quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

DESPORTO




17 De Fevereiro
Sábado  
FUTEBOL
9h30m - CD Águias x AD Fazendense (Infantis)
11h - CD Águias x GD Pontével (Sub 11
Estádio Municipal

--JOGOS FORA--
10h30m - GD Benavente x CD Águias (Sub 10)
Campo Jogos Camarinhais
16h - AC Santarém x CD Águias (Juvenis)
Campo Escola Agraria 

GINASTICA
9h - Participação das atletas  do Clube no Encontro de Benjamins
Salvaterra de Magos 

ATLETISMO
15h - Triatlo Técnico
Nave Desportiva de Alpiarça

18 De Fevereiro
Domingo 
BTT
10h - 11ª Maratona BTT Águias
Sede Do Clube Desportivo

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "GRITOS", de José Manuel Bento Sampaio

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "GRITOS"

Autor: José Manuel Bento Sampaio

Data: 17 | Fevereiro | 2018 às 15h00
Local: Biblioteca Municipal de Alpiarça
Presenças: Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça e do Editor, Joaquim Garrido

Reunião da Câmara Municipal de Alpiarça realizada no dia 9 de Fevereiro de 2018

243 MIL EUROS DO PO-SEUR PARA A CÂMARA DE ALPIARÇA



Até ao passado dia 6 de fevereiro o PO SEUR aprovou projetos nos concelhos da Lezíria do Tejo que contaram com um apoio de 24 milhões de euros de Fundo de Coesão.

Os projetos aprovados pelo PO SEUR nos Municípios da Lezíria do Tejo abrangem nove áreas de intervenção deste programa, que incluem investimentos na produção de energia através de fontes renováveis (biomassa) e a melhoria da eficiência energética, bem como investimentos para reforço e melhoria da qualidade dos sistemas ambientais, designadamente nas infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais e de valorização de resíduos urbanos. Estas áreas contaram com mais de metade do total do financiamento aprovado: 13,1 milhões de euros.

Seguiu-se o domínio da prevenção e gestão de riscos, com investimentos em meios de emergência e ações estruturais para evitar acidentes graves e catástrofes, com 4,4 milhões de euros, bem como intervenções para prevenção e gestão de riscos de cheias e inundações, com um total de 3,9 milhões de euros.

O restante montante foi atribuído a investimentos que visam reforçar a adaptação às alterações climáticas, a redução de incêndios florestais, o apoio a instrumentos de planeamento, monitorização e comunicação e ações inovadoras para a prevenção e gestão de riscos.

Dos concelhos que fazem parte da Lezíria do Tejo, Santarém e Chamusca são aqueles que até ao momento mais beneficiaram dos apoios comunitários atribuídos através do PO SEUR, com 6,3 e 5,9 milhões de euros de Fundo de Coesão respetivamente. Seguem-se os concelhos do Cartaxo com 3,8 milhões, Benavente com 2,3 milhões, Almeirim (1,9 milhões), Golegã (1,3 milhões), Salvaterra de Magos (1 milhão), Rio Maior (388 mil), Azambuja (307 mil), Alpiarça (243 mil) e Coruche (200 mil).

Mais informação sobre as candidaturas aprovadas pelo PO SEUR até ao momento em https://poseur.portugal2020.pt/pt/candidaturas/candidaturas-aprovadas/

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Parabéns a quem faz bem

Por:
RODOLFO COLHE
Presidente
da
Juventude Socialista
de
Alpiarça

Parabéns a quem faz bem

Ninguém deve ser suficientemente distraído para pensar que sem empresas é possível conseguir empregos em número suficiente para manter o desemprego nos níveis em que está hoje.
É preciso também ser muito “lírico” para imaginar que essas mesmas empresas se vão situar em determinado local por obra e graça do espírito santo ou algo do género. A captação de empresas e a capacidade de dar resposta às necessidades é hoje uma mais-valia que todas as autarquias têm de ter. Felizmente, algumas até têm, outras infelizmente nem por isso. Esta semana fomos brindados com a primeira fábrica de telemóveis portuguesa a abrir em Coruche, uma vila que faz questão (e bem) de se manter como rural e de aproveitar a sua ruralidade ao máximo. Coruche é, claramente, um grande exemplo de captação de empresas e de qualidade na resposta, atraindo para o concelho investidores nacionais e internacionais, o que com toda a certeza não acontece por acaso. O problema é comum a muitos concelhos e é muitas vezes levantado, inclusivamente, foi numa reunião da Câmara Municipal de Santarém, que é a capital de distrito, e onde segundo os vereadores do PS não existe esse tipo de trabalho no sentido de captar essas empresas.
Mas há várias condições básicas para que uma empresa decida iniciar actividade num concelho em detrimento de outro, a começar claro pela matéria-prima. Uma das muitas razões, por exemplo, para a fixação da empresa de telemóveis em Coruche foi o uso da cortiça como componente. Outro ponto importante são as vias de transporte, mas mais importante que isso e até antes de tudo isso está o espaço. E Alpiarça tem esse espaço, mal preparado é um facto, mas tem, tal como tem as vias de transporte e como tem muita matéria-prima para a agro-indústria, por exemplo, entre outras indústrias.
A fixação de várias empresas na nossa zona, acaba com o estigma e com a desculpa de que é quase impossível atrair empresas e criar empregos no interior, não será com certeza fácil deslocar a Microsoft para Alpiarça ou a Google para Benavente, mas temos todas as condições para que muitas PME optem pelo nosso distrito, não esquecendo que são essas PME os verdadeiros grandes empregadores. Verdade seja dita que o executivo camarário ao contrário do que vinha a ser habitual, tem visitado os grandes empregadores o que é positivo mas não chega. Temos de aproveitar o que temos de melhor e potencia-lo, pois não chega ter, é preciso mostrar e potenciar e muitas vezes adaptar.

Os meus parabéns a Coruche e a todos os concelhos que sabem potenciar o que é seu, atraindo investimento para o seu concelho.