sábado, 9 de abril de 2016

Os defensores dos "mercados" e o "Panamá"...

«Um país que tem sido governado em nome dos “mercados”, através do Eurogrupo e do FMI por fora, e pelo PSD-CDS por dentro, não pode espantar-se com as revelações dos chamados Papéis do Panamá. Na verdade, o dinheiro sujo, semi-sujo, semilimpo, vagamente limpo que circula pelos offshores é também o mesmo que alimenta muita da finança internacional e circula pelos fundos que actuam no mercado.»
«O que isto significa em termos políticos é que uma geração de políticos rendidos a uma certa concepção da economia, a que presidiu aos “ajustamentos” na Europa, permitiu que o controle das nações, endividadas ou não, passasse para uma entidade ex machina a que chamavam “os mercados”. “Os mercados” especulavam, dia sim, dia sim, e no intervalo dos dias, premiavam e puniam e, nesse mecanismo, ajudaram partidos e políticos a manterem o poder para prosseguirem a política que lhes era mais favorável. » 
- Pacheco Pereira - 
"Os papéis do Panamá" em "Sábado" (Agradecemos a gentileza de José Filipe)

Entrega das Bolsas de Estudo a 16 estudantes do ensino superior do concelho de Alpiarça

Texto e fotos de Mário Pereira

Na entrega das Bolsas de Estudo a 16 estudantes do ensino superior do concelho de Alpiarça, ontem, no auditório da Biblioteca Municipal.
Garantir a possibilidade de prossecução dos estudos a cada um dos portugueses, independentemente da capacidade económica, é uma obrigação do Estado, definida na Constituição saída do 25 de Abril, cujo 40° aniversário comemorámos no passado dia 2.
Em Alpiarça, desde o ano lectivo 2009/2010, a Câmara Municipal apoia os jovens estudantes do concelho com a atribuição de bolsas, mesmo num quadro herdado de desequilíbrio financeiro estrutural, porque aqui, de facto, servir a nossa população é o fundamento da nossa intervenção. 
Felicidades a todos, às familias, e o augúrio de um futuro académico e profissional ao serviço da nossa comunidade e do País.



Neve, vento e agitação marítima coloca 15 distritos de Portugal Continental em alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 15 distritos de Portugal Continental em alerta amarelo no domingo devido à queda de neve, ao vento e à agitação marítima.
Para Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco, o IPMA prevê, entre as 06:00 e as 15:00 de domingo, queda de neve acima dos 800/1000 metros subindo temporariamente para os 1000/1200 metros.
É ainda esperado vento moderado a forte, por vezes com rajadas até 80 km/hora, soprando forte a muito forte nas terras altas, onde as rajadas podem chegar aos 100 km/hora.
Situação idêntica prevê-se para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal, onde há também aviso amarelo para a agitação marítima até às 12:00 de domingo.
A partir dessa hora, o aviso é elevado para laranja devido à previsão de ondas com cinco a seis metros de altura, podendo chegar aos 10 metros.
Para os distritos de Beja e Faro, a previsão é de agitação marítima com ondas de quatro a cinco metros, sendo de esperar um agravamento a partir das 21:00 de domingo para ondas de cinco a seis metros de altura, podendo chegar aos 10 metros.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

JORNADAS AUTÁRQUICAS | JS CARTAXO “SER UM AUTARCA À ESQUERDA”


No próximo dia 16 de Abril, sábado, pelas 15h00, no Centro Cultural do Cartaxo, irão decorrer as Jornadas Autárquicas “Ser um autarca à esquerda”, organizadas pela Juventude Socialista do Cartaxo.
Estas primeiras jornadas autárquicas visam dar início a um conjunto de iniciativas ligadas à formação autárquica e política que a concelhia da Juventude Socialista irá desenvolver durante os anos de 2016 e 2017.
Na sessão de abertura das jornadas estarão presentes Diogo Martins, Presidente da Juventude Socialista do Cartaxo, Tiago Preguiça, Presidente da Federação Distrital de Santarém da Juventude Socialista, e Fernando Amorim, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e membro do Secretariado do Partido Socialista do Cartaxo.
No primeiro painel da tarde, com a temática das Freguesias, os oradores convidados serão Joel Marques, Presidente da Junta de Freguesia da Carregueira (Chamusca) e Coordenador Distrital de Santarém da ANAFRE, e Bruno Tomás, Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede (Abrantes).
No segundo painel das jornadas, dirigida aos Municípios, os oradores convidados serão Marcelo Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Luís Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, e Hugo Santarém, Vereador da Câmara Municipal de Alcanena.
Na sessão de encerramento das jornadas autárquicas, irão marcar presença Gentil Duarte, Presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Elvira Tristão, Presidente do Partido Socialista do Cartaxo, António Gameiro, Presidente da Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista, e João Torres, Secretário Geral da Juventude Socialista e Deputado à Assembleia da República.
Jornadas autárquicas | JS Cartaxo
“Ser um autarca à esquerda”
Sábado | 16 Abril 2016
Centro Cultural do Cartaxo
14h30
Credenciação | Recepção aos participantes
15h00
SESSÃO DE ABERTURA
Diogo Martins | Presidente da Juventude Socialista do Cartaxo
Tiago Preguiça | Presidente da Federação Distrital de Santarém da Juventude Socialista
Fernando Amorim | Vice-Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e membro do Secretariado do Partido Socialista do Cartaxo
15h30
FREGUESIAS
Joel Marques | Presidente da Junta de Freguesia da Carregueira (Chamusca) e Coordenador Distrital de Santarém da ANAFRE
Bruno Tomás | Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede (Abrantes)
Moderadora: Ana Catarina Casimiro | JS Cartaxo
16h30
MUNICÍPIOS
Marcelo Guerreiro | Presidente da Câmara Municipal de Ourique
Luís Dias | Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas
Hugo Santarém | Vereador da Câmara Municipal de Alcanena
Moderadora: Carolina Simões | JS Cartaxo
17h45
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Gentil Duarte | Presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo
Pedro Magalhães Ribeiro | Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo
Elvira Tristão | Presidente do Partido Socialista do Cartaxo
António Gameiro | Presidente da Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista e Deputado à Assembleia da República pelo círculo de Santarém
João Torres | Secretário Geral da Juventude Socialista e Deputado à Assembleia da República pelo círculo do Porto

Secção de Trail Running, da Associação 20KMS de Almeirim

 No dia 10 de Abril de 2016, irá se realizar o II Trail de Almeirim – “Rota do vinho e da sopa da pedra”, o qual terá como recinto do evento o Centro Cultural de Fazendas de Almeirim.
 O evento com a organização da Secção de Trail Running, da Associação 20KMS de Almeirim, começará a partir das 08H00, estando prevista o inicio da primeira competição pelas 09H00 e o términus cerca das 13H00. 
Para além da animação já subsequente às provas e caminhada em montanha, a Organização preparou ainda, no recinto diversas actividades que poderão ser desfrutadas, não só pelos participantes, como por todos aqueles que queriam comparecer com a finalidade de apoiar os Atletas, estando prevista uma aula de Zumba pelas 09H30, musica ao dispor pelo DJ Peste, diversas bancas de produtos locais e desportivos, nomeadamente a Urban Almeirim, Confraria de Almeirim, Caralhotas da Caldeira, a Yellow, Queijos da Quinta, GreenRoc e Running7 Almeirim. 
Para os mais novos, a organização disponibiliza ainda serviço de animação infantil, o qual estará a cargo das educadores da “Carochinha”, com um colchão insuflável e ainda uma máquina de pipocas, o qual fará certamente as delícias de todos os presentes.
Esta edição é apadrinhada por Lenine Cunha, o atleta mais medalhado do mundo e ainda por Sofia Roquette, uma das atletas mais conceituadas da modalidade e promete juntar cerca de 1000 atletas de todas as idades e de vários locais do nosso País

quinta-feira, 7 de abril de 2016

INÍCIO DO TRATAMENTO DA MASSA DE ÁGUA DA BARRAGEM DOS PATUDOS TRATAMENTO BIO-AUGMENTAÇÃO "BIO-AQUA"


