segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: Parabéns a quem faz bem

Por:
RODOLFO COLHE
Presidente
da
Juventude Socialista
de
Alpiarça

Parabéns a quem faz bem

Ninguém deve ser suficientemente distraído para pensar que sem empresas é possível conseguir empregos em número suficiente para manter o desemprego nos níveis em que está hoje.
É preciso também ser muito “lírico” para imaginar que essas mesmas empresas se vão situar em determinado local por obra e graça do espírito santo ou algo do género. A captação de empresas e a capacidade de dar resposta às necessidades é hoje uma mais-valia que todas as autarquias têm de ter. Felizmente, algumas até têm, outras infelizmente nem por isso. Esta semana fomos brindados com a primeira fábrica de telemóveis portuguesa a abrir em Coruche, uma vila que faz questão (e bem) de se manter como rural e de aproveitar a sua ruralidade ao máximo. Coruche é, claramente, um grande exemplo de captação de empresas e de qualidade na resposta, atraindo para o concelho investidores nacionais e internacionais, o que com toda a certeza não acontece por acaso. O problema é comum a muitos concelhos e é muitas vezes levantado, inclusivamente, foi numa reunião da Câmara Municipal de Santarém, que é a capital de distrito, e onde segundo os vereadores do PS não existe esse tipo de trabalho no sentido de captar essas empresas.
Mas há várias condições básicas para que uma empresa decida iniciar actividade num concelho em detrimento de outro, a começar claro pela matéria-prima. Uma das muitas razões, por exemplo, para a fixação da empresa de telemóveis em Coruche foi o uso da cortiça como componente. Outro ponto importante são as vias de transporte, mas mais importante que isso e até antes de tudo isso está o espaço. E Alpiarça tem esse espaço, mal preparado é um facto, mas tem, tal como tem as vias de transporte e como tem muita matéria-prima para a agro-indústria, por exemplo, entre outras indústrias.
A fixação de várias empresas na nossa zona, acaba com o estigma e com a desculpa de que é quase impossível atrair empresas e criar empregos no interior, não será com certeza fácil deslocar a Microsoft para Alpiarça ou a Google para Benavente, mas temos todas as condições para que muitas PME optem pelo nosso distrito, não esquecendo que são essas PME os verdadeiros grandes empregadores. Verdade seja dita que o executivo camarário ao contrário do que vinha a ser habitual, tem visitado os grandes empregadores o que é positivo mas não chega. Temos de aproveitar o que temos de melhor e potencia-lo, pois não chega ter, é preciso mostrar e potenciar e muitas vezes adaptar.

Os meus parabéns a Coruche e a todos os concelhos que sabem potenciar o que é seu, atraindo investimento para o seu concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário