sábado, 29 de outubro de 2016

REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA REALIZADA NO DIA 28 DE OUTUBRO DE 2016

Vereadores da oposição de Alpiarça querem dar uma medalha de ouro à GNR



 “Vereadores da oposição de Alpiarça querem dar uma medalha de ouro à GNR por ter salvo de uma valente intoxicação alimentar o pescador que se preparava para comer peixes que tinha apanhado nas águas poluída da Barragem dos Patudos.

Os vereadores da oposição na Câmara de Alpiarça, que nunca se cansam de criticar a poluição da Barragem dos Patudos, querem que a autarquia atribua a medalha de ouro aos agentes da GNR que impediram que um pescador que tinha pescado vários peixes naquele local de apanhar uma valente intoxicação alimentar uma vez que o mesmo se preparava para os levar para casa a fim de os comer “Fritinhos com arroz de tomate” como confessou às autoridades. Apesar dos elogios os autarcas lamentam que os agentes tenham falhado ao voltarem a pôr os peixes na água poluída em vez de os levarem para um rio menos poluído. “Não há bela sem senão” referem no comunicado conjunto emitido sobre o assunto. (In ‘O Mirante’)

Tem inicio a Universidade de Outono da Federação do PS Santarém.

«Foto de Joaquim Rafael Gomes»

VAI COMEÇAR A ‘CONFUSÃO’ EM ALPIARÇA

Uma confusão causada pelo movimento das obras que Alpiarça vai ter brevemente



Obras de grande vulto que vão custar milhões de euros ao erário e cujos projectos foram apresentados pelo executivo da CDU.

A decorrer já estão os concursos das obras: ‘Remodelação do Mercado Municipal’; ‘Requalificação do Jardim Municipal’  em execução já se encontra o ‘Açude da Vala de Alpiarça’ e para o próximo Verão começam as obras de remodelação da ‘Escola José Relvas’ .

Obras que vão quebrar, pela positiva, o sossego no centro da Vila já que praticamente os investimentos se situam em vários locais de Alpiarça.

Segundo nos foi informado pelo executivo alguns melhoramentos de embelezamento também estão para surgir brevemente, nomeadamente na Zona Industrial de Alpiarça.





sexta-feira, 28 de outubro de 2016

NUNO PRATES novamente a divulgar a "Casa Museu dos Patudos"


No dia 3 de Novembro de 2016 vou estar em Lisboa, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, a divulgar a Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça através do Colóquio As Artes Decorativas no Contexto Museológico: Acervo dos Palácios e das Casas-Museu, com a comunicação: A azulejaria da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, no Contexto da Arquitectura de Raul Lino.

A ‘gerigonça alpiarcense’

Por: Virgilio Vidigal
 A gerigonça alpiarcense PS/TPA ainda não questionou o executivo da CDU como é que lhe foi atribuído três milhões de euros para a recuperação da Escola José Relvas, nem sabe como fazê-lo.

É muito dinheiro!

Até já há quem diga que dava para construir uma nova escola e outras há que dizem que por detrás deste jackpot está um “eterno e longo caminho de influências”  porque ninguém compreende como é que uma secretária de Estado atribui tal valor sem papéis e sem um orçamentista por perto.

Olhou para as paredes que estão todas húmidas, olhou para os armários e mesas que estão a cair de podres e até viu que os balneários e chegou à conclusão que os camaradas que tem zelado pela coisa sem dinheiro e lá vai: “será atribuído ao município três milhões de euros” sem quaisquer “99” no fim.

A gerigonça caiu de lado com tanto dinheiro dado de bandeja a uma Câmara comunista onde os gerigonços até a acusam de não estar a ser bem gerida

O suficiente para a gerigonça estar de rastos com este sorteio de milhões de euros.

Não basta o PS e o TPA andarem de costas voltadas quanto mais em vésperas de eleições o dinheiro estar a cair do céu para este executivo comunista.

Milhares para requalificar o Jardim Municipal, milhões para a escola, milhares para embelezar  o Lago Artificial da Vala de Alpiarça, outros milhares para a Requalificação do Mercado Municipalmilhares para animar a malta na próxima Alpiagra e outros milhares para a Feira do Melão,

Como não bastasse, até o executivo está a reduzir drasticamente as dívidas da Câmara, deixadas pelo “PS do antigamente”.

Não há gerigonça nem gerigonços que aguente isto e por mais promessas que possam vir a fazer em 2017 nunca terão argumentos suficientes para contrariar as obras que se avizinham.

Já há quem diga que a “Gerigonça do PS/TPA” vai desistir de apresentar candidaturas paras as próximas “Eleições Autárquicas” porque não aguentam e muito menos compreendem o que está a acontecer em Alpiarça com a vinda de tanto dinheiro e com a aproximação de tantas obras.

Segundo um entendido em gerigonças o “segredo está nos corredores do Terreiro do Paço” e não nas “distritais que não querem nenhuma gerigonça em Alpiarça

Quem diria que o PS iria rejeitar uma coligação com a direita em Alpiarça mas que está a encher os cofres da autarquia.

Os deuses  estão com o burgo!

NUNO PRATES divulga os "caminhos da República e da arte"




Ontem, dia 27 de Outubro de 2016, estive presente em Castelo de Vide, para divulgar a Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça através da Conferência: O papel de José Relvas nos caminhos da República e da arte. Perante uma audiência curiosa, foram debatidas várias temáticas da vida de José de Mascarenhas Relvas, o seu percurso político, familiar e as suas grandes paixões: a arte e a sua Casa dos Patudos. Um agradecimento muito especial a Directora do Agrupumento de Escolas, Profª Ana Paula Travassos, Becre, Profª Fernanda Silva Cunha e Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Profª Jacinta Sequeira, Teresa Caleira Martins e Prof. Tiago Malato e à incansável e sempre presente Cinda Soares. Obrigado pelo carinho e pela forma tão calorosa como fui recebido.
«De: Nuno Prates»

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

"Outubro, mês sénior"


Hoje demos um salto à bonita cidade de Évora -- cujo centro histórico é Património da Humanidade da UNESCO -- para acompanhar o terceiro de sete grupos de reformados, pensionistas e idosos do concelho de Alpiarça que participam neste programa "Outubro, mês sénior" dinamizado pelo Município.
«De Mário Pereira»

UM NOVO AUDITÓRIO NO CENTRO DE ALPIARÇA


Durante alguns anos, era então presidente da Câmara, Armindo Pinhão, muitas chegadas e partidas de etapas da Volta a Portugal em Bicicleta se realizaram no espaço envolvente à Barragem e até no Estádio Municipal de Alpiarça.

Milhares de pessoas assistiam às chegadas e partidas da maior prova velocipédica do pais mas muito poucas faziam gastos no comércio local pela simples razão de que após a chegadas e partidas seguiam viagem para outros locais e nem sequer ficavam a conhecer o centro de Alpiarça.

O actual executivo da CDU continua a manter este espaço de lazer como o “Centro de Desportos de Alpiarça” para levar ali a efeito grandes provas desportivas que trazem milhares de pessoas a Alpiarça mas que fazem os “gastos” em todos  locais menos no centro de Alpiarça mesmo havendo neste muito pouco comércio.

Não bastasse, com projecto inicial do antigo executivo socialista, a CDU aproveitou o seguimento deste e fez obras de remodelação na Casa Museu dos Patudos, onde se salienta uma moderno Auditório.

Auditório este que está a ter grande aproveitamento porquanto no seu interior constantemente se realizam vários eventos, alguns únicos em Portugal.

Os suficientes para o presidente da Câmara pretender que Alpiarça seja conhecida como a “Capital dos Eventos”.

Merece, pela pretensão, os nossos aplausos.

No entanto o “velho problema”, como ao tempo das chegadas e partidas das provas velocipédicas ou depois de terminados os eventos no Auditório os participantes e visitantes vão-se embora sem sequer gastar um cêntimo no comércio local e muito menos ficam a conhecer o centro e o interior da nossa terra, pelo que o “velho problema” continua a existir.

Conclusão: terá sido um bom investimento o que se fez e continuará a justificar-se os gastos anuais de milhares de euros em provas desportivas e nos eventos no Auditório?


Vamos inverter a situação e pensar num novo projecto a levar a efeito em pleno centro de Alpiarça, no Mercado Municipal.

As bancadas do Mercado Municipal deixam de existir e passam para o primeiro andar;

No rés-do-chão ficam apenas a funcionar, depois de renovadas, lojas com apresentação e não como actualmente, onde algumas, até envergonham o espaço onde estão inseridas;

Todo o rés-do-chão sofre obras de alteração para que o espaço seja aproveitado para um grande e moderno auditório.

Todos os eventos serão aqui realizados pela simples razão de que o Auditório se situa em pleno centro de Alpiarça e todos os utilizadores deste espaço poderão conhecer o centro e o interior de Alpiarça como gastar alguns cêntimos o que fará com que o pouco comércio local rejuvenesça e outro apareça.


