sábado, 4 de abril de 2020

ALPIARÇA PRODUZ VISEIRAS DE PROTEÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE BOMBEIROS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DE SERVIÇOS ESSENCIAIS



Os serviços do Município de Alpiarça estão desde há vários dias a produzir viseiras de proteção em impressora 3D que estão já a ser distribuídas pelo corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça e que serão de seguida entregues aos profissionais do Centro de Saúde, dos lares e dos serviços essenciais da autarquia.
A produção destes materiais segue ao ritmo que é tecnicamente possível (mais ou menos 1 viseira produzida por cada hora) e de acordo com a disponibilidade da matéria-prima necessária.
A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) está também a produzir este tipo de equipamento de proteção para cedência prioritária ao Hospital Distrital de Santarém, utilizando as impressoras 3D do projeto PiiCiE LT.
CMA

sexta-feira, 3 de abril de 2020

APELO À POPULAÇÃO DE ALPIARÇA



Os nossos trabalhadores de recolha de resíduos e higienização do espaço público continuam na linha da frente para garantir a prestação do serviço.
Para que estes trabalhadores possam continuar a desempenhar as suas funções da melhor forma, e possam ser salvaguardados o seu bem estar e o das suas familias, solicito o apoio, a colaboração e o respeito de todos nós.

As nossas equipas de recolha têm-se deparado com deposição de sacos de lixo no chão junto aos contentores verificando-se que os mesmos ainda se encontram com capacidade disponível. A deposição no chão, contribui para promover a sujidade do espaço público e coloca sérios problemas de higiene e de risco para a saúde.
Estas equipas que diariamente saem à rua no desempenho das suas funções para que todos possamos ultrapassar este momento de pandemia são imprescindíveis.

Tendo em conta as medidas de mitigação do coronavírus, adote cuidados reforçados no acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos:
Coloque os resíduos em sacos bem fechados para evitar fugas ou derrames e deposite-os dentro do contentor.
Nunca deposite resíduos indiferenciados ou seletivos fora dos contentores existentes.
Em virtude da pandemia faça a deposição do lixo a partir das 18h00, evitando desta forma que os detritos permaneçam na via pública por períodos prolongados.
Neste período particularmente sensível no que respeita à mitigação do Covid-19, evite a deposição na via pública de detritos volumosos, vulgarmente designados de “MONOS”, bem como de resíduos verdes.

Sugerimos que lave e desinfete as mãos depois de depositar os seus resíduos. Seja previdente e solidário.
A manutenção da recolha dos resíduos nunca foi tão importante como no atual momento.
A colaboração de todos é crucial, adotem comportamentos solidários e responsáveis.

Juntos vamos conseguir !!!
O Vereador do Pelouro
Carlos Jorge Pereira


CAF DE PÁSCOA 2020 | PLATAFORMA ONLINE




CAF DE PÁSCOA 2020 | PLATAFORMA ONLINE
EXPLORE COM OS SEUS FILHOS E PARTILHE NAS REDES SOCIAIS COM OS SEUS AMIGOS E FAMÍLIA!

O Município de Alpiarça desenvolveu através do seu Gabinete de Educação, no âmbito da CAF Páscoa 2020, uma plataforma que promove atividades online, dada a impossibilidade de estas serem realizadas presencialmente.

Neste momento de contingência em que as Escolas estão fechadas e devemos manter-nos sempre em casa, é essencial que também tenhamos tempo para brincar. Seja na varanda, no quintal, ou na sala de estar, existem muitas coisas que podemos fazer.

Criámos esta página para que diariamente possamos partilhar atividades, brincadeiras, experiências.
Estamos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, para que estes dias em casa sejam os melhores de sempre!

VAMOS DIVERTIMO-NOS JUNTOS! CADA UM NA SUA CASA!



quinta-feira, 2 de abril de 2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA Dr. Mário Fernando Pereira




"2 DE ABRIL - DIA DO CONCELHO DE ALPIARÇA
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA Dr. Mário Fernando Pereira
2 de Abril de 2020

Caros conterrâneos Alpiarcenses,

Hoje é 2 de Abril – Dia do concelho de Alpiarça e feriado municipal. Independentemente do momento difícil que vivemos, os Alpiarcenses estão de parabéns! Aliás, também muito pela resposta positiva que estão a dar perante a dificuldade deste tempo, os Alpiarcenses estão de parabéns!

Passam 106 anos desde o Decreto que instituiu o nosso concelho, a 2 de Abril de 1914, culminando um processo de afirmação social e política e de desenvolvimento que justificou a autonomia municipal da nossa terra, permitindo que se constituísse como entidade autárquica.