Foram iniciados os trabalhos de tratamento e de recuperação da massa de água da Barragem dos Patudos.
Na sequência do trabalho de monitorização que tem vindo a ser realizado, a Câmara Municipal de Alpiarça iniciou um processo de tratamento da massa de água da Albufeira / Barragem dos Patudos, no sentido de recuperar os níveis de qualidade a partir do estado de eutrofização em que se encontra desde há vários anos.
O essencial deste tratamento consiste na Bio-Augmentação "Bioaqua", processo microbiológico com a multi-cultura de bactérias viáveis seleccionadas (não patológicas), para combater o processo de eutrofização e a morte de peixes.
Este tratamento irá conduzir à decomposição dos nutrientes e matéria orgânica existentes em excesso, reduzindo os micróbios patogénicos e produzindo vários tipos de enzimas que irão combater a propagação de algas.
A limpeza das margens foi já realizada pelos serviços municipais.

A aplicação do tratamento conta com o apoio dos Bombeiros Municipais de Alpiarça.

Durante esta intervenção, entre os meses de Abril e Julho, a actividade de pesca desportiva estará suspensa na Barragem dos Patudos, como forma de assegurar uma maior eficácia ao tratamento da água.



«CMA»

MUNICÍPIO DE ALPIARÇA ENTREGA BOLSAS DE ESTUDO AOS ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

A Câmara Municipal de Alpiarça irá fazer a entrega das Bolsas de Estudo aos 16 alunos contemplados, que se enquadravam no regulamento Municipal de atribuição de bolsas de estudo, no próximo dia 08 de Abril, pelas 19h30, no Auditório Mário Feliciano (Biblioteca Municipal). 
De ressalvar que, pela primeira vez desde que a autarquia instituiu as Bolsas de Estudo, foram contemplados mais de 10 estudantes, em virtude da alteração do regulamento que a Câmara Municipal de Alpiarça levou a efeito.

 Estas Bolsas de Estudo constituem um complemento no sentido de contribuir para a prossecução de estudos a estudantes do concelho. Tendo sido instituídas no ano letivo 2009/2010, são atribuídas pelo sétimo ano consecutivo. 

Terrenos da "Agroalpiarça" no seu melhor


COMUNICADO DA AIDIA: Câmara Municipal de Santarém deve corrigir uma falsa notícia

Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santarém,
Dr. Ricardo Gonçalves Ribeiro Gonçalves

Exmo Sr.
Os signatários deste email tiveram oportunidade de se deslocar a Talavera de la Reina no dia 26 de Fevereiro de 2016 para, junto do alcaide de Talavera de la Reina, o convidar a participar na 2º Fórum Ibérico do Tejo e no 1º Cruzeiro Ibérico do Tejo.
Fizeram a deslocação e realizaram a reunião unicamente na qualidade de promotores daqueles eventos e representantes das suas associações, nunca noutra condição ou com outro estatuto.
A notícia dessa reunião foi no entanto dada pela Câmara de Talavera como se se tratassem de representantes do Município de Santarém.

Alertado para o erro, natural e humano, o município de Talavera admitiu desconhecer a realidade administrativa portuguesa, confundindo "município" com "distrito" e corrigiu a notícia.
A Câmara Municipal de Santarém não cuidou de saber o que tinha ocorrido e tomou uma posição pública sobre o assunto, com base numa notícia veiculada pela comunicação social.
Perante estes factos, os visados emitiram o comunicado que remetem a Vexa em anexo a este email. O ficheiro tem o nome de "_Comunicado_Rectificar uma notícia errada-tradução", e o comunicado repõe integralmente a verdade dos factos.
Enviam igualmente a Vexa. outros ficheiros que fundamentam o que escrevem.

