quinta-feira, 13 de abril de 2017

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA APP DO MUNICÍPIO DE ALPIARÇA



A APP do Município de Alpiarça surge de um projeto no âmbito da CIMLT, chamado Lezíria 360°.
Sendo a mobilidade um dos fatores de mudança social com maior impacto no dia-a-dia, os dispositivos móveis têm-se imposto, ao longo dos tempos, como um equipamento de trabalho e informação privilegiada, onde é possível reunir informação de forma mais direta e simples. 
Assim pretende-se com esta componente obter uma aplicação que permita num único dispositivo fornecer uma visão 360.º do Município com acesso aos serviços mais importantes, aplicação essa que permitirá uma relação de proximidade com o cidadão, munícipe, visitante, turista e investidor. A disponibilização de tal aplicação será gratuita e funcionará em dispositivos móveis (Smartphone e Tablet) para as plataformas Android, IoS e Windows, possibilitando acesso aos serviços disponibilizados a qualquer hora e em qualquer lugar. 
Salienta-se que esta aplicação integrará informação até agora disponível via web nas plataformas já existentes no site do Município (por exemplo, Portal das Sugestões, Notícias e Agenda), bem como informação a ser disponibilizada que fará interligação no futuro com o ERP do Município (Serviços Online). Refere-se ainda que permitirá a receção de notificações dos vários atores municipais de proteção civil.

Destacamos as principais funcionalidades: 
Notificações, incluindo editais e outros documentos; 
Calendário de eventos e notícias; 
Informações turísticas incluindo: onde comer, ficar, visitar, gastronomia. 
Área reservada aos serviços do Município 
a. Serviços georreferenciados: Contacte-nos, portal das sugestões e recolha de monos 
b. Pedido de audiência, proteção civil.

Resultados e efeitos esperados da componente 
a) Centralização e simplificação na consulta de informação relevante do Município; 
b) Utilização das TIC, nomeadamente para os dispositivos móveis, colocando o Município “dentro” de Smartphone e Tablets, proporcionando uma visão 360º sobre o mesmo. 
c) Utilização massiva das TIC, ao serviço da melhoria da qualidade de vida das populações, disponibilizando informação e serviços em diversos domínios; 
d) Utilização de georreferenciação em todos os serviços disponibilizados. 
e) Maior proximidade dos munícipes e empresas, através de uma aplicação como foco exclusivo nos munícipes, visitantes, turistas e investidores. 
f) Promover o aumento da eficiência e da qualidade no relacionamento com os cidadãos e empresas, através da qualidade dos serviços prestados e uma maior proximidade; 
g) Interoperabilidade com outras plataformas e áreas.

Para fazer a instalação basta fazer uma pesquisa por “Alpiarça” nas respectivas lojas de APP'S de cada sistema operativo.
Na Google Store (play Store) – para Andriod
APP Store – para IOS
Loja – para Windows Phone

Uma vez instalada a APP é possível aceder aos seus conteúdos fazendo um registo através de um email e uma password, login direto através do facebook, google+ ou de uma conta windows (o registo é feito através de uma dessas redes não sendo necessário criar uma nova conta) ou simplesmente entrar sem efetuar o login (o que irá limitar a navegação dentro de certas áreas como o envio de mensagens ou relato de ocorrências, assim como não permitirá a receção de notificações e mensagens)

A primeira área do APP reporta-se às informações informações gerais, como o módulo de proteção civil que dá informação da temperatura o dia, ou o grau de risco de incêndios, a agenda que permite ter acesso a eventos previstos e as notícias publicadas no site do Município.
O separador “Município” tem informação geral sobre o concelho, a sua localização e os contactos úteis do Município e demais entidades.

O Separador “Em Alpiarça” tem a informação mais direcionada para quem nos visita:
Os locais de interesses para visitar, com horários, preçários, localização e serviços disponíveis.
Os restaurantes do concelho, com contactos e localização e dias de descanso semanal
(estamos recetivos a colocar também as ementas desde os proprietários assim o entendam.)
Os locais onde pernoitar, também com as mesmas informações.
Referenciamos também todas as infraestruturas desportivas com a respetiva localização, modalidades praticáveis, horários, regras de utilização e preçários.
Disponibilizamos também informação sobre a Gastronomia Local, com diversas receitas tradicionais e sobre todas as adegas e casas de vinhos do concelho (para as quais também adicionar as marcas de vinho comercializadas e/ou outros serviços que pretendam divulgar).

O Separador “Vi(ver)” está mais diretamente organizado para as pessoas que vivem em Alpiarça.
Divide a informação entre a área cultural, com os serviços que podem ser contratados na Casa dos Patudos (aluguer de espaços) e os serviços da Biblioteca Municipal, a área da Educação e Ação Social, permitindo através dos Serviços de Educação (a consulta escolas existentes, o serviço de refeições escolares, acesso a regulamentos de ação social escolar, CAF e AAAF, assim com o acesso à Plataforma SIGA2E, que permite a gestão das refeições e assiduidades, consulta de saldos e pagamento de refeições entre outras funcionalidades relacionadas com a frequência escolar dos educando) e através dos Serviços de Ação Social à consulta de regulamentos, projetos em cursos e horários de atendimento dos serviços.
Na área do Desporto, permite a consulta dos programas desportivos implementados e a quem se destinam.

No Separador “Serviços” encontramos uma série de funcionalidades que permitem uma maior interação entre o Município e os seus municípes como é exemplo o Portal das Sugestões/Ocorrências, onde cada Munícipe pode através desta APP tirar uma foto por exemplo de um buraco nas estrada, adicionar a localização e enviar diretamente para o serviço competente, sem ter de se dirigir aos Paços do Concelho para preencher requerimentos. 
Neste separador encontra-se também uma funcionalidade que permite solicitar e agendar a Recolha de um Mono exatamente da forma, sem ter que se dirigir aos serviços do Município.
Permite ainda aos munícipes o envio de mensagens com sugestões ou pedidos de informação, mesmo quando não sabem a quem se dirigir.
No entanto estas funcionalidades por uma questão de retorno do contacto, só estão disponíveis para quem faz o Login através do email ou de qualquer uma das redes sociais disponíveis.

Esta APP funciona também no sentido inverso pois permite ao Município através do envio de notificações push up, enviar aos munícipes alertas acerca dos eventos que se vão realizando ou sobre algum corte de estrada, ou previsão de mau tempo.
«CMA»

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