Claro que esta ideia dificilmente funcionará porquanto os fundos comunitários foram e continuam a ser mal aproveitados e direcionados como as decisões de apostar no local errado continua a ser uma má decisão dos executivos locais.



«Por: António Centeio/Noticias de Alpiarça»



PJ encontrou suspeito das agressões brutais junto aos Bombeiros de Alpiarça



A Polícia Judiciária encontrou o suspeito das agressões brutais a José Dias, à porta do bar da Filarmónica, junto aos bombeiros municipais de Alpiarça. O arguido é um jovem de 21 anos, natural de Alpiarça, de nome André, que vai começar a ser julgado no próximo ano por um crime de ofensas à integridade física grave qualificada, que é punido com prisão de três a 12 anos. O Ministério Público acusa o jovem de ter desferido murros e pontapés na vítima, sem motivo que não o de "gozo pessoal", acrescentando que este bem sabia que poderia colocar em perigo a vida de José Dias e afectar-lhe gravemente as suas faculdades cognitivas e emocionais.
Leia mais em:

Galardão para Alberto Gaspar


Em Tomar, na entrega do Galardão empresas 2015 da Nersant / O Mirante, que também distinguiu o alpiarcense Alberto Gaspar.
«Texto de Màrio Pereira. Foto: O Mirante»

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O imprevisto me fascina

Por: Filomena Frazão


Está fazendo um dia lindo de outono e um sol de primavera. A praia estava cheia de um vento bom, de uma liberdade. E eu estava só. E naqueles momentos não precisava de ninguém. Preciso aprender a não precisar de ninguém. É difícil, porque preciso repartir com alguém o que sinto. O mar estava calmo. Eu também. Mas era difícil, sim era. Mas à espreita, em suspeita, ou sem eu suspeitar.. Como se essa calma não pudesse durar. Algo está sempre por acontecer. O imprevisto me fascina.Me fascina também o teu vazio.

Não perca o recomeço de uma nova época dos "Sábados a Contar"!

O Maluquinho da Bola
Aquele rapaz nasceu no meio dum jogo de futebol. A mãe apanhou com uma bola na barriga e ele nasceu ali mesmo, no estádio. Talvez por isso ficasse um maluquinho da bola.
Sábado dia 29, pelas 16.30

...estórias da Chamusca...e de Alpiarça ! ( Com Vale de Cavalos pelo meio )

De; Joaquim José Duarte Garrido
A questão de Vale de Cavalos e o dec.-Lei 5629 de Maio de 1919,  que lhe viria a dar a anexação a Alpiarça, ainda hoje suscita discussão.
Este pequeno opúsculo é rico em esclarecimentos sobre o comportamento das populações sobre a chegada da República.
Se Alpiarça com a sua elevação a Vila em 1914 ficou conhecida por Vila Republicana muito graças à figura Ilustre de José Relvas, militante do partido Republicano, a Chamusca tinha no seu historial as maiores  e melhores comemorações do primeiro aniversário da dita República e a Inauguração do primeiro Centro Republicano do distrito de Santarém em que as figuras carismáticas do Dr. Magalhães Lima e de Feio Tereno, faziam a honra de serem “ visitas da casa “.
Nas eleições seguintes à anexação de Vale de Cavalos, o povo votou  maioritariamente no partido Republicano, na Chamusca, mais votos e maior percentagem que em Alpiarça, e aí sobressaiu a figura do chamusquense o Capitão João Pedro Alves, que defendeu com honra, as novas cores nacionais no forte de Monsanto contras as cores azuis e brancas da monarquia.
É um opúsculo imprescindível, para quem quer saber mais sobre estas duas terras vizinhas

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Nuno Prates nos "caminhos da República e da arte"



No dia 27 de Outubro de 2016 Nuno Prates vai  estar em Castelo de Vide a divulgar a Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça através da Conferência: O papel de José Relvas nos caminhos da República e da arte.

Presidente da Câmara no Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses


Na reunião do Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), que discute o parecer da Associação à proposta de lei do orçamento de Estado para 2017, a decorrer em Coimbra.
«De: Mário Pereira»

ALPIARCENSES EM DESTAQUE



Na foto João Miguel Curvacho (primeiro da esquerda) com os Deputados Nuno Serra e Duarte Marques do Grupo Parlamentar do PSD em visita ao "Aqueduto de Pegões" e o "Convento de Cristo", ambos em Tomar.