Por estas razões, e porque o bom nome e a honorabilidade dos visados foi injusta e desnecessariamente posta em causa, entendem que Vexa., e a Câmara Municipal de Santarém, devem publicar com a mesma evidência a correcção que foi entretanto emitida pela Câmara Municipal de Talavera e que igualmente vos enviamos em ficheiro anexo, com o nome "2 Câmara de Talavera corrige_os representantes lusos vieram do distrito de Santarém_tradução".

Aguardamos a V. melhor decisão.

Os signatários,
João Serrano, Armindo Leite e Rui Vale Rodrigues

Sabia que é proibido dar fotocópia do Cartão de Cidadão?


Dar fotocópia do Cartão de Cidadão, bem como de outros documentos pessoais, é um pedido visto como normal e habitual quando recorremos a serviços quer públicos quer privados.
Mas, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa veio agora criticar e alertar para esta prática que é proibida por lei.
Foi durante a Comissão Parlamentar de Orçamento que, referentemente ao Cartão de Cidadão, Maria Manuel Leitão Marques alertou:
Chamo a atenção para essa prática de fotocópia que é frequente em alguns serviços públicos, incluindo serviços do ministério da Justiça, que têm acesso [a essa informação]. Mas também, infelizmente, em muitos serviços privados.
 Como exemplo, a ministra referiu o caso das operadoras de telecomunicações, os bancos, entre outros, uma vez que nestes serviços é recorrente o pedido da fotocópia do Cartão de Cidadão, afirmando ainda:
Eu costumo dizer: eu até dou, mas dou porque quero, porque é proibido por lei.
Maria Manuel Leitão Marques percebe este hábito como sendo uma questão de cultura e adianta que, com o Cartão de Cidadão, temos acesso a informações como morada actualizada e, assim, não entende a postura dos serviços ao pedirem a fotocópia e não só:
Para que estamos sempre a pedir a fotocópia? No banco chegam a pedir a prova da morada, o recibo de eletricidade, a prova do rendimento que é depositado todos os meses no banco…
Segundo a ministra, o serviço Simplex é uma das soluções, uma vez que é sobretudo uma mudança de cultura.
Simplex é a única maneira viável de se fazer a reforma do Estado.
Ainda em relação a este assunto, a ministra salientou e alertou para a diminuição, no Estado, de profissionais das Tecnologias de Informação e Comunicação, reforçando aos jornalistas que:
Cada vez é uma área mais importante à medida que temos serviços integrados, desmaterializados, a Administração [Pública] tem perdido competências e tem deixado envelhecer as suas competências, e temos de encontrar aqui uma resposta.
Maria Manuel Leitão Marques deixa o conselho de que é importante haver mais partilha e termos mais centros de competências, reforçando que é maior a procura que a oferta de competência no sector das TIC.
«pplware.sapo»

quarta-feira, 6 de abril de 2016

OBRAS: Antigo edifício da CMA com obras de requalificação para breve

O edifício onde se encontra o actual  posto da GNR de Alpiarça (antiga Câmara) que está em estado de degradação ( foto) poderá brevemente vir a sofrer obras de requalificação e ser aproveitado para várias actividades.
Segundo conseguimos apurar de fonte segura a Secretária Adjunta e da Administração Interna deu “boas novas” ao presidente da edilidade que se deslocou propositadamente a Lisboa para abordar o assunto do edifício do actual posto da GNR.

