúde de Alpiarça apresenta uma situação que é, comparativamente, das menos graves em toda a área do ACES Lezíria.
Tal situação não deixa de exigir a mobilização da Câmara Municipal de Alpiarça -- assumindo o sentido do sentimento da sua população e das estruturas que representam os utentes -- para continuar a ser mantida a exigência ao Governo/Ministério da Saúde da colocação de mais um médico que garanta a cobertura com médico de família a todos os alpiarcenses, cumprindo assim o inscrito na Constituição da República Portuguesa.

Operador turistico vai trazer autocarros de turistas a 4 concelhos da região


Um dos principais operadores de autocarros de turismo inicia esta quinta-feira, 13 de abril, um percurso turístico que te como objetivo trazer turistas a partir de Lisboa para visitarem 4 concelhos da região: Almeirim, Benavente, Salvaterra de Magos e Santarém.
Na semana passada já se realizou uma primeira visita, neste caso, com agentes turísticos, havendo grande expectativa, dada a recetividade do programa, que este se possa estender para além de setembro.
«RR»

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Militar da GNR agredido por três homens em Alpiarça



Caso está sob investigação e ainda não foram feitas detenções. Militar agredido recebeu tratamento hospitalar mas já teve alta
Um militar da GNR, fora de serviço, foi terça-feira agredido por três homens em Alpiarça e recebeu tratamento hospitalar, não se conhecendo ainda as razões da agressão, que estão a ser investigadas, segundo fonte da guarda.
A fonte da GNR disse que o militar agredido se encontrava à civil e que foi abordado às 19.47 por três homens que o atacaram numa via pública.
O militar recebeu tratamento hospitalar, mas já saiu da unidade de saúde.
O caso está a ser investigado, não existindo até ao momento qualquer detenção no seguimento da agressão, adiantou a mesma fonte.
«dn»

terça-feira, 11 de abril de 2017

Reunião de trabalho com a Águas do Ribatejo EM


Reunião de trabalho com a Águas do Ribatejo EM, representada pelo director-geral e pelo director financeiro, para discutir as prioridades de investimento do Município de Alpiarça aos níveis dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento no próximo contrato de gestão delegada 2018-22.
«CMA»

VÍDEO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA DE 07-04-2017


segunda-feira, 10 de abril de 2017

80 MIL EUROS INVESTIDOS NA FORMAÇÃO SUPERIOR DOS JOVENS DO CONCELHO DE ALPIARÇA NOS ÚLTIMOS ANOS

Pelo 8° ano consecutivo, a Câmara Municipal de Alpiarça procedeu à entrega das 15 Bolsas de Estudo referentes a 2016/17 atribuídas a alunos do concelho que ingressaram e/ou frequentam cursos em estabelecimentos do ensino superior, no valor global de 10.000€.
Desde 2010, a Câmara Municipal de Alpiarça investiu já 80.000 euros na educação superior dos jovens do concelho, através da atribuição das Bolsas.
As 15 bolsas de estudo entregues na passada sexta-feira, dia 7 de Abril, estão divididas por 3 escalões. Este ano, uma vez mais, foram contemplados todos os candidatos que se enquadravam no regulamento de atribuição de bolsas de estudo.
Não sendo uma competência directa dos Municípios o apoio financeiro aos estudantes universitários, a Câmara Municipal de Alpiarça continua a optar por investir um valor considerável dos seus recursos financeiros nesta medida de valorização dos nossos jovens e das suas familias.
CMA

domingo, 9 de abril de 2017

Os ressabiados da Esquerda

Por. V. Vidigal

Andam por ai uns “ressabiados” os  chutados pela “esquerda” que só sabem criar “casos políticos” onde não existem.

Porque nem os partidos da esquerda os quiseram por não serem   “grande coisa” agora querem nos fazer crer que a barragem está uma desgraça.
Esquecem-se é de dizer que há dois anos morreram centenas de peixes nas águas da albufeira mas que no ano passado nem um morreu.
Esquecem-se, porque não sabem, de que na zona de lazer próxima do parque de estacionamento onde estão duas mesas no placard que lá está colocado, estão bem visíveis os resultados das últimas análises feitas às águas da barragem por um organismo independente.
Nada há a apontar à qualidade da água.
Mas esta gente, esta espécie de ressabiados, ainda acredita que alguém acredita neles e no que apregoam?

Pobre gente!

ARTIGO DE OPINIÃO: As entrevistas da semana

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça


As entrevistas da semana

A semana política fica claramente marcada pelas entrevistas de António Costa e de Pedro Passos Coelho. Passo Coelho na tentativa de retirar a liderança da oposição a Marques Mendes tem em horário nobre a oportunidade de demonstrar o que ainda não tinha sido capaz de fazer desde que está na oposição. Não tendo eu nenhuma simpatia pelo PSD, reconheço a sua importância e representatividade no nosso país. A coisa correu mal e chegou ao ponto de o próprio entrevistador José Gomes Ferreira ser até deselegante com Passos Coelho com afirmações sobre a candidatura do PSD à Câmara Municipal de Lisboa. Mas a verdade é que tal como se pensava, ele está mesmo perdido, discute ferozmente assuntos onde ele e o seu governo são responsáveis, não apresenta opções para nada, não se defende relativamente ás eleições autárquicas fazendo até parecer que nenhuma importância política tem para a vida de um partido e termina dando bicadas no Presidente da República, que mais do que o próprio cargo que ocupa é o político mais popular no nosso país (e atenção que com isto não quero dizer que o Presidente da República não deve ser criticado, agora é preciso perceber se isso favorece minimamente o PSD, o que eu duvido). Quanto à entrevista de António Costa é de todo demonstrativa da sua personalidade de líder e da sua forma de estar no centro de toda a actividade política, demonstrando crença de que esta solução governativa é favorável hoje e poderá ser de futuro. Demonstrou, e bem, a sua confiança no Ministro das Finanças, Mário Centeno, informando que existiu realmente uma sondagem para que presidisse o Eurogrupo, o que é para mim uma óptima notícia mesmo não se concretizando.

Falta de vontade de se defenderem


Felizmente o bom tempo está de volta, e digo felizmente pelo quanto é agradável, mas também por ser muito positivo para Alpiarça. Já é facilmente visível o aumento do número de pessoas na zona da Barragem dos Patudos e nas caminhadas que tenho realizado em seu redor, são inúmeras as pessoas com quem me cruzo, sendo que muitas delas não são do nosso concelho. Acho estranho que os erros não sejam corrigidos e não se resolvam os problemas deste espaço. O erro principal está no excesso de secretismo sobre determinadas matérias deixando sempre a ideia de que os problemas são graves, de onde saem as águas da estação de tratamentos? Que componentes tem essa água? Com que produto estamos a tratar as águas da barragem? Mas porquê tanto segredo? Pessoalmente não duvido nada dos problemas da barragem. Porque não esclarecer tudo de uma vez chamando as Águas do Ribatejo para explicar todos os processos? Até porque são presidentes de câmara a presidir as Águas do Ribatejo e, com toda a certeza pessoas com tantas responsabilidades não iriam faltar à verdade. Há dúvidas que me ficam e algumas, talvez, com respostas abonatórias para o actual executivo municipal, inclusivamente, se por exemplo algumas das visíveis descargas na barragem não serão simplesmente o tratamento que está a ser colocado? E já agora que tratamento é esse? Eu não digo que o é, mas também não tenho como dizer que não é. A pergunta final é, porquê tanta dificuldade em dizer a verdade?