Ao longo deste último século muitas gerações de Alpiarcenses, muitas mulheres e homens deram vida a este sonho de autonomia, concretizando-o, tornando-o realidade: pelo trabalho produtivo, criando riqueza e desenvolvimento; pela dedicação a causas de mobilização colectiva e de serviço aos outros; pela determinação com que abordaram inúmeros problemas e necessidades comuns e transformaram o concelho para melhor; pelas ideias progressistas; e pela valorosa história de luta contra a exploração e a opressão, pela liberdade, a democracia, o progresso social – aspectos que tornaram Alpiarça símbolo e referência no País.

Numa outra situação, naturalmente que hoje estaríamos em festa, comemorando com diversas iniciativas esta data maior do calendário da nossa comunidade. Teríamos ouvido os tradicionais morteiros anunciadores do feriado municipal, logo pelo início da madrugada; teríamos ao longo do dia actividades com música e diversos espectáculos de animação, envolvendo a população; realizaríamos a sessão comemorativa formal, com a habitual entrega das Medalhas Municipais, reconhecendo os que, de entre todos, mais se destacaram aos diversos níveis da nossa vida colectiva; teríamos a inauguração e a reabertura do Mercado Municipal e do Largo Dr. José António Simões, requalificados, após as obras que têm decorrido nos últimos meses; teríamos o arranque do 1ª Festival Gastronómico de Alpiarça, até ao próximo Domingo, nesse espaço mais bonito e acolhedor do Mercado Municipal requalificado, com a mostra e degustação dos pratos mais tradicionais do nosso povo, com a devida animação cultural.

Mas o combate à pandemia do CoVid-19 não o permite. A dura realidade obriga-nos a todos a um outro programa, muito diferente. A exigência do momento faz-nos viver este Dia 2 de Abril como mais um dia de resistência, de combate à doença e de agilização de formas de apoio aos que neste quadro mais precisam.

Os Alpiarcenses têm-se mostrado à altura das enormes exigências que se nos colocam; têm dado uma resposta muito positiva de forma a podermos em conjunto ultrapassar as dificuldades. Desde logo demonstrando um comportamento geral de responsabilidade e de civilidade perante os apelos ao recolhimento e à colaboração neste desígnio comum. Mas também com mostras de enorme determinação e solidariedade por parte de muitos que têm de continuar a trabalhar em sectores fundamentais para a vida do concelho, na ajuda aos outros e no funcionamento do País.

Os trabalhadores das autarquias locais – Município e Freguesia – têm dado um exemplo notável de empenho, solidariedade e comprometimento para com o serviço público, para com a população, a todos os níveis, e contam com o apoio activo de todos os eleitos do Poder Local democrático nos órgãos autárquicos.

Estamos confiantes que este espírito de mobilização e de solidariedade se irá manter durante a fase mais difícil desta luta e que irá perdurar no momento seguinte, de desejável recuperação.

Este ano é assim o nosso Dia 2 de Abril – feriado municipal de Alpiarça.
Para o ano que vem terá de ser – será certamente – bem melhor!
Juntos vamos conseguir!

Viva o concelho de Alpiarça!
Viva Portugal!"

segunda-feira, 30 de março de 2020

ÁGUAS DO RIBATEJO APROVA MEDIDAS DE APOIO NO VALOR DE 500.000 EUROS



A situação que vivemos atualmente, derivada da pandemia da Covid-19, foi o tema principal da reunião que juntou os Presidentes das sete Câmaras Municipais que integram a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (Almeirim, Alpiarça. Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas) no passado Sábado, dia 28 de março.
Para além das implicações em matéria de saúde pública, esta pandemia veio provocar um conjunto alargado e variado de constrangimentos à vida das famílias, empresas e instituições, alguns dos quais com forte impacto na sua situação económico-financeira.
Assim, neste momento difícil, e com base no espírito de solidariedade e de responsabilidade social que têm sido pilares fundamentais na vida da Águas do Ribatejo, entendemos ser nosso dever apoiar aqueles que mais precisam, mitigando os impactos decorrentes da situação atual.
Esse apoio será materializado através de um pacote de medidas excecionais para apoio às famílias, às empresas e às instituições, cujo impacto financeiro rondará os 500.000 euros para os próximos 3 meses. que mereceu a aprovação, por unanimidade, na reunião que juntou os sete Presidentes de Câmara.
Para as famílias cujo rendimento tenha sofrido uma redução acentuada e que, por esse facto, se encontrem em situação de vulnerabilidade económico-financeira, será concedida uma isenção (total ou parcial) das tarifas fixas de abastecimento de água e de saneamento.
As empresas que, por imposição legal, se viram obrigadas a encerrar ou a reduzir significativamente a sua atividade, poderão beneficiar da isenção das tarifas fixas de água e saneamento.
Será ainda concedido um apoio às instituições e agremiações privadas de beneficência, culturais, desportivas, sem fins lucrativos e outras de interesse público, que se traduzirá na isenção das tarifas fixas de água e saneamento.
Estas medidas excecionais, para apoiar os mais afetados por esta pandemia de COVID-19 e pelos constrangimentos decorrentes do Estado de Emergência, representam um esforço significativo por parte da empresa, e poderão vir a implicar um ajustamento dos planos, nomeadamente em termos dos investimentos previstos para este ano.
De acordo com a posição manifestada pelos Presidentes de Câmara, a estas medidas poderão vir a juntar-se outras, no âmbito dos Resíduos Sólidos Urbanos, que carecem ainda de discussão nas respetivas Câmaras Municipais.
Importa ainda salientar que, para além destas medidas, a AR continua a ter disponível um Tarifário Social e um Tarifário para Famílias Numerosas.

FARMÁCIA? LIGUE 1400




  • Linha telefónica gratuita para encomenda de medicamentos
  • Utentes escolhem a farmácia, fármacos entregues em casa
  • Grupos de risco devem encomendar tudo à distância

Já está em funcionamento, em todo o continente e ilhas, a linha telefónica gratuita que garante o acesso a medicamentos com aconselhamento farmacêutico 24 horas por dia.

Quem necessitar de medicamentos basta ligar 1400, de qualquer rede móvel ou fixa, e fazer a sua encomenda. As chamadas são gratuitas. Há diversas modalidades de entregas ao domicílio garantidas em todo o país.

O 1400 é especialmente recomendado às pessoas que, pela sua idade ou condição de saúde, se devem abster de qualquer saída à rua durante a pandemia de COVID-19. Com uma chamada telefónica podem encomendar quaisquer medicamentos e produtos de farmácia. O centro de atendimento dará prioridade à satisfação dos pedidos de doentes crónicos e pessoas com mais de 60 anos.

A linha pode ainda ser usada para planear visitas à farmácia. O serviço 1400 garantirá a cada português que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde de que necessita, com especial atenção aos mais urgentes.

«As farmácias montaram em tempo record um serviço farmacêutico telefónico de abrangência nacional. Todos devemos evitar sobrecarregar a linha com pedidos desnecessários, para ser possível responder de imediato às necessidades urgentes e das pessoas mais frágeis», apela Paulo Cleto Duarte, presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

A escolha da farmácia cabe a cada cidadão. O atendimento telefónico informa quais as farmácias mais próximas com os medicamentos disponíveis. Antes de libertar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.

As farmácias garantem a dispensa de medicamentos ao domicílio, em todo o país, com serviços próprios, em pareceria com autarquias, IPSS e os CTT.

«A pandemia pode ter colocado em causa as visitas à farmácia, mas jamais o serviço farmacêutico completo e seguro. As farmácias continuam próximas de qualquer português, a cada segundo que passa», garante o presidente da ANF.

O serviço SAFE 1400 cumpre as boas práticas de farmácia e de distribuição, testadas em projetos-piloto que decorreram em Bragança e Loures.

Infetada teve alta hospitalar mas ninguém para a ir buscar




A mulher de Alpiarça que estava hospitalizada com COVID-19 teve alta este sábado, 28 de março, pouco antes das 12 horas, com ordens para ser colocada em isolamento profilático em casa, mas o próprio Hospital não se lembrou de assegurar o transporte para a sua residência.



A situação só se resolveu já durante a tarde, quando o marido, que também está isolado em casa com infeção pelo novo coronavírus, expôs a sua indignação nas redes sociais.
O homem, residente na Gouxaria, publicou na sua página no Facebook uma “carta aberta à sra. Ministra e diretora da saúde” onde expôs a sua indignação e revolta com a situação, e só a partir daí “começaram a telefonar uns para os outros, para resolver o problema”, segundo explicou o próprio à Rede Regional.
Após receber uma chamada do Hospital de Santarém a informar da alta, o marido, que não pode sair de casa por estar infetado, tentou assegurar transporte junto dos Bombeiros de Alpiarça, que alegaram não ter pessoal para assegurar o serviço, e de Almeirim, que não prestam este serviço no concelho vizinho.
Seguiram-se, segundo conta, a GNR, que o avisou que seria crime quebrar a quarentena para ir buscar a mulher, e o Serviço de Proteção Civil do município, que também não arranjou qualquer solução.
O próprio filho, que lhe tem estado a prestar assistência desde que foi colocado em isolamento, no passado dia 25 de março, também está impedido de ir buscar a mãe pelo risco de contágio.
“A situação só ganhou algum andamento quando falei mais alto com uma médica do hospital, porque eles têm que perceber que não podem empurrar uma pessoa para a rua desta maneira, ainda por cima com este problema de saúde”, relatou à Rede Regional.
Ao fim de várias horas, a mulher acabou por ser transportada numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Pernes, solicitada pelo Hospital.
A paciente, que esteve estes três dias internada sobretudo por precaução, uma vez que tem problemas de oxigenação no sangue, apresenta um quadro clínico favorável, e vai continuar a recuperação em casa, em situação de isolamento.
«Rede Regional»