OPINIÃO: O mercado das modistas e dos alfaiates

Boas novidades para o mercado das modistas e dos alfaiates! Em breve, blazer azul escuro traçado, cinzento, quando muito, com botoeszinhos dourados a preceito feitinhos de encomenda para os suspeitos de um crime, a fim de não ficarem mal na fotografia e de modo a imitar aqueles que, trajando habitualmente desta maneira - como os políticos, p.ex. Mais que ser sério há que parecê-lo. Façam-se closet's privados nas prisões. Sempre podem vir visitar as famílias como se fossem ministeriáveis,...Como os demais, aliás.
Nunca os 'suspeitos' apanhados e os não apanhados se assemelharam tanto! E devolverão os fatinhos ou ficam para recordação e foto de família? Ou faz-se caridade aos sem-abrigo!?
«... Os suspeitos de um crime - ainda com a culpa por provar e sem uma condenação no "currículo" - não poderão usar algemas, serem vistos com as vestes típicas de um preso ou serem alvo de qualquer tipo de coerção física (como um pequeno empurrão) por parte das autoridades, sempre que estejam em tribunal ou em público. "Para não criar a impressão de que são culpados", devem assim ser evitadas "algemas, caixas de vidro, gaiolas ou imobilizadores de pernas" sempre que se apresentem em público.
Estas e outras regras constam de uma diretiva do Parlamento Europeu de 9 de março deste ano, publicada no Jornal Oficial da União Europeia e que Portugal terá de acatar até 2018...»
 «DN/Anabela Melão»

POSTO TURISMO / GAM - Gabinete de Apoio ao Munícipe

Informa-se toda a população, que por motivo de obras, o Posto de Turismo está encerrado, durante a semana de 4 a 8 de Abril de 2016.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Presidente da Câmara reúne com Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna


Durante a tarde de hoje, reunião com a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Dra Isabel Oneto, no MAI, em Lisboa, para a abordagem de questões ligadas à recuperação e requalificação do edifício da Câmara Velha / Posto da GNR e de outros aspectos de segurança no concelho.
«Texto e foto de Mário Pereira»

5.º FESTIVAL DE FOLCLORE ALBANDEIO - ALPIARÇA - 2016


Integrado no programa das Comemorações do Dia do Concelho realizou-se no passado dia 3 de Abril o 5º Festival de Folclore organizado pelo Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça "Albandeio", na Praça José Pinhão, em Alpiarça.
Actuaram, para além do grupo organizador:
— Rancho Folclórico de Pena Verde - Aguiar da Beira
— Rancho Etnográfica "Os Camponeses" Arraiolos
— Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil Alcochete


«CMA»

AS “MARRADAS CONTRA AS TÁBUAS” NO PSD/ALPIARÇA


 A POLITICA ALPIARCENSE ESTÁ AO RUBRO



Ao Eduardo, lamento a postura recorrentemente provocatória para com o PSD (local). Todos já percebemos que tem um novo alvo - o PSD. Antes deste alvo, já foi o MPT, o PDR, a CDU local e mais não sei

Os protagonistas, pessoas influentes e com posição social em Alpiarça não mandam recados por terceiros e muito menos tem duvidas sobre o que dizem. Escrevem nas redes sociais em linguagem escabrosa.
Nas “marradas” como lá se pode ler, está bem escarrapachado aquilo que lhes vai na alma

Publicamos na integra   as "marradas" que estão a acontecer e a colocar mais uma vez Alpiarça em todo o seu esplendor.

POLÍTICA EM ALPIARÇA ESTÁ A ATINGIR "NÍVEIS DE ELEVAÇÃO" ÉTICA NUNCA IMAGINÁVEIS

E desta vez não foi donde se poderia esperar...

Assim sendo dou por terminada a minha participação cívica-política em Alpiarça, apenas triste porque os alpiarcenses mereciam mais e melhor...
Parabéns aos "vencedores".... 
Parabéns ao PSD-ALPIARÇA... E não só!



Parte superior do formulário
Gosto


Leonel Piscalho Caro Eduardo, ao ler este trecho nem imagino os antecedentes que terão provocado este seu desabafo, mas não custa imaginar o seu desencanto... custa mas vai passar certamente...
Gosto · Responder · 2 · 16 h

Eduardo Costa Caro Piscalho, os antecedentes foi ter colocado no "Face" do PSD-Alpiarça a intervenção de despedida do membro do Conselho Nacional do PSD Pedro Salvador que TODA a Comunicação Social nacional censurou, ocorrida no passado dia 03Abr2016 durante o congresso nacional do PSD. http://www.insonias.pt/morreu-social-democracia-no-psd/
AdoroSurpre

Maria Graciete Brito Parece que tem havido muito joio e pouco trigo...Infelizmente, muitos projetos que começam bem e repletos de boas intenções, muitas vezes degeneram na ânsia de crescer ou de dar nas vistas. Já vi várias vezes esse filme...Tenha calma. O que se faz bem não deve ser prejudicado pelo que é mal feito!

