segunda-feira, 30 de março de 2020

ÁGUAS DO RIBATEJO APROVA MEDIDAS DE APOIO NO VALOR DE 500.000 EUROS



A situação que vivemos atualmente, derivada da pandemia da Covid-19, foi o tema principal da reunião que juntou os Presidentes das sete Câmaras Municipais que integram a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (Almeirim, Alpiarça. Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas) no passado Sábado, dia 28 de março.
Para além das implicações em matéria de saúde pública, esta pandemia veio provocar um conjunto alargado e variado de constrangimentos à vida das famílias, empresas e instituições, alguns dos quais com forte impacto na sua situação económico-financeira.
Assim, neste momento difícil, e com base no espírito de solidariedade e de responsabilidade social que têm sido pilares fundamentais na vida da Águas do Ribatejo, entendemos ser nosso dever apoiar aqueles que mais precisam, mitigando os impactos decorrentes da situação atual.
Esse apoio será materializado através de um pacote de medidas excecionais para apoio às famílias, às empresas e às instituições, cujo impacto financeiro rondará os 500.000 euros para os próximos 3 meses. que mereceu a aprovação, por unanimidade, na reunião que juntou os sete Presidentes de Câmara.
Para as famílias cujo rendimento tenha sofrido uma redução acentuada e que, por esse facto, se encontrem em situação de vulnerabilidade económico-financeira, será concedida uma isenção (total ou parcial) das tarifas fixas de abastecimento de água e de saneamento.
As empresas que, por imposição legal, se viram obrigadas a encerrar ou a reduzir significativamente a sua atividade, poderão beneficiar da isenção das tarifas fixas de água e saneamento.
Será ainda concedido um apoio às instituições e agremiações privadas de beneficência, culturais, desportivas, sem fins lucrativos e outras de interesse público, que se traduzirá na isenção das tarifas fixas de água e saneamento.
Estas medidas excecionais, para apoiar os mais afetados por esta pandemia de COVID-19 e pelos constrangimentos decorrentes do Estado de Emergência, representam um esforço significativo por parte da empresa, e poderão vir a implicar um ajustamento dos planos, nomeadamente em termos dos investimentos previstos para este ano.
De acordo com a posição manifestada pelos Presidentes de Câmara, a estas medidas poderão vir a juntar-se outras, no âmbito dos Resíduos Sólidos Urbanos, que carecem ainda de discussão nas respetivas Câmaras Municipais.
Importa ainda salientar que, para além destas medidas, a AR continua a ter disponível um Tarifário Social e um Tarifário para Famílias Numerosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário