sábado, 23 de dezembro de 2017

Mãos à obra e bons resultados


 
De: Leonel Piscalho

O espírito natalício que acompanha esta época do ano e que, se deveria estender aos restantes dias de todos os anos, amoleceu ou adoçou um pouco a minha predisposição em me preocupar com assuntos de Alpiarça, talvez porque acabei ontem o ultimo exame deste semestre. Assim, embora nada tivesse a ver com esta infraestrutura, segundo alguns conterrâneos(as) vou dar umas dicas para a resolução de alguns problemas existentes.


1- A pluviosidade anual pode apresentar-se com anos chuvosos, normais ou secos; também os tipos de solos,as caracteristicas geológicas, topográficas e tipos de revestimento superficial afectarão as condições de escoamento da bacia hidrográfica (taçado a verde) para as linhas de escoamento natural, neste caso traço (azul), sofrendo perdas por evaporação ou infiltração que convém minimizar.

2- Por isso deve-se manter a limpeza das linhas de escoamento bem como as sua margens e eventuais retenções ao longo dos seus percursos, bem como o controle de focos de poluição.

3- Reactivação da descarga de fundo, que deveria funcionar anualmente, fazendo passar o caudal possível em recirculação do tipo filtro de piscina, para arraste das partículas sedimentares e outros detritos.

4- Eventual transferência de aguas de outros locais com recurso a energias renováveis, obviamente de menores custos energéticos e ambientais:
a)- evitar as aguas de profundidade em absoluto.
b)- a vala real seria uma opção caso o seu caudal ou qualidade o permitisse.
c)- a conduta antiga do vale da lama, com a agua da sua origem (A) e, ou recarga na baixa do Casalinho (B) com descarga junto ao cemitério (C) e, daí até á barragem.
d)- Bombagem, da vala da Gouxa, nos locais (D) e (E) de caudal suficiente e agua de qualidade em todo o ano tirando partido de uma ou de varias formas de energia que não formal - minihidrica (roda giratória tipo nora), solar, eólica ou por sifonagem ( vasos comunicantes).

5 - Interdição "absoluta" de veiculos no perimetro proximo da albufeira, excepto em casos de manifesta emergêcia,

6- Finalmente, sabendo-se da falta de meios financeiros que não falte também a imaginação pois existem universidades estatais ou privadas com amplo conhecimentos destas matérias, mão de obra aposentada ou voluntários, que se sentiria motivada neste tipo de acção, desempregados, presidiários, engenharia militar, militantes partidários e outras ocupações de tempos livres.
Mãos à obra e bons resultados

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

RECOLHA DE LIXO EM ALPIARÇA ESTARÁ CONDICIONADA NOS PERÍODOS DE NATAL E ANO NOVO




A Câmara Municipal de Alpiarça informa que a recolha de lixo vai estar condicionada nos períodos de Natal e Ano Novo.
Não será efetuada recolha nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, mas irá realizar-se de forma condicionada nos dias 26 de Dezembro e 2 de Janeiro no período da manhã.
A Autarquia apela à colaboração da População no sentido de não depositarem o lixo doméstico no chão, mas sim dentro dos contentores. 
Assim como o papel e cartão, vidro, embalagens de plástico e metal deverão ser depositados nos devidos ecopontos.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ÁGUAS DO RIBATEJO É CASO DE ESTUDO NO BANCO MUNDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO



Investigação contemplou 14 exemplos em sete países de quatro continentes

O Banco Mundial “World Bank”, entidade com 189 membros de 170 países reconhece a ÁGUAS DO RIBATEJO EM, SA como um caso de sucesso na agregação de sistemas de abastecimento de água e saneamento.

A empresa municipal que assegura o abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas foi uma das duas entidades gestoras portuguesas apontadas como exemplo a seguir num estudo que contemplou 14 casos de sete países e quatro continentes.

Um vídeo realizado pelo Banco Mundial (seguir link no topo) mostra os principais indicadores de sucesso da empresa com entrevistas com o ex- Presidente da Câmara Municipal de Benavente, António José Ganhão, um dos fundadores da empresa; Francisco Oliveira, Presidente do CA da AR e da Câmara Municipal de Coruche; Jaime Melo Baptista ex- Presidente da Entidade Reguladora (ERSAR) e um dos principais investigadores dos sistemas de abastecimento e saneamento; José Henrique Zenha, consultor na área do ciclo urbano da água, entre outros.

Francisco Oliveira, Presidente da AR, congratula-se com a escolha do Banco Mundial e partilha o sucesso com todos os que deram vida à empresa criada há 10 anos num cenário “muito complicado”. O autarca fala num “ato de coragem, determinação, visão estratégica e enorme solidariedade” e recorda que para atingir este patamar foram fundamentais as parcerias que a AR estabeleceu com as várias entidades.

“É um reconhecimento do que foi feito nesta região. Estamos muito orgulhosos mas ao mesmo tempo conscientes da responsabilidade que temos para manter e, se possível melhorar, os níveis de qualidade dos serviços que prestamos a 150 mil pessoas”, refere Francisco Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo EM, SA.

O vídeo do Banco Mundial foi apresentado no Seminário comemorativo dos 10 Anos da AR no dia 13 de dezembro.
O evento patrocinado pelo Ministério do Ambiente contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, fundadores da AR, atuais órgãos sociais, Entidade Reguladora, Agência Portuguesa do Ambiente, Comissão Diretiva do POSEUR |PORTUGAL2020, CCDR-LVT, Ordem dos Engenheiros, Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental  (APESB), dezenas de entidades gestores, investigadores e especialistas do setor da água.



quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Suspeitos de quatro incêndios em Alpiarça foi absolvido


O homem que estava acusado de ser o autor material de quatro incêndios florestais na aldeia do Casalinho, concelho de Alpiarça, foi absolvido de todas as acusações pelo Tribunal de Santarém.
Na leitura do acórdão, que decorreu na tarde desta terça-feira, 19 de dezembro, a juiz presidente do coletivo considerou não existirem quaisquer provas que coloquem o arguido, de 60 anos, nos locais onde deflagraram os fogos florestais, entre junho e julho de 2016.
Também nenhuma das testemunhas ouvidas nas audiências conseguiu relacionar diretamente o arguido com a prática dos quatro crimes de incêndio florestal de que estava acusado.
Recorde-se que o homem foi detido pela GNR de Alpiarça perto da sua residência, quando estava a observar os bombeiros a combater um incêndio, a cerca de 200 metros da sua casa.
Apesar de, no início, ter confessado a autoria dos crimes à Polícia Judiciária, este é um meio de prova que não pode ser valorado em julgamento, pelo que o arguido, que se manteve em silêncio durante o julgamento e quando foi ouvido por um juiz de instrução criminal, acabou absolvido.
“O facto de ter sido apanhado perto de um dos incêndios com um isqueiro no bolso não prova absolutamente nada nem pode servir para o condenar”, considerou a juiz presidente do Tribunal de Santarém, que ainda elogiou o arguido por ter aceite submeter-se, com sucesso, a uma desintoxicação alcoólica durante o tempo em que esteve em prisão preventiva.
«RR»

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Cãominhada de Natal



Este é o "BONGO" em todo o seu esplendor





No dia 16 de Dezembro a Universidade Canina de Alpiarça, organizou uma cãominhada de Natal,  reunindo mais de 30 cães e donos, vindos de vários pontos do distrito. O percurso da cãominhada teve inicio na Reserva do Cavalo do Sorraia continuando pelo perímetro da Barragem dos Patudos, num total de 3 km.


O ambiente foi de grande alegria e convívio, onde as pessoas  passearam os seus animais sempre de trela e de forma orgulhosa, demonstrando a educação e sociabilização dos seus animais. 

Na liderança da cãominhada esteve um cão de São Bernardo, que puxou um trenó com um boneco de Pai Natal cheio de prendas, que ao passar pela zona do café da barragem fez as delícias das crianças e dos adultos.



«Um agradecimento especial à Dora Cordeiro que nos cedeu as fotos e a do seu BONGO, um cão premiadfo a nível nacional»

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

ARTIGO DE OPINIÃO: A importância vital da solidariedade

Por:
Rodolfo Colhe
Presidente da Juventude Socialista
de
Alpiarça


A importância vital da solidariedade

Confesso e é público que tenho enormes reticências em relação à comunicação social e à forma como se apresentam como um órgão de soberania do estado com direito a legislar e a punir sem nenhuma consciência social da forma como apresentam determinadas notícias.
Nos últimos dias o caso “Raríssimas” tem feito correr muita tinta e estalar muita tecla e ecrãs, muito se tem dito e muitas vezes de pouca importância. O caso em si é triste e confirmando-se a apropriação de dinheiro e gestão danosa da instituição espero que os responsáveis paguem e que paguem bem caro sejam quem forem. Geralmente, sempre que uma associação ou instituição se confunde facilmente com a pessoa que dá a cara por ela, isso pode levar a que a linha que separa o que é da associação/instituição e o que é da pessoa a ser muito ténue. Todos conhecemos, casos crónicos de gestão duvidosa, mas há outra questão que é mais importante ainda do que todos os erros, que é o trabalho em prol de quem precisa e é neste ponto e a não salvaguarda do mesmo que considero inaceitável. Nada do que de criminoso é feito deve ser esquecido, mas há que salvaguardar que o trabalho das IPSS é de uma importância vital para a nossa sociedade, a grande maioria dos concelhos, para não dizer a totalidade, iria colapsar se as IPSS dos seus concelhos se extinguissem. Imaginem Alpiarça sem a Fundação José Relvas e sem a ARPICA? Como seria a vida dos nossos idosos e crianças? Existem milhares de IPSS no nosso país que dão apoio a milhares de pessoas, mas o possível erro de uma pessoa não deve levar à descredibilização de todos os agentes.
Enquanto povo e falando de um modo geral, o povo português é bastante solidário e tem uma enorme capacidade para se unir por uma causa maior, essa capacidade tem sido sempre superior a notícias muitas vezes falsas sobre atos de solidariedade, muitas vezes com o objetivo de descredibilizar os atores políticos e de os fazer cair.
Quem se envolve em qualquer actividade política sabe que a partir desse momento poderá estar sujeito a determinado tipo de ações menos positivas por parte de outros, mas não se pode fazer política com tudo e muito menos se pode fazer com as necessidades dos outros. Já para não falarmos que os meios de comunicação não deveriam ser agentes políticos, mas isso é outra conversa. Que todos ajudemos na fiscalização, mas que cada um contribua com o que pode para ajudar quem mais precisa.



domingo, 17 de dezembro de 2017

JARDIM MUNICIPAL DE ALPIARÇA É INAUGURADO NO DIA 2 DE ABRIL


O Jardim Municipal  de Alpiara vai ser inaugurado oficialmente no dia 2 de Abril, Feriado Municipal

Será no próximo dia 2 de Abril de 2018 que o Jardim Municipal de Alpiarça será inaugurado.

Não será antes porque as obras de requalificação e revitalização do jardim municipal ainda estão a decorrer por via de ter havido algumas alterações ao projecto inicial que fez com que a conclusão das obras se atrasasse. 

Com esta obra procede-se à requalificação de uma área nobre do centro da Vila, dotando-a de novas funcionalidades adequadas às necessidades da comunidade, sem perder o tradicional caráter do local.