Mario Santiago Bom dia Eduardo. Antes de mais desculpe a intromissão, mas considerando a forma em jeito de resumo incompleto que o Eduardo fez, importa complementar a sua opinião com factos antecedentes e que provocaram a reação de elementos do PSD local. Se me perguntarem se poderia ter havido outra resposta, respondo que sim-poderia, mas no fim de sermos associados (sim, eu tbm faço parte e tbm não gostei) a expressões como "carneirada", "imitação", "servilismo", "ignorancia", é difícil alguém ficar impávido e sereno. Aproveito ainda para convidar-vos (a quem nao o fez ainda) a colocar gosto na página. Aí começam a ler tudo e não apenas 'o que interessa'. Leiam e façam o vosso julgamento. Ao Eduardo, lamento a postura recorrentemente provocatória para com o PSD (local). Todos já percebemos que tem um novo alvo - o PSD. Antes deste alvo, já foi o MPT, o PDR, a CDU local e mais não sei. Mas nenhum dos elementos do PSD local tem que se sentir ofendido com as expressões utilizadas, e isso vai ter que compreender (acredito até que já compreendeu). Abraço



Paulo Duarte Sardinheiro Tudo isto parece mais um auto da barca do inferno, versão pseudo-politica Alpiarcense . Mas também quem lhe manda ir para o quintal do vizinho dizer mal dele ... o mais natural é que o homem lhe solte os cães em cima ...


DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL 2016

"Histórias de Sonho" - pela Sofia, da "Aqui há Gato" na Biblioteca Municipal de Alpiarça
No dia 2 de abril comemorou-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967. Este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

«CMA»

VespÁguias


Entrega das Medalhas Municipais e das Placas de Reconhecimento do Município.

A cerimónia comemorativa do 2 de Abril - Dia do Concelho - que assinalou os 102 anos de elevação de Alpiarça a Concelho realizou-se no auditório Mário Feliciano da Biblioteca Municipal, com a entrega das Medalhas Municipais e das Placas de Reconhecimento do Município.

«CMA»

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Novo Projecto "Notícias de Alpiarça"

Caro amigo, António Centeio

Desde já os meus parabéns pelo seu novo Projecto "Notícias de Alpiarça" que surgiu sem qualquer anúncio prévio, sem cerimónias ou galhardetes de circunstância, embora soubéssemos que desde há já algum tempo trabalhava nele, como  sucessor natural  do "Jornal Alpiarcence". Não foi por isso uma surpresa total. No entanto, a sua inauguração seria merecedora de uma taça de bom vinho da região de Alpiarça que, felizmente, ainda vamos tendo por cá, graças ao empreendedorismo de alguns teimosos vitivinicultores da região. Tanto mais, sendo esse bom vinho tantas vezes referenciado e enaltecido nas páginas pelas quais é responsável desde há anos a esta parte, sem qualquer contrapartida monetária ou outra para ajudar a cobrir custos associados, próprios de qualquer actividade deste género. Será justo também dizer que estas coisas dão canseira física e dores de cabeça, apesar de toda a carolice e boa vontade de quem dá a cara num projecto que tem em vista a comunicação entre pessoas, tantas vezes incompreendido por quem tem responsabilidades públicas. Como acreditamos que nada de valioso se faz sem trabalho, temos fé que um dia alguém irá reconhecer esse esforço. Mesmo que a crítica seja por vezes dura e  nem sempre  favorável a uma só pessoa ou grupo, como é normal em qualquer sociedade democrática digna desse nome. A crítica, mesmo que mais intensa, não deixa por isso de ser construtiva. Infelizmente, muitas vezes, é preciso levar essa crítica ao extremo para ser escutada por quem de direito. Como foi aliás, o caso da homenagem ao primeiro presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Manuel Duarte, levada tardiamente a efeito  no passado sábado dia 02 de Abril de 2016, na cerimónia comemorativa dos 102 anos do Concelho. É preciso realmente ter consciência do passado para bem construir o presente e o futuro. Numa palavra, é preciso ter MEMÓRIA! 

