sexta-feira, 7 de junho de 2019

A 81.ª Edição da Volta a Portugal em Bicicleta vai ter uma Meta Volante em Alpiarça


O Município de Alpiarça esteve ontem representado na apresentação da 81.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorreu em Lisboa. 
No dia 3 de Agosto, Alpiarça terá uma Meta Volante, na 3ª Etapa que liga Santarém a Castelo Branco. Mais uma vez Alpiarça, terra de forte tradição no ciclismo, terá a honra de fazer parte de um dos maiores eventos desportivos do país.
«CMA»

terça-feira, 4 de junho de 2019

Apresentação do livro "Abraçar a Dor" de Filomena Mourinho



Encontro "Saúde & Comunidade" 

Neste Encontro Filomena Mourinho apresenta-nos o seu livro  "Abraçar a Dor" e fala-nos de como ultrapassar as dificuldades decorrentes da fibromialgia, as formas tradicionais   mas também outras formas de lidar com a doença, desde exercício físico, alimentação, comportamentos sociais, cuidados com o sono, entre outros.
.
Compareça!

domingo, 2 de junho de 2019

Compreenda a Eutrofização de forma simples

Por: Manuel Dacosta

“A eutrofização é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradual concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.
Entre os factores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejectos domésticos (esgoto), agropecuárias, fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, directamente despejados ou introduzidos de várias formas, em direcção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).”
Ora bem, depois de termos escutado quem sabe e calhando em conversa, de onde vem então aquela água barrenta (que alguém afirma vir já assim de origem) que entra na Barragem dos Patudos?
Alguém mandou fazer análises a este efluente de água barrenta, no que concerne aos “factores impactantes” aqui descritos?

A pergunta é dirigida a quem de direito, naturalmente.