quinta-feira, 23 de novembro de 2017

DESPORTO




25 De Novembro
Sábado 
FUTEBOL
9h30m - CD Águias x Footkart (Infantis)
11h - CD Águias x AC Santarém (Sub11)
Estádio Municipal
--JOGOS FORA--
9h30m - AC Santarém x CD Águias (Sub 10)
Campo Escola Agraria
17h30m - Soccer Scallabis x CD Águias (Juvenis)
Campo se Santa Iria

26 De Novembro
Domingo 
PESCA
9h - Pesca Desportiva
Barragem dos Patudos

terça-feira, 21 de novembro de 2017

A Barragem está com a água esverdeada?



A forma como alguns abordam a actual situação da Barragem dos Patudos diz quase tudo sobre os níveis de inconsistência, de falta de coerência e da demagogia com que intervêm nos mais diversos assuntos da nossa vida colectiva.
Para esses, o que é nosso, o que é feito em Alpiarça e pelos alpiarcenses -- pelas colectividades ou entidades locais, escolas, clubes, empresas, acima de tudo quando da responsabilidade das autarquias -- nunca presta para nada.
Mesmo quando a evidência mostra o inverso e os resultados são positivos por si só ou em comparação com outras realizações ou realidades próximas e semelhantes, comparáveis, portanto.
É o que se passa com a Barragem dos Patudos. A Barragem está com a água esverdeada? Está. Está a sofrer um processo de eutrofização, desde há mais de 15 anos, sem que durante 12 anos tenha sido feita alguma coisa para a recuperar? Está. Está com os niveis de água por aí abaixo e com peixes mortos, como já aconteceu noutro tempo e acontece noutros locais da região e do País? Não. Está numa situação pior que a esmagadora maioria de reservatórios de água similares por todo o País, inclusive aqueles que servem para abastecimento de água às populações de muitas vilas e cidades? Não está, de facto.
Num dos anos mais secos desde que há registos, com um Verão a prolongar-se por quase nove meses sem uma gota de água da chuva, as notícias dão-nos um quadro muito preocupante de seca extrema em todo o País, registando algumas barragens e reservatórios importantes níveis de 9%, 10%, 20%, sendo vários núcleos populacionais e explorações agrícolas abastecidos por auto-tanques.
A Barragem dos Patudos, muito pelo contrário, graças ao esforço e ao investimento dos alpiarcenses através do seu Município, sem o apoio que deveria ser disponibilizado pelo Governo, é regularmente cuidada, objecto de limpeza de bermas e margens e de tratamento da sua massa de água através de um processo microbiológico, passando pela injecção de água fresca, daqui resultando níveis de enchimento a uma cota de100%.
Por tudo isto, continuando a ser motivo de preocupação e razão de insistentes contactos que permitam compromissos e apoio à intervenção de limpeza de fundo necessária, a nossa Barragem dos Patudos merece agora o carinho e o investimento do Município de Alpiarça no sentido de a recuperar, e apresenta-se com o seu plano de água a níveis máximos, mantendo-se como importante elemento de atractividade ao nosso concelho.
«Texto e fotos de Mário Pereira»

ARVOREDO DA AVENIDA DA CASA DO POVO PRECISA DE SER PODADO


A “Avenida da Casa do Povo” possui um dos mais lindos arvoredos de Alpiarça mas "vai para mais de três anos que as árvores não são podadas" conforme informou um morador ao NA.
Daqui o aumento dos ramos e respectiva folhagem que continua a aumentar dia após dia  fazendo com que à noite quase  tape a iluminação  da avenida.
Uma situação que não agrada a alguns dos residentes porquanto em certos locais dos passeios já se torna perigoso circular.
Com o arvoredo por podar e com ramos e folhagem enorme todo o encanto da avenida deixa de existir.

Com a falta de poda “muitos dos ramos entram pelas frontarias de algumas casas” o que leva alguns moradores a lamentar esta situação. 

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA




ARTIGO DE OPINIÃO: Total apatia

Por:
RODOLFO COLHE
Presidente da Juventude Socialista de
Alpiarça


Total apatia

Já ultrapassamos em mais de um mês e meio as eleições autárquicas, tempo mais que suficiente para perceber que pouco ou nada irá mudar, certo é que já mudaram na orgânica interna do município, no que diz respeito aos funcionários mais do que no que diz respeito ao município.
No que diz respeito aos funcionários do município a alteração é natural, uma vez que o número de encarregados que a maioria CDU já promoveu durante os seus últimos mandatos no poder é de todo anormal. No entanto, espero que as pessoas “promovidas” tenham muita sorte no desempenho dessas funções porque provavelmente precisarão dela para compensar as dificuldades do executivo. Confesso que apesar de achar que existem muitos indivíduos qualificados na CMA, para mim não são naturais tantas alterações em todos os mandatos. Isso só se deve ao facto de a gestão do pessoal por parte do executivo ser tão pouco criteriosa e nem sempre ter por conta em exclusivo a competência. Para que não pareça uma crítica aos funcionários, reforço que os funcionários não têm culpa absolutamente nenhuma desta troca de cadeiras, e para que conste não foi apenas a CDU que fez promessas a funcionários e a precários com passagens pela autarquia, mexendo com os sentimentos das pessoas que muitas vezes passam por dificuldades.
Mais preocupante que tudo isso, é a falta de alteração da dinâmica, ou seja, estamos parados. E parados vamos continuar, imagino até porque, que eu saiba e assumo caso esteja errado, nada está sequer planeado para que a época natalícia se faça sentir em Alpiarça. O ano passado propus neste espaço de opinião um concurso de montras que obrigasse as pessoas a ir ao comércio da nossa terra, o executivo municipal (não acredito que por via dessa minha proposta) enviou uma carta aos comerciantes para embelezarem as montras propondo algo similar a um concurso. Claramente a ideia do executivo não resultou, e em nada ajudou o comércio e a época natalícia. Confesso que me preocupa esta falta de actividade em Alpiarça, não só porque demonstram falta de ideias mas principalmente porque na minha opinião esta falta de dinâmica do concelho afasta os jovens e não atrai ninguém para o concelho.

Aqueles em quem o povo depositou a sua confiança, que cumpram ou façam cumprir o prometido para que Alpiarça volte a ser um lugar bem mais agradável de viver.