Desejo, pois, uma vida longa ao "Notícias de Alpiarça" e que continue com isenção, como arauto da VERDADE, pugnando pela JUSTIÇA, dando voz a quem não tem voz, neste mundo feito muitas vezes à medida dos interesses corporativos instituídos. Com toda a admiração e simpatia pelas entidades políticas, sociais e religiosas que promovem o bem comum e o respeito efectivo pela pessoa humana.
Por: M. Ramos

Os “Bota-Abaixo”

Pelas redes sociais e, no que respeita ao ´burgo’ podemos ler as mais duras criticas ao executivo da CDU, vindas da oposição “bota-abaixo” mas cujos autores, devidamente identificados, não são capazes de apresentar soluções para o que dizem estar mal.
Podem-se ler “mimos” como os que se seguem que apenas servem para fazer decair a imagem de Alpiarça:

“…É o matagal, é a degradação, é o desrespeito pelo legado deixado pelos beneméritos de Alpiarça…”

“…Alpiarça tem em comum com Almada a gestão CDU. Todos sabemos que por cá as estradas não são asfaltadas, os esgotos não são feitos, a limpeza deixa muito a desejar, mas festas, festinhas, almoçaradas e jantaradas de e para "camaradas" nunca faltam…”

“…A nossa Câmara que constantemente se queixa da dívida herdada e da falta de dinheiro devia ter ideias deste tipo em vez do choradinho que a culpa de tudo é do governo central…”

“…Este executivo PCP/CDU) não gosta de ser comparado. Mas terá sempre de o ser. Enquanto noutros concelhos há preocupação com os munícipes e com a gestão autárquica, por cá a única preocupação é agradar ao partido e trabalhar para serem reeeleitos com base na demagogia e populismo. CLIQUE e saiba porque continuamos na penumbra…”

“…Assista ao excerto da intervenção do deputado municipal Mário Santiago (movimento Todos por Alpiarça) que desmascara o Executivo Municipal do PCP, acerca do perdão de dívida de 113.000 euros concedido inexplicavelmente à Renoldy…”

“…Moradores da Rua Alberto Borges queixam-se do cheiro nauseabundo exalado deste contentor…”
 
“…Vai sendo tempo do responsável pelo sector providenciar a instalação da tampa para evitar a propagação do cheiro e assim preservar a saúde pública. Isto, se não for muita maçada para o senhor vereador, claro ...”

 “…Dá um "poucochinho" de trabalho, mas os contentores devem estar tapados para evitar ao máximo a disseminação de cheiros e micróbios…”

Etc, etc e tal…..

Muito mais se pode ler e muitas mais diversas opiniões dos “bota-abaixo” lá se  encontram mas nenhuma diz se, estivesse a governar a Câmara, como e o que fazia para acabar com  tais  situações
É muito fácil dizer mal e criticar mas perdemos a razão quando não conseguimos apresentar soluções.
Para quem gostaria de mandar na Câmara estes exemplos não lhe fica muito bem e muito menos nos leva a acreditar em quem quer que seja porque só servem para ser “bota-abaixo” e dificilmente seriam melhores dos que lá estão, o executivo da CDU.
Vejam lá se dão opiniões e dizem o bom que se tem feito, nomeadamente na área da cultura, dos eventos e dos últimos prémios que o Concelho recebeu, e foram três, um deles empresarial .

«Por: L.D.I.»